terça-feira, 5 de outubro de 2010

Existe um propósito para tudo o que Deus faz

image Muitas vezes não entendemos o porquê de estarmos passando por situações que acreditamos que sejam desgraças para nossas vidas. Às vezes questionamos até mesmo a Deus. Mas nós precisamos entender que tudo o que acontece em nossa vida tem um propósito que já foi determinado pelo nosso Deus.

Certa vez, o apóstolo Paulo passou por isso. A bíblia relata que ele orou três vezes para que Deus tirasse um “espinho” (Um problema) de sua carne, porém, Deus não o fez. Paulo diz que esse espinho foi “colocado nele” para que ele não viesse a se exaltar (2Co:12.7-9). Ou seja,p ara que ele permanecesse na vontade de Deus sem desagradá-lo.
Isso acontece muito conosco, pois muitas vezes pedimos para Deus tirar um determinado problema de nossa vida, porém, ele não o faz. No entanto, Ele nos dá uma resposta,assim como fez com Paulo. Veja a resposta de Deus:
A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…(2Co:12.9)
image Nós devemos passar a entender que Deus tem o controle sobre todas as situações na nossa vida. E mais, nós devemos aprender a  nos gloriar/sentir prazer nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias por amor de Cristo. Porque quando nós estamos fracos, então é aí que somos fortes (2Co:12.10).
Nós devemos ficar tranquilos diante de situações como essa,pois Deus jamais irá nos provar além do que suportamos!
Muitos problemas ocorrem em nossas vidas para que possamos aprimorar o nosso relacionamento com Deus no decorrer de nossa caminhada. Lembre-se: podemos não conseguir entender o propósito de Deus em relação a determinada situação que se passa em nossa vida, porém existe um propósito para tudo o que Deus faz.

vi em: umap-vca

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Estafa pode desencadear doenças como hipertensão, fobias e gastrite Também conhecida como fadiga, ela pode ter origem física ou emocional

Desânimo sem explicação aparente, dores no corpo, falta de motivação para continuar aquela atividade de que tanto gosta e uma vontade enorme de ir embora logo após chegar ao trabalho. Se você está com algum desses sintomas, fique de olho, pode ser estafa.

Veja Mais:

Saúde fisica 
Saúde alimentar 
Saúde espíritual

De origem emocional ou física, ela pode atingir crianças e adultos e compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as demais pessoas no dia a dia, tornando todas as atividades, antes prazerosas, em obrigações desgastantes e chatas. Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias e ansiedade, problemas cardíacos e gastrite. "Se você ficar acumulando tensões e cansaço, vai virar uma panela de pressão e uma hora ela explode e faz um estrago maior", alerta o fisiologista da Unifesp, Claudio Pavanelli.

"A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva, por isso, antes de prescrever qualquer medicamento, pergunto se ele tem dado conta de todos os afazeres que estão sob sua responsabilidade ou se ele está passando por algum problema afetivo, só assim é possível tratar o problema", explica Claudio.  
Ai que cansaço!
Treino, caminhada, corre-corre com as crianças e muito cansaço. Mais popularmente conhecida como fadiga, a estafa periférica se caracteriza por dores musculares e cansaço físico ocasionados principalmente pela combinação entre desgaste excessivo (sem respeitar o tempo de recuperação) e pela má alimentação. "Não tem quem suporte esse ritmo frenético, é fadiga na certa", explica o fisiologista. "Nestes casos, o tratamento é uma mudança radical na rotina e na alimentação. Geralmente estas duas ações resolvem o problema", continua. "Se não for tratada, pode desencadear outras doenças como: anemia, prisão de ventre, diarreia e até queda de cabelo", diz Claudio.  

Mente e corpo em equilíbrio

A forma mais comum da estafa é a fadiga mental. Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. "O cansaço mental é tamanho que o paciente chega a sentir dor física. As pressões psicológicas se refletem no corpo", explica o fisiologista. "Neste caso, a melhor indicação é o relaxamento. É preciso rever a maneira como lidamos com os nossos problemas e frustrações. Às vezes, uma mudança simples de postura pode te livrar de um dano maior a saúde", continua.

"A estafa mental é muito mais grave do que a física porque tende a causar danos psicológicos e físicos. Caso não seja tratada adequadamente pode provocar doenças como: falha de memória, insônia, irritabilidade, desânimo, tristeza profunda e angústia", explica Claudio.

"O cansaço mental é tamanho que o paciente chega a sentir dor física".

Estresse x estafa

Muita gente confunde, mas estafa e estresse são problemas diferentes. Algumas diferenças ajudam a diferenciar os dois quadros. A fadiga ou estafa é um sintoma do estresse, mas não a a sua causa. No estresse, a intensidade da fadiga é maior e a maneira como nosso organismo reage a estes sintomas é bem diferente. Enquanto a estafa pode ser tratada com mudanças de hábitos ou tratamento médico, o mesmo não ocorre com o estresse, uma espécie de estágio crônico das duas formas de fadiga. "O grau de irritabilidade e da dor sentida no estresse é maior, além disso, o estresse é muito mais mental do que físico, por isso, não adianta usar os mesmos procedimentos. É uma questão de intensidade e durabilidade da fadiga", explica Claudio. 

