domingo, 11 de setembro de 2011

O 11 de setembro nosso de cada dia


Em 11 de setembro o mundo lembra grande tragédia nos Estados Unidos. Uma manhã que parecia tão igual às outras, foi tomada de um grande pavor. Em poucas horas dois símbolos da grandeza americana haviam sido atingidos. As Torres Gêmeas simbolizando o capitalismo e o Pentágono o governo, ruíram.

Além das perdas materiais muitas vidas inocentes foram ceifadas. Certamente o mundo não será mais o mesmo e estes acontecimentos marcarão a história para sempre. Porém, apenas relembrar e lamentar estes fatos não traz nenhum proveito. Podemos olhar para este 11 de setembro com temor, compaixão e sabedoria, e tirar lições importantíssimas para as nossas vidas.

A primeira delas é que temos diariamente batalhas inesperadas. De “repente” chegam as coisas boas e más. Para as boas estamos preparados; mas, e para as más? O que fazer com as tragédias? A Bíblia aponta a direção da gratidão: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” – 1 Ts. 5.18. E o porquê, ela mesmo responde: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" Rm. 8.28.

Aprendemos também que jamais devemos nos orgulhar pelo que temos. Entre gratidão e ostentação há uma enorme diferença. Podemos reconhecer e zelar pelo que temos, mas jamais permitir que isto suba ao coração. Nada que possuímos é inatingível. As majestosas torres, por exemplo, eram símbolos de domínio e riqueza que de um momento para outro viraram cinzas. Ouçamos Tiago: “... Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" – Tg. 4.6.

Vigilância é outro detalhe que nunca pode nos faltar. Os americanos jamais sonhavam que terroristas estavam sendo treinados dentro do seu próprio território. Nunca sabemos tudo. Pequenos detalhes podem ser fatais. Prestar atenção nas palavras de Cristo nunca é demais: "... portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas" – MT. 10.16.

A grande lição, no entanto, é o recomeço. Nada resolve nos fixando nas perdas. Aconteceu, foi ruim e daí? Remoer o mal para sempre é a solução? Não! É preciso limpar os entulhos e reconstruir! As forças pessoais e espirituais devem ser reunidas e prosseguir a vida. Muitos exemplos mundiais nos ensinam a atitude de recomeçar. Israel se levantou após o holocausto de seis milhões de Judeus durante a Segunda Guerra Mundial. O Japão não se prostrou diante da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, e hoje pertence ao seleto grupo dos países ricos. Os Estados Unidos, apesar de ainda serem recentes os atos terroristas, permanece como a maior potência do planeta. E nós? Devemos ser como Josué e ouvir a voz de Deus! “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares” – Js. 1.9.

O Senhor que não deixou o corpo de Jesus na sepultura, também não permitirá que sejamos derrotados para sempre. Aliás, Ele nos ensina a manter acesa a chama da esperança e prosseguir vitoriosamente.
Por Pr. Elias Alves Ferreira

sábado, 10 de setembro de 2011

Problemas? Ora que melhora!



“Orai sem cessar” – 1 Tessalonicenses 5.17.
Quanto vale uma oração? Parece um despropósito uma pergunta destas, mas não é, porque vivemos numa coletividade capitalista, onde desde cedo aprendemos a usar para tudo, uma fita métrica de cifrões. Mas uma oração pode ser avaliada? Palavras de uma prece podem ser medidas? Algo extremamente espiritual pode ser mapeado inteiramente pelo material? É certo que não. As coisas espirituais liberam reflexos no material, no físico, mas transcendem todos os sentidos humanos. As palavras de uma súplica podem ser ouvidas; no entanto, a profundidade, o grau da fé, somente Deus, o Senhor, sabe.

O peso das palavras em comunhão com o Todo-Poderoso, em nome de Jesus, seja de gratidão, confissão, petição ou adoração, é imensurável. Com elas deixamos um pouco a terra e tocamos o coração do Pai.

