terça-feira, 17 de maio de 2011

A disciplina na Igreja - O Ministério Prático do Presbítero


Por Pr. Rivaldo Correa de Melo Filho


"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano. "Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. (Mt 18:15-18)


Disciplina é a palavra que tem relação com a palavra ensino. Vem do latim e significa ação de instruir, educação, ensino. A disciplina tem, pois, em mira trazer ensinamentos.

Nos tempos apostólicos, a disciplina era bem rígida. Na igreja de Corinto era tolerado um incestuoso, pois um dos seus membros vivia com a mulher de seu pai, todos sabiam e não tomavam nenhuma providência. Ao tomar conhecimento de tal situação, o apóstolo Paulo reprovou a tolerância daqueles crentes com o pecado e, em seguida, declarou: “Em nome do Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus, seja entregue a Satanás para a destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus” (1 Co 5.4-5).

O exemplo acima citado é dos tempos apostólicos. Por que a igreja não aplicou a disciplina correspondente ao pecado cometido? Pode-se pensar que o incestuoso pertencesse a alguma família influente e, por isso, a igreja receasse criar problemas. Pode-se pensar também que os crentes já estavam tão apáticos espiritualmente que não percebiam a gravidade do pecado que estava sendo cometido.

Este episódio, ocorrido na igreja de Corinto, é uma prova de que há crentes que, infelizmente, gostariam que a igreja não usasse de nenhuma disciplina, e chegam a dizer que a igreja não deve preocupar-se com a vida de seus membros. Lamentavelmente, já se tem ouvido declarações como essa.

Em Atos dos Apóstolos 5.1-6, está registrado que, por terem mentido vergonhosamente, Ananias e Safira foram mortos pelo Senhor, para ensinar à igreja nascente o temor do Senhor. Que exclusão, hein?!

Quatro leis importantes que devem orientar a vida dos crentes

1. A lei do amor. Essa é a lei primordial, essencial na aplicação de qualquer disciplina. Jesus nos ensinou que devemos amar uns aos outros (Jo 15.12). Na aplicação da disciplina, o amor deve ser visto e sentido.

2. A lei da confissão de faltas. Jesus exorta a que confessemos nossas faltas. O pecado sempre traz conseqüências não só para quem o pratica como, muitas vezes, para a comunidade. Jesus disse que Deus não aceita o culto de quem não confessa as faltas ou não conserta a sua vida (Mt 5.24,25). Ele disse que deveríamos perdoar aqueles que nos ofendem (Mt 6.14).

3. A lei do perdão. Essa é uma lei enfatizada por Jesus. Ele disse que, se nós não perdoarmos os que nos ofendem, não poderemos ser por Ele perdoados (Mt 6.15; Mc 11.26). Há pessoas que só querem ser perdoadas, mas nunca estão prontas a perdoar aqueles que as ofendem. Há até os que dizem: “Eu perdôo, mas não esqueço...” Isso jamais foi perdão. O perdão leva o perdoador a esquecer que foi ofendido.

4. A lei da santidade da igreja e de seus membros. Essa lei tem como objetivo manter a pureza do corpo de Cristo e sua doutrina (1 Co 5.1-13).

Duas espécies de ofensas

1. Ofensas particulares. No caso de a ofensa ter sido particular, a pessoa ofendida deve proceder de acordo com o que Jesus prescreveu em Mateus 5.23-24; 18.15-16. No primeiro texto referido, Cristo Jesus exorta:“Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta”. Sem que o crente proceda desse modo, o culto prestado por ele não terá nenhum valor para o Senhor. Já no segundo texto referido, Jesus assevera: “Ora, se teu irmão pecar, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada”.

Lamentavelmente, por falta de compreensão ou por negligência, muitos casos de ofensas particulares não foram resolvidos porque as pessoas envolvidas não deram ouvidos ao ensino do Mestre.

2. Ofensas públicas. As ofensas públicas ou gerais devem ser tratadas do mesmo modo como o apóstolo Paulo tratou do caso do incestuoso na igreja de Corinto. Não poderia continuar no seio da igreja um membro que cometia tal ato de impureza, pois se a igreja não tomasse sérias providências, teria comprometido o seu caráter. A igreja é o corpo de Cristo e Ele é o seu cabeça. Ele quer que a igreja seja santificada, pois quer“apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.27).

