quarta-feira, 13 de julho de 2011

Reações humanas diante da grande oferta


Por Pr. Elias Alves Ferreira

No dia que Jesus Cristo foi crucificado muitos estavam presentes. A multidão era heterogênea. Alguns eram apenas espectadores, outros envolvidos diretamente por suas ações ou emoções. Vejamos algumas características.
  1. Os  materialistas - João.19:23-24. Os soldados eram os mais próximos da Cruz, mas os seus olhos não estavam no Cristo crucificado, mas nos seus pertences. Eles repartiam as vestes e lançavam sortes sobre a sua túnica como se fossem troféus. A dor da cruz  não os comoveu, seus olhos estavam cegos pelo material, pelo vil metal. Dependemos das finanças para sobrevivência e até mesmo para sustentação e propagação do Evangelho, mas jamais devemos adorar os cifrões. Os bens materiais são valores que passam. As coisas de Deus não devem ser comercializadas. Deus não está a venda. Jamais as coisas espirituais devem servir de fonte de lucro. A nossa maior riqueza deve ser a graça, a esperança, a comunhão e o amor de Deus.
  2. Os irreverentes e escarnecedores - Mateus 27: 39-44. Os que passavam blasfemavam e zombavam  sob a regência dos líderes religiosos e diziam: “Se tu és o Cristo, o Rei de Israel, desça da Cruz ”. Jesus estava morrendo pelos pecados do mundo e este grupo brincava. Em seus corações o desprezo foi maior que o sacrifício de amor. Em nossos dias tantas programações e atividades (TV, teatro, música, etc.) zombam das coisas Celestes. Jamais devemos afrontar a Santidade Divina.
  3. Os que se impressionam Mateus 27:54. O Centurião e os seus soldados ficaram tremendamente impressionados e disseram: “Verdadeiramente este era Filho de Deus”. Muitas outras pessoas da Bíblia ficaram também admiradas com as  manifestações do poder de Deus. Porém, mais do que impressionados e emocionados, devemos tomar uma posição definitiva em relação ao  Seu Reino.
  4. Os espectadores - Mateus 27:55, 56. Muitas mulheres vieram de longe e estavam ali observando. Eram mulheres com santos objetivos,  nada podiam fazer e o plano de salvação deveria ser cumprido. Mas será que não poderiam ser como João e Maria e ficarem pelo menos mais perto da Cruz? Muitos hoje também preferem ficar na arquibancada da fé, na torcida. Não vestem a camisa, não se comprometem, não se engajam, são apenas espectadores  Vips  num sofá macio.
  5. Os que se rendem e se entregam - Lucas 23:40-43. O ladrão arrependido nos ensina importantes lições. Reconheceu seu pecado, creu na vida futura, percebeu a inocência de Jesus e suplicou a Sua misericórdia. Não foi atraído por milagre mas pelo sangue de Cristo. Em resposta de sua fé ouviu as solenes palavras “Estarás comigo no Paraíso”. 
Felizes são aqueles que  atraídos pelo Calvário e  arrependidos se atiram nos braços de Jesus fazendo dEle o Salvador. Se Ele fosse crucificado hoje a platéia não seria diferente. Em algum grupo nós pertencemos.
Qual o seu grupo?