Anjos Celestiais movem-se ao clamor de uma oração. O físico, o emocional e o espiritual alteram-se quando nos dirigimos ao Supremo Criador. Promessas eternas tornam-se vívidas e reais. O humano é envolto pelo divino, o fracasso torna-se vitória, o pequeno torna-se grande, o Céu toca a terra, as palavras de lamúrias são substituídas por doces lágrimas de alegria... enfim, as bênçãos chegam.

Todos os grandes personagens da Bíblia, os “heróis da fé”, foram pessoas voltadas para a oração.

Vejamos alguns: Jó. “Porventura não chorei sobre aquele que estava aflito, ou não se angustiou a minha alma pelo necessitado? - (Jó 30.25)”. Davi. “Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão - (Salmos 32.6)”. Jeremias. "Os meus olhos derramem lágrimas de noite e de dia, e não cessem... - (Jeremias 14.17 b)". Daniel. "E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza... - (Daniel 9.3 a)". Neemias: “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos...” – Neemias 1.6 (a). Paulo.

"Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações... - (Atos 20.19 a)". "Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” - Efésios 3.14. Tiago: “Está alguém entre vós aflito? Ore....Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele...E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará... orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos...” – Tiago 5.13 – 16 (partes). Pedro: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” - 1 Pedro 5.7.

Por orações, clamores e o levantar de mãos santas, o mar vermelho se abriu, as correntezas do rio Jordão deteve-se, as muralhas de Jericó caíram, o sol parou, O gigante Golias tombou, uma fornalha Babilônica transformou-se num lugar de passeio, uma cova de ferozes leões tornou-se num lugar de descanso para Daniel, forças malignas foram derrotas, enfermos foram curados, a prisão fria de Filipos passou a ser o primeiro e fervoroso altar Cristão da Europa, anjos e homens caminharam juntos, O Céu desceu até João na tórrida Ilha de Patmos...
Por Pr. Elias Alves Ferreira
Fonte: Sou da Promessa

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O tempo da graça


No capítulo cinco de São João encontramos Jesus curando um paralítico (tetraplégico) que sofria a trinta e oito anos. O homem não clamou, não tinha nada a oferecer, nem ninguém para ajudar. Estava cercado de lamúrias, dores e gente que sofria. Não tinha onde ficar a não ser, no tanque de Betesda (Casa da misericórdia). Não era sempre, era a crença, mas às vezes as águas eram revolvidas e apenas um era curado. Esta era a chama da esperança que o mantinha vivo em meio a tanto sofrimento. Num dia e de forma inesperada foi visitado pelo Senhor da graça.

Como é maravilhoso refletir sobre Jesus. Ele foi ao encontro do homem, dialogou e o curou. Hoje ainda continua passando pelos pátios deste mundo: Vendo os que ninguém vê, aproximando dos que ninguém se aproxima, ouvindo os que ninguém ouve, socorrendo os que ninguém mais quer socorrer.

Mas porque Jesus não o curou antes, se outras vezes tinha vindo a Jerusalém? Dentre os grandes mistérios de Deus, está o “tempo especial”. No grego (língua que foi escrito o Novo Testamento), as palavras mais usadas para tempo são duas: Chronos e kairós. Chronos é o tempo corrido, “cronológico”. Kairós é o tempo específico, separado, especial. As coisas de Deus ocorrem no tempo determinado, no período certo, no kairós. Por isso jamais podemos perder a esperança. No momento certo a bênção chegará. A vida já é uma grande vitória.

Jesus foi direto e específico, queres ser curado? Ele continua o mesmo e espera o mesmo comportamento de nossa parte. Não basta apenas pedir “Senhor me abençoe!”. É preciso pedir o que realmente estamos precisando. Desta forma, além de ser terapêutico o fato de expor o que pesa no coração, não restará nenhuma dúvida quando a bênção chegar. Mas esta pergunta revela outra verdade maravilhosa: O Senhor está interessado em nossa vida para que fiquemos bem. Somos importantes para Ele. Não somos apenas mais um rosto na multidão. Ele sabe realmente quem somos: Os traços de nossos digitais, os desejos de nossas almas, nossas qualidades e defeitos, quando fios de cabelos temos... Ele sabe tudo! E o melhor:

Ainda assim, insiste em nos abençoar. A isto chamamos graça (presente que a gente não merece). Se diante de nós está um “monte” de problemas ou pecados, o Senhor oferece uma “montanha”, uma “cordilheira” de Sua graça e misericórdia.

