terça-feira, 4 de junho de 2013

Desejo por Novidade

Em: Devocionaisdiarios - via email

"Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos." (2 Timóteo 4:3-4) 

Numa predição dos últimos dias, o apóstolo Paulo disse: “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos [...]” (2 Timóteo 4:3).

Esse desejo intenso de ouvir coisas agradáveis parece muito atual. Talvez uma boa descrição das igrejas de hoje. Fico impressionado com as loucuras que algumas pessoas que se dizem cristãs “compram”. Parece que uma nova moda surge de tempos em tempos e deixa todos empolgados.

Algumas pessoas acabam acreditando em verdadeiros absurdos, apenas pelo desejo de novidade. Depois de algum tempo, elas se cansam dessa novidade e logo correm para outra com extrema facilidade. Isso se dá porque elas nunca aprenderam a amar verdadeiramente a Palavra de Deus.

A Bíblia nos alerta para o fato de que nos últimos dias haverá falsos profetas, falsos ensinamentos e falsos milagres. Apenas os cristãos que estão familiarizados com a Palavra de Deus e que são biblicamente letrados serão capazes de identificá-los.

Jesus disse: “vão e façam discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19). A igreja é um lugar onde a Bíblia deve ser ensinada e onde o povo de Deus deve saber o que a Palavra de Deus diz. Deve ser um lugar onde louvamos, onde oramos e onde usamos os dons que Deus nos deu.
Mas, infelizmente, estamos nos afastando disso. E é por isso que há tanta vulnerabilidade para os falsos ensinamentos nos dias de hoje.

domingo, 2 de junho de 2013

ME EXPLICA MELHOR, PAULO...

Por STÉPHANIE VIEIRA
Há algum tempo eu andava encucada sobre aquele versículo que diz: melhor casar do que viver abrasado. Eu sempre via esse texto sendo usado como um incentivo aos casais que já viviam em fornicação para que se casassem logo e "deixassem de pecar", já que não conseguiam dominar seus próprios corpos e estavam ardendo de desejo.

Eu não conseguia concordar com essa idéia; não conseguia acreditar que era isso que Deus queria que entendêssemos com este versículo. 
Penso que ter como motivação principal para o casamento a "incapacidade" de exercitar o domínio próprio sobre a sexualidade arrasta pecados e problemas não tratados para dentro do casamento, o que só pode piorar a situação. Ao mesmo tempo em que eu achava absurda essa interpretação deste versículo, nunca tinha parado para estudar o texto, para saber qual era o real cenário em que essa frase foi dita por Paulo.

Enfim, quando decidi buscar entender o contexto, comecei a ler a passagem de 1 Coríntios 7, onde Paulo fala aos Coríntios da opinião dele sobre o casamento. Foi um alívio conseguir entender a situação em que aquela frase foi dita!
Paulo não estava falando aquilo para jovens que já viviam abrasados, numa vida de fornicação, incentivando-os a se casarem o mais rápido possível, para que ficassem "livres" do pecado sexual.
Pelo contrário, o contexto é o seguinte: ele estava dizendo que, na opinião dele, era melhor que os jovens solteiros, as moças e as viúvas de Corinto permanecessem solteiros, assim como ele, para que pudessem se dedicar exclusivamente a cuidar das coisas do Senhor. Para Paulo, o casamento traria muitas preocupações e responsabilidades que poderiam ser evitadas. 
Mas depois de expor essa opinião própria, ele diz: Se alguém acha que não vai conseguir permanecer solteiro pra sempre, pois não conseguirá conter seu desejo sexual, então é melhor que se case, pois não estou dizendo que o casamento é pecado.
Vejam: 
1 Coríntios 7:7-9 
7: Realmente, eu gostaria que todos fossem como eu. Porém cada um tem o dom que Deus lhe deu: um tem este dom, e outro, aquele (observação minha: aqui ele está dizendo que nem todos tem o dom de permanecer solteiro e conter o desejo sexual, assim como ele). 
8: Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu.
9: Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo. (versão NTHL)
Na versão Almeida Revista e Corrigida, o versículo 9 diz: "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se."
Ele não estava falando para pessoas que estavam em um relacionamento de namoro e já não estavam possuindo o próprio corpo em santificação e honra (I Tessalonicenses 4:4), ele estava falando para pessoas solteiras e que desejavam fazer a vontade de Deus, ele estava incentivando-as a permanecerem solteiras para que pudessem se dedicar exclusivamente às coisas do alto.
Nesse caso, a expressão "se não podem conter-se" não significa: "se não estão tendo domínio próprio sobre a área sexual no relacionamento de vocês"; mas sim: "se consideram que não conseguirão viver para sempre sem esse vínculo emocional e sexual que o casamento propocorciona", então que se casem. 
Ele não estava tratando de impossibilidade de lutar contra um pecado já instalado, ele estava tratando da possibilidade de conviver com uma tentação eterna. E essa realmente é uma questão que os solteiros devam considerar!
Mais na frente, no versículo 36, ele diz:
Versão NHTL: "Aos que ficaram noivos, mas resolveram não casar mais, eu digo o seguinte: se o rapaz sente que assim não está agindo certo com a sua noiva e acha que a sua paixão por ela ainda é muito forte e que devem casar, então que casem. Não existe pecado nisso."
Versão Almeida Revista e Corrigida: "Mas, se alguém julga que trata dignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se."
Aqui, Paulo está falando para pessoas que inclusive já estavam num compromisso de noivado, planejando o casamento, mas que por amor ao Senhor, depois de ouvir aquele ensino, estavam considerando a possibilidade de abrir mão deste relacionamento, para viver totalmente dedicadas a Ele. 
Para essas pessoas ele diz: Se terminar este relacionamento irá gerar um peso muito grande no seu coração, se te fará sofrer demais por abandonar a quem você realmente ama, ou mesmo se você considera que desfazer o relacionamento seria uma desonra para sua noiva que já passou da flor da idade, e seria injusto abandoná-la para que tivesse que encontrar outro marido, então é melhor que mantenham o plano de se casar.
Na verdade, Paulo não estava dando um ensino para pessoas que estavam buscando qualquer brecha na lei para continuarem comodamente fazendo a sua própria vontade.
Pelo contrário: ele estava encorajando pessoas que estavam buscando de todo o coração viverem totalmente dedicadas ao Senhor.

Bem dizia alguém que não lembro quem:
TEXTO fora de CONTEXTO é PRETEXTO pra pecar.
Stéphanie Vieira

quarta-feira, 29 de maio de 2013

DEUS, O ESPECIALISTA

Por BRUNA E RHANÚSIA
Vamos compartilhar um pouquinho sobre a vida de  Saulo e de Paulo. Falando assim dá-se a entender que  são duas pessoas diferentes. E são! Houve uma  transformação tão grande em sua vida, que Deus o tornou  uma pessoa o oposto da que era antes, inclusive no  nome.


Saulo nasceu em uma cidade chamada Tarso, localizada  na Ásia Menor. Grande estudioso e conhecedor das leis  judaicas. Foi instruído desde novo, por Gamaliel, homem  culto, doutor da lei, e tão estimado, que foi o primeiro a ser  chamado de Raban (título superior ao de rabino).

Saulo, como defensor das leis, não admitia Jesus Cristo como filho de Deus. Vivia então para perseguir ferozmente e calar seus seguidores, os Cristãos. Cometendo muitas crueldades, como ser conivente com a morte de Estevão. Os cristãos chegavam a abandonar suas cidades, para fugirem dele. Foi um opressor e tanto.

Em uma de sua viagens a Damasco, onde iria mais uma vez perseguir e prender Cristãos, Saulo foi surpreendido por um encontro com Jesus. Uma forte luz em seus olhos, o derruba no chão, tornando-o cego.