Paulo foi incisivo no caso do incestuoso que a igreja de Corinto tolerava: “Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje. Em nome de nosso Senhor Jesus, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus” (1 Co 5.3-5).

Por “entregar a Satanás” entendia-se, naquela época, que o elemento, na igreja, está sob a proteção de Deus e, afastado dela, em pecado, está no reino de Satanás, que é o patrocinador das obras da carne. O elemento que cometeu tal tipo de ofensa pública, passado algum tempo, voltaria à igreja para a comunhão. No caso do incestuoso, Paulo diz que ele deve ser “entregue a Satanás para a destruição da carne”, isto é, para que o pecador saiba que a carne para nada aproveita, mas que só o espírito é que vivifica. Se o incestuoso era crente, e se arrependesse, ele não perderia a salvação e deveria ser reintegrado à Igreja, o reino de Deus. É por isso que Paulo aduz: “...para que o espírito seja salvo no dia de Cristo”, o que seria o mesmo que afirmar, se o incestuoso, mais tarde, se arrependesse, poderia voltar para o seio da igreja.

Em sua Segunda Carta aos Tessalonicenses, Paulo fala também da maneira como se deve tratar o “irmão que anda desordenadamente”“Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes” (2 Ts 3.6). Já na carta aos Romanos, Paulo exorta sobre os “divisionistas”: “Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles” (Rm 16.17). Ainda em 1 Coríntios 5.11, Paulo declara: “Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais”.

As principais ofensas públicas registradas na Bíblia são:
a) contenda e partidarismo – Rm 16.17-18;
b) desrespeito à autoridade – Mt 18.17;
c) ensino de doutrinas falsas – Gl 1.9; 2 Jo 7-11; Tt 3.9-11;
d) preguiça, maledicência – 2 Ts 3.6-15;
e) conduta imoral – 1 Co 5.1-13;
f) espírito de cobiça – Ef 5.5;
g) espírito de arrogância – 3 Jo 9;
h) litígio nos tribunais – 1 Co 6.6;
i) denúncia contra presbíteros sem testemunhas – 1 Tm 5.19,20;
j) alguma falta – Gl 6.1;


O valor da disciplina

A disciplina tem em mira resguardar a igreja e conservá-la dentro da pureza apostólica. Igreja sem disciplina é igreja relaxada, relapsa, desnorteada, porque não está cumprindo o que a Bíblia ensina. Ela vai, assim, aos poucos, ficando corrompida. Igreja que permite a frouxidão em sua disciplina não só terá resultados espirituais desastrosos, como será um mau exemplo para outras igrejas e estará incorrendo em erros merecedores da mesma repreensão a que foi submetida a igreja de Laodicéia, descrita em Apocalipse 3.14-22.

A disciplina é, para a igreja, uma grande benção, pois concorre para a sua santificação e para a pureza do tecido social, espiritual e eclesiástico.

Tipos de disciplina

1. Disciplina formativa. Ao converter-se, o crente é, na igreja, como uma criança que necessita de cuidados especiais, de ensino, de orientação, apoio, instrução e amor.

Os crentes vão crescendo, no seio da igreja, através da disciplina formativa que é provida por meio de vários recursos pedagógicos: a exposição de mensagens doutrinárias, bíblicas e de exortações gerais, pelo pastor; os estudos na Escola Bíblica – a melhor escola do mundo – que, bem equipada, trará benefícios incalculáveis para o neoconverso; outras organizações da igreja, que existem e são compatíveis com cada faixa etária.

A disciplina formativa visa a construir o caráter cristão e a consciência real dos crentes, para poderem enfrentar todos os desafios que o mundo lhes propõe. Uma igreja sábia não poupará esforços até que veja seus membros recebendo esse tipo de disciplina plasmadora da vida espiritual daqueles que a compõem.

Um dos métodos mais em voga, na atualidade, é o discipulado, que não é novo, pois o Senhor Jesus o recomendou. Qualquer igreja que quiser ter crentes bem doutrinados, bem alicerçados na fé, para poderem enfrentar a sorte de ventos e doutrinas estranhas, heterodoxas, deve manter cursos de discipulado, que outra coisa não é senão as antigas classes de catecúmenos. Só que hoje, o discipulado recebe maior atenção e cuidado.

A igreja deve sempre promover, também, cursos especiais sobre as doutrinas da mordomia, da evangelização, de missões, de ação social, preocupando-se em preparar os crentes nessa obra e na educacional.

