segunda-feira, 13 de junho de 2011

O maior anseio da humanidade


Por Pr.Elias Alves Ferreira
" Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus Vivo: quando irei e me verei perante a face de Deus ?." Salmo 4.1,2
A maioria, consciente ou não, procura de forma ansiosa se realizar espiritualmente. Foi criado para o Paraíso e o seu primeiro lar foi o maravilhoso Jardim do Éden (lugar de delícias). No entanto, nossos primeiros pais pecaram, desprezando o lugar que foi preparado especialmente por Deus, e para que não vivessem eternamente sob o jugo do pecado foram expulsos do Éden. A partir daquele instante, iniciou-se a busca do Paraíso perdido. Podemos ter tudo neste mundo, a tão essencial saúde, uma casa ampla, móveis e utensílios de última geração, um alta conta bancária, sem Deus, porém; seremos irrealizados. Sem a certeza de que no final retornaremos ao Lar Original, com a comunhão plena com o criador, nada disso tem valor.

Mas qual o caminho para o Jardim das eternas delícias? Em primeiro, você deve fazer uma reflexão interior e descobrir que a sua alma está sedenta de Deus. A sua situação não é diferente daquela que o Salmista descreve: Assim como a Corça ou Cervo, pequeno animal do campo, procura desesperadamente no deserto o lugar das águas, o seu interior aspira um encontro com o Pai. Porque só nEle encontrará a verdadeira paz. Ninguém melhor neste universo compreende a sua situação e é capaz de penetrar no recôndito da alma, no obscuro mundo interior e justamente ali, preencher o vazio existencial.

Todo produto químico guarda um segredo especial, a fórmula que só o fabricante conhece. Assim é o seu íntimo, o seu coração. Só Deus o conhece plenamente, você é um projeto dEle.

Mas como ir até o Pai? Com sua própria força? Com seus sacrifícios pessoais? A resposta é não. Jesus disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim", João l4.6. Devemos reconhecer Jesus como nosso Salvador, nossa única ponte de acesso a Deus, por que foi Ele que sendo perfeito, se fez pecador, carregando sobre a cruz nossos pecados, ressuscitando depois disso ao terceiro dia. Sinceramente cremos que Ele ainda está de braços abertos para aceitar a sua vida, do jeito que você é e está.

A maior ansiedade humana não é por uma melhor condição de vida, pois encontramos pessoas insatisfeitas em todas as classes sociais, do primeiro ao terceiro mundo, mas sim da pessoa de Deus.

Se olhar interiormente e ver um coração ansioso por Deus, não busque erroneamente em coisas passageiras. Não se curve diante de pessoas ou obras humanas, mas vá diretamente a Cristo, as palavras dEle dita a vinte séculos atrás sussurra aos seus ouvidos: "se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão Rios de água viva". João 7.37, 38.

fonte: http://www.soudapromessa.com.br


http://www.soudapromessa.com.br

domingo, 12 de junho de 2011

Aida vazio?


“Tudo fez formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem...”. Eclesiastes 3.11
Muitas perguntas povoam a nossa mente. Porque nasci? Quem sou eu? Qual o meu objetivo nesta vida? A vida é somente isto? São pensamentos que muitas vezes pesam e alteram nosso comportamento.

O Rei Salomão também sofreu com estes sentimentos e concluiu que a vida não passava de uma grande vaidade. Que tudo não passava de um “correr atrás do vento”. O livro de Eclesiastes afirma que construiu casas e palácios, plantou vinhas, criou milhares de animais, teve incontáveis empregados, acumulou o maior tesouro pessoal e nacional. Pela sua capacidade de administração teve as fronteiras de Israel alargadas formando a maior configuração geográfica desse País, um verdadeiro império. E ainda assim, sentia um enorme vazio interior. A conclusão é que a felicidade não está na capacidade de ter e sim de ser. A verdadeira satisfação não é exterior, mas interior. Está em descobrir o verdadeiro amor. Não basta conquistar na terra se não for conquistado pelos céus. Não basta subir se primeiro não descer as escadarias da humildade. Não basta crescer se não aprender a viver como criança.