Se olharmos apenas ao redor, teremos muitas razões para “curtir” o sofrimento, a inércia, a amargura, o desprezo. Porém, se ousarmos olhar para cima, pela fé, poderemos ver Jesus sorrindo e dizendo: Chega meu filho desta situação e dor, levante, viva a vida, volte para a realidade... receba a minha eterna graça.

Por Pr. ELias Alves Ferreira

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A Bíblia e o GuinessBook


A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Desde que foi impressa por João Gutemberg, aliás;  o primeiro material  impresso, superando todas as expectativas  de distribuição. Está traduzida em toda ou em parte em 2.212 línguas.  Atualmente, 685 projetos de tradução estão sendo realizados.

Em  segundo lugar está o Guiness Book (O livro dos recordes), que já vendeu 75 milhões de exemplares em 37 línguas, até 1994.

É interessante a relação entre esses dois livros. O Guiness relaciona e destaca os feitos humanos e suas superações. Nele podemos encontrar o homem mais alto do mundo,  o maior equilibrista, o que conseguiu permanecer numa banheira com a maior quantidade de serpentes vivas, o que conseguiu escalar a maior das montanhas,  a mulher que possui o cabelo mais longo, o pára-quedista que chegou  mais próximo do solo   sem abrir o pára-quedas, etc.

A Bíblia, por outro lado, também possui os seus heróis. O presidiário que transformou-se em primeiro ministro (José do Egito). O  que fez milagres usando um cajado transformando-o em serpente, abrindo ao meio o mar vermelho, fazendo jorrar água de uma rocha (Moisés). O que sob a sua liderança   fez com a muralha de uma cidade ruísse apenas com o som de trombetas e gritos, e  noutra oportunidade fez com que  o sol parasse durante uma batalha (Josué). Houve um que fez outro viver mesmo depois de morto (Eliseu). Há, ainda, o que matou um leão com as mãos e na sua morte derrubou um enorme templo (Sansão). E o homenzinho que derrubou um gigante com apenas uma pedrada ?  (Davi). E se fossemos falar do homem que dormiu uma noite com leões famintos ? (Daniel), ou dos que com apenas o louvor provocaram um terremoto e abriram uma prisão ? (Paulo e Silas)...

 Interessante notar que nenhum personagem Bíblico recebeu qualquer prêmio por seus feitos. É aí que está a grande diferença. A Bíblia foi escrita para glorificar e exaltar a Deus. Jamais fizeram algo para conquistar algum “pódio”. Vale a pena ressaltar que conseguiram pela fé e na força sobrenatural de Deus.

Se Você deseja transformar-se em manchete mundial e só escolher  alguma coisa maluca para fazer, registrar o feito e enviar para o Guiness.

Mas, se não acha isso interessante e quer apenas ser reconhecido por Deus, revista-se de humildade, amor, fé, oração, bondade, fidelidade, Palavra de Deus e pronto: Seu destino será o Paraíso. Mas atenção, tem muita gente achando que existe um “Guiness Espiritual”. Que as pessoas serão aplaudidas  pelos anjos devido as  “virtudes espirituais”  ou por causa de uma ação altruísta, algum ato de bondade.

Falando em recorde. Você não acha que alguém que sendo Deus se fez homem, nasceu numa manjedoura, foi o mais santo de todos, que mais verdades espirituais deixou, realizou a maior quantidade de milagres físicos, emocionais e espirituais, teve a pior das mortes e reviveu após três dias, merece mais espaço no seu coração?

Na esperança de viver o recorde do tempo .

Por Pastor Elias Alves Ferreira

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Por que a Bíblia é o Grande Livro?

