sábado, 2 de julho de 2011

Duas perguntas intrigantes


Por Pr. Elias Alves Ferreira


“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?” – Isaías 53.1
Toda pergunta tem o propósito de reflexão e resposta. E se as perguntas não estão por acaso na Bíblia, onde Deus quer nos levar com estas duas perguntas?

A primeira pergunta nos apela à crença. Não basta saber é preciso crer. Não basta compreender, psicologizar, filosofar ou teologizar, é preciso assimilar a Palavra de Deus. As Escrituras não bastam estar na mente é preciso que se materializem em ações. A crença que não é vista não passa de teoria. Mas crer no que? Que pregação é essa? O contexto imediato destas perguntas nos fala da pessoa maravilhosa de Jesus.

Ele é o Servo Sofredor, que foi totalmente desfigurado na cruz, sem beleza desejável, desprezado, aflito, ferido, traspassado e castigado. Sendo todo esse sofrimento em nosso lugar. Nós, por natureza merecíamos a gravidade da cruz. Mas foi Ele, por decisão da Divindade, que caminharia inocente como um Cordeiro para o Calvário alheio, para oferecer um resgate espiritual para a humanidade. Para ser a “cura” do pecado. O abrigo seguro para o coração mais inquietante. Para transformar o pior miserável num Príncipe dos Céus.

A segunda pergunta investiga as bênçãos de Deus. A “revelação” do braço do SENHOR refere-se à ação de Deus em favor das pessoas. O que mais nos intriga é que as perguntas estão interligadas entre si. Como Deus vai agir se primeiro não houver crença?

Um dos momentos em que estas perguntas se tornaram verdadeiras está em João 12.37-43. Os ensinos de Jesus eram contundentes, os milagres eram visíveis a ainda assim, permaneciam na incredulidade e preferiam não assumir Jesus.

Séculos se passaram e estas perguntas precisam ser individualmente respondidas: “Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?” Somos os religiosos dos dias de Jesus ou àqueles que venceram pela fé e mesmo em face da morte testemunharam de Cristo e Sua graça? – Apocalipse – 12.11.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A direção que vem dos ceus


“A Ti, que habitas nos Céus, elevo os meus olhos! Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no Senhor, nosso Deus” - Salmo 123:1 e 2.

Vivemos dias em que, às vezes, temos a impressão de que nossa vida perdeu totalmente o rumo, ficamos sem direção e aflitos por causa das situações difíceis que temos que vencer. Enquanto prosseguimos, há ocasiões em que as provas e perplexidades nos cercam, tornando a escuridão tão densa e impenetrável como a de uma floresta em noite sem luar. É nessas ocasiões que muitos se perdem, mas isso não precisa acontecer!
Nesses momentos de real aflição é necessário relembrarmos o calvário de Jesus Cristo e que Ele ressuscitou, vencendo a sepultura e recebermos tudo que com Seu sacrifício e o Seu túmulo vazio nos entregou... Vitória!!!

Jesus venceu o pior dos problemas, a morte, ressuscitou ao terceiro dia para que nós pudéssemos ter vida abundante. Alicerçados nEle encontramos refúgio, abrigo, consolo, força e solução para nossas dificuldades.

Olhe para o céu... “Elevo os meus olhos aos montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra” – Salmo 121: 1 e 2. Quando ao nosso redor tudo é sombrio e ameaçador, não nos esqueçamos de que lá em cima existe luz. Consolemo-nos com o fato de que para Deus "as trevas e a luz são a mesma coisa" - Salmo 139:12. Ele vê quando nós não conseguimos enxergar nada. Mesmo quando brilha o sol e tudo parece claro e iluminado, é sempre sensato olhar para o Céu, de onde Deus governa, pois nenhuma estrada é segura se não for Ele o nosso guia.