terça-feira, 12 de julho de 2011

Banda Geração Metanoia reune cerca de três mil pessoas em gravação

A gravação ao vivo do primeiro DVD da banda Geração Metanoia foi realizada no último sábado, 9 de julho.
A Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, foi palco de momentos de muito louvor e adoração na presença de Deus.
Com uma megaestrutura conseguida através de doações, a banda gravou o DVD com canções do CD lançado em 2009 e algumas músicas inéditas.
Juan Pablo Leguizamon Junior, líder da banda, falou ao GUIA-ME sobre a experiência vivida na noite de 9 de julho. "Nossa maior recompensa é ver as pessoas agradecendo a Deus por um momento que foi especial para elas. A gente sonhava com uma coisa que sabia que seria muito especial, tínhamos esse sentimento muito forte no coração".
A gravação do DVD foi parte da programação da 5ª Convenção Nacional da juventude promessista e contou com a pregação do pastor José Lima de Farias Filho, presidente da Igreja Adventista da Promessa.
Com o tema 'Babilônia é aqui - Frutos da Santidade', José Lima falou sobre o jovem Daniel e sua integridade frente a seus desafios. O pastor contou que alguns escritores não gostam de Daniel porque ele parece de papel e é difícil encontrar algum erro em sua história. "Daniel entrou para a história por sua constância em acertar e viver para Deus (...) Moçada, os banquetes do mundo são atraentes, mas o final é a morte. Fujam das boates, das baladas, das bebedeiras, dos motéis. Vocês fazem parte da geração metanoia com mentes e vidas transformadas, não deixem satanás tocar em vocês", clamou.
Na mensagem, o presidente da IAP também falou dos três jovens que tiveram seus nomes mudados para Sadraque, Mesaque e Abednego e que foram jogados na fornalha por serem fieis a Deus. "A Babilônia mudou o nome deles, mas não mudou suas convicções", disse o pastor.
José Lima disse a todos que assim como os três jovens ficaram de pé na Babilônia, Deus chama a geração metanoia a também ficar de pé; e repassou a mensagem de Deus aos jovens: "Meu menino e minha menina, eu estava lá naquela quarta-feira a tarde por você, eu também estava lá na fornalha e estarei com você todos os dias".
O pastor desafiou toda a galera a manter-se fiel a Deus. "Quando se sentirem tentados a fazerem concessões, lembrem-se desses rapazes", completou José Lima.


Banda Geração Metanoia na noite da gravação na Estância Árvore da Vida
Após a mensagem, a banda Geração Metanoia deu continuidade à gravação do DVD.
Ao GUIA-ME, Juan Pablo deu a certeza da banda ter se esforçado para fazer sua parte bem feita para esperar o agir de Deus. "A gente adorou a Deus como gostaria de fazer, com liberdade, alegria e espontaneidade, e se foi bênção para as pessoas é porque alcançamos nosso objetivo de transmitir a presença de Deus", declarou.
O pastor José Lima, como presidente da igreja, elogiou o trabalho da banda por ser o primeiro DVD musical de jovens da IAP e disse ser um DVD que não fica devendo para nenhum outro em termos de mensagem.
"É um material que pode ser utilizado dentro e fora da igreja, em qualquer lugar do Brasil e em qualquer país, um material maravilhoso (...) Com muita humildade pode bater no peito e se orgulhar de que a igreja está conseguindo colocar na mão de seus membros e não-membros um material que você pode colocar no seu som e que vai trazer edificação", afirmou.

Por Juliana Simioni

Fonte: GUIAME

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dois corações e um só Deus


Por Pastor Elias Alves Ferreira

 “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” - Eclesiastes 4.9-12
Quando Deus criou todas as coisas traçou um plano também para o homem. Um maravilhoso projeto chamado “Uma só carne” composto por um homem e uma mulher. Desta forma, seria necessário, que dois corações fossem irmanados. O primeiro homem, apesar da beleza da criação, de um jardim plenamente equilibrado em todos os sentidos, sentiu-se vazio e triste. Então o Senhor, disse não é bom que ele fique só, que este coração viva sozinho, far-lhe-ei uma companheira, um outro coração que complete este, Que se entendam plenamente, que um possa auxiliar o outro enquanto ambos viverem. Depois, este Deus Maravilhoso fez com que caísse sobre o primeiro homem um sono-sonho-bonito, retirou uma partezinha da carne perto do coração para que surgisse diante dos olhos de Adão a primeira dama do universo: Eva.
Na verdade, este ato Divino anunciava profeticamente Jesus dando a Sua vida, para que a Sua amada noiva, a Igreja, fosse formada. Hoje somos convidados a ser povo de Deus pelo sangue de Jesus, o eterno e único Salvador.
Assim foi a história do primeiro casal para que servissem de exemplo para outros que viriam. Consequentemente podemos parafrasear: “Por isso, para que um casamento ocorra de fato, o casal deve tirar o coração da casa dos pais, colarem os corações para que bata no mesmo ritmo e vivam como se apenas um coração existisse. Que não tenham vergonha de se despirem física, emocional e espiritual perante o outro.” – Gênesis 2.23-25.
Vida a dois proporciona: Companhia, recompensa, ajuda, calor humano, resistência e vitória em todos os momentos... Cordões de três dobras nos fala simbolicamente de dois corações, o casal, e o Senhor Deus.
A galeria de corações colados na Bíblia é grande: Adão e Eva, Abrão e Sara, Isaque e Rebeca, Jacó e Raquel, Moisés e Zípora, Rute e Boaz, Assuero e Ester, Salomão e Sulamita....
Mas todos eles foram dirigidos pelo autor de cada coração, do amor, do casamento e da vida: Deus o Senhor. Quando entendemos que não podemos viver sem Deus, então entendemos o segredo da felicidade, da vida a dois, de um casamento de verdade e para isso é necessário dar espaço para Ele através da comunhão sem reservas, da fé e da escolha espontânea. Então um homem e uma mulher serão perpétuos namorados.

A Fé Sacrificial

Por Pr. Carlos Azevedo

A  Fé Sacrificial - GN. 22:1-18

INTRODUÇÃO:
Mas uma vez estamos reunidos na presença do nosso bom e maravilhoso Deus para refletirmos na importância da fé para que deus atenda a nossas orações. Amados até agora já vimos na primeira parte sobres os Elementos importantes na oração, o ultimo da primeira parte foi: Intercessão por outrem. Entramos na segunda parte com o tema geral: Para que Deus atenda a oração é preciso, que teve inicio como  tema especifico, Purificação. Portanto com a graça e a misericórdia de Deus hoje, continuarei dentro dessa segunda parte,  Para que Deus atenda a oração é preciso: Fé.  Porque? “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoado dos que o buscam”. Mas o que é fé? Em Hb 11 diz que fé é O firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Mas o dicionário Bíblico Almeida vai mas adiante dizendo assim: fé é confiança em Deus e em Cristo e na sua Palavra (Mt 15:28; Mc 11:22-24; Lc 17:5). Confiança na obra salvadora de Cristo e aceitação dos seus benefícios (Rm 1:16-17). Mas a Bíblia diz mais, que a fé não anda sozinha porque sozinha ela é...morta, (Tg 2:17). Por isso hoje estaremos falando de uma especial. A fé Sacrificial.
l. A importância da fé sacrifical para que Deus receba a nossa oração.
Na oração nós só pedimos, mas é importante que atentemos também para a nossa entrega diante  do altar de DEUS. Abraão aqui não está pedindo nada e sim dando, “toma o teu filho – oferece-o em holocausto”.  Antes de pensarmos no que vamos pedir é importante pensarmos no que temos dado; não que Deus precise que você dê alguma coisa para que ele te retribua, mas falo da importância de  vivermos como se fossemos ofertas para Deus. Porque a sua vida deve está no altar de Deus. Abraão estava pronto para colocar tudo que possuía sobre o altar. E nós também estamos? 
Veja o que diz o apostolo Paulo em Romanos 12:1-2, Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus,que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de DEUS. Aqui o apostolo fala de uma vida em santidade e não um viver de acordo com o mundo, portanto ele fala com os que já vive em comunhão co Cristo.
Irmão o sacrifício aqui é o holocausto. Levitico apresenta cinco tipo principais de sacrifícios e ofertas. E nesse tipo de sacrifício o animal era queimado completamente no altar. Isso representa uma entrega total, “uma vida dada” (Lv 1:17).
Isso nos lembra o sacrifício vicário de Cristo, (a sua vida dada por nós). Então imaginemos o valor que  tem para Deus um servo que se aproxima dele com a sua vida no altar como uma verdadeira oferta!
ll. A importância da fé obediente para recebermos o bem de Deus
A palavra de Deus a Abraão não parecia nada agradável, “toma teu filho oferece em holocausto”. Qualquer um teria desobedecido a essa ordem de Deus, porem Abraão obedeceu.
Essa atitude de Abraão demonstra a confiança naquele  que fala, naquele que ordena. Ele não sabia qual seria o desfecho de tudo aquilo, Mas agia pela fé obediente em um Deus galardoado. Essa fé é importante na nossa adoração porque da a certeza de que mesmo parecendo impossível o melhor pode acontecer, porque é preciso que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoado dos que o buscam. Abraão não só cria na existência desse Deus como cria na sua capacidade extraordinária de transformar morte em vida... é importante crermos assim na busca daquilo que buscamos no Senhor.
Veja o que diz o povo para Jeremias quando estavam sendo oprimidos e destruídos pelos seus inimigos. Então eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor entre nós testemunha da verdade e fidelidade, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o Senhor teu Deus.
Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus (42:5-6). Eles pediram para que Jeremias orasse por eles, mas mesmo antes de saberem a resposta de Deus, falaram que estavam disposto a obedecer à vontade de Dele. Então antes de tudo você já tem que ter uma Fé obediente, você já deve ser alguém que obedeça a palavra de Deus (42:3-4).
 lll. A importância da fé que renuncia, que abre mão da sua vontade para fazer a vontade de Deus.
Irmãos aqui o que está em jogo  são valores, e as vezes o que pode valer muito para mim pode não ter o mesmo valor para você. Portanto para mim pode ser muito fácil abrir mão de determinadas coisas, quando que para você não seja tão fácil assim. Mas não estamos falando de abdicar de qualquer coisa, estamos falando de abrir mão da vida, a coisa mais preciosa que se tem. “E vieram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho”, (Gn 22:9-10).
Mesmo sendo Isaque o filho amado que tanto desejara por toda a vida, Abraão não relutou em sacar uma adaga e posicioná-la sobre o pescoço de seu filho. Deus então mandou um anjo para segurar o punho de Abraão, dizendo estar satisfeito com a obediência de Abraão. Em recompensa, Deus poupou seu filho, e prometeu que sua linhagem produziria uma nação numerosa que governaria toda a terra por onde Abraão havia caminhado em vida (Canaã, propriamente dita).
Isso é renunciar ao que mais ama por obediência e fé. E isso não ficou sem recompensa...
Abrão já havia dado exemplo de que era um homem obediente que acreditava em Deus, “O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então, saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora”. (Atos 7:2-4). Ele já havia renunciado a su pátria e a  sua parentela segundo conta a Bíblia no testemunho de Estevão em atos dos apóstolos.
Portanto meus amados, alem desse exemplo maravilhoso de Abraão, Jesus nós deixou o maior exemplo de abnegação de vida,  “Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam”, ( ROMANOS 15:3).   Até Jesus, O Filho de Deus, mesmo sendo perfeito desde a Sua concepção, viveu em completa dependência de oração. Da escolha dos discípulos à terrível morte na cruz por todos os viventes, podemos vê-Lo orando intensamente. Os milagres nada mais eram que o repartir da Sua glória absorvida nas longas horas de oração. Em Hebreus 5.7 encontramos: "O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas...". Vida, milagres, morte e ressurreição foram conquistadas pela renúncia da natureza humana e o pleno envolvimento na natureza Divina, pelo simples, mas eficaz método da oração.
Assim amado viva uma vida de completa dependência de Deus, o busque com fé, obediência, apresentado a tua vida diante dele em sacrifício renunciando a tua vontade e deixando que a vontade dele se cumpra.
Que o senhor nos abençoe! 

Porque perdoar?

Por Pr. Carlos Azevedo

INTRODUÇÃO:

Leitura devocional: Mt 6:12

Amados estamos chegando ao final da nossa conferencia, hoje é a penúltima pregação, onde durante todo esse mês procuramos com a graça de Deus, refletirmos em alguns elementos que devem fazer parte da vida de um povo, e que são importantes, principalmente no momento em que vamos a ele em oração.
Creio que Deus a cada culto nos ensinou muito através de cada tema aqui abordado. Confissão, Adoração, Comunhão, Gratidão, Petição pessoal, Intercessão por outrem, Purificação, Fé, Vida em união com Cristo, Submissão  à vontade de Deus, Direção do Espírito Santo. Nesta manhã Deus continuará nos ensinando com mais um elemento importante para a nossa vida, como todos os outros, que já vimos. Espírito de perdão.
Amado antes de adentrarmos no corpo deste tema, quero junto com vocês examinar duas posições no que diz respeito ao perdão.
A primeira posição é o perdão de ofensas. Na direção horizontal, é o ato de afastar ressentimento e desejo de vingança em relação a um ofensor. Para que o perdão seja completo, o ofensor deve declarar-se arrependido, dispondo-se a reparar a falta cometida, se for o caso. O resultado do perdão é o restabelecimento da amizade entre as partes. E Deus nos perdoa à medida que nós perdoamos os que nos ofendem.
A segunda posição é o perdão de pecado. Essa agora na posição vertical, é o ato pelo qual Deus, por causa do seu amor e da sua misericórdia, remove o castigo que resulta de pecado cometido. Esse castigo foi sofrido na cruz por Jesus, com quem a pessoa perdoada está unida pela fé. Isso inclui arrependimento e mudança de atitude e de vida. O perdão resulta em reconciliação com Deus. No AT o perdão era acompanhado do sacrifício de uma vitima inocente, que era um TIPO de Cristo crucificado.  
Horizontal do homem para com o homem, vertical de Deus para com o homem arrependido. Portanto veremos nessa manhã: Porque perdoar?
Texto Bíblico: Mateus
5.43-48; Mateus 6.9-15
Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;  para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?  E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. 
Perdoar não é um ato natural. Portanto, ele jamais acontecerá sem que dentro de cada um de nós seja travada uma intensa luta entre a natureza humana (carne) e o espírito. Em geral concordamos com o pensamento do filósofo Immanuel Kant, de que uma pessoa só deve ser perdoada se merecer.
Então se perdoar não é um ato natural, por que Deus nos pede para perdoar? Os Evangelhos nos apresentam várias razões porque devemos perdoar, das quais destacaremos apenas 4.
1ª) Porque Deus manda que perdoemos – Perdão não é opção nem sentimento, é uma ordem divina. Deus nos manda perdoar porque sem a disciplina do perdão somos engolidos pela arrogância e pela presunção. Não perdoar os outros agride a santidade e o propósito de Deus, na medida em que nos colocamos como superiores aos outros, esquecendo-nos de que nossa própria vida é diariamente alvo do perdão divino. (ver Parábola do Credor Incompassivo, Mt. 18.23.35)
2ª) Para que nos tornamos verdadeiramente filhos de Deus – O chamado do Evangelho é, acima de tudo, uma convocação para sermos iguais a Deus (Mt 5.44,45). Infelizmente em nossos dias optamos mais por parecer com o mundo do que com Deus. A sociedade sem Cristo não sabe perdoar porque não tem parâmetros divinos, precisamente porque não tem Deus como referência. Por isso optam pela vingança, pelo acerto de contas. Mas isto não deve acontecer com os filhos de Deus. Em Romanos 12.19, a Bíblia diz: “No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas (...) nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras dizem: ´Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor”. Os filhos de Deus são obedientes a Ele.
3ª) Porque sem perdão, somos pagãos travestidos de cristãos – Disse  Jesus: “Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? (...) Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o pai de vocês que está nos céus” (NTLH).
4ª) Porque se não perdoarmos também não teremos nossas ofensas perdoadas por Deus -  No original grego, a condicional “se” determina as ações subseqüentes (um resultado imediato). Em Mt 6.14,15 Jesus é enfático: “se vocês perdoarem, serão perdoados; se não perdoarem não serão perdoados”. É como se Jesus estivesse dizendo: “não insistam para que Deus perdoe os pecados de vocês, porque Ele não irá perdoar até que veja na vida de vocês uma real manifestação da graça”.
Aplicação: 
A quem você precisa perdoar? A quem precisa pedir perdão? Quando você vai fazer isso? Quanto mais tempo demorar, mas longe sua vida estará da graça de Deus.

Pr. Irailton Melo de Souza

QUANDO ANDAMOS COM JESUS


Por Pr. Carlos Azevedo


QUANDO ANDAMOS COM JESUS - Marcos 6:30-56

“Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer. Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, à parte. Muitos, porém, os viram partir, e os reconheceram; e para lá correram a pé de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles. E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
 Estando a hora já muito adiantada, aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada; despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer. Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe perguntaram: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer? Ao que ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver. E, tendo-se informado, responderam: Cinco pães e dois peixes. Então lhes ordenou que a todos fizessem reclinar-se, em grupos, sobre a relva verde. E reclinaram-se em grupos de cem e de cinquenta. E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos.
 E todos comeram e se fartaram. Em seguida, recolheram doze cestos cheios dos pedaços de pão e de peixe. Ora, os que comeram os pães eram cinco mil homens.Marcos 6:30-44”.
I - ELE SUPRE TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES
Todos que estavam ali na presença de Jesus foram supridos em suas necessidades. Assim também todos que com fé e obediência o seguir terão suprida todas as suas necessidades.
Em Felipensses 4:19, o Apostolo Paulo apresenta aquele que é a fonte inesgotável de amor de justiça e de graça, o teu Deus! que segundo o poder de Cristo supre todas as nossas necessidades, "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus".
II - ELE SABE QUE TEMOS MUITAS NECESSIDADES
Necessidade é algo que todos tem, existem aquelas que são essenciais, água, luz, amor etc. pois é! Jesus se apresenta como sendo isso tudo e muito mais. Confira algumas afirmações do Senhor: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna Jo 4:14; Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede, Jo 6:35; Eu sou a porta...; Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida, João 8:12.  Em João 13:1 diz que o Senhor amou os seus até o fim, “Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. O amor do Senhor não tem fim. Portanto quando andamos com alguém que nos ama assim, que se coloca como sendo o nosso suprimento o resultado não pode ser outro a não ser vida eterna, Ele disse mais: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim, 14:6.
III - NÃO PODEMOS DEIXAR AS NECESSIDADES DA VIDA IMPEDIR A NOSSA CAMINHADA COM ELE
Andar com Deus é importante porque não precisamos apenas das coisas materiais, por isso devemos também está com o coração aberto para entender e aceitar o seu ensino. Quando Jesus estava ali ensinando a multidão, muitos não entenderam o ensino dele porque talvez as preocupações com as suas necessidades eram maiores, ...pois não tinham compreendido o milagre dos pães, antes o seu coração estava endurecido, Mc 6:52.
O próprio Jesus disse: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus, Mt 4:4.
Portanto as necessidades são muitas, mas primeiramente deve se buscar viver na presença de Deus e procurar fazer a sua vontade, a palavra diz que acima de tudo, o dever do homem é temer a Deus e guardar os seus mandamentos Eclesiastes 12:13, e assim andando com Jesus será suprida não apenas as necessidades desta vida, mas todas as vossas necessidades. Amem! 

QUANDO 1+1=1

Por Pr. Carlos Azevedo

QUANDO 1+1=1

Eu e o pai somos um, Jo 10:30
Comunhão : Elementos importantes na oração: (Salmos 103:1-8)

Então a intenção nesta manhã não é mostrar como orar em comunhão, mas examinarmos origem, conceito e exemplos de comunhão. Para que quando orarmos a Deus por nós ou por outrem, saibamos que a verdadeira comunhão do corpo de Cristo é fundamental para que ele responda às nossas orações.
Este termo vem da raiz grega (Koin), que no substantivo é (Koinonia), que tem o sentido de compartilhar alguma coisa. É o conjunto daqueles que comungam nos mesmos ideais, crenças ou opinião.
A comunhão vai aparecendo à medida que as diferenças diminuem e as semelhanças  aumentam.
É uma loucura dizer que 1+1=1, mas, não estamos falando de ciências exatas, e sim de matéria espiritual.

Como entender a comunhão:

A resposta está na trindade divina: Pai, Filho e Espírito Santo. (Comunhão na criação).

Gênesis 1:26 – E disse Deus: Façamos...
João 1:1-3 – Todas as coisas foram feitas por ele...
Hebreus 1:1,2 -  Por quem fez também o mundo...
João 14:26 – Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas...

Exemplos de comunhão: 1- O casamento. Na linguagem simbólica da Bíblia falando de casamento podemos dizer que 1+1=1 veja Genesis 2:24: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne”. Nesse sentido há uma fusão ou uma mistura de vontades, sonhos alegrias e tristezas, conquistas e fracassos. Ou seja, uma vida de cumplicidade permanente, de modo que tudo se torna conhecido um do outro e, portanto, comum às pessoas envolvidas. “Há casais que vivem debaixo do mesmo teto mas não tem comunhão”.

2 – O corpo: Em 1 Co 12-12 o apostolo Paulo trata da importância da comunhão no corpo. “Assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, formam um só corpo, assim é Cristo também”.
Lendo os versículos seguintes, fica claro que qualquer membro desse corpo, por mais insignificante que possa parecer, é indispensável e sua falta interfere no equilíbrio completo de seu funcionamento.
No corpo humano um membro não menospreza o outro, não disputa com o outro, não abre mão do outro,  a fim de nutrirem o corpo, conservando-o vivo e produtivo.
Portanto do mesmo modo que o corpo físico precisa viver em comunhão cada um dos seus membros, o corpo de Cristo, a igreja, precisa viver em comunhão uns com os outros , porque como vimos só assim: sem desprezo , sem rejeição, sem disputa e com acolhimento o corpo de Cristo poderá viver de maneira produtiva.
A comunhão bíblica não é ocasional, é um modo de vida.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

Partindo desta palavra, concluímos que a COMUNÃO não era algo circunstancial ou coisa de final de semana. Era o modo de vida daqueles irmãos, de sábado a sábado, dia após dia.
Irmãos em dias cada vês mais individualista onde o ser humano tem buscado  mais os valores terrenos que os valores Espirituais, a igreja de Cristo corre um serio risco, que é se conformar com essas coisas e perder pouco a pouco o sentido da verdadeira comunhão. Comunhão não tem nada há vê com alguns momentos de celebração ou na igreja ou fora da igreja. A comunhão é uma amizade que inclui participação nos sentimentos nas experiências e na vivencia 1 Co 1:9; 10:16; 2 Co 13:13; Fp 2 1; 3:10; 1 Jo 1:3,6,7. O relacionamento envolve propósitos e atividades comuns; parceria At 2:42; 2 Co 6:14; Gl 2:9 Fm 6.
Portanto no fim desta reflexão me responda ou melhor, responda para si mesmo: será que como corpo de Cristo estamos vivendo uma comunhão segundo o ensinamento de Cristo?