Igreja forte, vibrante, evangelística, é aquela que dá grande ênfase à disciplina formativa, que ajuda muito a evitar a aplicação dos outros tipos de disciplina, funcionando de maneira preventiva.

2. Disciplina corretiva. Quem não está sujeito a falhas? Quando falhamos ou incidimos em algum erro precisamos ser corrigidos. A correção existe para ajudar, salvar. É do grande apóstolo Paulo a exortação:“Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal...” (Gl 6.1).

Como deve ser aplicada a disciplina corretiva a um irmão que tenha cometido algum deslize? Paulo orienta que a aplicação deve ser feita no espírito de mansidão. Igrejas há que o espírito de muitos membros é o de farisaísmo. Tratam o irmão que fraquejou com espírito de superioridade, com orgulho e até presunção.

Paulo não só recomenda que se trate o irmão infrator com a mansuetude que deve caracterizar cada servo de Cristo (pois Ele declarou: “...aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” – Mt 11.29), como também nos previne: “...e olha por ti mesmo, para que tu também não sejas tentado” (Gl 6.1).

A aplicação da disciplina corretiva tem em vista conquistar o irmão que cometeu transgressão contra os ensinos escriturísticos. Por isso, a Comissão de Membros deve ser composta por pessoas que encarnem a virtude da mansidão, do amor, do aconselhamento. Alguns membros não podem fazer parte de uma comissão como essa porque só pensam em olhar para o “argueiro do olho do irmão”. Jesus já dissera: “Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão” (Mt 7.4-5).

Há muitos pecados que devem ser corrigidos. Eles não podem proliferar. Alguns parecem até que ser de pouca importância para muitos, mas, na realidade, são pecados mesmo. Para Deus, não há pecadinhos, nem pecadões.

Paulo escreve: “Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos” (Ef 5.3).

Aos colossenses, Paulo escreveu dizendo que a avareza é idolatria (Cl 3.5). Sabemos que a causa do Senhor requer um coração generoso, amplo. Ora, a avareza produz um coração fechado, e Paulo diz que ela é idolatria. Por quê? Porque o homem avarento faz do seu dinheiro o seu deus e não pode, de modo algum, ver a causa de Deus nem o seu progresso. A avareza é um dos pecados que deve ser combatido pela disciplina corretiva.

Outro pecado terrível é o da maledicência. Ele precisa ser corrigido. Tiago o ataca fortemente (Tg 3.1-11). Ele diz que a língua é como um fogo. Há crentes incendiários. Com a língua incandescente, eles, pelo fogo da maledicência, provocam grandes estragos na igreja. Há, realmente, muitos vivo-mortos que foram mortos moralmente pelo fogo da maledicência.

É preciso que a igreja combata os incendiários maledicentes usado os bombeiros de Deus, os seus ministros que, com a Santa Palavra, buscam combater o fogo do pecado.

Além dos pecados acima citados e comentados, deve-se usar a disciplina corretiva contra o espírito de facção, de inveja, de orgulho, do mundanismo. Os que praticam tais pecados precisam da disciplina corretiva, na base da mansidão e do amor.


3. Disciplina cirúrgica. Cirurgia tem relação com corte, amputação, separação. Qualquer parte do corpo que esteja prejudicando todo o organismo deve ser cortada, a fim de que esse possa sobreviver. É melhor perder uma parte do corpo do que permitir que ela venha a trazer-lhe maiores prejuízos.

A igreja é um corpo e, como tal, tem membros que podem trazer-lhe danos, se não for detectado em tempo o perigo que eles representam, permanecendo no corpo. Quando algum membro adultera, ou rouba, ou comete algum pecado que escandalize e ofenda a moral da igreja, esta não pode ser complacente. Deve aplicar a disciplina cirúrgica. Em assim fazendo, a igreja está demonstrando que zela pela pureza de todo o seu corpo, prezando a sua união com Cristo, e que não admite qualquer tipo de pecado. Porque escondeu o seu pecado, Acã trouxe a derrota para o exército de Deus. Só depois que foi eliminado é que o exército pôde vencer o inimigo (Js 7.19-26).

A igreja deverá, no entanto, permanecer orando pelo irmão que foi eliminado de seu seio, para que ele se arrependa de seu pecado e restaure a sua vida espiritual, retornando, o mais depressa, à comunhão cristã.

