quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A oferta que morreu ensinando


As sete frases da Cruz revela-nos verdades surpreendentes, ficando multi-dimensionadas quando analisadas em seu  contexto. Foram proferidas por Cristo, não em lugar confortável, mas tendo Suas mãos e pés pregados, cabeça ferida e outras partes do corpo flagelado. Além de sua moral desdenhada e total desprezo. Porém, apesar do cruento sacrifício, de seis horas de tortura, de densas trevas, saíram dos lábios do Divino Mestre, palavras que atingem nossas emoções e intelecto.
  1. “Pai,  perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Lucas 23:34Estava destituído de sua liberdade geográfica, de descanso e de sua perfeição física e, ainda assim, em íntima comunhão, chama Deus de Pai e oferece a todos o perdão. Perdão é uma das mais altas atitudes e uma doce palavra porque oferece um recomeço, um desejo de boas coisas para os outros, uma nova oportunidade e uma liberdade. Não importa o que tenha feito, Ele pode perdoar.
  2. “Tenho sede”. João 19:28Ele não estava fantasiando. A dor era real porque Sua humanidade foi real. Nesta frase está a Sua identificação conosco. Ele é poderoso para salvar de qualquer situação.
  3. “Mulher, eis aí teu filho,  e ao discípulo:   eis aí tua mãe”. João 19:26 e 27O momento era de intenso sofrimento físico e angústia mental, e ainda assim,  o Senhor pensou nos outros. Chamar Maria de mulher não foi nenhum demérito, porém o cumprimento exato do quinto mandamento da Lei de Deus. Ele pode exigir obediência porque em tudo foi fiel.
  4. “Em  verdade te digo  hoje  que estarás comigo no Paraíso”. Lucas 23:43O ladrão humilha-se e rouba o amor e a graça do coração de Cristo pedindo que fosse lembrado. Foi nos últimos instantes, nos últimos suspiros. Mas aquele que é  Senhor de tudo não lhe negou o bom lugar de repouso. Nunca é tarde para ser feliz.
  5. “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito !”. Lucas 23:46Sua vinda ao mundo, Seus ensinos, Suas atitudes sempre foram em agradar O Pai. Não foi diferente em Sua morte. Depois de oferecer todo o Seu corpo e sangue,  deposita a Sua vida nas mãos de Deus. O Senhor não requer menos que o nosso ser e de forma total.
  6. “Deus meu, Deus meu, Por que me desamparaste ?”.  Mateus 27:46.O grito foi desolado, agonizante e profundo. Não ousou chamar Deus de Pai, talvez não suportaria. Estava longe de Deus para ficar perto de nós. O Senhor quer ficar mais perto de você.     
  7. “Está consumado”. João 19:30.A pior dor não foi a física ou a emocional mas  a espiritual, o peso do pecado. E a pior prova foi  suportar o juízo de Deus no lugar dos pecadores. Ele quer consumar todo o mal.
 Celebre e viva em plenitude as frases da Cruz.
Pastor Elias Alves Ferreira

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Se por acaso...


Se, por acaso, as dificuldades da vida se agigantam em sua frente e sente que a esperança se evaporou.
Se, por acaso, a dor bate malvadamente à sua porta e como se não bastassem momentos, quer morada definitiva.
Se, por acaso, olha ao seu redor e não encontra uma pessoa amiga a quem possa desabafar, contar segredos e desafetos.
Se, por acaso, a sua vontade é de se encaramujar, encastelar e dizer ao mundo: eu não existo, por favor, me esqueça, eu sou um acidente da natureza
Se, por acaso, o grande momento da vida, do caminho certo, da paz interior, ainda não ocorreu.
Se, por acaso, isto estiver ocorrendo, eu lhe convido para que juntos entremos no barco de Jesus, na companhia de seus discípulos e viajemos no mar da galiléia.
A tarde chega o sol se põe na direção do mar grande, o mestre diz aos seus amigos passemos para outra margem. Logo o discípulo, principalmente os pescadores acostumados com a navegação, toma a frente, estendem as mãos para que todos entrem no barco. Alguns conversam sobre as maravilhas que viram durante o dia, os de espírito reflexivo são atraídos pelos raios vespertinos, pelo sussurro das águas azuladas e pela imponência das montanhas e outros remam alegremente. Jesus, cansado pelas atividades, vai para a parte de trás do barco, recosta-se numa almofada macia e dorme.
Rapidamente o tempo muda, o vento sopra forte, ondas enormes açoitam o barco, o céu escurece e encontram-se desnorteados. Cada qual faz o que pode para controlar a embarcação, porém; a situação é catastrófica e as ondas são mais fortes que suas energias e o naufrágio é certo. Alguém lembrou, Jesus está conosco e logo foram Ter com Ele exclamando: estamos perecendo, vamos morrer. O Cristo, sendo Rei e Senhor de todas as coisas, levanta-se e fala ao vento e ao mar cala-te, aquieta-te e para espanto geral as ondas baixam, o vento deixa de soprar e as estrelas surgem no céu. Uma pergunta sobrevém no coração dos discípulos. Porque tanto desespero? Entre os membros do barco uma expressão: “quem é este que o vento e o mar lhe obedecem? Marcos 4.35-41 (Paráfrase).
Se, por acaso, você se encontra numa tempestade maior que as suas forças, fale com Jesus agora. Ele não se encontra mais adormecido, porém; de mãos estendidas, as mesmas que foram cravadas na cruz e transformadas pela ressurreição ao terceiro dia, aguardando apenas um pedido seu para acalmar o vento e as ondas, para poder contemplar e amar o mundo ao seu redor e lhe conduzir ao porto eterno, logo ali, do outro lado, a nova Jerusalém.
Pastor Elias Alves Ferreira

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Somente Deus


Somente Deus é amor - I João 4:8, mas você pode possuir, impregnar todo o seu ser e compartilhar esse infinito amor.
Somente Deus é Criador - Genesis .1:1, mas você pode valorizar, curtir e cuidar da natureza como bom mordomo e ensinar a grandeza desse Deus até mesmo numa pequena flor ou num raio de Sol.
Somente Deus, em Jesus é o grande mestre - João 13:13, mas você pode, seguindo os seus passos, ser um veículo de sua paz, um espelho de sua glória.
Somente Deus pode dar alegria e ânimo - Salmo 23, mas você nEle, em compromisso ou aliança, pode ser um semeador de sorrisos e alegrias.
Somente Deus pode dar força para a jornada - Isaías 41:10, mas você, com sua fé, pode apoiar e animar a quem não tem mais forças para prosseguir.
Somente Deus em Cristo é o caminho - João14:6, mas você que O avista diariamente, pode indicá-Lo aos outros.
Somente Deus em Jesus é a verdade - João 14:6, mas você que já assimilou e experimentou a sua liberdade, pode mostrá-la a tantos.
Somente Deus em seu Filho é a vida – João 14:6, mas você que é consciente e agradecido por seu trilhão de células que compõe seu corpo físico, por Jesus que vive em seu coração, pode enriquecer-se dessa graça e tornar os que compõe o seu mundo, mais ricos.
Somente Deus em seu Messias é a luz do mundo - João 8:12, mas você pode, cheio dessa luz indizível, iluminar a quantos, por semeadura ou não, estiverem em densas trevas a sua volta.
Somente Deus em seu Espírito Santo é o Consolo para o filho aflito – João 14:16-18, mas você pode, por que é orientado e cheio dEle, ser um ombro amigo, uma mão estendida, um abrigo.
Somente Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) basta a si mesmo, mas Ele conta com Você, seu corpo, suas emoções e sua fé, na gloriosa tarefa de transpor obstáculos, resgatar, alegrar e enriquecer vidas.
Pastor Elias Alves Ferreira
 fonte: soudapromessa

domingo, 21 de agosto de 2011

Encontrando-se com Deus


Nas páginas das Santas Escrituras encontramos tanto sobre a Oração. Patriarcas, Reis, Profetas, Apóstolos e muita gente simples oraram. Encontramos estes personagens orando em pé, assentados, ajoelhados, prostrados e até mesmo deitados. O fato é que venceram enfermidades, adversidades, catástrofes, guerras, a natureza, a própria morte, pela força da Oração. Mas o que é e como orar?
Oração é a forma mais completa de comunicação entre o homem e Deus. Não precisa ser longa, mas constante, perseverante. Não precisa ter palavras bonitas, mas tem que sair do coração. Não precisa ter postura definida, mas deve ser revestida de humildade. Não precisa ser programada, mas deve ser espontânea, livre. Não deve ser como uma troca, mas apenas como uma entrega. Não precisa Ter lugar específico, mas deve ser pela fé. Não precisas ser decorada, mas vivida. Não deve ser um ato de altivez, mas de submissão. Não deve iniciar com um propósito de recepção, mas de entrega total. Não precisa atingir e agradar as pessoas ao redor, mas o coração de Deus. Mas quais os elementos da oração?
Invocação. Deus o Pai deve ser invocado. Somos semelhança do nosso criador e somente Ele deve ser chamado. Assim como os objetivos dos rios é encontrar o oceano, nosso alvo deve ser Deus. É uma aproximação do eterno, do infinito.
Gratidão. O reconhecimento pela vida, pela sustentação, pelos bens, deve ser expresso. Quantos benefícios temos recebidos e a melhor atitude é a gratidão. Este sentimento nos faz dependentes da graça, da bondade e da misericórdia Divina. Resulta em louvor e alegria.
Confissão. Confissão é o reconhecimento do erro e a procura para não mais errar. Ao admitir que o pecado é mais forte do que nós, damos lugar ao amor e o sangue de Jesus e consequentemente a absolvição interior. Passamos a ter a oportunidade de andar de cabeça erguida.
Petição. Temos o direito de pedir, Jesus ensinou que deveríamos pedir para que a nossa vida fosse repleta de alegria - João 16.22.
Adoração. Glorificar e exaltar a Deus são objetivos da Criação. Adoração é desligar-se do terreno e unir-se ao Celeste, é esquecer-se do humano e invadir o Divino, é presentear com a essência de si mesmo a Supremacia de Deus, é não querer ver para crer, mas crer para ver.
Em nome de Jesus. Foi Jesus quem pagou o preço na Cruz. Ele é o único mediador entre Deus e o homem. O Advogado supremo. O Nome sobre todo nome. O Rei dos Reis. O Senhor dos Senhores.
Poucas são as coisas que não podem ser realizadas e precedidas pela oração e nenhuma coisa existe que não pode ser beneficiada quando deixada no altar de Deus. Como o Apóstolo Paulo, aconselhamos: Ore e ore sem cessar - I Tessalonicenses 5.17.
 Pastor Elias Alves Ferreira

sábado, 20 de agosto de 2011

A vida é feita de vales e montanhas


“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” - Romanos 8.28.
Bom seria se a nossa vida fosse composta somente de vales, tudo plano, tudo certo, sem alterações bruscas. Mas, no dia a dia, percebemos mudanças radicais a nossa volta. Se pela manhã a estrada está calma, à tarde poderá transformar-se numa montanha russa. As situações metamorfoseiam-se constantemente e não é para menos que poderíamos tematizar o nosso mundo de “o mundo do estresse”. Muitos problemas resolvem-se rapidamente, outros não se contentam em visitar-nos, mas requer morada definitiva e o que fazer diante das montanhas de problemas? Desanimar só em olhar para a parte mais alta? Olhar para a própria resistência e desistir da caminhada ou da escalada sem tentar? A resposta deve ser não!!!

A Bíblia diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” - Romanos 8.28.

Deve haver uma consciência de todas as coisas ao nosso redor. Nada existe por acaso. Nenhuma pessoa passa pela nossa existência sem deixar uma contribuição para a eternidade. Nem que seja como um antiexemplo.

A essência de Deus é o amor. Quando amamos a Deus estamos dando uma resposta ao seu amor. Há por ventura na história humana uma declaração de amor maior do que a da Cruz? Um Deus-Homem chamado Jesus, de braços abertos, abandonado, ferido e ensangüentado e ainda assim perdoando e prometendo o paraíso? Revivendo depois de três dias e querendo viver em nosso coração?

Melhor que a morte é a vida, melhor que a vida é a vida com propósito e melhor que a vida com propósito é a vida dentro do propósito de Deus. Se um existe um Ser Superior que governa sobre os milhares de estrelas, que projetou todos os seres gigantescos ou microscópicos não teria capacidade de criar um plano especial para cada filho seu? Por isso, com certeza, podemos hoje dizer: somos especiais e únicos. Deus tem um plano para a nossa vida.

Há muitas vozes no mundo, mas nenhuma supera a voz do Senhor que nos convida para um propósito além das nuvens, dos prazeres, das meras gargalhadas, dos bens, da nossa rápida passagem pelo mundo. Um projeto eterno e desafiador chamado JESUS CRISTO.

E quanto às montanhas da vida? Não nos preocupemos. Elas existem para subirmos, ficarmos mais fortes, ampliarmos a visão, despoluirmos a mente, sentirmos livres e se preciso for, ficarmos agasalhados, pertinhos de Deus.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Servir, a maior das vocações


No capítulo seis do livro de Isaías encontramos a vocação deste profeta que ainda nos fala fortemente ao coração.

Deus sempre chama pessoas, independente da situação. Isaías foi chamado “No ano em que morreu o rei Uzias”. O país estava num caos político e espiritual. Mesmo em meio a trovões de uma tempestade podemos ouvir a doce voz do Senhor. Aliás, é próprio de Deus fazer que flores lindíssimas brotem em lugares escabrosos.Todo o chamado genuíno traz a marca de um encontro real com a Divindade. O testemunho do Profeta foi: “... eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo”. Deus reina sobre tudo e todos e não nega a Sua presença e glória a ninguém, principalmente a alguém que fala em Seu nome. Deus se revela sempre aos que O amam. Porém, muitas vezes, para contemplar a glória do Senhor é preciso tirar os olhos das dificuldades e levanta-los ao Céu.Todo chamamento, no entanto, é para ser vivido com humildade, santificação, serviço e adoração. “Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. Os Serafins (Anjos especiais de Deus) nesta visão possuíam seis asas representando a humanidade. O número seis na Bíblia está sempre ligado as atividades humanas. Cobrir o rosto significa humildade. Jamais devemos concorrer com a glória de Deus. No céu do Reino Eterno deve existir somente uma estrela. A estrela da manhã, o Senhor Jesus que vive para sempre. Cobrir os pés declara a santificação. Deus já deu o melhor ao mundo que foi a morte do Seu Filho Unigênito na Cruz. Da nossa parte cabe viver de acordo com a Sua vontade. Com as duas últimas asas os Serafins voavam, ou seja, movimentavam, trabalhavam. Não podemos ficar inertes, com todas as coisas a serem feitas. Deus nos quer por inteiro: Nossas mentes, nossos olhos, nossos lábios, nossas mãos, nossos pés, nosso melhor, nosso tudo. Podemos resumir todas as nossas atividades numa palavra: Adoração. Devemos adorar a Deus porque Ele é maravilhoso, glorioso, misericordioso, perdoador, perfeito, justo... e santo. Diante da Majestade Santa, Isaías sente-se pequeno e longe da perfeição que Deus deseja e exclama: “Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos”. Mas quem pode merecer alguma coisa do Senhor? Tudo que temos e somos é resultado da graça Divina. Quando Isaías sentiu-se assim, estava abrindo as portas da existência para a ação de Deus. Quanto mais esvaziarmos de nós mesmos, mais poderemos ser cheios da presença do Eterno.Podemos ver ainda a ação e o cuidado da parte de Deus no sentido de tirar todo impedimento. “Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado”. Somente quando estamos puros podemos fazer a obra da salvação.Por último, a pergunta mais inquietante e a resposta mais acertada para o Cristão. “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”. O Senhor precisa de nós, mas quem está disposto?
fonte: soudapromessa

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A profecia do pastor Jimmy Swaggart

Alimentando-se espiritualmente


Assim como o físico, o espiritual precisa ser alimentado. Em qualquer dimensão é preciso a nutrição constante, caso contrário, o resultado é inanição. Não há situação em que seja dispensado o ato de alimentar-se. Para o corpo o alimento pode ser encontrado naturalmente ou nos locais de venda, mas, para a vida espiritual é preciso ir até a presença de Deus. Para o alimento físico é preciso disposição biológica, porém, para o espiritual disposição interior e fé. O alimento físico produz energia biológica, o espiritual virtudes  morais e espirituais.
Embora também seja essencial  a alimentação  espiritual,  pouco valor damos a este aspecto. É algo abstrato, que não poder ser medido ou pesado. Este fato ocorre de duas maneiras: quando falamos com Deus e quando ouvimos a sua voz. Para falar com Deus é preciso orar (invocar, agradecer, pedir e adorar) e para ouvir a sua voz é preciso de  fé, ler ou ouvir a Sua Palavra (a Bíblia), meditar e viver.
Uma das metáforas mais lindas acerca da Palavra de Deus é quando a mesma é comparada ao mel: “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar ! Mais que o mel à minha boca”.  – Salmo 119:103. O mel é um alimento apreciadíssimo, tendo até mesmo valores medicinais. Mas vale salientar que a sua produção demanda muito trabalho. Uma abelha operária comum precisa pousar em praticamente 1500 flores para encher seu receptáculo de néctar. Então um litro de mel é o resultado de quase cinco milhões de vôos de uma só abelha. Se formos sinceros concluiremos que muitas vezes a Bíblia não tem tanto sabor à nossa vida. E o que falta ?. Certamente mais e mais “vôos às flores”. Se abrirmos o Santo Livro com freqüência, com amor, o mel surgirá. As palavras serão vivas e doces, a história passada será a nossa história, os personagens serão nosso irmãos e amigos, os princípios Bíblicos serão seguidos com alegria, a morte de Jesus será em nosso lugar e a sua ressurreição será a nossa vida.
A Bíblia é o pensamento de Deus, Sua obra de graça, Seu amor expresso e Sua auto-revelação. Ela é Divinamente inspirada, (II Timóteo 3:16). Apesar de ter sido  escrita  por cerca de 40 pessoas diferentes durante um período de 1600 anos, em três continentes (Ásia, África e Europa), em três idiomas (Hebraico, Grego e Aramaico), jamais se contradiz. Seus valores são eternos, sua exatidão histórica e geográfica pode ser comprovada pela ciência. Não há outro Livro no mundo  descrito como "a verdade". Ela é certa a respeito de tudo. Salmo 119:128.
A Bíblia além de nos conceder diretrizes, alimento espiritual, força para viver, abre a perspectiva do céu, da vida futura. Assim escreveu o Apóstolo Pedro: "para uma herança incorruptível... guardada nos céus para vós",I Pedro 1:4, e que no momento oportuno, o Senhor nos levará para este lugar maravilhoso: "Sendo de novo gerados... pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." 1 Pedro 1:23.
Leia a Bíblia para ser sábio. Alimente-se dela para ser forte. Creia nela para ser salvo. Pratique-a para ser separado para a vida eterna. E, obedeça-a para uma vida equilibrada e feliz.
Ela é uma mina de riquezas espirituais... uma fonte perene de água cristalina.... um banquete do mais puro alimento... um rio de prazer... um bálsamo para todas as feridas... uma declaração do amor eterno... o mapa do trono de Deus...um paraíso de glória !
Pastor Elias Alves Ferreira