quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TOLERÂNCIA “CEGA E MUDA”:NÃO!


Em um artigo publicado na revista evangélica Ultimato (Ed. 313, pg. 54-55), o autor, Ricardo Barbosa de Souza, diz que a tolerância transformou-se em uma das maiores virtudes da sociedade moderna e que, ao mesmo tempo em que isso é bom, é também extremamente preocupante. Apesar de a tolerância produzir nas pessoas boas virtudes como a compaixão e a paciência, cada vez mais as afasta de valores e princípios que as ajudam separar o justo do injusto, o certo do errado. Por ser muito tolerante a sociedade aceita tudo e não critica nada!
Infelizmente, essa “tolerância cega e muda”, que faz com que as pessoas fechem os olhos para não ver a verdade e tapem a boca para não condenarem o erro, contaminou a sociedade e ganhou lugar na vida dos cristãos. Estamos acompanhando uma das maiores invasões da influência do mundo sobre a igreja! É preciso, urgentemente, levantar um grito pela santidade na igreja!
A carta de Paulo aos Efésios alerta: Portanto, vede prudentemente como andais… (Ef 5:15). Esse texto é um sério alerta de Paulo para os irmãos de Éfeso, como é para nós também. A expressão “vede prudentemente” significa “vede acuradamente”, “vede cautelosamente”, e traz o sentido de “daí grande atenção”. Mas porque é necessária tanta atenção? O final do versículo 16 responde: …por que os dias são maus. Já eram “maus” nos dias de Paulo e são muito mais agora.
Dias maus é um conceito da nossa era! Nunca se viu tanta podridão como estamos vendo atualmente, a corrupção atingiu níveis nunca antes alcançados. Estamos assistindo uma série de escândalos políticos. A violência está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Os valores morais estão sendo rebaixados e jogados na sarjeta. A família unida, junta, estruturada, se tornou quase que uma utopia, “coisa de outro mundo”, dentro da sociedade moderna. A idéia de que casamentos não duram para sempre é cada vez mais aceita com naturalidade. A autoridade dos pais nunca foi tão fraca sobre os filhos como é agora. A mídia nunca foi tão pervertida. Pare para pensar no que você tem visto e ouvido?
O alerta da palavra de Deus nunca foi tão oportuno. Vivendo numa cultura que se orgulha do pecado, glamourizando-o através dos meios de comunicação organizando marchas para celebrá-lo, rindo da corrupção, exaltando a esperteza muitos estão “entrando na onda”, saindo da linha, andando para trás no processo da santificação pessoal: Cuidado! Se você é um desses que tem aceitado passivamente as propostas desse mundo ilusório e passageiro, dê ouvidos hoje mesmo ao alerta da Bíblia Sagrada.
O versículo 17 de Efésios capítulo 5 diz: Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. A expressão “procurem compreender”, indica que devemos usar a nossa mente para descobrir a vontade de Deus. “Compreender” aqui é “a habilidade de juntar as coisas e vê-las em seu relacionamento mútuo. Os santos são encorajados a fazer uso do seu raciocínio”. Deus nos deu inteligência e espera que a usemos! Jovem que faz parte da geração metanóia, que tem a mente transformada: não seja “cego e mudo”, aceitando tudo passivamente, diante das realidades que nos cercam. Faça a vontade do Senhor!

Fonte:www.fumap.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário