domingo, 21 de novembro de 2010

José, o homem que Deus usa



“E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o espírito de Deus”. Gênesis 41: 38



Introdução: A vida toda de José, filho do patriarca Jacó, é uma prova evidente de que o homem que Deus usa, Ele concede favores especiais. Os planos de Deus para José fizeram-no passar por caminhos diversos e adversos. Vendido por seus irmãos, por inveja, a uma companhia de ismaelitas, por 20 moedas de prata, foi para no Egito, a cujo país foi vendido pelos primeiros compradores. A providência divina o levou para a casa de Potifar, o comandante de Faraó. Aí foi recebido e logo ganhou a confiança do seu senhor.
O inimigo procurou desviar o plano de Deus, usando a mulher de Potifar como instrumento. Manteve a sua integridade diante de Deus e não pecou. A mulher enfurecida, por não conseguir o seu intento, acusou José de tentá-la. Essa atitude desonesta contribuiu para levá-lo à prisão. Foi aí que Deus usou o moço para interpretar os sonhos do padeiro-mor e do copeiro-mor, também presos com ele. Ao copeiro, que seria em três dias restituído do seu cargo, pediu que dele se lembrasse junto a Faraó, pois nada havia cometido para estar ali. Ainda demorou dois anos para que isso acontecesse.
Faraó teve um sonho de difícil interpretação. O copeiro se lembrou. Deus estava trabalhando na vida de José por Seus caminhos. Chamado à presença de Faraó, ouviu-lhe o sonho e deu a interpretação. As vacas magras e as espigar chochas, seriam sete anos de fome naquelas terras, por falta de alimento. Mas para enfrentar a crise, haveria sete anos de fartura e colheitas abundantes, representados pelas vacas gordas e pelas espigas bem granadas.
É nesse ponto que a vida de José começa a mudar. Foi colocado para providenciar tudo sobre o que iria acontecer ao mundo naqueles dias, porque nele se viu estar operando o Espírito de Deus. O que vai acontecer ao homem que Deus usa, vamos estudar nesta lição.

I – Exemplos de quem Deus usa.

Por que Deus foi o Egito, nos dias de José, o celeiro do mundo? Exatamente por que Deus o usou, colocando nele o Seu espírito, tornando-o um homem sábio e prudente. Soube ele como um Ministro da Agricultura, preparar os produtores agrícolas para o cultivo da terra por sete anos consecutivos. O resultado foi abastecer o Egito de mantimentos para os anos de falta da produção. Os celeiros ficaram supridos, de maneira que outros povos vinham buscar ali. Foi a maneira que Deus usou para levar os irmãos de José a sua presença. Depois que ele se deu a conhecer aos seus irmãos, declarou-lhes que tudo o que estava acontecendo, era propósito de Deus. Segundo suas palavras, fora ele um importante e decisivo instrumento a serviço de Deus. É uma história longa e muito emocionante, porém, a lição que tiramos daí é a de que Deus usa Seus pequenos servos para executar Sua vontade.
Em Daniel e seus três companheiros, temos exemplos semelhantes, pois também em terra estranha deram eloquente testemunho a Deus, mostrando por suas vias e atitudes, a superioridade do Deus de Israel. Como homens sábios foram colocados a serviço do reino, onde se portaram com sobriedade. A razão desse caráter ilibado e idôneo, era com certeza, a presença de Deus naquelas vidas. O homem usado pelo SENHOR deve entregar-se totalmente a Sua orientação e propósito.
Neemias trabalhou com o povo. A volta dos cativos de Babilônia estava no propósito divino. Mas, os homens usados por Deus para efetivá-la, tiveram lutas renhidas. Neemias enfrentou adversários fortes como Tobias e Sambalate, que tentaram impedir as obras da reconstrução dos muros, procurando até artifícios, como um encontro de paz com eles. Mas, Neemias não estava só, ao contrário, tinha a proteção de Deus em sua vida e no trabalho (Neemias 4: 17-20). Dessa maneira pode terminar a obra em 52 dias (Neemais 6: 15). O homem usado por Deus, não teme ameaças, não respeita o inimigo, mas corajoso e resoluto segue o seu caminho e vai ao seu alvo, porque é “Deus quem peleja por ele”. Que esses exemplos sirvam para os líderes atuais do povo de Deus. Cheios do Espírito Santo, hão de ser fortes baluartes na grande Causa do Evangelho.

