sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ser Pastor


“E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. – Jeremias 3.15
 
Não basta “ter” um rebanho para ser considerado um Pastor é preciso “ser” conforme a Palavra do Senhor. E quando se é um Pastor as figuras se multiplicam no meio das ovelhas: Pai, amigo, filho, irmão, mestre e conselheiro são algumas delas.
Um Pastor é um “presente” de Deus para a Congregação - “E dar-vos-ei pastores...”. Mais do que uma profissão é uma vocação Divina. Bem mais que uma capacidade é um chamado dos céus. Deus salva, escolhe, capacita e doa para o Corpo de Cristo. E Deus faz isto para esta pessoa seja o principal veículo das Suas verdades e promessas.
Um Pastor compreende o coração de Deus – “segundo o meu coração”. Compreende mais do que os atributos definidos pela Teologia como onisciência, onipresença e onipotência. Ele percebe a lei suprema pela qual tudo é regido no mundo e na história, o coração do Senhor. Por que Deus faz o que faz, quando, onde e por meio de quem Ele quer. Na verdade o que faz Deus ser Deus é o Seu coração cheio de amor fiel e de misericórdia infinita.
Um Pastor é o que apascenta – “os quais vos apascentarão”.  Não diz apenas algumas frases de efeito, um direcionamento administrativo ou uma atitude profissional. Ele apascenta, e para isto sente as necessidades das ovelhas, as ama incondicionalmente e emprega todo esforço para o bem estar delas. Não transfere esta sublime tarefa a ninguém. Sua vida traz o “cheiro” das ovelhas.
Um Pastor busca conhecimento – “com ciência”. Ninguém sabe tudo. O Espírito Santo faz lembrar o que foi lido. O conhecimento é um processo contínuo. Por isso um Pastor segundo o coração de Deus, busca o que há de melhor para alimentar e nortear o rebanho.
Um Pastor busca sabedoria – “e com inteligência”. A inteligência ou sabedoria é em via de regra a aplicação do conhecimento, no entanto, em determinados momentos, o Pastor precisa de um discernimento especial que o faz estrategicamente estar à frente daqueles que o Senhor lhes confiou. Tudo, porém, pela força e inspiração do Altíssimo.
Ovelha, você já agradeceu a Deus pelo seu Pastor. Pastor, você já agradeceu a Deus pelas suas ovelhas?
 
Pastor Elias Alves Ferreira

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A minha oferta e a de Deus


 Nunca esqueça e diga para si mesmo que:
 
A minha oferta é material
A de Deus foi espiritual
A minha oferta é financeira (bens)
A de Deus foi pessoal
A minha oferta é do que sobeja
A de Deus foi total
A minha oferta pode ser repetida
A de Deus foi única
A minha oferta custa o meu suor
A de Deus custou o sangue do Seu Filho
A minha oferta é num clima de alegria
A de Deus  foi num clima de tristeza
A minha oferta é para levar a vida
A de Deus foi para dar a vida
A minha oferta é para sustentar o Reino
A de Deus foi para conquistar o reino
A minha oferta pode ser avaliada
A de Deus é indescritível
A minha oferta é temporal
A de Deus foi Eterna
Pastor Elias Alves Ferreira 
 fonte: soudapromessa

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A ideia e a volta


O querido Jesus, nos dias de sua humanidade, ensinou-nos a olhar a vida e o Reino de Deus tão ricamente, usando figuras e personagens que até hoje nos emociona. Eis mais uma paráfrase:
 
"Um homem tinha dois filhos e o mais jovem procurou o Pai, e mesmo correndo risco de vida, disse-lhe: Não quero esperar que morra para receber a minha parte na herança, estou cansado deste lugar, sempre a mesma coisa, quero conhecer coisas novas, ser totalmente independente.
Mesmo contrariado, o Pai respeita o livre arbítrio e um dia vê seu filho ajuntar tudo e partir para a pretenso mundo novo. Longe de olhares conhecidos, com muito dinheiro começa a viver, não a liberdade, mas a libertinagem. É a ida.
 
Um dia a fortuna acaba e com ele os falsos amigos e prazeres e ei-lo, solitariamente, no meio de uma manada de porcos, sentindo inveja de suas refeições, sem lar e sem pão. No desprezo total, olha para dentro de si e no desejo de viver decide: voltarei, confessarei meus erros e recomeçarei como um empregado qualquer de meu Pai, porque terei pão e amizade. Mesmo que não entre no quarto que foi meu, me alimente na mesa que um dia me pertenceu, mas ali não me faltará dignidade e respeito. É a voz da consciência e do arrependimento.
 
