quinta-feira, 14 de março de 2013

Mordomia cristã no poder do Espírito Santo


Somos totalmente dependentes de Deus. Esta dependência é o fundamento e a garantia de uma vida saudável e vitoriosa.  Deus é de inteira confiança e não podemos ter nenhuma restrição ao depositarmos nossas vidas em suas mãos. Precisamos também buscar ter uma intimidade maior com o Senhor, pois é na intimidade com Deus que aprendemos coisas grandes e ocultas que não sabemos, conforme nos ensina o profeta Isaías (48: 6). Viveremos esta dependência e intimidade com Deus a partir do momento que abraçarmos a obra do Espírito Santo na nossa vida e na vida da igreja.
Hoje, de forma urgente, precisamos reconhecer o Espírito Santo. Entender que ele é a terceira pessoa da Trindade, o elo vivo que nos liga à Divindade e nos faz enxergar o grande amor do Pai na obra da expiação provida na cruz pelo Senhor Jesus Cristo.
Temos que buscar e receber o Espírito Santo, ser habitação dele. Ter o Espírito Santo em nós significa ter Jesus em nós. Os frutos da habitação do Espírito Santo em nós são evidentes pela transformação da nossa velha vida em uma vida espiritual, submissa à vontade de Deus, e quando permitimos que Jesus tome conta de nossa vida, produzimos de maneira natural os frutos do Espírito. (Gl 5: 22)
Devemos buscar a mudança com a ajuda do Espírito Santo. Quando o Espírito Santo controla nossa vida acontece um reavivamento de nosso relacionamento com Deus, com o cônjuge e com os filhos, com o empregador e com o empregado, e com os irmãos da igreja. Acontece uma reforma de nossos hábitos e costumes. Um verdadeiro reavivamento produz mudanças. Reavivamento é renovação espiritual, é viver do poder de Deus, é enxergar as coisas do ponto de vista de Deus. Mudança é reorganização de ideias e teorias, de práticas e hábitos.
É hora de cumprirmos a missão no poder do Espírito Santo. Ele convence e converte o pecador; ajuda na santificação e capacita o crente para o trabalho de Deus. Essa obra não é nossa, é de Deus, somos simples instrumentos em suas mãos para realizá-la. Através do Espírito Santo, a Palavra de Deus produz uma reação favorável que faz com que as pessoas reflitam sobre o plano de salvação. A verdade do evangelho levado pelo Espírito Santo ao coração do homem traz vida a sua consciência e transforma o seu ser,fazendo-o aceitar a justiça de Cristo e a considerar seu sacrifício na cruz.
Vamos adorar a Deus cheios do poder do Espirito Santo. O Espirito Santo nos ensina como deve ser a correta adoração a Deus. Com zelo pela Palavra do Senhor e obediência aos seus mandamentos. “Lembra-te do dia de sábado para o santificar” (Êxodo 20: 8). O sábado é dia de aprofundar nosso relacionamento com o Senhor. É dia de comunhão fraternal e crescimento espiritual. Dia de companheirismo e reverência, que prepara o cristão para sua vivencia diária em todos os aspectos da vida. A obediência a este mandamento mostra o grau de nossa relação com Deus e de nosso respeito a sua Palavra.
O crente fiel a Deus tem prazer em obedecer a sua Palavra e é fiel também nos dízimos e nas ofertas. Não adoramos a Deus com nosso dinheiro, mas adoramos a Deus com nossa vida e com nossa renda. O crente que aprende a depender de Deus passa o dia em sua presença se projetando para a eternidade e não tem dificuldade em observar a santificação do sábado e nem em ser fiel na devolução dos dízimos e ofertas, sabendo que isso implica no crescimento da obra de Deus na terra. Façamos o propósito de adorar a Deus a cada manhã, separando o sábado para um momento de total dedicação, e sendo fiéis nos dízimos e ofertas.
Desejamos que cada irmão seja um mordomo santo de Deus. O mordomo santo é aquele que prioriza valores eternos, que vive na presença do Senhor Jesus Cristo em adoração e segue seu exemplo de comunhão com o Pai.
Vamos andar cada dia com Deus, e ver a vida na visão do Espírito Santo, desfrutar da riqueza da graça e se deleitar à luz da eternidade. Um crente convertido cada dia pelo poder da Palavra fará tudo o que o Senhor pede. Assim o Espírito Santo poderá nos usar no avanço da obra do Senhor.
Pr. Efraim Teixeira é superintendente da Convenção Paranaense e integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral. 

Somos igreja

Sabemos que o Senhor edificou a sua igreja, aqui na terra, e trabalha para conservá-la e expandi-la. Isso nos leva a uma reflexão: Qual é a razão de Cristo ter edificado a igreja e trabalhado por ela? O que significa ser a igreja de Cristo? O que há de tão especial nessa noiva? Na Carta de Paulo aos Efésios, encontramos as respostas.
Estudando essa Lição com a ajuda do Espirito Santo, a Bíblia nos responderá tais perguntas. Adquira a sua aqui;  VozdoCenaculo.com .
Disponível em português, inglês e espanhol.
Adquira online: VozdoCenaculo.com
Formato – 1º Capítulo
PDF | Tamanho: 1,36 Mb

terça-feira, 12 de março de 2013

Video - Dijap GBI 3

MANUAL DA ESPERA 4:PATERNIDADE



Por ALINY GOMES -  eM: Eu Escolhi Esperar

Vamos lá, continuar nossa série de estudos. Muitos querem ler o artigo sobre relacionamentos amorosos, infelizmente, antes de você saber sobre sua vida amorosa, você precisa saber os outros aspectos da sua vida. Já disse e vou repetir, se tiverem paciência, entenderão por que estamos falando de vários assuntos e não falando especificamente sobre a questão homem/mulher. Uma coisa puxa a outra. É necessário que para que você tenha um namoro, noivado e matrimonio felizes, você primeiro: seja feliz sozinho, segundo: tenha tido um excelente relacionamento em todas as áreas da sua vida. Se você sabe conviver com as pessoas, então você saberá conviver com seu marido, noivo, namorado e tudo mais. O tema paternidade ficou muito extenso então dividi em três tópicos:

1)   Papel do Pai na vida da Moça 11/03

2)   Papel do Pai na vida do Rapaz 18/03

3)   Soluções para a ausência paterna 25/03

Vamos passar o mês inteiro falando apenas do seu relacionamento com seu pai. Que maravilha! Mas devo confessar, amo a companhia de vocês. São lindo e oro para que tudo te vá bem. 



O Papel do Pai na vida da Moça: “A Garotinha do Papai”

Algumas meninas me puxam pra conversar no Garota Cristã e algumas me dizem o quanto gostariam de ter um namorado. A primeira pergunta que faço é: como é seu relacionamento com seu pai? Parece mesmo não ter nada haver uma coisa com a outra, mas tem tudo haver uma coisa com a outra. Por que?

O pai tem desde a antiguidade bíblica o papel de ser o protetor da sensibilidade da mulher. E isso não apenas para as filhas, mas para a esposa, as irmãs e todas as mulheres do vinculo sanguíneo daquele homem. Muitas pessoas não entendem alguns preceitos e ordenanças bíblicas. As vezes parece mesmo que algumas ordenanças bíblicas não tinham cabimento, eram sem pé nem cabeça. Quando uma mulher se casava e ficava viúva pela lei judaica o irmão do falecido deveria casar-se com ela. Não lhe parece meio estranho? Por que Deus daria uma ordenança assim? Na nossa sociedade em que casamento tem haver com laços afetivos, ficaria inviável pensar que se eu ficar viúva deveria me casar com o irmão do meu marido mesmo se eu não gostar dele. Na cultura oriental não é assim.

O matrimônio na cultura judaica tinha haver com o papel do homem de proteção da pessoa mais frágil: a mulher. No judaísmo, os pais é que davam suas filhas em casamento. Não elas que procuravam casamento. Havia sempre uma sucessão de homens que a protegeriam. Em casos extremos que a mulher não tivesse mais ninguém com quem contar a palavra de Deus ordenava a todo o povo que cuidasse dos órfãos e das viúvas. Fico pensando por que Deus não manda cuidar dos viúvos homens. O que o pai ausente, ou fisicamente ou por que não exerce as funções de homem da casa faz na vida da garota, é gerar um sentimento de rejeição e de busca, por uma proteção que ela não teve na infância e adolescência, desenfreada. Ou seja, ela irá buscar nos homens que conhecer pelo caminho aquilo que não teve de seu pai. O que acarretará em outros problemas.

Imagine que um rapaz conhece uma moça e de repente ela começa a exigir dele que ela tenha para com ela determinadas atitudes de afeto. Ele está procurando uma namorada. Ela está procurando pelo pai que ela não teve, ou se omitiu como papel de pai. Simplesmente a insegurança na vida dela causada pela ausência de proteção da figura do pai, irá fazer com que ela pese sobre esse rapaz uma responsabilidade que ainda não é dele. O matrimonio além da união entre duas pessoas tem como simbolismo básico o transmitir de autoridade. Do pai para o marido. Quando uma entrega a mão de sua filha no altar, ele está dizendo diante dos homens e de Deus que agora a responsabilidade pela vida daquela moça, é dele, do marido. E ele é quem agora irá ser o responsável espiritual pela sensibilidade dela. Nem sempre quando você, moça, diz: “eu quero muito alguém do meu lado!”. Está necessariamente querendo um namorado, ou alguém para amar. Muitas vezes você está procurando na figura masculina, o pai que você sempre quis ter e não teve. Mas para cada fase da nossa vida existem pessoas que serão responsáveis pela nossa vida. Na mulher a ausência paterna as vezes a coloca em uma condição de escrava. É aquela garota que se submete a ser o objeto sexual de alguém, somente para ter um pouco de afeto, ainda que ela saiba que é errado. Ou aquela garota que passa por inúmeras humilhações, mas não manda o cara embora, por que tem medo de ficar sozinha.



Dica: faça uma avaliação de como é seu relacionamento com seu pai. Você acha que seu pai exerceu o papel de homem na sua vida? Escreva em uma folha de papel quais os pontos negativos e positivos de seu relacionamento com ele, ou da ausência desse relacionamento. Ore sobre cada um desses pontos, pedindo a Deus que ELE venha com seu Espírito sobre cada uma dessas áreas da sua vida. Pedindo em nome de Jesus que Ele te cure e te ensine como proceder em cada uma dessas situações. Perdoe seu pai, não importando quem ele tenha sido e o que Ele tenha feito. Abra os lábio e diga a Deus que o perdoa e que ele seja livre de qualquer mal que possa vir contra ele em nome de Jesus. O perdão é a chave para a sua liberdade e para a do seu pai. Em seguida, se tiver como, tente se aproximar dele, tente ser um filho que o honra. Aprenda que a vida cristã não é o que as pessoas fazem para nós, mas o que nós faremos para as outras pessoas.



Amo muito suas vidas.