***



Texto do Pr. Rivaldo Correa de Melo Filho publicado pelo Missionário Arildo Gomes compartilhado no PC@maral

Projeto Missionário batiza 22 na Bolívia‏


O domingo dia 15 de maio de 2011 foi marcado por uma linda festa para o povo promessista da jovem IAP boliviana. O dia começou com a temperatura baixa, atípico para o verão boliviano que tem suas temperaturas sempre elevadas, com muito calor e pouco vento.

Os pastores Aléssio e Magno da Junta de Missões chegaram na sexta-feira (13) em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e a caravana da Região Noroeste Paulista formadas pelo pastores Osmar, Fernando, Alexandre, Adriano e Willians chegou no dia anterior (12).
Eram 9h quando dois ônibus lotados saíram da frente da IAP e seguiram para o rio, aonde chegariam duas horas depois. Feitas as orientações de início o pastor Celson deu início ao ato batismal que foi realizado pelos pastores Aléssio e Osmar. Foram 22 candidatos que se mantiveram à postos aguardando o momento de tornar público o compromisso assumido com Cristo.
O rito se inicia e o clima da presença certa do Senhor da igreja no local é a confiança de todos. O rio está frio, corre água gelada que vem da floresta sobre enormes pedras. Um após o outro vai entrando e saindo. À beira do rio, sob a liderança da diaconisa Claudete, os demais irmãos cantam, louvam e aplaudem cada candidato que se levanta das águas batismais. Momentos depois o ato se encerra, retornamos para a igreja. Todos almoçam juntos. Numa rápida cerimônia o pastor Celson entrega a todos o certificado de batismo, oramos e encerramos à programação.
Os missionários Celson, Claudete, Letícia e Joel chegaram a Santa Cruz de La Sierra a um ano de cinco meses. O resultado do trabalho do casal e filhos é empolgante. Há a expectativa de novo batismo ainda neste ano. Oremos para que a IAP se fortaleça no país e que muitos frutos sejam colhidos através desta semeadura.


Pr Aléssio Gomes de Oliveira  - Diretor

Legalismo, um caldo mortal

Por Hernandes Dias Lopes

Malcon Smith definiu legalismo como um caldo mortífero. Quem dele se nutre adoece e morre. O legalismo é uma ameaça à igreja, pois dá mais valor à forma do que a essência, mais importância à tradição do que a verdade, valoriza mais os ritos religiosos do que o amor. O legalismo veste-se com uma capa de ortodoxia, mas em última análise, não é a verdade de Deus que defende, mas seu tradicionalismo conveniente. O legalista é aquele que rotula como infiéis e hereges todos aqueles que discordam da sua posição. O legalista é impiedoso. Ele julga maldosamente com seu coração e fere implacavelmente com sua língua e espalha contenda entre os irmãos.

As maiores batalhas, que Jesus travou foram com os fariseus legalistas. Eles acusavam Jesus de quebrar a lei e insurgir-se contra Moisés. Vigiaram os passos do Mestre, censuravam-no em seus corações e desandaram a boca para assacar contra o Filho de Deus as mais pesadas e levianas acusações. Acusaram-no de amigo dos pecadores, glutão, beberrão e até mesmo de endemoniado. Na mente doentia deles, Jesus quebrava a lei ao curar num dia de sábado, mas não se viam como transgressores da lei quando tramavam a morte de Jesus com requinte de crueldade nesse mesmo dia.

O legalismo não morreu. Ele ainda está vivo e presente na igreja. Ainda é uma ameaça à saúde espiritual do povo de Deus. Há muitas igrejas enfraquecidas e sem entusiasmo sob o jugo pesado do legalismo. Há muitos cultos sem vida e sem qualquer manifestação de alegria, enquanto a Escritura diz que na presença de Deus há plenitude de alegria e delícias perpetuamente. J. I. Packer em seu livro Na Dinâmica do Espírito diz que não há nada mais solene do que um funeral. Há cultos que são solenes, mas não há neles nenhum sinal de vida. Precisamos nos acautelar contra o legalismo e isso, por três razões:

1. Porque dá mais valor à aparência do que ao coração.

Os fariseus gostavam de tocar trombeta sobre sua santidade. Eles aplaudiam a si mesmos como os campeões da ortodoxia. Eles eram os separados, os espirituais, os guardiões da fé. Mas por trás da máscara de santidade escondiam um coração cheio de ódio e impureza. Eram sepulcros caiados, hipócritas.

