quinta-feira, 9 de junho de 2011

PROJETO FAZENDO O IDE ACONTECER EM BOQUIRA

O pastor Carlos tem procurado cumprir com o ide de Jesus em Boquira Região Oeste da BA. Ele tem buscado junto a Secretaria de Educação do Município a liberação de prédios escolares que estão desativados para realizações de cultos evangelísticos. Com a graça de Deus já conseguimos hum e estamos realizando trabalhos quinzenais nesta comunidade. Já está em andamento a liberação de outro em uma outra comunidade. É Deus que está no comando desse projeto portanto temos a certeza que os frutos virão para a sua gloria.

O pastor Carlos Azevedo é pastor do campo de Boquira a quatro anos e nove meses mas estava residindo em Oliveira dos Brejinhos onde a Igreja Adventista da Promessa mantem uma congregação. Depois de passar quatro anos e nove meses em Oliveira dos Brejinhos que fica a  60km de Boquira, foi transferido para a cidade de Boquira no dia 18 de Maio de 2011. 

A força é nossa mas o poder é de Deus


Por Pr. Elias Alves Ferreira

“Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido”.
Jó 42:2
Jó havia passado por terríveis provas e mesmo em meio ao sofrimento podemos perceber uma fé intocável. Havia perdido filhos, bens, amizades e a saúde física, mas jamais perdeu sua confiança, comunhão e visão que tinha a respeito da Divindade.

Para o Patriarca, Deus podia tudo. Realmente Ele pode. Todo poder reside e emana dEle. A Bíblia O chama de: Senhor dos Senhores, Senhor dos Exércitos, Rei da glória, Deus dos deuses, doador da luz, Deus vivo, Pai das luzes...

Deus, embora independente das coisas criadas, pode ser percebido no verde das matas, no silêncio dos vales, no alto das montanhas, no brilho das estrelas, na imensidão dos céus, na voz dos trovões, no alvorecer de um dia, num raio de sol, numa gota de chuva, num floco de neve, numa pétala de flor, num gene, num sorriso de uma criança, num fio de cabelo dourado de um idoso... Deus está em tudo, é só perceber!

A Bíblia fala que o poder de Deus pode ser experimentado quando as sagradas letras são absorvidas – “Tudo quanto Deus nos diz é cheio de força viva; é mais cortante do que o punhal mais afiado, e corta rápido e profundo em nossos pensamentos e desejos mais íntimos ...” Hebreus 4.12 - quando buscamos em intensa oração – “Vocês me encontrarão sempre que me procurarem; mas para isso, precisam me procurar de todo o coração” – Jeremias 29.13, quando temos um encontro pessoal com Jesus Cristo, o que morreu e reviveu – “Quando alguém se faz Cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro...” - 2 Coríntios 5.17, quando cremos e permitimos a atuação do Espírito Santo – “Mas quando o Espírito Santo descer sobre vocês, então receberão poder para testemunhar...” Atos 1.8...

Jó ao render-se a esta grandeza disse “Nenhum dos teus planos pode ser impedido”. Quem por mais sábio que seja pode acrescentar um dia a sua vida? Impedir a força do vento ou a fúria do mar? Quem pode impedir Deus? Assim Ele mesmo desafia “Eu sou Deus, quando eu faço alguma coisa, ninguém é capaz de impedir”. – Isaías 4.13.

Por outro lado, é verdade que não compreendemos sempre, em todas as coisas, os desígnios Divinos. Jó não imaginava que no final receberia porção dobrada. Não podemos compreender tudo, mas cremos que a nossa história não está à deriva. E basta saber que há um mundo, uma multidão de vidas, sonhos, planos... Um Deus de amor... Um amor de Deus!!!

 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Jesus Cristo - Deus e Homem


Por Pr. Elias Alves Ferreira

Uma das grandes mensagens da Bíblia, com certeza, é a humanização de Jesus. Foi um fato milagroso, por isso, não dá para ser compreendida sem o elemento da fé. Várias dezenas de profecias anunciavam este acontecimento com detalhes.