Você está Seguro nas Mãos de Deus “Quanto a mim confio em Ti, Senhor. Eu disse: Tu és o meu Deus. Nas Tuas mãos estão os meus dias” - Salmo 31:14 e 15. Quem pode cuidar melhor? Quem fez mais por nós que Jesus Cristo? Quando Deus não te socorreu quando buscou-O de todo coração?
Olhemos sempre para o céu, como os discípulos no monte das oliveiras, no dia da ascensão de Cristo (Atos 1) e Sigamos firmes com aquEle que nunca nos abandona – Jesus!

Por Pr Elias Alves Ferreira

O que Deus é para os seus filhos


Por Pr. Elias Alves Ferreira
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e ti sustento com a minha destra fiel”. Isaías 41.10
Fazemos muitas coisas importantes na vida, mas nada substitui o encontro com Deus. Aquele momento que abrimos mão de tudo e todas as coisas e nos rendemos ao Senhor. Que pedimos para que o nosso nome esteja escrito no livro da vida, que o nosso corpo seja santuário exclusivo do Espírito Santo.

Este momento especial imprime em nossa existência que nada é tão importante quanto Jesus, Sua vida, Seus ensinos, Seu sangue, Seu Calvário e Sua ressurreição. Quando ocorre esta entrega um mundo novo se descortina a nossa frente e então somos cheios de paz, fé, esperança, amor e alegria. Sentimos-nos importantes, especiais e filhos adotivos de Deus.

Nesta nova vida recebemos muitas coisas, mas queremos destacar sete, baseadas no texto acima.

A primeira é um estímulo – “Não temas”. Quantos desafios a nossa frente. A estação nem sempre é primavera há dias de inverno. E são nestes instantes que devemos ouvir o Senhor dizer não temas. A vontade Divina não é que vivamos derrotados, entristecidos e temerosos, mas dispostos, com objetivos e esperançosos.

Descobrimos depois que não estamos abandonados e temos um companheiro, um amigo que diz: “Eu sou contigo”. Vivemos num mundo de muitos colegas e conhecidos. Amigos na íntegra são poucos. Porém, porque preocupar se o Senhor Deus, O Todo-Poderoso é nosso amigo?

Em nossa comunhão percebemos que Ele também é um intercessor – “Não te assombres”. Esta expressão não apenas nos acalma, mas nos leva a ver a intervenção Celeste. As sombras de nossa vida seja física, emocional ou espiritual, são afugentadas pela presença do Senhor.

Quando a nossa intimidade aumenta descobrimos um Deus – “Eu sou teu Deus”. Ainda bem, o mundo e o destino das pessoas não estão à deriva. Há um Ser Supremo chamado Deus, que subsiste por Si próprio, cheio de glória, dono do universo e que quer ser nosso.

Este Maravilhoso Ser é de igual forma, doador de força – “Eu te fortaleço”. Há situações desgastantes que minam nossas energias. Muitos desafios são superiores à nossa capacidade. Mas na força do Senhor poderemos superar as provações e vencer.

Surpreendentemente Ele é fonte de ajuda – “E te ajudo”. Uma ajuda imparcial e incondicional é o que oferece. E o preço é um coração quebrantado e cheio de fé.

Concluindo descobrimos uma perene fonte de sustento – “E ti sustento com a minha destra fiel”. Tudo que temos e somos vem de Deus. Sua bondosa mão age em favor de seus filhos. Ele é fiel. O Salmista Davi descobriu isto e louvou dizendo: “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. Salmo 23. 1.

Certamente, não há ninguém mais estimulador, amigo, intercessor, Deus, fortalecedor, ajudador e sustentador como o nosso Deus e Pai.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vamos reconstruir!

Aprendemos sempre. No aprendizado diário da vida, o desafio é sempre o mesmo: praticar o que aprendemos. Sabemos que, quando alguém está em perigo, precisamos ter compaixão e ajudar, pois, como salvos em Cristo, não podemos ser indiferentes às necessidades do próximo; sabemos que existem situações na vida que, aos nossos olhos, são impossíveis de serem suplantadas; todavia, também sabemos que, se Deus
decidiu intervir para ajudar-nos, ninguém poderá impedi-lo.

A vida tem nos ensinado que, na realização de nossos projetos pessoais, não podemos realizar tudo sozinhos; precisamos buscar apoio, para enfrentar oposições, o que exige firmeza e sabedoria. Aprendemos que trabalhar em grupo é, indubitavelmente, eficaz; requer organização e perícia na distribuição das tarefas. E seguimos aprendendo. Olhamos para o que já passou, e o que vemos? Quantas experiências! Doces e amargas experiências. Momentos alegres e tristes. Quantas vezes desanimamos na obra de Deus por causa de oposições? Que fazer? Quantas vezes nos deparamos com situações graves de injustiças sociais!

Você já foi caluniado? Como reagiu? Se for, como deve reagir? Pense no alvo importante de sua vida que você acabou de conquistar. Como proteger e tornar duradouras as suas mais substanciosas conquistas? Imagine-se num momento bom da vida: as realizações materiais quase todas conquistadas. Contudo, nesse “melhor” momento da vida, percebe que o principal, a vida espiritual, está aos cacos. Que fazer? E quando olhar a sua vida e constatar que cometeu muitos acertos, mas, também, muitos erros, qual a atitude certa, para que possa se aprimorar?

A vida vai passando, e não para. Para vivê-la bem, é necessário compromissos sérios. Você já fez compromisso alguma vez? Sim? Conseguiu cumpri-los? Com Deus, há sempre uma nova oportunidade para recomeçar. Se você conseguir grandes vitórias, a quem atribuirá o mérito, o louvor, a honra? Quem deve ser louvado, no momento das suas grandes realizações?

Todas essas situações serão tratadas na série de lições deste trimestre, cujo título é: Vamos reconstruir!.
Através do estudo do livro de Neemias, Deus dá a você a oportunidade de olhar para a sua vida, avaliar tudo o que já fez ou deixou de fazer, ponderar sobre a riqueza acumulada pelo conhecimento diário, ver o nível de praticidade do saber, e, com fé em Cristo Jesus, seguir avante, firme e constante, sempre produtivo na obra do Senhor, em quem nossa vida não é vã.

Que Deus recompense os escritores. Que Deus use poderosamente os professores. Que Deus enriqueça espiritualmente os estudantes destas lições bíblicas. Que Deus ajude o seu povo a reconstruir sua vida e sua história. A Jesus Cristo, nosso eterno Salvador e Senhor, honra e glória, pelos séculos dos séculos. Amém!

Pastor José Lima de Farias Filho
Diretor Interino do DEC

O melhor da vida


Por Pr. Elias Alves Ferreira

“E também faço esta oração... para aprovardes as coisas excelentes...” – Filipenses 1: 9 (a), 10 (a).
Nasceu em Paulo o santo de desejo de que seus irmãos Filipenses aprovassem as melhores coisas da vida. Todos nós também queremos o melhor. Mas, o que é bom e o que é ruim? É bem verdade, que esta análise depende da cultura e da fé de cada um, mas de uma forma generalizada, algumas coisas são fundamentais.
 
Primeiro, não dá para vivermos bem se sentimos estar impuros. Este banho santo deve ocorrer em dois sentidos, um referindo-se à tudo que representa a pessoa de Jesus, principalmente Seu Sangue e Seu nome, e o outro à Palavra de Deus. Em relação a Jesus lemos: “...mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” – 1 Coríntios 6:11. Em relação àBíblia, ela própria fala: “...Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”. Mais do que nunca precisamos mergulhar na pessoa de Cristo e nos ensinamentos vitais da Bíblia Sagrada.
 
Descobrimos depois, que ninguém consegue ser feliz com ressentimento de alguém ou de algum acontecimento. A solução é perdoar urgente e incondicionalmente. No âmago da oração mais repetida, “O Pai Nosso”, está o perdão. Sem ele não dá para relacionar-se bem consigo próprio, com a família e com as pessoas ao redor. Jesus ensinou na prática, que se preciso for, deve-se morrer perdoando. Perdoar e ser perdoado é o segundo passo.
 