Muito poderíamos dizer a respeito deste que é o maior best-seller de todos os tempos. Nada mais que 2.212 entre línguas e dialetos contém tradução total ou parcial deste livro. Selecionamos, entretanto, alguns pensamentos a respeito, visando compreender por que tão alta procura.

A Bíblia é o grande livro por que não é uma obra de ficção. Os personagens realmente existiram e os lugares mencionados podem ser verificados geograficamente até hoje. Os acontecimentos contidos são confirmados pela arqueologia.

A Bíblia é o grande livro por que não se contradiz. Apesar de ter sido escrita em três continentes (Ásia, Africa e Europa), por mais de 40 escritores, separados por mais de 1.500 anos entre o primeiro e o último escritor (Moisé e João) em nenhum momento se contradiz. Isto sem contar a cultura tão diversificada dos homens que foram usados pela mente Divina. Encontramos entre eles: Estadista, Reis, Sacerdotes, Copeiro, Padeiro, Boiadeiro, Pescadores, Coletor de Impostos, Médico, Advogado, Etc.

A Bíblia é o grande livro por que tem uma linguagem profunda e ao mesmo tempo simples. Alguns a complica, mas ela é direta e simples. As verdades são comparadas às aves, às plantas, às construções, aos costumes familiares, etc. Aos problemas são dados os nomes e o pecado é chamado de pecado e o amor é chamado de amor. Independente da classe social dos personagens quando erraram foram corrigidos justamente. É bem vinda em qualquer lugar ou situação. Tem orientação para o sábio, o inculto, o idoso o jovem, etc. Ao alegre põe-lhe um cântico nos lábios e ao triste conforta-lhe trazendo alento.

A Biblia é o grande livro por que tem um grande e único autor. O autor da mesma é o Espírito Santo. Jamais a mente humana poderia compilar e preservar tamanhas verdades de forma perfeita. O Apóstolo Pedro assim a descreve: “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens Santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”. II Pedro 1:21

A Bíblia é o grande livro por que tem um tema central. O tema central de toda a Bíblia é a pessoa de Jesus Cristo. Começa com uma linguagem profética, tipológica e figurada e culmina com a humanização, o ministério, a obra, a morte e a ressurreição de Cristo. Anuncia sua segunda vinda de forma iminente e pessoal sendo que o último livro fala da união eterna dos salvos com o seu Senhor.

A Bíblia é o grande livro porque fala do grande amor, do grande Deus, do grande plano de salvação, das grandes bênçãos, para uma grande pessoa, como você.

Por Pr. Elias Alves Ferreira

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Eu, um míope


”pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” – Efésios 6.12
 Nem tudo que ocorre de errado é espiritual e do mal, mas que inúmeras incidências à nossa volta têm suas origens nas trevas não há como negar.
 
Ter uma visão clara das situações não é uma tarefa fácil. Quando espiritualizamos as atitudes humanas perdemos uma chance de compreender, ensinar ou ajudar as pessoas. E quando humanizamos as coisas espirituais não passamos de marionetes nas mãos dos nossos adversários espirituais.
 
A não compreensão das armadilhas espirituais, freqüentemente, nos conduz aos ressentimentos das pessoas. Erros não compreendidos e perdoados transformam-se em fardos esmagadores da nossa personalidade. Precisamos sempre consultar os nossos corações e faxiná-los através do perdão.
 
Aprendemos neste texto de Efésios que uma luta espiritual está sendo travada e que não podemos baixar guarda, pois poderá ser fatal.
 
Por outro lado, a nossa maior luta não é contra os seres humanos, mas contra o império do mal.
 
As pessoas que fazem parte do nosso mundo, todas elas sem exceção, devemos compreendê-las, amá-las e quando necessário for, perdoá-las.
 
Existe colírio que tenha composição melhor que a misericórdia, o perdão, o amor e a graça de Cristo?
 
Ping, ping, ping...
Pastor Elias Alves Ferreira
 fonte: soudapromessa