terça-feira, 3 de maio de 2011

A energia essencial

Por Pastor Elias Alves Ferreira



“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” - Atos 1.8.
Já tivemos vários blecautes no Brasil. O último deles inclusive atingiu vários Estados da Federação.Vários serviços essenciais à população foram interrompidos e alguns, como o trânsito, transformaram-se num caos. Ao avaliarmos nosso estilo de vida, verificamos como dependemos da energia elétrica. Iluminação, máquinas e aparelhos eletro-eletrônicos não funcionam sem energia. Ou seja, do simples interruptor de uma lâmpada à estrutura industrial de última geração, depende da disponibilidade dos “KWH” (Quilo Watts Hora). Sem eletricidade perderíamos nosso conforto e a vida de muitos nos hospitais estaria em risco.
A Bíblia Sagrada nos alerta também sobre uma energia que não pode faltar na vida do Cristão: O poder do Espírito Santo. A obra de evangelização do mundo somente será concluída mediante o mover deste Ser Maravilhoso. Para sermos “testemunhas” de verdade temos que experimentar, receber esta virtude. Atos 1.8 deve ser lido, memorizado e vivido se quisermos ser vitoriosos. O mundo deve ser abalado não somente pelas convicções ou princípios do evangelho, mas acima de tudo por um contato pessoal e concreto com o poder do Senhor. A obra é grande, urgente e sem acepção de pessoas, mas somente será cumprida se for na dimensão do Santo Espírito. Esta “energia” do Espírito Santo é tão essencial que Jesus, após Sua morte e ressurreição, disse aos discípulos que não saíssem ao mundo sem esta experiência: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" - Lucas 24.49. Neste poder está envolvida toda a Trindade (Divindade): O Pai, o Filho e o Espírito Santo, sendo que o ministrante é o Filho, o Senhor Jesus.
Esta graça espiritual, no entanto, somente fará parte de nossas vidas se crermos. Jesus disse: “E estes sinais seguirão aos que crerem...” Marcos 16.17 (a) Buscar intensamente pela fé é outro elemento indispensável, pois mesmo sendo imperfeitos podemos ter acesso a esta bênção. Assim falou Cristo: “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” - Lucas 11.13. A santificação também é importante para não distanciarmos desta glória. A recomendação é: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” - Efésios 4.30.
Amados, que jamais abramos mão da companhia, direção e poder do Espírito Santo e que a bênção de Romanos 15.13 seja uma realidade constante em nosso corpo alma e espírito: “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo”.

Um comentário:

  1. Jesus apresenta quatro locais onde devemos testemunhar: Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da
    terra.
    - Jerusalém: Era a cidade onde os discípulos estavam quando receberam a ordem. Então, a nossa Jerusalém deve ser a cidade onde vivemos, nos reunimos como igreja e recebemos a bênção de Deus.
    - Judéia: Era a província que tinha Jerusalém como capital. Então, Jesus quer que evangelizemos em nosso Estado (São Paulo)
    - Samaria: Era uma região mais afastada, com conotações trans-culturais. A nossa Samaria é o Brasil.
    - Confins da terra: Jesus quer que sejamos testemunhas dele em todas as nações da terra.
    - A visão de Deus é implantar Seu reino em todas as tribos, povos, línguas e nações (Ap 5:9).

    ResponderExcluir