“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 
Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor?
E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” (Atos 9:3-5)

Permaneceu em Damasco por três dias. Estando cego, foi conduzido à casa de Judas, onde esteve em jejum e oração. O Senhor então fala a seu servo Ananias, em visão, que ele fosse ao encontro de Saulo. Este também em visão viu Ananias impondo a mão sobre ele, que voltava a enxergar.

Ananias, ainda que temeroso, obedece ao Senhor e vai até aquele ao qual temia, pois era perseguido por ele. Entendeu quando o Senhor disse a ele, que Saulo era para Ele, um vaso escolhido.

Ananias foi até o encontro de Saulo, e chamando-o de irmão, impôs as mãos sobre ele, que voltou a enxergar. As escamas caíram de seus olhos, passando a conhecer a Verdade que é Cristo.

“E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado” ( Atos 9:17-18)

Deus mudou a história de Saulo, que passou a ser Paulo. Ele não mais perseguia os Cristãos, e sim era perseguido, pois se tornou um deles. Era, com certeza, olhado de forma desconfiada pelos companheiros. Mas sua transformação foi algo tão sobrenatural que todos queriam ouvi-lo e estar com ele. Queriam entender como um homem, impossível aos olhos humanos de se render ao Senhor, passou a ser o maior pregador do evangelho aos gentios.

Assim como Paulo, precisamos nos dispor a sofrer a transformação pelo Senhor. Ainda que o inimigo use vidas para nos confrontar acerca de nosso passado, é a nova criatura que viramos que será justificada, e com a qual daremos testemunho.

Paulo foi tão fervoroso com o evangelho como foi com o judaísmo. Ele acusava o pecado de se levar a Obra de Deus relaxadamente.

O Senhor nos deu o seu melhor, e o nosso melhor sempre deve ser Dele: o melhor tempo, a melhor atitude, a melhor e mais difícil renúncia...

A vida sofrida deste amado apóstolo nos mostra que não há impossível para Deus. Ele transforma o caráter, as atitudes, os pensamentos, os sonhos. 
O Senhor muda totalmente nossa história se nos dispusermos a pagar o preço.

Tenha fé que Ele tem algo perfeito para você. Deus é especialista em tornar a maldição em benção. E que assim seja conosco e com nossa vida.

“Naquele dia o Livro de Moisés foi lido em alta voz diante do povo, e nele achou-se escrito que nenhum amonita ou moabita jamais poderia ser admitido ao povo de Deus, pois eles, em vez de darem água e comida aos israelitas, tinham contratado Balaão para invocar maldição sobre eles. O nosso Deus, porém, transformou maldição em bênção” (Neemias 13:1-2).

Encontrado na Itália manuscrito da Torá mais antigo do mundo

O pergaminho de pele de cordeiro foi catalogado de modo equivocado por um arquivista da biblioteca universitária em 1889
A Universidade de Bolonha (Itália) encontrou o que pode ser o manuscrito da Torá mais antigo do mundo, segundo um professor italiano que afirma que o texto sagrado foi escrito no século XII.
O valioso pergaminho de pele de cordeiro foi catalogado de modo equivocado por um arquivista da biblioteca universitária em 1889, que acreditou que pertencia ao século XVII.
Mas o professor de estudos hebraicos Mauro Perani constatou que o texto era anterior às normas de escrita da Torá adotadas no século XII.
"Imediatamente, percebi que era muito mais antigo", disse.
O professor explicou que o texto contém letras e sinais proibidos pelo erudito e filósofo judeu Moisés Maimônides no século XII.
"Este pergaminho é muito raro porque quando os manuscritos estragam, perdem sua santidade e não podem ser mais utilizados. Então, são enterrados", explicou Perani.
"Seu estado de conservação é excelente", completou.
"Os nazistas na Europa central e os fascistas na Itália destruíram dezenas de milhares de rolos. Aconteceu uma incrível destruição no século XX", disse.
O texto foi submetido a várias análises de carbono na Itália e Estados Unidos, que confirmaram que foi escrito entre o fim do século XII e o início do século XIII.
O pergaminho mede 36 metros de comprimento e 64 centímetros de largura.