sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O lamento de Baruque e o conforto do Senhor (Jr 45)

Palavra que falou Jeremias, o profeta, a Baruque, filho de Nerias, escrevendo ele aquelas palavras num livro, ditadas por Jeremias, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque: Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o SENHOR tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso. Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra. E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o SENHOR; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores. (Jeremias 45:1-5)

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:vvatMtqyVeadkM:http://www.elrincondelartematero.com/la_biblia_archivos/image002.jpg&t=1
Baruque foi secretário de Jeremias, vivendo portanto, no mesmo período que o profeta, sendo também, seu porta-voz, companheiro e amigo. O que Jeremias ditava, Baruque escrevia. Além disso, ele leu o livro do profeta duas vezes, primeiro para o povo reunido no templo em dia de jejum e depois, para um grupo de líderes num lugar mais reservado.

Depois de escrever o livro, Baruque tem uma crise e desabafou: “Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso” (Jr 45.3). Essa passagem é muito humana e atual, já que todos nós, em um determinado momento de nossas vidas, vivenciamos um momento de crise, seja ela de que tipo for. Baruque afirma categoricamente para Deus que se sente exausto de tanto gemer. O esgotamento emocional, relativo à mente, costuma doer mais do que o esgotamento físico, relativo ao corpo, e o esgotamento espiritual, referente à alma dói mais do que o emocional. Em certos casos e momentos, nós podemos sofrer esgotamento físico, emocional e espiritual.

No que se refere à Baruque, sua crise o levou à oração, e uma oração de desabafo para o Senhor, já que ele estava se sentindo esgotado de tanto gemer, não tinha mais forças, sentindo-se profundamente exausto emocional, físico e espiritualmente. Não é o único. Todos nós podemos nos sentir assim um dia. Por isso, a oração a Deus deve ser algo constante em nosso viver, já que todos vivenciamos períodos de crises, de esgotamento e de escassez.

O lamento de Baruque acontece por que ele afirma que o Senhor não diminuiu o seu sofrimento, mas o aumentou. E quantos de nós também não sentimos que Deus, ao invés de diminuir o nosso sofrimento e angústia, somente o aumentou? Chegamos mesmo a questionar Deus.

No entanto, o Senhor explica a Baruque que ele não deveria buscar “coisas especiais” para si próprio. Ele deveria, em primeiro lugar, estar preocupado com a vontade de Deus para a sua vida, e confiar no amor e no cuidado do Senhor. Da mesma forma, o Senhor afirma que irá proteger a vida de Baruque por onde ele andasse. “Eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá”. O livro de Jeremias enfatiza que todos os judeus que foram residir no Egito foram mortos ou pela guerra, ou pela fome ou pela peste (Jr 42.17 e 22). Contudo, cumprindo-se a palavra de conforto que o Senhor havia dado a Baruque, entre os poucos sobreviventes estavam ele e Jeremias.

Baruque compreendeu dessa forma, que a palavra de Deus sempre vai se cumprir e que o Senhor é um Deus preocupado com aqueles que o amam e que justamente por isso, Ele os guarda e os protege. O secretário de Jeremias também aprendeu que a vontade de Deus para sua vida é que a sua fé esteja sendo fortalecida dia após dia através de uma confiança irrestrita e total no cuidado do Senhor, e que esse mesmo cuidado do Senhor seja mais do que suficiente para o seu viver. Por mais que nos sintamos solitários e desamparados, Cristo está sempre ao nosso lado. O seu amor, a sua misericórdia e o seu cuidado estão sempre sobre nós.

Que possamos aprender a confiar em Deus em todos os momentos da nossa existência!!!
***

Fonte: Texto de autoria da Dsa. Cláudia dos Santos Duarte compartilhado no PC@maral

terça-feira, 2 de novembro de 2010

PARA ENTENDER

O Dia de Finados foi inicialmente celebrado nos mosteiros dirigidos pelo abade Odilon de Cluny, no século 10.º. A celebração foi perpetuada pelos papas, mas somente no século 14 passou a fazer parte do calendário da Igreja Católica. A data que sucede ao Dia de Todos os Santos foi a escolhida. São concedidas indulgências aos que visitam os cemitérios e participam da missa na intenção dos mortos.

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro ela começa no dia 1.º e coincide com as tradições católicas. Além do México, a data também é celebrada em países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A Unesco declarou a festa Patrimônio da Humanidade.

- Como cristão entendo a dor de cada pessoa que perdem seus entes queridos. ficamos triste porque a morte não é algo natural em nossa vida. Deus nos criou para vivermos para sempre a morte apenas é a conseqüência do pecado. Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor. Rm 6:23


A Bíblia diz que aquele que morre já não tem parte nenhuma com as coisas dessa vida. portanto nada que fizermos vai diminuir ou acrescentar coisa alguma aos mortos. "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol". Eclesiastes 9: 5-6

A Bíblia diz também que eles não tem mais almas, e é exatamente por isso que estão mortos, Deus nos fez do pó da terra e nos deu vida a partir do seu sopro, "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente". Gn 2:7

Alma e espírito é a totalidade do ser, "O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida". Jó 33:4

Vou deixar algumas referencias Bíblicas para quem tiver interessee no assunto:

Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios. Sl 146 :4

Com setenta almas, teus pais desceram ao Egito; e, agora, o Senhor, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão. Dt 10:22

Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. Ec 18: 4

Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Mt 16: 26

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. At 2:41

Em todos esses casos, a "alma"se refere ao ser total.

Mas para aqueles que dormem no Senhor,..."o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". Rm 6:23

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Obama parabeniza Dilma por "vitória histórica"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou na tarde desta segunda-feira (1º) para a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, para parabenizá-la pela "vitória histórica" nas eleições deste ano.

Segundo informações divulgadas pela diplomacia norte-americana, Obama elogiou "o povo brasileiro por sua fé e compromisso com a democracia".

O presidente norte-americano também destacou a "excelente" relação entre Brasil e EUA, e demonstrou interesse em aprofundar essa cooperação e explorar novas áreas de colaboração.

A nota indica ainda que Obama disse a Dilma que espera encontrá-la em breve, e deseja que ambos trabalhem de modo conjunto em temas como energia limpa, crescimento global, reconstrução do Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e "outros temas de importância global".

Nota do Departamento de Estado

O Departamento de Estado dos EUA também emitiu uma nota a respeito das eleições no Brasil. Veja íntegra abaixo:

Parabenizamos a presidente eleita Dilma Rousseff por sua eleição. Também parabenizamos os milhões de brasileiros que exerceram seu direito de votar, tanto no primeiro turno, em 3 de outubro, como no pleito final, dia 31 de outubro. Esse processo eleitoral exemplar mais uma vez ilustrou o respeito brasileiro de longa data pelo governo democrático, pelos direitos civis e pelas liberdades individuais, valores que ambos partilhamos.

Aguardamos a oportunidade de trabalhar com a presidente eleita Dilma Rousseff para aprofundar nossa parceria e fazer avançar objetivos comuns que beneficiarão nossos povos e as Américas.

Fonte: eleicoes.uol.com.br: