domingo, 29 de maio de 2011

Sobe a proteção de Deus


Por Pr. Elias Alves Ferreira

“E o meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. Filipenses 4.19.


Que promessa gloriosa! Há uma fonte inesgotável chamada Deus – “meu Deus”O Apóstolo Paulo o chama. O suprimento é inesgotável – “segundo as suas riquezas”. E o canal de todas as bênçãos denomina-se Jesus – “por Cristo Jesus”O resultado é sempre ao nosso favor. As nossas necessidades são medidas de acordo com as riquezas divinas. Não importam quais sejam as nossas necessidades, Ele é mais do que capaz de supri-las!
Descobrimos continuamente o quanto necessitamos de Jesusseja na dificuldade ou na vitória.. Quantas vezes pensamos que necessitamos do favor divino apenas quando estivermos num leito de um hospital, ou em períodos de grande adversidade. Isto, porém, não é verdadeiro, Cristodeseja participar em todos os momentos de nossa vida. Quando de sua vida terrena foi ao casamento em caná da galiléia, em um jantar na casa de Mateus, mas não omitiu em ir à betânia, no lar de Marta e Maria, por ocasião do falecimento de Lázaro. Alegrou-se com os que alegraram e chorou com os que choraram à semelhança de Romanos 12. 15.
Um dia, após a 2ª Vinda de Cristo, compreenderemos a razão das provações que tivemos de passar. Certamente, ficaremos surpresos, ao olharmos para trás e vermos como fomos cuidados.   Quando olhamos para o texto inicial com fé, vemos que:
·         Nada pode nos deter de vivermos o evangelho.
·         Ninguém poderá nos derrotar .
·         Não há desculpas para ficarmos sempre caídos.
·         Não há necessidade maior do que Deus.
·         Nenhuma vitória nos é negada.
Mas não esqueçamos que:
·         Maior que a bênção é Deus.
·         Maior que o perdão dos pecados é Jesus, o perdoador.
·         Maior que qualquer riqueza é o Dono do Universo.
·         Maior que a causa defendida é o Advogado dos Advogados.
·         Maior que a cura é o Médico dos Médicos.
·         Maior que a solução é o Senhor dos Senhores.
·         Maior que qualquer dom espiritual é o Espírito Santo.


sábado, 28 de maio de 2011

Aprendendo com o cego Bartimeu


Por Pr. Elias Alves Ferreira
Sempre é bom aprender algo. Um provérbio popular diz que “o saber não ocupa espaço”, mas logo com um cego? Parece estranho, mas como a Bíblia é infinita em seu conteúdo, atentaremos para o final do capítulo dez de Marcos.
Em Jericó, cidade próxima do mar morto, onde hoje é considerada a principal cidade dos Palestinos, residia um cego chamado Bartimeu que mendigava a beira do caminho. Que paradoxo! Bartimeu significa “Filho de Timeu” e Timeu “muito estimado”. Para alguém que tinha um nome tão especial a mendicância era algo contrastante.
 
Um dia ouviu um burburinho de uma multidão e ao saber que era Jesus, começou a clamar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Podemos perceber três coisas: que usou oclamor como acesso às bênçãos; que se dirigiu a pessoa certa – Jesus, Filho de Davi e que teve a humildade – tem compaixão de mim.
 
Mas nem sempre é fácil conquistar as vitórias. Para nos ajudar poucos são os voluntários, no entanto, para nos impedir é sempre uma multidão. Quando o pobre homem começou a clamar, mandaram que se calasse. Mas, ele desistiu? Não, pelo contrário, clamou mais alto ainda. Outra lição é evidenciada: Perseverança.
 
Jesus, o Único Salvador do mundo, porque venceu o pecado e a morte, parou e mandou que trouxessem aquele sofredor. Analisando a história podemos aprender mais alguns detalhes:Venceu os empecilhos – “Jogou a capa”teve disposição“deu um salto” obediência: “foi ter com Jesus”.
Ao aproximar-se ouviu do Mestre a pergunta: “que queres que eu te faça?”. Sem titubear a resposta foi: “que eu torne a ver”. Podemos aprender objetividade e fé no pedido. O resultado foi glorioso: “Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver”.
 