O sábio Salomão concluiu brilhantemente: “Tudo fez formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem...”. Eclesiastes 3.11. Em outras palavras, Deus criou o ser humano e deixou um lugar em sua existência que somente Ele pode preencher. Sem saber, todas as pessoas possuem o desejo inato de encontrar o seu Criador. Somente nEle é possível uma real e completa satisfação. Quantos infelizmente, não percebem isto e procura a felicidade em seus próprios caminhos. Não é por acaso que muitos se encontram em verdadeiros abismos psicológicos, físicos e espirituais. Ao invés de viverem, vegetam. São seres humanos que mais parecem animais. 

No entanto, outros descobrem como Paulo o verdadeiro sentido da vida: “... o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo”. Efésios 3.8. Jesus é rico em paz, amor, alegria, esperança, fé, libertação e salvação. Quem mais, por exemplo, pode fazer um convite universal com as seguintes palavras: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviareis”? Jesus é rico porque num instante da eternidade se fez gente como nós, traduziu os eternos desejos secretos do Pai e pagou o preço do resgate espiritual morrendo numa terrível cruz. E hoje, vivo para sempre, intercede para que todos seja Seu povo.

Basta somente um passo, uma atitude de fé, uma abertura do coração para que tenhamos a maior das experiências. Nossa mente e coração estão onde estiver nosso prazer, nosso tesouro. Nosso amor e alegria estão onde estiver nossa razão de viver. Mas tudo isso: Nosso prazer, nosso tesouro e nossa vida, devem repousar na pessoa maravilhosa de Cristo. Por que vazio se podemos ser cheios e viver em plenitude a graça e a paz do Senhor?

sábado, 11 de junho de 2011

O que Jesus pode fazer


“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” - Efésios 3.20.
Quantas vezes, principalmente nos momentos de aflições, perguntamos: O meu problema tem solução? Existirá alguém capaz de me ajudar? O Apóstolo Paulo, em sua oração pelos fiéis da de Éfeso, mergulha nas águas profundas da comunhão e nos legou sentimentos que somente são percebidos quando exercitamos a fé numa entrega total e irrestrita. Esta comunhão está alicerçada em Cristo.

Certamente já ouviu falar de Jesus. Àquele que nasceu em Belém da Judéia, gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, realizou sinais e maravilhas, morreu pelo mundo todo de braços abertos, ressuscitou ao terceiro dia e prometeu voltar de forma gloriosa.

Este Jesus pode Salvar. Pela sua morte e ressurreição pode lhe conceder à redenção, a remissão, a purificação dos seus pecados, por pior que seja. A graça de Deus, o presente imerecível, está a sua disposição. Jesus é a divindade compartilhada, capaz de transformar sua vida e produzir plenitude.

Ele pode livrar de qualquer situação. Soltar das amarras do passado, inundar de vida o presente e de encher de perspectivas o futuro. Na companhia deste Cristo encontrará segurança, confiança, e um sentimento de vitória. Ele foi vitorioso pelo amor, pela obediência e pela humildade. Sua vitória será absoluta.

Jesus pode guardar em toda parte. Não há um nome maior que este nome. Ao lado dEle, nenhum mal lhe atingirá. Coisas conhecidas ou desconhecidas, visíveis ou invisíveis, temporárias ou eternas. A alegria divina é maior que a tristeza, a graça é maior que o erro, a presença é maior que a solidão, a paz é maior que a inquietude, a confiança maior que o desespero, a vida é maior que a morte e Jesus é maior que os anjos caídos.

Ele pode fazer infinitamente mais do que pensa ou pede. Seu evangelho ultrapassa o perdão dos pecados, os limites da proteção e bênçãos temporais e atinge as esferas mais altas da glória e deixa a humanidade atônita. Somos objetos do poder de Deus.

Seus desejos nunca atingirão plenamente as riquezas de Deus. Sua vontade em Cristo é de lhe abençoar infinitamente além de seus sonhos e imaginação. Deixe o poder de Jesus Cristo realizar coisas grandiosas em sua vida.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Depressão, como lidar com essa situação


Por Pr. Elias Alves Ferreira
A depressão é um mal que atualmente atinge um grande percentual da população. O número de pessoas que procuram ajuda para este problema tem aumentado consideravelmente. As causas principais são físicas, emocionais e espirituais. Espiritualmente, que é o nosso caso, procuramos ajudar as pessoas a recuperarem os valores desta área:
  • Auto-estima. É necessário que as pessoas descubram que são imagem e semelhança de Deus. Que não foram criadas para derrota e sim para a vitória. Conforme o Profeta Isaías, podemos viver como águias - Isaías 40.31. Então porque viver como avestruz?
  • O plano de Deus. Se Deus criou todas as coisas com finalidades específicas não seria o ser humano a ficar sem um propósito. De forma generalizada Deus enviou Seu Filho Único que morreu de braços abertos pela humanidade. Mas por outro lado, é impossível viver bem sem ter um encontro pessoal com a graça divina, um objetivo concreto. Quando este encontro é real, as pessoas passam a viver no centro da vontade de Deus - Jó 42.2.
  • Perdão. Um dos temas mais profundos do cristianismo chama-se perdão. Com ele é possível vencer a torturante culpa. E sem ele é impossível superar os obstáculos da vida. O perdão, no entanto, muitas vezes, deve acontecer em três níveis: Perdoar algum ofensor ou situação, a si próprio e por último desfrutar o perdão do Senhor. Com Jesus aprendemos que não há limite para o perdão, porque podemos vê-Lo perdoando até mesmo em meio à agonia da Cruz - Mateus 18.21 e 22 – Lucas 23.34.
  • Fé. A fé é a força propulsora da vida. Se ela existir jamais haverá a desistência da vida. O poder libertador de Deus será real. Se for Bíblica, terá uma direção divina, proporcionado uma visão além das dificuldades e da dor - Hebreus 11.6. O medo será substituído pela segurança, o louvor pela lamúria, a tristeza pela alegria, a fraqueza pelo poder, o desânimo pelo ânimo, a dúvida pela certeza e a morte pela vida.
  • Comunhão. Não fomos criados para o isolamento e a comunhão com Deus e o próximo tem sido um verdadeiro antídoto para os males. Oração, leitura bíblica, aceitação e amor nunca são demais, principalmente para alguém que sofre - 1 João 1.3.
Não menosprezemos a depressão. Um simples surto pode transformar-se numa tragédia. As fugas (do simples menosprezo aos vícios) não resolvem apenas adiam a solução. É um mal que pode ser evitado e curado, mas necessita de compreensão e pré-disposição. Toda ajuda possível deve ser buscada. Os Profissionais da Saúde, os Psicoterapeutas, a Ciência Farmacológica e Conselheiros Espirituais comprometidos com Deus e Sua Palavra apresentam caminhos surpreendentes para superar e vencer a depressão.

Façamos de tudo para termos um mundo mais alegre e feliz.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PROJETO FAZENDO O IDE ACONTECER EM BOQUIRA

O pastor Carlos tem procurado cumprir com o ide de Jesus em Boquira Região Oeste da BA. Ele tem buscado junto a Secretaria de Educação do Município a liberação de prédios escolares que estão desativados para realizações de cultos evangelísticos. Com a graça de Deus já conseguimos hum e estamos realizando trabalhos quinzenais nesta comunidade. Já está em andamento a liberação de outro em uma outra comunidade. É Deus que está no comando desse projeto portanto temos a certeza que os frutos virão para a sua gloria.

O pastor Carlos Azevedo é pastor do campo de Boquira a quatro anos e nove meses mas estava residindo em Oliveira dos Brejinhos onde a Igreja Adventista da Promessa mantem uma congregação. Depois de passar quatro anos e nove meses em Oliveira dos Brejinhos que fica a  60km de Boquira, foi transferido para a cidade de Boquira no dia 18 de Maio de 2011. 

A força é nossa mas o poder é de Deus


Por Pr. Elias Alves Ferreira

“Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido”.
Jó 42:2
Jó havia passado por terríveis provas e mesmo em meio ao sofrimento podemos perceber uma fé intocável. Havia perdido filhos, bens, amizades e a saúde física, mas jamais perdeu sua confiança, comunhão e visão que tinha a respeito da Divindade.

Para o Patriarca, Deus podia tudo. Realmente Ele pode. Todo poder reside e emana dEle. A Bíblia O chama de: Senhor dos Senhores, Senhor dos Exércitos, Rei da glória, Deus dos deuses, doador da luz, Deus vivo, Pai das luzes...

Deus, embora independente das coisas criadas, pode ser percebido no verde das matas, no silêncio dos vales, no alto das montanhas, no brilho das estrelas, na imensidão dos céus, na voz dos trovões, no alvorecer de um dia, num raio de sol, numa gota de chuva, num floco de neve, numa pétala de flor, num gene, num sorriso de uma criança, num fio de cabelo dourado de um idoso... Deus está em tudo, é só perceber!

A Bíblia fala que o poder de Deus pode ser experimentado quando as sagradas letras são absorvidas – “Tudo quanto Deus nos diz é cheio de força viva; é mais cortante do que o punhal mais afiado, e corta rápido e profundo em nossos pensamentos e desejos mais íntimos ...” Hebreus 4.12 - quando buscamos em intensa oração – “Vocês me encontrarão sempre que me procurarem; mas para isso, precisam me procurar de todo o coração” – Jeremias 29.13, quando temos um encontro pessoal com Jesus Cristo, o que morreu e reviveu – “Quando alguém se faz Cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro...” - 2 Coríntios 5.17, quando cremos e permitimos a atuação do Espírito Santo – “Mas quando o Espírito Santo descer sobre vocês, então receberão poder para testemunhar...” Atos 1.8...

Jó ao render-se a esta grandeza disse “Nenhum dos teus planos pode ser impedido”. Quem por mais sábio que seja pode acrescentar um dia a sua vida? Impedir a força do vento ou a fúria do mar? Quem pode impedir Deus? Assim Ele mesmo desafia “Eu sou Deus, quando eu faço alguma coisa, ninguém é capaz de impedir”. – Isaías 4.13.

Por outro lado, é verdade que não compreendemos sempre, em todas as coisas, os desígnios Divinos. Jó não imaginava que no final receberia porção dobrada. Não podemos compreender tudo, mas cremos que a nossa história não está à deriva. E basta saber que há um mundo, uma multidão de vidas, sonhos, planos... Um Deus de amor... Um amor de Deus!!!

 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Jesus Cristo - Deus e Homem


Por Pr. Elias Alves Ferreira

Uma das grandes mensagens da Bíblia, com certeza, é a humanização de Jesus. Foi um fato milagroso, por isso, não dá para ser compreendida sem o elemento da fé. Várias dezenas de profecias anunciavam este acontecimento com detalhes.

Como seria gerado, o lugar do Seu nascimento, a fuga para o Egito, Seu ministério prodigioso, Seus ensinos, Seu nome, Sua morte e Sua ressurreição,  estavam previstos.  Mas um detalhe nos leva a perguntar: Jesus foi homem ou Deus? Quando olhamos para os Textos Sagrados descobrimos que foi as duas coisas. Não fingiu ser homem e nem Deus. Numa personalidade única é percebida a humanidade e a Divindade.

Como homem nasceu de uma mulher, passou pelo processo de crescimento, sentiu fome, sede, tristeza, indignação, cansaço, dor e morte. Como Deus transformou água em vinho, perdoou pecados, andou sobre as ondas do mar, multiplicou pães, fez maravilhas, transfigurou e ressuscitou. Foi uma só personalidade porém, com duas naturezas. Como homem pode nos compreender e como Deus pode nos salvar. Como homem sentiu todas as nossas dores e como Deus pode curá-las.

