terça-feira, 19 de março de 2013

MANUAL DA ESPERA 5: PATERNIDADE 2


Por ALINY GOMES - Em: Eu Escolhi Esperar 

Semana passado falamos sobre os problemas da ausência paterna na vida das garotas. Hoje, vamos falar dos problemas da ausência paterna na vida dos rapazes. Talvez você se veja em algumas situações que vamos colocar aqui.







1)   Papel do Pai na vida da Moça 11/03 (Já postado)

2)   Papel do Pai na vida do Rapaz 18/03 (Já postado)

3)   Soluções para a ausência paterna 25/03 (Semana que vem).





Embora pareça que a mulher é a mais afetada com a ausência paterna, os rapazes também não ficam atrás. Não pense você garota que os rapazes não sofrem com a ausência paterna, sofrem sim. E pode ser até pior, por que a ausência do pai na vida do garoto pode fazer com que o rapaz leve para dentro da família que ele constituir essa ausência e reproduza isso lá dentro. Sendo dentro de casa, aquilo que seu pai foi (ou não foi).



 O que a ausência paterna faz na vida do rapaz? Além da ausência afetiva de um pai, esse rapaz também não terá dentro de casa uma referencia masculina a que seguir.

Se o pai for ausente fisicamente, significa que a referencia que esse garoto tem de líder da casa é a mãe. Se o pai for ausente no espírito, mesmo morando com a família, e um homem omisso, significa dizer que quem manda no marido e na casa é a mãe, e o pai não exerce sua função de homem do lar. De uma ou de outra forma, faltará para esse rapaz uma referência masculina a seguir de forma que ele construa uma família equilibrada.



 Filhos que não tem um homem como referencia do que é ser homem, terão sim tendência ao homossexualismo, ou a serem homens omissos dentro de casa. Aquele que é o pau mandado, que a mulher e o filho não respeitam. Aquele que não expressa seus sentimentos para não provocar discussões, apenas para manter-se em paz. Esse mesmo homem, omisso, irá também provocar revolta nos filhos nas próximas gerações, por que mesmo vendo injustiças serem cometidas dentro de casa, jamais se metem a fim de resolver as situações, ele gerará abandono e rejeição nos filhos, e esses problemas irão passando de geração e geração. Aquela velha história do que os filhos reproduzem o que veem os pais fazerem.



Você pai deve ser referencia para seus filhos homens e ser o protetor da sua filha mulher. Você filho e filha, deve perdoar seu pai pelo erros cometidos com você, a fim de que Deus os perdoe dos vossos pecados para que haja liberdade tal, que você tenha em um futuro próximo um relacionamento feliz.



Rapazes, como é seu relacionamento com seu pai? Coloque em uma folha de papel pontos positivos e pontos negativos. Se você não teve pai, não o conheceu, ou nunca se relacionou bem com ele, faça o mesmo. Ore sobre isso, colocando pra Deus tudo aquilo que você sente que lhe faltou e pedindo a Deus que te ensine a como ser um homem segundo o coração de Deus a fim de levar o amor D’Ele nessa terra.

Semana que vem iremos falar com rapaz e moças que tem problemas em seus relacionamentos paternos ensinando quais as soluções de Deus para a ausência paterna. Fica de olho.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Mordomia cristã no poder do Espírito Santo