Temos tudo em comum?
Temos nos  alegrado com a alegria dos nossos irmãos?
Temos nos entristecido com o fracasso do nosso irmão?
Juntos somos hum?

Se nossa resposta for sim para essas perguntas, glorias ao Senhor!
Se em partes for não, porque você acha isso algo muito difícil, algo que contraria a sua natureza, saiba que Cristo Jesus tornou isso possível com a sua vida e mostrou sim que é possível 1+1ser igual a 1. Lembrem-se não estamos falando de ciências, estamos falando de natureza espiritual. Jesus demonstrou que quando se trata de matéria espiritual de plano de Deus, algumas lógicas nem sempre prevalece. Assim como Jesus quebrou circunstancialmente algumas leis da natureza  e da ciência (Mc 6:49 e Jo 2:7e 8) ele pode nos ajudar a quebrar as barreiras da falta de comunhão verdadeira.

O titulo desta palavra teve como base o primeiro estudo da lição Bíblica do 1º trimestre de 2001 escrita pelo Pr. Gilberto Fernandes Coelho, da IAP.

domingo, 10 de julho de 2011

O Mistério de Jesus. A oferta distribuída


Por Pr. Elias Alves Ferreira
Durante três anos e meio foi realizado o maior ministério conhecido pela humanidade. Nele Jesus lançou os fundamentos do Reino Eterno através dos Seus ensinos, alertou a humanidade através de Suas profecias e interferiu no mundo físico das pessoas (curando os enfermos), na natureza, no mundo espiritual (perdoando pecados e expulsando demônios), e ainda, de forma especial, teve tempo...
Teve tempo para as crianças, para a mulher apanhada em adultério, para a mulher hemorrágica, a mulher que vivia curvada, para o Gadareno, para o homem da mão mirrada, para Zaqueu, para a Samaritana, para Bartimeu, para os leprosos, para Nicodemos, para o ladrão da cruz... para orar por você! (João 17:20).

PROJETO FAZENDO O IDE ACONTECER EM BOQUIRA



Por: Pr. Carlos Azevedo

A Região-BA lançou o projeto de missões regional FAZENDO O IDE ACONTECER em 24/10/2010, dai em diante as IAPs locais iniciaram o lançamento do projeto a nível local. Nós da IAP de Boquira, Centro Oeste-BA realizamos o lançamento do projeto local em 27/11/210, dai em diante procuramos adaptar o projeto à nossa realidade. No momento Deus tem nos conduzido para a zona rural, onde já estamos com dois trabalhos evangelísticos. No dia 06 de Março iniciamos um trabalho em uma localidade da zona rural chamada Fazendinha em um prédio escolar cedido pela Secretária de Educação do Município. Estamos realizando cultos evangelísticos a cada 15 dias nessa localidade, os cultos acontecem aos Domingos a partir das 14 horas.
Nesse Sábado dia 09 de Julho de 2011 às 15:30h iniciamos mais um trabalho evangelístico em uma outra comunidade chamada cascavel, também em um prédio escolar cedido pela Secretaria de Educação do Município. Graças a Deus o culto contou com a participação de vários irmãos e consagrados da igreja local apoiando esse projeto do Senhor.  
Que o Senhor nos ajude com: fé sabedoria e a direção do Espirito Santo, para que em breve possamos divulgar os feitos dEle na vida das pessoas que tem sido alcançadas pela sua palavra.


Fonte: IAP DE BOQUIRA

sábado, 9 de julho de 2011

Os mistério do caminho de Deus


Por Pr Elias Alves Ferreira
 "... O SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade..." - Naum 1:3 (b)
 
Quando tomamos uma posição em caminhar com Deus e viver a Sua história, temos que estar preparados para grandes surpresas. Deus, infinitamente criativo que É, sempre nos reserva detalhes que jamais sonhamos. Mas estas misteriosas surpresas nos revelam grandes verdades acerca de Deus. O grande objetivo da fé é descobrir Deus. Infelizmente, não é o que queremos ver em primeira mão. Nossos desejos primários são desfrutar de coisas visíveis, que nos dão prazer imediato e que sejam do nosso jeito. No entanto, quando descobrimos a pessoalidade de Deus, Seus propósitos, Sua presença, Sua bondade, Seus cuidados... aí sim, começa a vida.

