segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A MORALIDADE SEM DEUS

O texto abaixo foi visto através de um mail-listing, os Christian Nerds. O autor é o Alexandre Correia, mas não encontrei nenhum link que pudesse indicá-lo. Caso consiga algum perfil no Facebook, coloco aqui.

Read more: http://www.cristaoconfuso.com/#ixzz2HxR7XTtU



Um dos argumentos [ateístas] para a moralidade sem Deus, é que ela é advinda da Natureza, do processo evolutivo: temos valores morais porque é vantajoso em termos de sobrevivência ser moral.

Mas será mesmo?

O instinto de sobrevivência e auto-preservação é uma das coisas mais fortes nos seres vivos. E a disputa por recursos é um dos principais elementos da luta pela sobrevivência. Vamos ver dois exemplos com pássaros:


No primeiro caso, o filhote mais velho espera os pais saírem para atacar o irmão menor. Com o tempo o menor passa a ser rejeitado pelos pais e acaba morrendo de fome, sede ou dos ferimentos. Toda comida e cuidado dos pais então, passa a ser só do agressor.

No segundo, um pássaro altamente especializado, invade ninhos alheios e furtivamente mata os filhotes de seus hospedeiros para ser alimentado pelos seus "pais adotivos".

Ora! se o naturalismo é verdade, esses pássaros, daqui a milhões de anos, evoluirão para seres conscientes e inteligentes, e as bases morais dessa hipotética sociedade serão o bullying, a trapaça e o assassinato. Afinal, foi assim que a espécie deles sobreviveu e prosperou evolutivamente.

E quem seremos nós, produtos de um processo evolutivo diferente, para julgá-los quando isso acontecer? (imaginando que ainda existiremos naquele hipotético tempo)

Voltando para nós, humanos, nossos valores morais - como altruísmo, verdade, justiça, caridade, etc.. -  então não são certos -  no sentido último da palavra -  apenas nos parecem certos, essa consciência que chegou até nós via herança genética (ou pelos memes de Dawkins, rs).

Desta maneira, o naturalismo, ainda que explicasse nossa moral quanto a sua origem, não seria o suficiente para validá-la como verdadeira ou absoluta, visto que uma espécie diferente poderia desenvolver valores completamente diferentes dos nossos.

(Especulando)Poderia-se então criar um argumento formal da seguinte maneira, seguindo a seguinte linha de raciocínio:

1. Nossos valores morais são produtos da Evolução. 
2. A Evolução é um processo cego e movido pelo acaso, por fatores ambientais e variações genéticas aleatórias ao longo de milhões de anos.
3. Portanto, a Moral é apenas obra do acaso.
4. Espécies diferentes tem processos evolutivos diferentes.
5.Cada espécie desenvolverá sua própria moral.
6.Não existe moral absoluta

Portanto, Dostoevsky, através do personagem Ivan Karamazov, estava certo ao escrever "Se Deus não existe, tudo é permitido".

Sem Deus, como referência absoluta,  não existe, universal e absolutamente falando, o que é certo e errado no sentido moral.

O argumento ateísta é controverso, mas como dizia Chesterton: "Quando não se acredita em Deus, se écapaz de acreditar em qualquer coisa..."


Read more: http://www.cristaoconfuso.com/#ixzz2HxR7XTtU