O terceiro passo para se viver bem se deve à presença de Deus. A realidade da presença do Senhor nos proporciona também um descanso real. Quando se vive o conselho de Davi no Salmo 37:7 (a) “Descansa no SENHOR e espera nele..”, ocorre a vitória sobre ansiedade e o resultado é a paz.
 
Outra característica de quem vive o melhor da vida é quando o peso maior das emoções chama-se amor. Para compreender a Bíblia, o Pai, o Filho e o Espírito Santo é preciso ter amor. Este sentimento é a chave de todos os tesouros sagrados. É preciso viver as palavras de João: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” – 1 João 4.7 e 8. Quem ama, optou pelo lado certo história. Este quarto passo é essencial.
 
Por último, nesta consideração, vem a fé. Sem acreditar de uma forma correta, não chegamos a lugar algum. Neste sentido Jesus disse: “Tende fé em Deus” – Marcos 11.22 (b). Às vezes somos obrigados a ter fé em pessoas que mal conhecemos: Comerciantes, banqueiros, médicos, governantes, etc. Porque não em Deus, se Ele nos enche de esperança ou de sonhos corretos? A fé dinâmica move montanhas e o braço de Deus. Além é claro, de descortinar-nos a glória futura. 
 
Independente da seqüência observe os passos e potencialize o que mais estiver precisando e viva o melhor da vida.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sal da terra, luz do mundo e uma cidade sobre o monte


Por Pr. Elias Alves Ferreira

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” - Mateus 5.13-14.
O sermão da montanha contém todas as dimensões da vida espiritual. Nele, Jesus, trouxe verdades indispensáveis para todo Filho de Deus. Três figuras falam de princípios interiores e exteriores para vivermos os princípios do evangelismo.

Somos o sal da terra, e como o sal, devemos possuir qualidades surpreendentes. Ele dá sabor, desperta a sede, é invisível e indispensável ao bem estar. Devemos temperar o mundo com nossas atitudes, despertar desejos para a comunhão com Deus, e tornar nossas atitudes indispensáveis e saudáveis ao redor. Quantidade e qualidade devem andar de mãos dadas.

Somos também a luz do mundo. E como luz devemos brilhar, aquecer, purificar e espalhar. O mundo deve conhecer Jesus não apenas por nossas palavras, mas também e principalmente, por nossas atitudes.

Somos ainda, uma cidade sobre o monte. As montanhas eram escolhidas para edificação de cidades por várias razões: O topo possuía formações rochosas e proporcionava maior resistência; a penetrabilidade dos adversários era dificultada e tinha uma maior visibilidade no caso de algum ataque. Outra característica importante é que era vista de longe. Isto nos leva a refletir sobre o nosso testemunho perante o mundo. O que temos sido cidade sobre o monte, ou um barraco na beira da lama?

A história está cheia de homens dignos de serem imitados: Elias, Jeremias, João Batista, Daniel, Pedro, Paulo, Lutero, Luther King, Carey, Hudson Taylor, João Augusto da Silveira e tantos outros brilharam pela fé e testemunho.

Sejamos tempero santo, a luz da verdade e uma cidade visível, para a glória exclusiva do Senhor.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O chamado de Abraão


Por Pr. Elias Alves Ferreira

“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção: abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” – Gênesis 12.1-3.
Falar sobre a pessoa de Abraão é chegar ao cerne da história no aspecto da fé. Ele recebeu um chamado divino, desprezou todas as raízes culturais e familiares, caminhou pela fé, deu tudo para Deus inclusive o seu filho, pisou na terra prometida e deixou a semente de uma nação. Podemos aprender com este homem que:

É preciso ter fé. Viver a vida de Deus é para os que acreditam que sem ela não há vida de verdade, nem história, nem vitória.