Estafa central ou mental

Sintoma
- Falha de memória;
- Insônia;
- Irritabilidade e choro com facilidade;
- Desânimo;
- Tristeza e angústia;
- Azia, má-digestão;
- Palpitação;
- Diminuição do desejo sexual

Tratamento

Relaxar é o lema para curar a estafa. "Muitas vezes o tempo que se "perde" indo ao cinema ou em um parque, por exemplo, é um ganho de saúde e bem-estar.

É melhor parar agora do que perder o controle depois", alerta o fisiologista.

- Saiba aproveitar os momentos de lazer;

- Converse sobre os problemas com os amigos ou com um profissional;

- Cultive o bom humor;

- Aprenda a relaxar;

- Não faça várias tarefas ao mesmo tempo;

- Procure resolver um problema de cada vez;

- Organize suas prioridades;

- Não leve preocupações do trabalho para casa; 

Estafa periférica ou física

Sintomas

- Dores no corpo
- Apatia
-Baixa resistência imunológica
-Distensão muscular Tratamento
-Pratique atividade física com moderação
-Respeite o ritmo de seu corpo
- Procure ter uma alimentação balanceada e saudável

Algumas doenças causadas tanto pela estafa mental quanto pela física

- Hipertensão arterial (pressão alta)
- Doenças emocionais (ansiedade, pânico, fobias)
- Doenças gastrointestinais (colite, gastrite e úlcera)
- Doenças do coração (arritmia, angina e infarto)

Fonte: www.minhavida.com.br

Ufa

http://images.minhavida.com.br/imagensConteudo/10488/exausta-_10488_12240.jpg“Vinde a mim todos os que estais cansados... e achareis descanso para as vossas almas” (Mt 11.28,29)
Ufa! Neste mundo em que vivemos, descansar parece algo impossível! É como se não tivéssemos esse direito em meio a tanta agitação. Trabalho, estudos, família, igreja, trânsito, tudo isso, não necessariamente nesta mesma ordem, e às vezes mais de uma coisa ao mesmo tempo. Vivemos cada vez mais cansados!
Agora, se é quase impossível descansar o corpo, como obter descanso para a alma? Afinal, ainda que fisicamente cansados, precisamos de paz em meio aos tumultos diários, de serenidade em meio à correria, de sabedoria diante dos inúmeros desafios propostos a nós, de estrutura emocional diante da exposição às mais variadas formas de estresse.
Diante do texto acima, constatamos a relação inversa entre a arrogância humana e o descanso proposto por Cristo. Jesus convida ao descanso aqueles que não são suficientemente sábios, aqueles que não são suficientemente fortes, aqueles que não são suficientemente santos. O convite ao descanso não é para os arrogantes, exaustos em sua autossuficiência e independência relacional e espiritual. Seu chamado é para os pequeninos, limitados em força e poder, aqueles que se cansaram de tentar carregar sozinhos os fardos da vida, que desistiram de declarar que não precisam de nada e ninguém, que entenderam que só Jesus pode renovar suas forças, que Ele é a fonte de suas energias, o que anima e encoraja a prosseguir.
Ah, como precisamos de alivio para alma! Esse alívio pode ser também do legalismo religioso, da religiosidade aparente, do pecado em oculto, da consciência acusadora, do coração amargurado, da lembrança frustrante, da tragédia que não se apaga, da decepção não esquecida, da traição que ainda dói.
Cristo te diz: “Venha!” Ainda que exausto... “e encontrareis descanso para a alma”. Entregue sua vida a Jesus e enquanto isso, descanse! Em Cristo, há alívio!

Fonte: www.portaliap.com.br

A MARAVILHOSA LIÇÃO DE PEDRO MT. 14:22-32

Pedro era um pescador acostumado com água, e com ondas fortes. Era um homem destemido. Pedro foi o único que teve coragem de enfrentar aquele desafio...
Sempre que meditamos nessa historia quase sempre a conclusão é a mesma: o que levou Pedro a afundar foi a pouca fé, será mesmo que foi apenas isso? Será que Jesus conhecedor da natureza humana não sabia o tamanho da fé de Pedro? Será que não era conhecedor dessa fraqueza do discípulo para orientá-lo a que não fizesse aquilo se não poderia se afogar? Sim! Mas às vezes o Senhor quer nos ensinar algo, é que às vezes Deus nos permite passar por situações assim, ele permite que falhemos em algo que conhecemos ou “dominamos” muito bem, para mostrar o quanto dependemos dele e precisamos ser aperfeiçoados. O Senhor iria ensinar uma grande lição para Pedro e conseqüentemente para todos nós.
Veja só: ficamos impressionados com a ida de Pedro ao encontro de Jesus e quando Pedro está afundando, Jesus segura a mão dele, e o chama de homem de pouca fé. Agora eu fico a perguntar: se Jesus chamou um homem que teve a coragem de fazer o que ele estava fazendo (andando por cima das águas) de homem de pouca fé, do que ele mim chamaria! Então imagine a surpresa de Pedro quando ouviu isso do Senhor Jesus.