2. Porque dá mais valor aos ritos do que às pessoas.

Os legalistas são impiedosos com as pessoas. Censuram, rotulam, acusam e condenam implacavelmente. Não são terapeutas da alma, mas flageladores da consciência. Colocam fardos e mais fardos sobre as pessoas. Atravessam mares para fazer um discípulo, apenas para torná-lo ainda mais escravo do seu tradicionalismo. Os legalistas trouxeram uma mulher apanhada em flagrante adultério e lançaram-na aos pés de Jesus. Não estavam interessados na vida espiritual da mulher nem nos ensinos de Jesus. Queriam apenas servir-se da situação para incriminar Jesus. Os legalistas ainda hoje não se importam com as pessoas, apenas com suas idéias cheias de preconceito.

3. Porque dá mais valor ao tradicionalismo do que à verdade.

Precisamos fazer uma distinção entre tradição e tradicionalismo. A tradição é a fé viva daqueles que já morreram enquanto o tradicionalismo é a fé morta daqueles que ainda estão vivos. A tradição, fundamentada na verdade, passa de geração em geração e precisa ser preservada. Mas, o tradicionalismo, filho bastardo do legalismo, conspira contra a verdade e perturba a igreja.

Que Deus nos livre do legalismo. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Aleluia!

Fonte: Hernandes Dias Lopes


via: http://blogdopcamaral.blogspot.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O rei e a Rainha do Jardim

Por Pr. Elias Alves Ferreira


O Espírito de Deus moveu-se lentamente sobre a terra e o que era feio ficou bonito.
A escuridão ouviu a voz do Todo-Poderoso irrompendo: Haja luz! e...
A luz brilhou e a vida na terra começou.
A terra ganhou forma, as águas recuaram, a porção seca apareceu,
A relva brotou, as árvores cresceram e os frutos pesaram nos galhos e...
As flores exalaram os seus perfumes.
As estrelas, o sol e a lua foram fixados em seus lugares,
Peixes, aves e animais passaram a existir e as águas, o céu e a terra ganharam companhia...
Viu Deus que era bom!!
E querendo o SENHOR coroar a criação, Suas mãos formaram da fria argila avermelhada um corpo, soprou nele e para espanto dos anjos, a imagem e semelhança de Deus começou a viver...
Era Adão, o primeiro homem. (Issshhhh)
Deus resolve fazer dele um Rei e planta um jardim delicioso para que o primeiro homem reinasse, e ele reinou...
Mas não havia para o homem alguém que o completasse inteiramente...
A canção dos rios, o aroma das flores, o sabor dos frutos, a alegria dos peixes, a liberdade das aves e a companhia dos animais... E mesmo assim Adão, o Rei do jardim não era completo....
Não é bom que o homem esteja só, falou o Eterno....
Então, o Grande Arquiteto do universo fez Adão adormecer profundamente e extraiu-lhe uma costela perto do seu coração e com a Sua perfeita habilidade, criou uma linda mulher...
Adão acordou, abriu os olhos do seu físico-coração-consciência e viu a sua metade materializada numa mulher-inspiração-canção-alegria-ternura-amor e exclamou: Iisshháá!!!
Até que enfim, no tempo certo, no tempo de Deus, a Rainha do Jardim começou a reinar.
E viu Deus que tudo era muito bom!!!
Tudo estava tão bom e perfeito que Deus descansou!!!
Desta casal real, surgiram muitos Reis e muitas Rainhas que reinaram brilhantemente no tempo de Deus. Bem, mais isto são outras histórias...

http://www.promessista.com.br


domingo, 15 de maio de 2011

O tesouro a céu aberto

Pastor Elias Alves Ferreira



“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus” – Efésios 1.7.
 