II – COLOQUE-SE COMO INSTRUMENTO DE DEUS

José foi chamado por Faraó de “Zafenate- Paneá” (Gênesis 41: 45), que significa “Salvador do mundo”. Essa honra lhe foi atribuída, porque por seu intermédio, milhares de vidas foram salvas de morrer, inclusive sua família. No sentido espiritual, Jesus é o pão da vida (João 6: 48,57,58). Ele é o Salvador do mundo, na verdadeira significação do termo. E assim precisa ser Ele distribuído, isto é, anunciado ao pecador. A palavra de Jesus a Seus discípulos, na multiplicação dos pães, tem sentido de mostrar a responsabilidade dos servos do SENHOR: “Dai-lhes vós de comer...” (Mateus 14: 16). É isto que precisam fazer os embaixadores de Deus, dar o pão ao faminto.
A fome espiritual ainda permanece no mundo. Quem tem o alimento capaz de solucionar essa necessidade é a Igreja de Deus. Os seus servos são escolhidos e enviados para esta nobre missão, como é tão bem delineada em toda a Escritura. Nas páginas áureas do Santo Livro estão registrados os atos de vidas usadas por Deus, verdadeiras fontes de bênçãos na distribuição do alimento que sacia a fome de salvação e prepara para a vida eterna.
Homens e mulheres, jovens e crianças podem ser usados por Deus, e na força poderosa do Espírito Santo, realizar feitos extraordinários. O nome de Jesus precisa ser conhecido e louvado, de maneira que o mundo conheça que só Ele é poderoso e Salvador. A Igreja está na terra exatamente para realizar essa bendita obra e, para fazê-la, usa essas vidas dominadas pelo amor e paixão pelas almas. Seja você, amado irmão, um instrumento para o uso do SENHOR, como diz Paulo a Timóteo: “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do SENHOR, e preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 2: 21.

(Autor: Pr. Genésio Mendes, 1993 – adapt.)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MOMENTO MISSIONÁRIO




Paz do Senhor Jesus Pastor Carlos, um praser en conhecer lo.
Somos da Igreja de Madrid España, onde Deus nos tem surprendido a cada dia com coisas novas, se podemos ajudar em augo pois testemunharesmos as gradiosas bençao que nosso Senhor tens nos proporcionado neste lugar.
Nossa igreja aqui esta sendo levada completamente pelas maos do senhor Jesus, estamos em um pais donde as estatisticas nos aponta que 97 a 98% dos Españois sao ATEO.
os 3% que sobrao estao divididos entre catolicos, e cristianos, e os imigrantes que aqui residem, que quero diser com isso? é uma vitoria quando um Español aceita a Cristo sendo que grande parte sao ateo, pois nós Adventeista da Promessa, de 3 anos de ministerio aqui em madrid, ainda nao tinha um membro Español en todo este tempo, e em uma campanha que fizemos na igreja de distribuiçao de planfetos uma Española encontrou um atirado na rua, leu e foi na direçao apontada no bilhete, logo com a ida desta senhora, ela levou consigo mais uma, dentro de 3 meses estavamos com 5 pessouas ESPAÑOLAS, sendo que 2 estao vindo frequentemente e as 3 ainda nao afirmarao totalmente,mais sabemos que a obra vem do espirito santo, nunca tivemos membros Españois en todo este trajetorio em terras Europeias, e Deus fiel com sua palavra nos trouce estas almas a sua casa de oraçao.
Este é uns dos muitos mutivos que teremos aqui para testificar da Gloria de Deus neste lugar, donde nao é o Homen, nem a sabedoria do homen, tampoco ungidos especias, nem passouas com bouas falas e testemunhos lindos, mais sim o poder do Espirito santo de Deus atuando atraves de um panfleto atirado na rua.
É com muita satisfaçao que testificamos do nosso Senhor Jesus, nossa igreja aqui ainda inrregular, a grande maiorias das pessouas nao tem documento para morar aqui, estao correndo risco de serem deportada a seus paises, a perseguisao para os que nao possui o documento de residencia aqui é terrivel eles pegao, como voce esta, te leva preso dentro de 30 a 28 dias em uma cadeia, logo apos e deportao a seu paiz de nascimento, mais graças a Deus, ninguem na nossa igreja passou por isso, ja fomos presos pela inrregularizaçao, pessouas caminho ao culto ao sabado de manha na estaçao de trem, forao atrapadas pela policia de imigraçao, mais Deus os tens livrado ate o dia de hoje, e continuara conforme a sua vontade, testemunhos de pessouas que ja estao declarados pelo governo Español de deportaçao, levao 5 anos aqui e por mais que a policia o pega ele sempre é solto por augum motivo, sou testemunho disto pois tenho passado e continuo passando isso, e mais pessouas se encontrao nesta mesma cituaçao.
Graças damos a Deus pois sua gloria e seu poder e suas promessas estao se cumprindo, e somos testemunhas distosabemos que Deus esta no controle de todas as coisas e continuaremos fazendo sua obra ate que ele permita.
Se for de ajuda nosso testemunho para que o Reino de Deus cresça ai esta poucos de muito que temos ainda.
Encarecidamente pesso a ti e sua igreja que este orando por nos aqui em madrid, pois a luta cada dia aumenta, sabemos que Deus nos dara a vitoria em Cristo Jesus.
QUE DEUS NOS VEJA E NOS GUARDE ENQUANTO ESTIVERMOS SEPARADOS UNS DOS OUTROS..
IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA
MADRID ESPAÑA
RODRIGO ARISTOTELES PEREIRA MELO.
QUE A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA COM VOSSO TRABALHO MISSIONEIRO, QUE DEUS OS ABENÇOE NESTE TRABALHO LINDO QUE NOS FOI CONSEDIDO..

via email
Postado primeiramente no blog: iap-brejinhos.blogspot.com