quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Rastros na neve

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6).

E em nenhum outro há salvação (Atos 4:12).


Certa noite, um fazendeiro canadense teve de cruzar uma grande planície completamente coberta de neve. O céu estava escuro, sem estrelas e não havia o menor sinal da estrada, pois a camada de neve era muito grossa. De repente, ele percebeu que se perdera e começou a sentir medo. Então notou alguns rastros recentes deixados por uma carruagem. Cheio de esperança, meteu as esporas nos cavalos e logo alcançou a outra carruagem.

Ao vê-lo, o cocheiro perguntou: “Para onde você está indo, amigo?” – “Estou seguindo você”, foi a resposta do fazendeiro. “Mas eu não tenho a menor idéia de onde estamos. Você poderia tomar a liderança e me mostrar o caminho?” Os dois homens ficaram apavorados quando se deram conta da situação em que estavam. Se uma rajada de vento não levasse as nuvens embora e as estrelas não aparecessem, ficariam perdidos na imensidão e talvez morreriam congelados. Pouco depois, suspiraram aliviados ao ver a estrela polar, o que lhes permitiu encontrar o caminho para casa.

Nós também não agimos frequentemente como esses dois homens? Quantas vezes seguimos outras pessoas copiando o que fazem? Será que é necessário que algo terrível aconteça para percebermos que estamos perdidos, sem respostas, sem direção e a partir daí buscarmos o Deus vivo? Já paramos para pensar onde nossos caminhos, ou seja, nossas crenças atuais estão nos levando?

Quem quiser saber a resposta é só tirar os olhos das pessoas e das trilhas incertas e procurar pelo Senhor Jesus. Ele é o caminho seguro, Ele é a verdade que jamais nos deixará perdidos, Ele é a vida, que é a “luz dos homens” (João 1:4). Portanto, não há caminho, verdade nem vida fora dEle.

Fonte:www.extremosulgospel.com.br

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Fugir ou encarar?


Existem somente duas maneiras de lidar com os problemas, as dores e as angústias da vida: uma delas é fugir e a outra é encarar.

Na proposta da fuga, basicamente você vai ouvir que: “se acabar o amor, se acabar a paciência, se não suportar a pressão, o negócio é abandonar o barco, pois nesta vida, o importante mesmo é você estar feliz”. Essa “felicidade” prometida e pretendida em discursos assim é imediatista, instantânea, aqui e agora. Na proposta do “encarar” é preciso um pouco mais de coragem e disposição. A importância de ser feliz permanece, mas quando se encara um problema a primeira coisa que descobrimos é que a felicidade vem do amadurecimento e do crescimento que as crises nos trazem. A segunda descoberta é que a fuga é uma falsa felicidade.

Jesus esteve diante de um grupo de religiosos que queriam apedrejar uma mulher flagrada em adultério (Leia João 8.1-11). Ela e seu parceiro de “felicidade imediata” de alguma forma buscavam a fuga de suas realidades de vida. E lá estava o Mestre, pressionado pelos religiosos para tomar uma decisão. “Quem não tem pecado que atire a primeira pedra” foi a resposta aos religiosos que, um a um, abandonaram o local. “Vá e não peques mais” foi a resposta para a mulher. Mais do que oferecer uma sentença de condenação, Jesus deu a mulher a oportunidade de mudar o rumo da sua vida: “Vá”. Esse “ide” de Jesus, para a mulher, tem um sentido de “volte”. O pecado dela foi justamente fugir da sua vida, por isso o “não peques mais” diz algo assim: “volte e encare a sua realidade, o seu marido, seus filhos, pare de fugir de seus problemas, dores e angústias. Encare!”

Óbvio que existem diversas maneiras de lidar com os problemas da vida, mas pense bem: qualquer alternativa ou significará uma fuga ou significará a coragem necessária para se encarar os dilemas. Jesus não fugiu de sua realidade enquanto homem. Você é desafiado a enfrentar a sua realidade, pois só assim encontrará a verdadeira felicidade.

Fonte: www.portaliap.com.br


O PROPÓSITO DE DEUS PARA A JUVENTUDE

Extraído de Lições Bíblicas (Momento Missionário)