Quando Jesus morreu na cruz estava oferecendo gratuitamente o mais lindo tesouro do alto da montanha mais feia chamada “caveira”. A Igreja sobrevive e cresce não por esforços humanos, embora tenhamos a alegria de participarmos temporariamente da sua história como Pastores e Líderes. A Igreja existe e cresce porque o sangue de Jesus foi derramado, o Espírito Santo convenceu o pecador, e a graça de forma imerecida e desmedida é derramada nos corações. “As riquezas da graça” é que torna o pecador em um santo, um santificado e não o esforço humano da nossa parte. A glória sempre deve ser dada ao Senhor.
Através do Sangue de Jesus somos chamados a ser Povo de Deus, Israel de Deus, Igreja do Deus Vivo. O sacrifício de Cristo na cruz sempre respigou e respigará a história com o Seu sangue inocente: Por amor, o Filho de Deus morrendo por nós, para nos libertar de todas as tragédias, dores e pecados. As riquezas da graça são infinitas. Ele nos encontra mortos e nos coloca nas regiões Celestiais em Cristo – Ef. 2.1-10.
Stott comenta: “Olhe para ele, pregado na cruz, despido de toda liberdade e movimento. Pregado com pregos ou amarado com cordas, ou ambos, preso e impotente. Parece derrota total. Se houver vitória, é a do orgulho, prejuízo, inveja, ódio, covardia e brutalidade. Contudo, o cristão afirma que a realidade é o oposto das aparências. O que parece (e deveras foi) a derrota do bem pelo mal, também é, e mais certamente a derrota do mal pelo bem. Vencido, ele estava vencendo. Esmagado pelo poder inflexível de Roma, ele mesmo estava esmagando a cabeça da serpente (Gênesis 3.15). A vítima era o vencedor, e a cruz ainda é o trono do qual ele governa o mundo.” [1]
 
Tudo que temos e somos advém dos tesouros da graça de Deus. Quanto mais tiramos mais temos. 
 

sábado, 14 de maio de 2011

A conciência da fé

Pastor Elias Alves Ferreira


“Mas Ele sabe o meu caminho; prove-me e sairei como o ouro” – Jó 23.10
 A fé é algo pessoal, não pode ser medida, mas pode ser madura, consciente. Quando olhamos para a vida de Jó, ficamos admirados de tamanha consciência. Havia perdido todos os bens, uma enorme fortuna, dez filhos e a saúde. E, apesar disto, não perdeu a noção sobre Deus, as lutas da vida e a vitória final.
Deus sabe tudo sobre a nossa vida. O nosso passado não lhe é oculto. Os risos e lágrimas, vitórias e fracassos, estão às Suas vistas. Olhar para o passado e relembrar vitórias é gratificante, mas o que fazer com os espinhos, com as derrotas, com os traumas, com as mágoas? É preciso reconhecer a mão do Senhor, extrair as lições e prosseguir.
E se o problema for o hoje, o presente? Se sobre o horizonte estiver pairando densas nuvens, trazendo somente tempestades? O que fazer quando a desesperança, a dor, e o desamor, são maiores que a vida? É preciso saber que Deus não está ausente, alheio às necessidades. Ele está vivo presente e pode intervir. Em meio às duras provas, o Patriarca Jó reconhece a Onisciência de Deus.
Não precisamos nos sentir sozinhos e desamparados. Cristo sentiu a nossa solidão quando na Cruz, ferido, foi desprezado pelos discípulos, pelos amigos e pelo próprio Deus. Em meio à dor exclamou “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste”. Mateus 27.46.Naquele momento estava sendo crucificada nossa solidão, a nossa dor, o nosso medo. E Como reviveu após três dias, pode e quer viver em nós.
Outro reconhecimento de Jó foi a necessidade de ser provado. Só conheceremos o brilho do diamante se for polido E, quanto a nossa vida, só saberemos se somos fortes ou não, se passarmos pelas provações.
Se tomarmos consciência da presença Divina, não haverá motivos para murmurações ou para desistir da caminhada porque a vitória final é certa. Jó foi provado e recebeu em tudo, porção dobrada.
Então, necessário é, reconhecer a presença e a misericórdia de Deus nos primeiros instantes da manhã, deixar em seu altar as necessidades e ansiedades, superar a nós mesmos pela fé e prosseguir.
Quão importante é saber que somos preciosos aos olhos de Deus. Somos o ouro do mais alto quilate, com o qual, a Divina Mão deseja fazer, um vaso do modelo mais sublime e único, para tão somente encher com a sua indizível glória.

http://www.promessista.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pregador é preso por dizer que homossexualismo é pecado

Um pregador britânico foi preso depois de ter dito durante sermão na rua que homossexualismo é um pecado.



Dale McAlpine foi acusado de causar "alarme, intimidação e angústia" depois que um policial comunitário ouviu o pastor batista mencionar vários "pecados" citados na Bíblia, inclusive blasfêmia, embriaguez e relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com o jornal britânico The Daily Telegraph.