Paulo diz a respeito de Jesus que “Nele, habita corporalmente, toda a plenitude da Divindade” – Colossenses 2.9. Que possuí o nome sobre todo o nome – Filipenses 2.9- 11. Que Ele é Criador e Sustentador de todas as coisas - Colossenses 1.15-17. Que Ele é “Senhor”, a quem se deve orar pedindo salvação, do mesmo modo que se invoca Iavé – Joel 2.32 e Romanos 10.9-13. Jesus é “sobre todos, Deus bendito” – Romanos 9.5“nosso grande Deus eSalvador” – Tito 2.13.

A Bíblia proíbe o culto a anjos – Colossenses 2.18; Apocalipse 2.8-9, porém manda cultuar Jesus. Aliás, foi adorado após a ressurreição por Tomé, sem qualquer restrição: “Senhor meu e Deus meu” – João 20.28. Mas não basta apenas saber sobre Jesus é preciso experimentar, celebrar e viver. Em Apocalipse 3.20 lemos: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.  

É preciso ouvir a doce e amorável voz do Senhor. Abrir a porta do coração. Deixar Jesusentrar em toda a nossa existência. E por fim ter comunhão e celebrar a ceia, o banquete. Não uma ceia de bebidas finas, de frutas, de assados, de massas e de guloseimas. Mas a ceia do compromisso, de mudança de vida, da renovação, da paz, do amor, da alegria, da esperança, da fé e do perdão.

terça-feira, 7 de junho de 2011

A comunhão Divina

Por Pr.Elias Alves Ferreira


“Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”.  Salmo 91.14-16

Quando qualquer ser humano, por pior que esteja, resolve estabelecer uma comunhão sincera com Deus, muitos são os benefícios alcançados.
O Salmo 91 revela alguém que vivia vitoriosamente através da comunhão Divina. O próprio Senhor declara:” Porque a Mim se apegou com amor”. Não há decisão mais acertada para um ser humano que pensar em Deus, mesmo que não O esteja vendo com olhos naturais. Normalmente, a tendência é haver  apego às coisas materiais. Às coisas que se vêem, que trazem conforto ou que produz um certo status. Ou então,  um sentimento de relevância interior que produz prazer físico a qualquer custo.
O Salmista havia voltado-se para Deus. Seu maior prazer e amor era agrada-Lo. Podemos notar ainda que esta comunhão extrapolava o campo físico e emocional. O Senhor declara: “Porqueconhece o Meu Nome”.  Conhecer o nome é mais que saber um ou mais títulos Divinos e mencioná-los publicamente com certa retórica. No “conhecer o nome de Deus” está implícito: Oração, louvor, adoração, santificação, aliança...
Quando há compromisso com Deus, Ele também responde com compromisso. Somente nestes três versos há oito promessas de vitória. Começa com livramento“Eu o livrarei”. Prossegue com uma situação de intocabilidade  pelo mal: “Pô-lo-Ei a salvo”. Declara um desejo deresposta“E Eu lhe responderei”. Assume compromisso para os momentos difíceis“Na sua angústia Eu estarei com ele”. Compromete com livramento completo“Livrá-lo-Ei”. Dispensa a glória Divina: “Glorificarei”.  Intensifica com uma vida longa nesta terra: “Saciá-lo-Ei com longevidade”. E culmina com a salvação eterna“E lhe mostrarei a Minha salvação”. 

É possível querer mais de Deus? De Deus que nos possibilita tudo isso através de Jesus que nos foi presenteado na terrível cruz, e ressuscitado no terceiro dia, para transformar qualquer caos num momento de vitória e rara beleza?
Ao lado do Senhor, toda perda é ganho, toda derrota é vitória, toda temporal é uma melodia, todo detrito é adubo para crescimento, toda batalha é exercício de vitória, todo fardo é apenas um desejo dos Céus, para ajoelharmos e incensarmos nossas vidas com o perfume da oração.