Por último, podemos aprender que Bartimeu não quis apenas a bênçãomas o dono da bênção, porque após recebê-la: “seguia a Jesus estrada fora”.
 
Está precisando de alguma coisa? As lições para antes, durante e depois o cego deixou. Mas, antes de trilhar o caminho para a conquista de algo, por que não fazer uma lista do quanto você é abençoado? A oração deveria começar assim: Obrigado Senhor por existir, por mais um dia de vida, pelo ar que respiro, por não ser um mendigo à beira do caminho, por ter vistas perfeitas, por ter visão espiritual capaz de contemplar as grandezas de Deus, a salvação....o meu Senhor Jesus.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

PROJETO FAZENDO O IDE ACONTECER EM BOQUIRA

Com a graça de Deus, já estamos com um mês de trabalho nesta comunidade. Já realizamos quatro cultos, esperamos em Deus que esse trabalho missionário dêem muitos frutos para a sua glória. Já estamos ansiosos pelo aproximo trabalho. Com a graça de Deus, breve estaremos com mais noticias do campo missionário,  contamos com suas orações. 




Subindo a serra, a moto não aguentou tive que subi caminhando até um ponto melhor para montar. Isso já pela segunda vez, cheguei no lugar onde os irmãos estavam me esperando quase morto mas cheguei!   




A luz que não apaga

Por Pr. Elias Alves Ferreira

“...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” – João 7.12
A luz é de suma importância para a vida. Não é por acaso que foi a primeira coisa a ser criada, por aquEle que é somente luz – 1 João 1.5. A luz é uma verdadeira representação de Deus, Seus pensamentos e a essência do Seu ser. Quando tudo não passava de um caos, a potente voz do Senhor quebrou o silêncio com as seguintes palavras: “haja luz” e como nada impede o Todo-Poderoso, “houve luz”, e ainda mais “E viu Deus que a luz era boa” – Gênesis 1.3 e 4. Realmente a luz é boa para iluminar (vencer as trevas), aquecer e produzir a vida, deleitosa, essencial, sendo símbolo de retidão e alegria. Desde os tempos mais remotos, a luz produz certo senso de poder e proteção.
 
Durante os quarenta anos no deserto, Israel adormeceu sob uma coluna de fogo – Êxodo 13.22.
Dentre as várias vezes que Jesus disse “Eu sou”, uma delas foi “a luz do mundo”. E Ele não estava falando de uma teoria, mas de uma realidade. Confirma estas palavras de Jesus, o Seu nascimento: “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos... E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles..." – Lucas 2.8, 9, e a Sua revelação em um brilho indescritível: “E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz” – Mateus 17.2. João descreveu assim Jesus: “a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” – João 1.9. A verdadeira luz ilumina os homens, e, mediante essa iluminação, os homens são transformados conforme a imagem daquEle que é a própria Luz.
 
Como Luz, durante os dias em que esteve na terra honrou este título: Dando vistas aos cegos, ressuscitando os mortos, curando, libertando... enxugando todo tipo de lágrima.
 
Houve, no entanto, na história, um momento específico que esta Luz foi confirmada para sempre. Mas não foi na Sua transfiguração, mas sim quando deixou de brilhar por três dias e três noites na sepultura, e depois ressuscitando em glória. Quando morreu, até mesmo o sol, no horário de maior intensidade, deixou de brilhar, por que Ele estava assumindo todas as trevas humanas. Todavia, quando ressuscitou, reassumiu todo poder nos céus e na terra, ou seja, seria para sempre a Fonte Luminosa para toda a humanidade. 
 
Hoje, mais do que nunca, precisamos dessa Luz e honrar Efésios 5.8 “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”. As trevas são todas as atitudes contrárias contra o “Pai das luzes”Tiago 1.17.
 