Quando estamos no caminho de Deus podemos descansar, porque nada nos ocorrerá, nem mais e nem menos, do que o necessário. Descobrir isso é descobrir a paz e a felicidade.
Quando estamos no caminho de Deus podemos conhecer um Ser maravilhoso, sábio, ativo, protetor e misericordioso, nos dando sempre mais que merecemos. Conhecer Deus é conhecer tudo.
Quando estamos no caminho de Deus podemos nos alegrar em todas as coisas, porque mesmo os contratempos são para o nosso bem. Por acaso o vento que sopra forte, os relâmpagos que ferem a terra e as chuvas torrenciais, não fazem produzir uma paisagem maravilhosa? Por isso, por maior que sejam as dificuldades do momento, temos que enxergar o depois, o momento “pós” tempestade.
Foi na tempestade que os homens de Deus tiveram as maiores experiências. Noé teve o seu dilúvio, Jó as suas perdas, Abraão o seu moriá, Jacó a sua luta, José a sua prisão, Josué o seu deserto, Davi o seu Golias, Jonas a sua tempestade, Daniel os seus leões, os Apóstolos os seus sofrimentos... Mas atenção: Somente com os olhos da fé e do amor; da alma e do espírito, se pode ler a linguagem da dor.
Pensando e vivendo isto, Jesus veio ao mundo despojando temporariamente a Sua glória. Sentiu fome, sede e cansaço. Ensinou a vida como ninguém e caminhou vitoriosamente para a cruz. No momento de Sua prisão disse a Pedro: Guarde a sua espada (João 18:11). Era como se dissesse: Não me desvies da dor e da morte, porque por ela salvarei milhares. Há, por ventura, na história conhecida, uma melhor entrega do que esta?
Caminhemos passo a passo no caminho Divino, nos alegrando por cada incidente. Jamais, porém, devemos abrir mão das verdades reveladas na Bíblia, do bondoso Pai, do gracioso Jesus, do glorioso Espírito Santo. Não negociemos a fé e rejeitemos os pratos de sopa e as moedas de prata. Cada tempestade traz consigo um arco-íris de vitória.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Na revelação do Epírito Santo


Por Pr. Elias Alves Ferreira

“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” – 1 Coríntios 2:10.
A grande necessidade nossa é sermos dirigidos espiritualmente na direção correta. Quando não há dúvida nossos passos são firmes e constantes. Mas quem poderá entrar em nosso coração e ministrar tamanha certeza? Há um Ser no universo chamado Espírito Santo, cujo poder é ilimitado, que pode provocar uma mudança radical e ser como uma âncora em nossas vidas.
Ele é Todo-Poderoso como o Pai e o Filho Jesus. Ele também é Deus. O Anjo Gabriel revelou a Maria que Ele é altíssimo (infinitamente grande): “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” – Lucas 1:35.
O Espírito Santo é o único que penetra as profundezas espirituais de Deus e pode nos revelar esses mistérios: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” – 1 Coríntios 2:10.
O Espírito Santo é o único que pode nos convencer do pecado, de alterar nosso comportamento e apontar para o destino final. As Palavras de Jesus foram: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo” – João 16:8.
Ele mostra uma única direção da salvação que é Jesus, o Filho de Deus, que morreu e reviveu:“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” – João 16:14.
Quando descobrimos ainda, que Ele nos ama (Rm.15:30), nos ajuda na intercessão (Rm.8:26 e 27), é a garantia da salvação (Ef.1:13 e 14), a testemunha da nossa ligação com Deus (Rm.8:16), não queremos viver longe dEle. Desejamos ser um templo exclusivo deste maravilhoso sacerdote (1 Co. 6:19 e 20). E como um dos Seus nomes revela santidade, fazemos tudo para agrada-Lo, sem jamais entristece-Lo (Ef. 4:30).
Se fôssemos uma máquina, o Espírito Santo seria o combustível. Se fôssemos um jardim, o Espírito Santo seria o perfume das flores. Se fôssemos o céu o Espírito Santo seria o brilho dos astros. Mas somos humanos. Então Ele é a inspiração e a força das nossas vidas. Aquele que nos consola carinhosamente, que retira os espinhos, que aponta os defeitos, que concede estratégias especiais para escaparmos das ciladas malignas, que nos dá força para fazermos as obras divinas, que nos aponta a vida eterna, e que nos põe definitivamente nos braços de Jesus.