Como seria gerado, o lugar do Seu nascimento, a fuga para o Egito, Seu ministério prodigioso, Seus ensinos, Seu nome, Sua morte e Sua ressurreição,  estavam previstos.  Mas um detalhe nos leva a perguntar: Jesus foi homem ou Deus? Quando olhamos para os Textos Sagrados descobrimos que foi as duas coisas. Não fingiu ser homem e nem Deus. Numa personalidade única é percebida a humanidade e a Divindade.

Como homem nasceu de uma mulher, passou pelo processo de crescimento, sentiu fome, sede, tristeza, indignação, cansaço, dor e morte. Como Deus transformou água em vinho, perdoou pecados, andou sobre as ondas do mar, multiplicou pães, fez maravilhas, transfigurou e ressuscitou. Foi uma só personalidade porém, com duas naturezas. Como homem pode nos compreender e como Deus pode nos salvar. Como homem sentiu todas as nossas dores e como Deus pode curá-las.

Paulo diz a respeito de Jesus que “Nele, habita corporalmente, toda a plenitude da Divindade” – Colossenses 2.9. Que possuí o nome sobre todo o nome – Filipenses 2.9- 11. Que Ele é Criador e Sustentador de todas as coisas - Colossenses 1.15-17. Que Ele é “Senhor”, a quem se deve orar pedindo salvação, do mesmo modo que se invoca Iavé – Joel 2.32 e Romanos 10.9-13. Jesus é “sobre todos, Deus bendito” – Romanos 9.5“nosso grande Deus eSalvador” – Tito 2.13.

A Bíblia proíbe o culto a anjos – Colossenses 2.18; Apocalipse 2.8-9, porém manda cultuar Jesus. Aliás, foi adorado após a ressurreição por Tomé, sem qualquer restrição: “Senhor meu e Deus meu” – João 20.28. Mas não basta apenas saber sobre Jesus é preciso experimentar, celebrar e viver. Em Apocalipse 3.20 lemos: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.  

É preciso ouvir a doce e amorável voz do Senhor. Abrir a porta do coração. Deixar Jesusentrar em toda a nossa existência. E por fim ter comunhão e celebrar a ceia, o banquete. Não uma ceia de bebidas finas, de frutas, de assados, de massas e de guloseimas. Mas a ceia do compromisso, de mudança de vida, da renovação, da paz, do amor, da alegria, da esperança, da fé e do perdão.

terça-feira, 7 de junho de 2011

A comunhão Divina

Por Pr.Elias Alves Ferreira


“Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”.  Salmo 91.14-16

Quando qualquer ser humano, por pior que esteja, resolve estabelecer uma comunhão sincera com Deus, muitos são os benefícios alcançados.
O Salmo 91 revela alguém que vivia vitoriosamente através da comunhão Divina. O próprio Senhor declara:” Porque a Mim se apegou com amor”. Não há decisão mais acertada para um ser humano que pensar em Deus, mesmo que não O esteja vendo com olhos naturais. Normalmente, a tendência é haver  apego às coisas materiais. Às coisas que se vêem, que trazem conforto ou que produz um certo status. Ou então,  um sentimento de relevância interior que produz prazer físico a qualquer custo.
O Salmista havia voltado-se para Deus. Seu maior prazer e amor era agrada-Lo. Podemos notar ainda que esta comunhão extrapolava o campo físico e emocional. O Senhor declara: “Porqueconhece o Meu Nome”.  Conhecer o nome é mais que saber um ou mais títulos Divinos e mencioná-los publicamente com certa retórica. No “conhecer o nome de Deus” está implícito: Oração, louvor, adoração, santificação, aliança...
Quando há compromisso com Deus, Ele também responde com compromisso. Somente nestes três versos há oito promessas de vitória. Começa com livramento“Eu o livrarei”. Prossegue com uma situação de intocabilidade  pelo mal: “Pô-lo-Ei a salvo”. Declara um desejo deresposta“E Eu lhe responderei”. Assume compromisso para os momentos difíceis“Na sua angústia Eu estarei com ele”. Compromete com livramento completo“Livrá-lo-Ei”. Dispensa a glória Divina: “Glorificarei”.  Intensifica com uma vida longa nesta terra: “Saciá-lo-Ei com longevidade”. E culmina com a salvação eterna“E lhe mostrarei a Minha salvação”. 