Quando assumimos a Cristo, assumimos a Verdadeira Luz. Esta Luz Celeste ilumina a nossa razão, emoções, atitudes e nos conduz a um lindo lugar onde não haverá lugar para as trevas (mal): “Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos” – Apocalipse 22.5.
Vivamos cada instante das nossas vidas sob a perspectiva de Salomão: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” – Provérbios 4.18.

Jesus te espera junto à fonte


Pastor Elias Alves Ferreira

“Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte...” – João 4.6
Em uma de suas viagens, passou Jesus pela desprezada região de Samaria. Naquele tempo havia muita separação entre Judeus e Samaritanos. Não importando com preconceitos, Jesus foi à cidade de Sicar e assentou-se junto à histórica fonte de Jacó. Uma mulher que veio retirar água teve uma experiência gloriosa. Pode entender como adorar a Deus de forma verdadeira, vencer as tradições, descobrir o sentido real da vida e preencher o vazio interior.
 
Mas, um detalhe interessante é que ela dirige-se costumeiramente à fonte e alguém que ela nunca conhecera aguardava-a para fazer uma mudança radical em sua vida. Ela não planejou ou sonhou e mesmo assim, lá estava Ele. O passado daquela mulher havia sido censurável e ainda assim, Jesus oferece-lhe água viva. Os séculos passaram, mas Jesus continua o mesmo. Ele está assentado junto à fonte, te conhece como nenhum outro e te espera.
 
Jesus te espera independente do teu passado. O que tenha feito não é problema para Jesus. Não que aprove todas as atitudes, mas porque morreu numa cruz, derramando Seu precioso sangue, para te libertar da má consciência. O recomeço inicia-se com esta pessoa chamada o Cristo de Deus.
 
Jesus te espera independente de como tu és. Se todos fossem perfeitos ou para serem salvos, a humanização, a morte e a ressurreição de Jesus teriam sido inúteis. Com qualidades e defeitos, altos e baixos, com capacidades e incapacidades, Ele tão somente espera.
 
Jesus te espera independente das tuas pretensões. Talvez os teus sonhos não tenham espaço para o Filho de Deus. Quem sabe teus projetos imediatos sejam: satisfação física, distrações e folia. A grande desculpa talvez seja que a grande maioria nestes dias se entrega aos prazeres pessoais. Mas e quando individualmente tiveres que prestar contas das tuas atitudes?
 
Jesus te espera independente dos teus problemas. Dificuldades da vida ou colheitas de más semeaduras podem sem grandes para a tua capacidade, mas jamais para àquEle que recebeu todo poder nos céus e na terra.
 
Jesus te espera independente do teu futuro. O direito de escolha é algo que Deus respeita. E para onde vai o Senhor sabe. Ele espera porque é fiel e não desiste de ninguém. Ele espera para que não O acuse de atitudes injustas. Assim como a água natural é essencial para a vida física, Jesus é para a vida espiritual.
 
Se não sabe, há muito que Ele espera para dar água de uma fonte especial que é: inesgotável, pura, espiritual, permanente, real e transformadora. Que começa na terra e continua no céu. Mas se sabe, diga como a Samaritana: “Senhor, dá-me dessa água para que eu não tenha mais sede...” – João 4.15.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

A sós com Deus


Por Pr. Elias Alves Ferreira
É preciso mudar a escala de valores. Vencer a nós mesmos, as críticas ou quaisquer sentimentos contra Deus e ter encontros diários com o Supremo Ser. Assim nos aconselha o Livro dos Livros:“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” – Mt 6.33. A grande maioria busca em primeiro lugar as “outras coisas” e o “reino de Deus” se sobrar tempo, o que raramente acontece. Um dia O Senhor advertiu: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ? Ou que dará o homem em troca da sua alma ? “ – Mt. 1.6.26.
 