É preciso ouvir a voz do Senhor. Muitas vozes há no mundo, mas nenhuma delas é igual à de Deus. A voz de Deus é definida, concreta, distinta, aponta uma direção, contém um empenho divino e garante a vitória.

É preciso uma mudança completa. Deus exigiu de Abraão deixar toda a sua história para viver uma nova história. É assim também o Seu desejo para conosco. Ele deseja nos dar uma nova história, uma nova dimensão de vida. Ou melhor, Deus quer que vivamos a Sua história.

É preciso uma dependência de Deus. Deus disse: “te mostrarei”, “de ti farei” e “te engrandecerei”. Não é a nossa capacidade que determina o sucesso, mas a graça e a bondade do Senhor. O mapa é traçado pela cartografia divina. O escudo impenetrável e invisível aos olhos humanos é a Sua misericórdia. Não há razão para qualquer orgulho. Tudo é de Deus e deve voltar a Ele. A honra, a glória e o louvor devem apontar sempre para cima, para o trono da graça.

É preciso um esforço da nossa parte. Deus fez e sempre fará a dEle, mas é preciso uma dedicação nossa. Abraão saiu do seu lugar, viajou por montanhas e desertos. Ou seja, ele fez a sua parte. A bênção não chega para quem está de braços cruzados. Ele é o amigo por excelência na jornada, mas os passos são os nossos.

É preciso estar preparado para tudo. Nos caminhos de Abraão podemos ver de tudo. Altares edificados em cada acampamento, guerras, perigo de morte, fracassos, vitórias, mudança de nome, renovações de aliança, provações extremas até o ponto de ser pedido o seu único filho. Este último aspecto aponta para um ato profético de Deus doando Seu Filho na cruz.

É preciso ser um abençoador, “uma bênção”. Quanto mais abençoamos, mais temos para abençoar.

Por último, é preciso refletir sobre o “tempo de Deus”. Não foi nos primeiros instantes que Abraão tornou-se o “pai da fé” ou o “amigo de Deus”. Caminhou durante anos (praticamente a vida toda), sofreu todos os impactos naturais e esperou décadas para ter o herdeiro legítimo (Isaque). Nem sempre às vitórias são instantâneas e uma infinidade delas aponta para a eternidade.

Valorize o chamado de Deus em sua vida, caminhe pela fé e seja vitorioso.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jesus visita a casa de misericórdia


Por Pr. Elias Alves Ferreira

Nos dias de Seu ministério terreno, Jesus participava de uma festa em Jerusalém, conforme São João capítulo cinco. Na oportunidade não foi ao centro da cidade, mas a um tanque junto a porta das ovelhas.

Este tanque tem um nome interessante – Betesda (Casa de Misericórdia). Neste local estava uma multidão de sofredores aguardando pela fé a visita de um anjo. Acreditava-se que de tempo em tempo as águas eram agitadas por um Mensageiro Celestial e o primeiro a descer recebia o milagre. Isto até nos faz lembrar um querido Hospital de nossa cidade, que possui o mesmo nome. Onde muitos, com desprendimento lutam a favor da preservação da vida. Onde, para tantos, os Médicos e Enfermeiros são como verdadeiros seres angelicais que aliviam seus sofrimentos.

Jesus passou pela porta das ovelhas, pelos cinco pavilhões, pela multidão de enfermos e convalescentes e dirigiu-se a um paralítico. É maravilhoso saber que o Senhor sempre agiu e age em favor do ser humano.

É sempre Ele a dar o primeiro passo, a sentir primeiro as nossas dores e desilusões. Seu amor sempre nos alcança primeiro. Se temos Jesus em nossa vida não foi por escolha nossa, mas por atuação direta dos Céus.

Podemos perceber também que Jesus está sempre pronto a estabelecer um nível de comunhão. Seu maior desejo é que contemos a Ele o que nos faz sofrer. Movido por uma profunda compaixão, disse ao homem que sofria por trinta e oito longos anos: “Queres ficar são?”.