Por isso eu quero chamar a sua atenção para, mas três pontos importantes desta história: a oração, o estender a mão e a caminhada.
1 – A oração de Pedro (o clamor). A Bíblia diz que Pedro clamou dizendo: Senhor, salva-me (v.30).
Passar por dificuldades é normal, principalmente para cristãos, é assim desde o inicio da história do povo de Deus. O maravilhoso é que quando o crente em Jesus está no sufoco, sabe que pode contar com ele. Portanto o mais importante é clamar quando estiver afundado.
2 – Pedro estende a mão. A Bíblia diz que Jesus logo estendeu a mão e segurou-o (V.31), alem de clamar ao Senhor por ajuda devemos agir o nosso Deus é Deus acessível os que o busca verdadeiramente o encontra, Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir, Is 59:1. Mesmo que o contexto não diga que Pedro estendeu a mão e segurou a mão de Jesus, é óbvia que a resposta de Pedro foi essa: Pedro estendeu a mão e segura à mão de Jesus.
Uma pessoa que está sendo afogada enquanto não perde a consciência o que ela mais quer é algo em que possa se segurar para não morrer, Pedro encontrou a mão de Jesus e todos que estendem as mãos para ele pode encontrar ajuda, pode encontrar socorro.
Há muitas pessoas afundando sem ter quem lhes estendam a mão ou porque não querem estender a mão para serem ajudadas. O maravilhoso é saber que quando os que confiam no Senhor estão passando por momentos difíceis tem alguém com as mãos estendidas para ajudá-los. Importante também é ter humildade para estender a mão pra ser ajudado, (v.31).
3 – O ultimo ponto é a caminhada. A Bíblia diz que subiram juntos no barco (Pedro e Jesus), Jesus não subiu no barco carregando um homem desmaiado ou um corpo sem vida, não! Ele entrou no barco junto a Pedro que acabara de passar por uma grande experiência, (v.32).
A maior alegria do Senhor não é vê alguém caído para que ele possa carregar nos braços, a maior alegria do Senhor é nos vê de pé, é olhar para o lado e vê não apenas pegadas, mas sim vê você caminhado lado a lado com ele, porque do mesmo jeito que Pedro levantou e caminhou de volta ao barco e ali entrou juntamente com o Senhor, Deus quer ver você entrando na mansão celestial juntamente com o Senhor que virá buscar os seus escolhidos.
Muitos até clamam, pede ajuda e recebe, porque o nosso Deus é verdadeiro ele é fiel, Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á (Luc 11:10), porem alguns que contam com a mão estendida esquecem daquele que ouviu o seu clamor e lhe estendeu a mão.
Mas o maravilhoso é que Pedro caminha com Jesus, ele levanta e anda lado a lado com Jesus. Passamos por muitas dificuldades, as ondas, e os ventos fortes, as vezes podem até derrubar alguém, mas o cair é do homem de pouca fé e o levantar é do Senhor Jesus. O importante é dar as mãos a Jesus, levantar e caminhar com ele por toda vida.
Pois bem o importante nisso tudo é que Pedro não estava sozinho, ele não volta para o barco carregado por Jesus, ele volta caminhado por cima das águas e se no momento que Pedro inicia a sua caminhada até Jesus ele olhou para a tempestade, para as ondas e sentiu o vento forte, agora retorna com uma lição aprendida, agora ele não ira os olhos de Jesus.
Pedro aprendeu que mesmo sendo um “homem do mar” um pescador experiente que provavelmente já tinha enfrentado muitas tempestades, não era infalível precisava de ajuda era dependente de Deus.
Portanto devemos nos propor a aprender sempre, até naquilo que julgamos ter o “domínio”. Todos puderam vê quem é que tem todo o domínio sobre tudo e sobre todos, (Mt 14:33,35,36) O Senhor! Sejamos agradecidos a Deus por tudo que ele tem feito em nossas vidas, caminhemos sempre com Jesus, Pedro voltou salvo para o barco talvez os seus amigos não acreditassem quê isso poderia acontecer, mas puderam vê o poder de Deus a capacidade de Deus que vai muito alem do que pensamos. O importante é que a permanência de Pedro ao lado do Senhor lhe deu a certeza de vida eterna. Se Pedro morresse ali a vida dele estava garantida com Cristo, Pedro mesmo em outra situação declara: Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, João 6:68.

Pr. Carlos