É preciso mais do que nunca, abrir um espaço em nosso mundo pessoal e investir em quem pode nos fazer felizes e completos. Grandes homens da Bíblia tiveram experiências inigualáveis quando estavam sozinhos com Deus. Jacó estava sozinho quando foi abençoado e teve seu nome e caráter mudado – Gn. 32. Moisés foi chamado quando encontrava-se sozinho pastoreando no monte Horebe – Êx. 3. Elias teve seu ministério profético impulsionado quando de um encontro pessoal com as forças celestiais – 1 Rs. 19. Josué estava só quando o Senhor o visitou – Js. 1. Gideão malhava sozinho o trigo quando foi levantado para gerar vitórias em Israel – Jz. 6. João Batista, o último dos grandes profetas, pregava e vivia solitário no deserto –Mt. 3. Cornélio orava sozinho quando recebeu a visita de um anjo e abriu a porta para a conversão dos povos gentios (não Israelita) e Pedro de num terraço, teve orientações para levar a mensagem de salvação – At.10. João, o discípulo do amor, estava só, numa ilha deserta chamada Patmos, quando teve as maravilhosas visões apocalípticas – Ap. 1.
 
Quando olhamos para a vida devocional de Jesus podemos vê-Lo muitas vezes em consagração isolada. No início do Seu Ministério jejuou quarenta dias e noites no deserto – Mt. 4. Antes de escolher Seus discípulos orou sozinho uma noite inteira – Lc. 6. Antes de andar sobre o mar e acalmar as ondas, ficou no monte orando – Jo. 6. O momento mais glorioso de Seu ministério na terra ocorreu no monte da transfiguração, num momento de íntima comunhão com o Pai – Mt. 17. No Jardim do Getsemâni onde transpirou gotas de sangue, numa entrega angustiante pela humanidade - Lc. 22. E na cruz, todo ensangüentado, embora no meio de dois ladrões, abandonado por Deus e seus discípulos, para poder remir os pecadores do mundo? Jesus viveu em completa dependência dos Céus. Nada que Jesus conquistou foi sem oração, até mesmo a Sua ressurreição – Hb. 5:7.
 
Imitemos para sempre Jesus.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Vivendo a família

Por Pr Elias Alves Ferreira

Família é mais que um lugar onde as pessoas moram, é na verdade, um lugar de abrigo. Ela contém o sorriso de uma Mãe, a força de um Pai, a energia de uma Criança. É tão essencial como o combustível para os automóveis, o oxigênio para os pulmões, o verde para as matas, o vôo e o ninho para os pássaros, o cobertor para o frio, o caminho para o viajor... É uma força propulsora da vida, o chão onde se pisa, o horizonte que se contempla.

Em família ocorre a primeira aula, a primeira escola, a primeira Igreja, a primeira reunião de fé, a primeira prece, o primeiro altar, o primeiro abraço, o primeiro beijo, o primeiro sim, o primeiro não... A família é uma verdadeira muralha contra a imoralidade. Nela a primazia não é o dinheiro mas o carinho, o amor e o respeito. Sem família o mundo não é mundo mas um caos.

Quem compreende o valor da família percebe que somente Deus poderia ter uma idéia tão interessante e pode livremente cantar com o Salmista dizendo:
´Mais do que feliz é todo aquele que por sentir amado pelo Eterno Ser, descobre-O em cada detalhe da vida e tudo faz para agradar-LHE.Trabalha diariamente com disposição fazendo de cada refeição uma conquista, uma celebração e sente bater dentro do peito um coração feliz, não permitindo o mal povoar seu mundo.
Fica ansioso para voltar à casa e encontrar sua esposa, sua Rainha, fazer-lhe declarações e a comparar como uma videira perfumada cheia de suaves frutos. Encher o odre de sua alegria a ponto de transbordar. Olhar os rostos de seus filhos que brilham e perceber que são viçosos como brotos de oliveira, crescendo maravilhosamente ao redor de sua mesa. Afinal, seu alvo primário nesta vida, seu grande tesouro é sua esposa, seus filhos, sua casa.
Eis que é assim o chefe do lar que dá permissão para o Senhor agir. Que não se envergonha de ajoelhar-se e falar com o Pai Celeste, porém; reconhece e declara que é dependente da força Divina. Está consciente e absorve o amor maior que foi vertido em sangue na cruz e concluído na ressurreição de Jesus Cristo.
O Altíssimo lhe abençoará de suas santas moradas, para poder contemplar diariamente a prosperidade de sua família terrena e sua família maior, o povo de Deus. Terá a oportunidade de afagar seus filhos e netos e ver a eterna paz sobre os escolhidos e santificados por Àquele que humildemente ousa chamar-LHE “meu Deus”. Salmo 128 – Paráfrase. 
Se a sua família estiver incompleta ou em dificuldade, busque a força dos Céus e sempre haverá motivos para celebrar e viver a grande família. Na Paz do Senhor.