Dale McAlpine, de 42 anos, prega nas ruas de Wokington, na região de Cumbria, no noroeste da Inglaterra há anos, e disse que não mencionou homossexualismo quando fazia o sermão do alto de uma pequena escada, mas admitiu ter dito a uma pessoa que passava que acreditava que a prática era contrária aos ensinamentos de Deus.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o policial Sam Adams identificou-se como o agente de ligação entre a polícia e a comunidade gay e transsexual e avisou o pregador, que distribuía folhetos e conversava com as pessoas nas ruas, que ele estava violando a lei. Mas ele continuou pregando e foi levado para a prisão, onde permaneceu por sete horas.

O pregador disse que o incidente foi "humilhante", segundo o Daily Telegraph. "Eu me sinto profundamente chocado e humilhado por ter sido preso em minha própria cidade e tratado como um criminoso comum na frente de pessoas que eu conheço."

"Minha liberdade foi tolhida por rumores vindos de alguém que não gostou do que eu disse, e fui acusado usando-se uma lei que não se aplica", afirmou Dale.

O processo contra McAlpine por supostas declarações públicas contra gays ocorre semanas depois que um juiz britânico disse que não há proteção especial na lei para crenças cristãs.

O juiz decidiu favoravelmente a uma organização que demitiu um terapeuta de casais por se recusar a atender casais gays alegando que isso seria contra seus princípios cristãos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Não te envolva com Jesus

Por Pastor Elias Alves Ferreira

“...Não te envolvas com este justo...” – Mateus 27.19
 
“Não te envolvas com este Justo” foi o recado que Pilatos recebeu de sua mulher, quando julgava a causa de Jesus. Jesus havia feito muitos milagres, Sua fama ultrapassava as fronteiras de Israel e multidões O acompanhavam. Manifestações populares representavam perigo político. Naqueles dias os Romanos dominavam os povos e Pilatos era o Governador da Palestina, um homem de confiança de César, o Imperador.
Este Governador tinha em suas mãos procuração e autoridade para julgar, para decidir sobre prisão ou soltura de alguém, até mesmo, se deveria viver ou morrer. Em um determinado momento de sua vida trouxeram Jesus, o homem mais popular da região, e a exigência dos líderes locais era a pena capital, a morte. Na primeira instância a inocência foi admitida, porém houve discordância e a pressão aumentou. Em meio a este tumultuado julgamento recebeu o recado da esposa “Não te envolvas....”. Mas é possível um ser humano não se envolver com Jesus? A resposta é não. Ou estamos envolvidos em perspectiva negativa ou positiva.
Características negativas:
Incredulidade. Não pelo fato de se declarar ateu, mas as atitudes demonstram que a história de Jesus em sua vida, não passa de uma estória. Quem sabe mais uma fábula, um conto de fadas. Um personagem folclórico como dos três porquinhos, dos sete anões, do pinóquio, etc.
Indiferença. Acorda, levanta, trabalha, conversa sobre tudo, estuda, lê, assiste vários programas de televisão e nada de Jesus. Na sua agenda pessoal ou devocional não consta Deus.
Pecado. Pecado é transgressão deliberada da vontade Divina. É usar a vida, Dom de Deus, contra Deus. É quando o “eu” é mais forte que Deus. É tomar o caminho contrário dos eternos preceitos.
Características positivas:
Fé. Fé é a declaração suprema de querer a vida eterna. Este sentimento leva a uma entrega total. Não pode ser explicada, mas vivida, sentida. Começa no interior e culmina em ações.
Obediência. Esta atitude nada mais é que a valorização do sacrifício que Jesus fez na cruz, quando morreu pelos pecados da humanidade e depois ressuscitou. Só tem valor quando é em resposta à graça, ao amor Divino. Quando é para se santificar e não para comprar o Céu.
Amor. O fim de tudo é o amor. Vem do céu, permeia nossa existência e nosso mundo, e volta para Deus. É eterno e indispensável em qualquer relacionamento. Transcende o tempo e o espaço. É a síntese da vida e de Cristo.
Não te envolvas com Jesus negativamente, mas positivamente. Pilatos ao ser confrontado lavou as mãos, e você? 