Somos totalmente dependentes de Deus. Esta dependência é o fundamento e a garantia de uma vida saudável e vitoriosa.  Deus é de inteira confiança e não podemos ter nenhuma restrição ao depositarmos nossas vidas em suas mãos. Precisamos também buscar ter uma intimidade maior com o Senhor, pois é na intimidade com Deus que aprendemos coisas grandes e ocultas que não sabemos, conforme nos ensina o profeta Isaías (48: 6). Viveremos esta dependência e intimidade com Deus a partir do momento que abraçarmos a obra do Espírito Santo na nossa vida e na vida da igreja.
Hoje, de forma urgente, precisamos reconhecer o Espírito Santo. Entender que ele é a terceira pessoa da Trindade, o elo vivo que nos liga à Divindade e nos faz enxergar o grande amor do Pai na obra da expiação provida na cruz pelo Senhor Jesus Cristo.
Temos que buscar e receber o Espírito Santo, ser habitação dele. Ter o Espírito Santo em nós significa ter Jesus em nós. Os frutos da habitação do Espírito Santo em nós são evidentes pela transformação da nossa velha vida em uma vida espiritual, submissa à vontade de Deus, e quando permitimos que Jesus tome conta de nossa vida, produzimos de maneira natural os frutos do Espírito. (Gl 5: 22)
Devemos buscar a mudança com a ajuda do Espírito Santo. Quando o Espírito Santo controla nossa vida acontece um reavivamento de nosso relacionamento com Deus, com o cônjuge e com os filhos, com o empregador e com o empregado, e com os irmãos da igreja. Acontece uma reforma de nossos hábitos e costumes. Um verdadeiro reavivamento produz mudanças. Reavivamento é renovação espiritual, é viver do poder de Deus, é enxergar as coisas do ponto de vista de Deus. Mudança é reorganização de ideias e teorias, de práticas e hábitos.
É hora de cumprirmos a missão no poder do Espírito Santo. Ele convence e converte o pecador; ajuda na santificação e capacita o crente para o trabalho de Deus. Essa obra não é nossa, é de Deus, somos simples instrumentos em suas mãos para realizá-la. Através do Espírito Santo, a Palavra de Deus produz uma reação favorável que faz com que as pessoas reflitam sobre o plano de salvação. A verdade do evangelho levado pelo Espírito Santo ao coração do homem traz vida a sua consciência e transforma o seu ser,fazendo-o aceitar a justiça de Cristo e a considerar seu sacrifício na cruz.
Vamos adorar a Deus cheios do poder do Espirito Santo. O Espirito Santo nos ensina como deve ser a correta adoração a Deus. Com zelo pela Palavra do Senhor e obediência aos seus mandamentos. “Lembra-te do dia de sábado para o santificar” (Êxodo 20: 8). O sábado é dia de aprofundar nosso relacionamento com o Senhor. É dia de comunhão fraternal e crescimento espiritual. Dia de companheirismo e reverência, que prepara o cristão para sua vivencia diária em todos os aspectos da vida. A obediência a este mandamento mostra o grau de nossa relação com Deus e de nosso respeito a sua Palavra.
O crente fiel a Deus tem prazer em obedecer a sua Palavra e é fiel também nos dízimos e nas ofertas. Não adoramos a Deus com nosso dinheiro, mas adoramos a Deus com nossa vida e com nossa renda. O crente que aprende a depender de Deus passa o dia em sua presença se projetando para a eternidade e não tem dificuldade em observar a santificação do sábado e nem em ser fiel na devolução dos dízimos e ofertas, sabendo que isso implica no crescimento da obra de Deus na terra. Façamos o propósito de adorar a Deus a cada manhã, separando o sábado para um momento de total dedicação, e sendo fiéis nos dízimos e ofertas.
Desejamos que cada irmão seja um mordomo santo de Deus. O mordomo santo é aquele que prioriza valores eternos, que vive na presença do Senhor Jesus Cristo em adoração e segue seu exemplo de comunhão com o Pai.
Vamos andar cada dia com Deus, e ver a vida na visão do Espírito Santo, desfrutar da riqueza da graça e se deleitar à luz da eternidade. Um crente convertido cada dia pelo poder da Palavra fará tudo o que o Senhor pede. Assim o Espírito Santo poderá nos usar no avanço da obra do Senhor.
Pr. Efraim Teixeira é superintendente da Convenção Paranaense e integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral. 

Somos igreja

Sabemos que o Senhor edificou a sua igreja, aqui na terra, e trabalha para conservá-la e expandi-la. Isso nos leva a uma reflexão: Qual é a razão de Cristo ter edificado a igreja e trabalhado por ela? O que significa ser a igreja de Cristo? O que há de tão especial nessa noiva? Na Carta de Paulo aos Efésios, encontramos as respostas.
Estudando essa Lição com a ajuda do Espirito Santo, a Bíblia nos responderá tais perguntas. Adquira a sua aqui;  VozdoCenaculo.com .
Disponível em português, inglês e espanhol.
Adquira online: VozdoCenaculo.com
Formato – 1º Capítulo
PDF | Tamanho: 1,36 Mb