Não compreendendo a interrogação o pobre homem respondeu: “Não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois enquanto vou, desce outro antes de mim”. Foi por isso mesmo que Jesus dirigiu-se àquele homem. Ele não tinha ninguém ao seu favor. Por outro lado, aquele sofredor não sabia que a pessoa que estava diante dele era o Deus Humanizado, o Emanuel – O Deus Conosco.

Que quadro triste. Uma pessoa sem saúde, sem parentes e sem amigos. Seus colegas eram também impotentes e ao mesmo tempo concorrentes. Podemos concluir: Alguém sem qualquer perspectiva de felicidade. Foi num clima assim, sem mesmo o homem pedir qualquer ajuda que a Graça Divina foi manifestada. A Bênção foi liberada nas seguintes palavras imperativas do Messias: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. A situação foi mudada sob a autoridade do Filho de Deus. Mas o homem teve que fazer três coisas. Levantar com suas próprias forças; pegar o que lhe pertencia e andar livremente de forma vitoriosa.

Jesus é ainda o mesmo. A Sua misericórdia, o Seu amor e a Sua graça extrapolam todo conhecimento humano. Sempre podemos contar com a Sua visita e ação. Não importa a situação que estivermos. Se esmagados física, emocional ou espiritual. Se temos ou não alguém que nos ajude. Se tão somente pudermos contemplar o Cristo Vivo, àquele que morreu na Cruz, sob o crime de ser – Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus. E se isto ocorrer, com certeza, sempre poderemos ouvir: Saia do pavilhão da dor, da desesperança, do desamparo; assuma tudo o que te pertence, as boas coisas da vida e viva de cabeça erguida, integrando a grande festa do Senhor.

domingo, 26 de junho de 2011

As sublimes asas da liberdade


Por Pr. Elias Alves Ferreira
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” - Isaías 61:1.
Como foi importante a ação do imperador Dom Pedro I. Em sete de Setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, proclamou a Independência do Brasil. A partir desta data deixamos de ser colônia Portuguesa para termos o direito de administrarmos nosso território e sermos donos do nosso destino. E hoje, somos o que somos graças a este gesto heróico. Com qualidades e defeitos, com acertos e erros, com evolução e decadência... Não importa, somos livres! Este conceito de liberdade, mesmo adormecido, é de suma importância para as nossas vidas. Não temos que lutar por esta liberdade e sim pelos nossos ideais pessoais.

Porém, há outra liberdade superior ao direito de ir e vir, ou deliberar politicamente sobre qualquer assunto. Muito mais importante do que isso é a liberdade interior, a espiritual.

Isaías profetizou a respeito do ministério de Jesus, que viria sobre Ele uma unção especial do Espírito Santo e que seria o grande libertador. Como estas palavras foram concretas na vida de Cristo! Curou, libertou, transformou destinos, interviu várias vezes de forma milagrosa na natureza e pregou as verdades eternas como nenhum outro. Para que materializasse a missão de libertador eterno morreu na cruz num sacrifício espiritual pela humanidade como único ser humano perfeito. E para que fosse selado definitivamente este lema, reviveu após três dias. E independente do tempo, do espaço e da situação, é possível desfrutar alegremente a Sua presença.

Hoje, porém, como Cristãos, somos convocados a sermos também libertadores. Levar as boas novas do evangelho eterno, não é opção, mas uma obrigação. Há muitos “prisioneiros” físicos, emocionais e espirituais, necessitando de nossa intervenção.

Mas como ir? Com a nossa capacidade? Nunca. Nem Jesus ministrou assim. Devemos ir inspirados e revestidos do poder do Espírito Santo. As palavras do Profeta devem ser marcas distintivas e individuais em nossas vidas, a ponto de podermos dizer: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim”. E humildemente reconhecermos que jamais será para nossa vaidade e sim para “pregar boas novas aos mansos... a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”.

Vivamos e agradeçamos a liberdade, sem jamais esquecer que podemos tornar o mundo cada vez mais livre.