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Vencendo pela fé

Por Pastor Elias Alves Ferreira
 
“Porque tudo o que és nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. 1 João 5.4
 
Em cada detalhe da vida, se vacilarmos, podemos encontrar dificuldade que nos tire a vitória, a paz e a alegria de viver. Satanás, o inimigo de Deus e nosso, embora derrotado por Jesus, continua com seus ardis de enganar e arruinar a muitos. Os engodos do mal levam muitos a acreditar que nasceram somente para derrota, que os problemas são insolúveis, que Deus não existe, que estão abandonados e que não vale a pena viver. Infelizmente muitos são derrotados por essas inverdades. A grande maioria das preocupações e ansiedades nunca chegam a materializar. Por isso, faz-se necessário avaliar constantemente a qualidade da fé.
O que é um automóvel sem motor? O que é um motor sem combustível? O que é um corpo sem vida? O que é um Filho de Deus sem fé? Quando está faltando objetividade e vida, está faltando o elemento essencial chamado fé.
Forças e recursos Divinos estão disponíveis para que todos sejam felizes. Deus o Pai de amor, investiu alto quando enviou Jesus. Jesus investiu alto quando além de dar a Sua vida na cruz, após ressuscitar, enviou O Espírito Santo. O Espírito Santo também investiu e continua investindo alto, dando-nos a direção, aplicando a obra salvadora de Jesus, a graça celeste e o Seu poder. É a Divindade junta (Pai, Filho e Espírito Santo) procurando levar a todos na posição mais alta possível.
Todos podem vencer. Basta que no momento adverso seja hasteada a bandeira da . Se pudermos aceitar com simplicidade a fé, todos os sentimentos negativos desaparecerão. Não importa quão difícil e alta possa ser a montanha a nossa frente. Deus não mudou, e tudo ainda permanece sob o Seu governo. Quando a fé em Deus é despertada, a dor desaparece, o inimigo recua e as necessidades são supridas. Ele mesmo afirma: “... De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” – Hebreus 13.5.
Seja mais um vitorioso pela fé. Nada é maior que nome de Jesus. Nenhum pecado confessado e abandonado sobrepuja o sangue de Cristo. Nenhuma prisão detém o poder do Espírito Santo. Nenhuma dor, amargura, escuridão, solidão ou necessidade é adversária à altura da glória de Deus. Então vença.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Deus atua a favor dos Seus fiéis


Por Pastor Elias Alves Ferreira

 “O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis”. – Êxodo 14.14
Muitas são as situações da vida em que nos sentimos cansados. Muitos problemas se agigantam a nossa frente como enormes montanhas. Ou então, nos sentimos como em meio a uma guerra, onde predomina o som dos bombardeios. Simplesmente, as aflições da vida, as alterações do cotidiano, as doenças, os desequilíbrios financeiros, as despedidas, e as perturbações do mal, querem estabelecer-se definitivamente em nosso mundo. São situações maiores que as nossas forças e capacidades.
E quem já não se sentiu assim? Mas nestes momentos não devemos baixar a guarda, jogar tudo ao alto, rifar o destino ou desistir da vida. Devemos visualizar além das circunstâncias e contemplar o Senhor. Ele, que nunca perdeu uma batalha quer pelejar em nosso lugar. Diante dEle nenhum adversário pode resistir. Ele é o idealizador da vida e do universo. Em Suas mãos estão todas as coisas. O tempo e as circunstâncias não O podem atingir.
Temos que lutar ainda, e muitas vezes, contra nós mesmos. Quando o ego predomina, queremos resolver as dificuldades do nosso jeito e com nossas próprias forças. As coisas resolvidas à nossa moda, na maioria das vezes, resultam em desilusões. Acertamos quando deixamos as decisões nas bondosas mãos de Deus. Quando O consultamos para que a vontade Divina prevaleça.
O povo de Israel, ao sair do Egito, encontrou-se em grande aperto. Montanhas ao lado, exército de Faraó no encalço, e o mar vermelho à frente. Neste momento de aflição, onde predominava o espírito de derrota, Moisés cheio de confiança, levantou-se e disse “O SENHOR pelejará por vós”.  A batalha não era de Israel, mas de Deus. A vitória seria definitiva e contradiziria os murmuradores– “e vos calareis”.
Mas jamais devemos esquecer, do momento mais sublime da história, em que Deus realizou a maior das batalhas em nosso lugar - a doação de Jesus na cruz. Através do sangue derramado e depois, pela da ressurreição de Cristo, Deus estava declarando a todos: Eu os amo, Eu posso perdoar os vossos pecados, Eu posso resolver os vossos problemas, Eu posso curar todos os vossos males,... Eu quero lutar em vosso lugar.