fonte: www.soudapromessa.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O pão do céu

Por Pastor Elias Alves Ferreira


“A casa de Israel deu-lhe o nome de maná. Era como semente de coentro; era branco, e tinha o sabor de bolos de mel.Ora, os filhos de Israel comeram o maná quarenta anos, até que chegaram a uma terra habitada...” – Êxodo 16:31;35 (a).
Os Filhos de Israel tiveram uma experiência gloriosa no deserto. Durante quarenta anos puderam, diariamente, ver um milagre de Deus - o maná que caia do céu. O Eterno que os chamou para uma vida melhor e de fé, providenciou o essencial que precisavam para cada dia. Não houve um dia sequer, que pudessem reclamar do esquecimento ou falha de Deus. Quando acordavam, lá estava o alimento puro com sabor de mel. Por outro lado, tinham que fazer a parte deles, que era sair e colher o maná. O alimento não caia diretamente na panela, mas ao redor de suas tendas.
Resumindo:

  • O alimento começou a cair quando saíram da Egito – Depois de salvos.
  • Era de Deus (do céu, celestial).
  • Era puro (branco – santidade).
  • Representava a graça (caia enquanto dormiam).
  • Caia no deserto (Não era preconceituoso).
  • Era delicioso (sabor de mel).
  • Era diário (para cada dia).
  • Era para uma situação especial (enquanto estivessem no deserto).
  • Declarava a fidelidade (diariamente e por quarenta anos)
  • Era símbolo da justiça (Obedecia ao Dia do Senhor - Sábado).
  • Anunciava a vida futura (Maná escondido – vida Eterna).
  • Concordava com o trabalho (Tinham que colher).
  • Exigia prioridade (Logo pela manhã – A primeira coisa).
  • Pregava o valor das pequenas coisas (pequenos grãos podiam transformar-se em grandes bolos).

 Mas tudo isso, como não poderia ser diferente, fala do Senhor Jesus. O Filho de Deus que deixou a glória celeste e viveu no deserto deste mundo. Que sempre foi puro apesar de todas as tentações. Que na cruz derramou o Seu sangue, na maior demonstração da graça divina. E que está conosco todos os dias até a consumação dos séculos.
Será que Deus mudou o comportamento para com os Seus filhos? Não! Ele mesmo diz: “Porque eu, o SENHOR, não mudo...” – Malaquias 3.6 (a). Então concluímos que todo desespero, inquietação e murmuração, denunciam incredulidade da nossa parte.
Mas qual é o comportamento ideal? Manter um contato diário e renovado com o Senhor! Acordar pela manhã e verificar o maná que caiu graciosamente durante a noite e recolher a porção daquele dia. Estar certo de que as experiências de ontem não valem para hoje. Os fracassos de ontem não devem roubar a alegria de hoje. Aliás, devem servir de lições.

Estar ciente do deserto, mas não se prender nele e sim, nos cuidados amorosos e especiais preparados pelo Senhor. Perceber que por mais duro que seja o momento, foi o mais saboroso que Deus pode servir.

Mas atenção: O sabor de mel, somente será real, se o nosso coração estiver em harmonia com o coração do Pai, ou seja, branco como o maná.