Deus está chamando jovens decididos e zelosos para que entrem em ação em Seu trabalho; os quais estejam prontos para assumir responsabilidades. Os jovens devem ser fortes, decididos e prontos a combater varonilmente como soldados do exército de Cristo. Todos os fiéis jovens devem-se aprofundar nos conhecimentos da verdade que o SENHOR tem confiado a Sua Igreja. O livro principal que deve ser estudado é a Sagrada Escritura. Uma vida desordenada não poderá ser dirigida pelo Espírito Santo. A advertência de Deus é: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear este também ceifará. Porque o que semeia na carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" Gl 6: 7e 8..
Seguindo o caminho que nos foi proposto por Cristo, que nos habilitou às sendas da vida eterna, comprometemo-nos da responsabilidade que nos foi imposta, a salvação de nossa própria alma e de nossos semelhantes. Deus nos deu o direito de traçar nosso destino. Podemos ser fiéis obreiros na grande obra do SENHOR.
É desígnio do Mestre que os jovens realizem a Sua obra; se permanecerem debaixo da proteção divina terão sucesso em todos os seus empreendimentos.
Para que a seja realizada, necessitam-se de jovens com mentes firmes e formação moral solidificada pelo Espírito Santo.
Os campos estão brancos para ceifa. Deus está chamando jovens que tenham aptidões, que façam uma entrega sem reservas à causa do Mestre, que não sejam comprometidos por maus hábitos, vícios, ou qualquer outras atrações que venham ferir seus princípios cristãos. A preocupação com a salvação das almas seja o estudo da nossa vida. Se vivermos em uma viva comunhão com Deus, o Espírito Santo viverá em nós; o diabo não terá domínio sobre nós, nem mesmo poderá se aproximar dos fiéis soldados do exército do Príncipe EMANUEL.
Confiando diariamente na justiça do nosso SENHOR JESUS CRISTO, o pecado não prevalecerá; com a graça do SENHOR, os nossos jovens decidirão suas vidas ao Doador da vida, fazendo até o impossível, em favor do ser humano, para levá-lo a Cristo, libertando das garras de Satanás.


Fonte: Lições Bíblicas, Abril a Junho de 1988, pg. 70 e 71.

via: gruporesgate2.blogspot.com

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O lamento de Baruque e o conforto do Senhor (Jr 45)

Palavra que falou Jeremias, o profeta, a Baruque, filho de Nerias, escrevendo ele aquelas palavras num livro, ditadas por Jeremias, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque: Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o SENHOR tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso. Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra. E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o SENHOR; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores. (Jeremias 45:1-5)

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:vvatMtqyVeadkM:http://www.elrincondelartematero.com/la_biblia_archivos/image002.jpg&t=1
Baruque foi secretário de Jeremias, vivendo portanto, no mesmo período que o profeta, sendo também, seu porta-voz, companheiro e amigo. O que Jeremias ditava, Baruque escrevia. Além disso, ele leu o livro do profeta duas vezes, primeiro para o povo reunido no templo em dia de jejum e depois, para um grupo de líderes num lugar mais reservado.

Depois de escrever o livro, Baruque tem uma crise e desabafou: “Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso” (Jr 45.3). Essa passagem é muito humana e atual, já que todos nós, em um determinado momento de nossas vidas, vivenciamos um momento de crise, seja ela de que tipo for. Baruque afirma categoricamente para Deus que se sente exausto de tanto gemer. O esgotamento emocional, relativo à mente, costuma doer mais do que o esgotamento físico, relativo ao corpo, e o esgotamento espiritual, referente à alma dói mais do que o emocional. Em certos casos e momentos, nós podemos sofrer esgotamento físico, emocional e espiritual.

No que se refere à Baruque, sua crise o levou à oração, e uma oração de desabafo para o Senhor, já que ele estava se sentindo esgotado de tanto gemer, não tinha mais forças, sentindo-se profundamente exausto emocional, físico e espiritualmente. Não é o único. Todos nós podemos nos sentir assim um dia. Por isso, a oração a Deus deve ser algo constante em nosso viver, já que todos vivenciamos períodos de crises, de esgotamento e de escassez.

O lamento de Baruque acontece por que ele afirma que o Senhor não diminuiu o seu sofrimento, mas o aumentou. E quantos de nós também não sentimos que Deus, ao invés de diminuir o nosso sofrimento e angústia, somente o aumentou? Chegamos mesmo a questionar Deus.

No entanto, o Senhor explica a Baruque que ele não deveria buscar “coisas especiais” para si próprio. Ele deveria, em primeiro lugar, estar preocupado com a vontade de Deus para a sua vida, e confiar no amor e no cuidado do Senhor. Da mesma forma, o Senhor afirma que irá proteger a vida de Baruque por onde ele andasse. “Eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá”. O livro de Jeremias enfatiza que todos os judeus que foram residir no Egito foram mortos ou pela guerra, ou pela fome ou pela peste (Jr 42.17 e 22). Contudo, cumprindo-se a palavra de conforto que o Senhor havia dado a Baruque, entre os poucos sobreviventes estavam ele e Jeremias.

Baruque compreendeu dessa forma, que a palavra de Deus sempre vai se cumprir e que o Senhor é um Deus preocupado com aqueles que o amam e que justamente por isso, Ele os guarda e os protege. O secretário de Jeremias também aprendeu que a vontade de Deus para sua vida é que a sua fé esteja sendo fortalecida dia após dia através de uma confiança irrestrita e total no cuidado do Senhor, e que esse mesmo cuidado do Senhor seja mais do que suficiente para o seu viver. Por mais que nos sintamos solitários e desamparados, Cristo está sempre ao nosso lado. O seu amor, a sua misericórdia e o seu cuidado estão sempre sobre nós.

Que possamos aprender a confiar em Deus em todos os momentos da nossa existência!!!
***

Fonte: Texto de autoria da Dsa. Cláudia dos Santos Duarte compartilhado no PC@maral