É possível querer mais de Deus? De Deus que nos possibilita tudo isso através de Jesus que nos foi presenteado na terrível cruz, e ressuscitado no terceiro dia, para transformar qualquer caos num momento de vitória e rara beleza?
Ao lado do Senhor, toda perda é ganho, toda derrota é vitória, toda temporal é uma melodia, todo detrito é adubo para crescimento, toda batalha é exercício de vitória, todo fardo é apenas um desejo dos Céus, para ajoelharmos e incensarmos nossas vidas com o perfume da oração.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vencendo pela fé



Por Pr. Elias Alves Ferreira

“Porque tudo o que és nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. 1 João 5.4
Em cada detalhe da vida, se vacilarmos, podemos encontrar dificuldade que nos tire a vitória, a paz e a alegria de viver. Satanás, o inimigo de Deus e nosso, embora derrotado por Jesus, continua com seus ardis de enganar e arruinar a muitos. Os engodos do mal levam muitos a acreditar que nasceram somente para derrota, que os problemas são insolúveis, que Deus não existe, que estão abandonados e que não vale a pena viver. Infelizmente muitos são derrotados por essas inverdades. A grande maioria das preocupações e ansiedades nunca chegam a materializar. Por isso, faz-se necessário avaliar constantemente a qualidade da fé.

O que é um automóvel sem motor? O que é um motor sem combustível? O que é um corpo sem vida? O que é um Filho de Deus sem fé? Quando está faltando objetividade e vida, está faltando o elemento essencial chamado fé.

Forças e recursos Divinos estão disponíveis para que todos sejam felizes. Deus o Pai de amor, investiu alto quando enviou Jesus. Jesus investiu alto quando além de dar a Sua vida na cruz, após ressuscitar, enviou O Espírito Santo. O Espírito Santo também investiu e continua investindo alto, dando-nos a direção, aplicando a obra salvadora de Jesus, a graça celeste e o Seu poder. É a Divindade junta (Pai, Filho e Espírito Santo) procurando levar a todos na posição mais alta possível.

Todos podem vencer. Basta que no momento adverso seja hasteada a bandeira da fé. Se pudermos aceitar com simplicidade a fé, todos os sentimentos negativos desaparecerão. Não importa quão difícil e alta possa ser a montanha a nossa frente. Deus não mudou, e tudo ainda permanece sob o Seu governo. Quando a fé em Deus é despertada, a dor desaparece, o inimigo recua e as necessidades são supridas. Ele mesmo afirma: “... De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” – Hebreus 13.5.

Seja mais um vitorioso pela fé. Nada é maior que nome de Jesus. Nenhum pecado confessado e abandonado sobrepuja o sangue de Cristo. Nenhuma prisão detém o poder do Espírito Santo. Nenhuma dor, amargura, escuridão, solidão ou necessidade é adversária à altura da glória de Deus. Então vença.

domingo, 5 de junho de 2011

Um novo coração


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” – Provérbios 4.23.
A Palavra de Deus é sempre surpreendente. Por mais que a consideremos um livro escrito a tanto tempo, sempre nos traz novas formas de vermos o mundo, de inspiração e de compreensão da vida. Quando sistematizamos a palavra “coração” nos deparamos com uma verdadeira “cardio-teologia”.
 
No aspecto físico de uma pessoa adulta é apenas um órgão do tamanho de um punho, que pesa 500 g, dividido em 2 aurículos e 2 ventríloquos, envolto por uma membrana chamada pericárdio... Mas quando fazemos uma conta de seu funcionamento ficamos surpresos com os números: Batendo 70 vezes por minuto, em uma hora será 4.200, 100.800 por dia, 36.792.000 por ano e 2.575.440.000 para quem vive setenta anos...
 