No horizonte ao longe, uma silhueta, o Pai que o aguardava diariamente o reconhece e quebrando todos as barreiras tradicionais, movido pelo amor e compaixão, corre-lhe ao encontro, salta-lhe ao pescoço e não permitindo nenhuma desconsideração Paternal, beija-lhe a face. Ë a volta.
 
Uma ordem foi dada, tragam logo a melhor roupa (é um príncipe e precisa ser protegido), umanel de pedras preciosas (merece uma nova chance e eu faço uma aliança), calçados para os pés (eu tenho filho e não escravo para andar descalço), matem o novilho (merece uma festa),toquem a música (é dia de alegria) porque este meu precioso filho estava totalmente perdidoe eu o reencontrei, estava como morto e voltou à vida. É a consideração e a recompensa.Lucas 15:11-23.
Independente de sua situação eu lhe afirmo: Deus te ama muito e não quer que a sua vida seja sem sabor, para isto ele aguarda somente um gesto seu, um passo e se isso for dado, Ele correrá ao seu encontro e lhe dará o lugar que é seu pelo sangue de Jesus que foi derramado na cruz e desfrutarás a vida aqui, com a perspectiva da festa eterna, a qual ocorrerá, na companhia de todos os salvos.
Pastor Elias Alves Ferreira

terça-feira, 19 de julho de 2011

Para nunca esquecer


Deus sempre É (Ex 3.14), O Senhor que tudo Provê (Gn 22.14), a Direção certa em todas as circunstâncias (Sl 23), o Remédio que cura todas as feridas (Ex 15.26), a Bandeira de todas as vitórias (Ex 17.15), o Amigo de todas as horas (Sl 139), o Amor que me Salva (Jo 3.16)
Pastor Elias Alves Ferreira

sábado, 16 de julho de 2011

O Grande desejo de Cristo


"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo." – Jesus – Apocalipse 3.20.
A vida é cheia de decisões, nem sempre acertamos, porém, faz parte do nosso existir. Despertamos decidindo e durante o nosso dia somos bombardeados por decisões.
Muitas são as áreas de nossa vida a serem decididas. As decisões principais são: De ordem material, envolvendo finanças, de ordem emocional, envolvendo sentimentos, e de ordem espiritual, envolvendo o Reino de Deus.
Neste último caso é o mais importante, por que rege toda a nossa existência, no entanto, é o que mais nós protelamos.
Ainda bem que temos alguém que nos ama, que olha por nós e vem ao nosso encontro.
Quem é o visitante ?. Jesus Cristo, o Filho de Deus.
O Cristo Histórico, que deixou os céus, se fez carne, gente como nós, comeu bebeu, sentiu canseira, foi tentado em tudo, jamais abriu mão da obediência e santidade, assumiu nossas dores e desilusões, morrendo na rude cruz. Venceu a morte, ressuscitando triunfante ao terceiro dia, é nosso Sumo Sacerdote para sempre e um dia voltará para nós. (Fil. 2:5-11, Col.1:15-20, Heb. 7:21, 22).
O que Ele faz ?. Se apresenta e bate à porta.
O grande sentimento de Jesus é comunicar-se direta e pessoalmente. É uma experiência que Ele quer Ter conosco.
Bate carinhosamente. Note que Ele não arromba, não força a situação. Não se aproveita de um
momento de fraqueza de nossa parte
O que Ele deseja fazer ?. Entrar e cear.
Entrar no nosso dia a dia, na nossa vida, permear de paz nossas atividades. Ajudar em nossas decisões, dar cor e sentido ao nosso mundo. Mostrar-nos a verdadeira felicidade.
E como não poderia ser diferente, traz consigo, uma ceia, uma festa, um banquete. Um banquete em dois sentidos. Dele para conosco e de nossa parte para com Ele.
O que precisamos Fazer ? – Ouvir a Voz e abrir a porta.
Há muitas vozes no mundo, mas com certeza nenhuma é igual a da pessoa de Jesus. Ninguém é tão amorável e perfeito. Há outro capaz de perdoar nossos pecados, sarar as nossas dores físicas, emocionais e espirituais, nos fazer vencer aqui (cem vezes mais) e depois nos levar ao Paraíso ?. Mat. 19. 29.
Pastor Elias Alves Ferreira