Não é uma maravilha de uma bomba que trabalha 24 horas em todos os dias inclusive os feriados? Devemos cuidar desta preciosa obra prima da natureza.
 
E quando consideramos o coração como emoção e razão? A isto a Bíblia também alerta:
 
O coração é o nosso bem mais precioso: “Sobre tudo o que deve guardar...”. Assim como cuidamos da nossa aparência devemos zelar do nosso interior. “Sobre tudo” significa prioridade, valorização máxima, cuidado especial....
 
O coração deve ser guardado. “guarda o teu coração”. Se para o coração físico deve ser evitado o excesso de gordura, o alto índice de triglicérides e do mal colesterol, imaginemos quando ele é visto espiritualmente! Devemos eliminar radicalmente o ódio, a maldade, a vingança, a falta de perdão, a mentira, a vaidade, a inveja, a más intenções, o orgulho, os vícios...
 
A vida depende do coração. “... porque dele procedem as fontes da vida.” Sim, a vida depende do coração. Sem alguns membros ou órgãos alguém pode, mesmo que vegetativamente viver, mas não sem o coração. Artificial ou transplantado dependemos de um.
 
Devemos deixar espiritualmente o nosso coração nas mãos de Jesus, que veio ao mundo e ensinou que para vivermos bem devemos perdoar sempre e amar intensamente a todos, que deu o Seu sangue numa cruz e depois teve o “coração derretido como cera” em nosso lugar conforme o Salmo 22.14.
 
Se precisarmos de uma cura é só orar como Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." - Salmo 51.10.  O transplante será imediato, sem filas, de graça e sem qualquer rejeição. Como saber? É só olhar a história nos últimos dois mil anos e muitos que estão próximos e veremos tanta gente boa curada pela Sua graça, misericórdia, amor e perdão.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A autodisciplina

Por Pr. Elias Alves Ferreira

“Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á”. Mateus 16.24, 25.

A vida Cristã traz a mensagem de uma vida convicta. A pergunta mais simples que devemos fazer é: Cremos realmente naquilo que vivemos? Ser Cristão é antes de tudo viver um quebrantamento com brandura e amor. É ainda, seguir as pisadas de Jesus, fazendo dEle o alvo supremo. Não pode haver abismo entre o “dizer” e o “ser”. O discernimento de Cristo deve ser inesquecível: “Pelos frutos os conhecereis” – Mateus 7.16. Dizer que tem fé e não agir para agradar a Deus é uma contradição. “A fé sem obras é morta” – Tiago 2.26.
Os grandes heróis da fé foram vitoriosos por que levaram uma vida de completa disciplina. As palavras “discípulo” e “disciplina” estão irmanadas entre si. A profissão de fé deve ser diária e mais em atitudes do que em palavras.
Numa linguagem clara Jesus afirmou que o verdadeiro discipulado envolve: Autodisciplina voluntária - “Se alguém quiser”, autonegação - “renuncie-se a si mesmo” - compromisso com a cruz pessoal  “tome a sua cruz” e por último, submissão e ação - “siga-me”.

A autodisciplina é importante por que demonstra que somos livres e podemos optar. Deus nos fez seres livres. Não nos formatou, ao contrário, nos dinamizou. Podemos escolher nosso futuro.  Mas autodisciplina também revela a cruz, a qual implica lutas e dificuldades. Muitos discípulos dos dias de Cristo não entenderam e “tornaram para trás e já não andavam com ele” – João 6.66. É no exercício diário que se prepara o atleta.
De uma forma intensa, autodisciplina culmina com “Perder a vida”. Perder a vida significa desprezar o que é errado, entregar totalmente a Deus e substituir tudo por Jesus. Esta perda, no entanto, se transforma em ganho, em lucro de “cem vezes mais e por fim a vida eterna” – Mateus 19.29.

Porém, este estilo de vida somente tem valor se for feita em amor. Assim diz o texto: “quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á”. A condição primária é o amor, por que tudo que foi feito por nós, foi movido por este indispensável atributo.
A humanização, a morte e ressurreição do Senhor é expressão do amor eterno para que tenhamos “... vida e vida em abundância” – João 10.10.