terça-feira, 18 de junho de 2013

O Amor é Paciente e Bondoso

Em: Devocionaisdiarios - via email

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha." (1 Coríntios 13:4)

Você consegue imaginar como seria o mundo em que vivemos se as pessoas vivessem pelo princípio: "Não procure seus próprios interesses e necessidades, mas sim as necessidades dos outros"? Vivemos numa cultura que nos diz para esquecer os outros e olhar para nós mesmos. Mas devemos lembrar que o amor de Deus é paciente e, como membros do corpo de Cristo, o amor que temos deve ser também paciente.

Outra maneira de traduzir a frase: "O amor tudo sofre" de 1 Coríntios 13 é "O amor tudo suporta." Este termo comum do novo testamento é usado quase que exclusivamente para falar de ser paciente para com as pessoas, em vez de ser paciente para com as circunstâncias ou eventos. A paciência do amor é a capacidade de ser incomodado repetidamente.

As últimas palavras de Estevão, o primeiro mártir da Igreja, foram as de um paciente perdão: -"Senhor, não os consideres culpados deste pecado" (Atos 7:60). Enquanto morria, ele orava por seus assassinos e não por si mesmo. Este é o mesmo tipo de amor sobre o qual Jesus falou a respeito de "dar a outra face". É o tipo de amor que tem como principal preocupação não o seu próprio bem, mas o bem-estar dos outros.

E o amor é bondoso. Assim como a paciência vai aceitar tudo dos outros, a bondade vai dar tudo aos outros. Ser bondoso é ser útil, é ser prestativo e gentil. É uma mistura de boa vontade com iniciativa. Amor não é só sentir-se generoso. É ser generoso. O amor não só deseja o bem estar dos outros, mas trabalha para isso.

Mas, se você esperar esta emoção chegar naturalmente, talvez nunca experimente o que seja de fato a bondade.
Lembre-se: o amor é ação. O amor é bondoso. Então, basta ser amável, mesmo que você não se sinta assim. Assim é o amor de Deus: paciente e gentil.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

GUARDE SEU CORAÇÃO

Por BRUNA THALITA SILVA
A Palavra de Deus em Provérbios 4 versículo 23 diz: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. Conhecendo vários jovens e tendo a oportunidade de conversar com muito deles, percebo algo que leva muito deles a caminharem na espera de forma errada. Estão caminhando em pureza no corpo, mas se esquecendo de guardar o coração.

Quando ministramos sobre a Espera e sobre a nossa escolha em esperar o tempo certo para todas as coisas, não estamos falando apenas na questão sexual, mas também na emocional. Devemos nos guardar nos dois níveis.

O seu corpo não deve ser tocado por qualquer um, a não ser a pessoa da sua aliança, mas o seu coração é precioso demais para que qualquer pessoa possa tocá-lo.

O coração é a porta de entrada das nossas emoções, da nossa alma e devemos guardá-lo e protegê-lo. É claro que você deve cuidar do seu corpo e guardá-lo também. Mas se na sua caminhada você não guardar principalmente o seu coração, você ficará cheio de cicatrizes.

A Bíblia é muito clara quando diz: “Acima de TUDO, guarde o coração...”, isso significa, guarde as outras coisas também, mas guarde principalmente o seu coração. E logo após ainda diz: “...pois dele depende toda a sua vida.”, sabemos que quando algo entra no nosso coração fica difícil tirar, e são essas emoções que nos direcionam quando vamos tomar uma decisão, quando vamos fazer algo ou lutar por algo.

A Bíblia, o nosso manual de vida, está nos falando para guardarmos o nosso coração, porque o Pai nos conhece e Ele sabe que o nosso coração é muito importante. 

Nesta caminhada, guardar o corpo talvez seja o mais fácil, porque guardar o coração é um desafio diário. Se você tem sentido que está difícil guardar o corpo, provavelmente é porque você também não tem guardado seu coração.

Não deixe que qualquer um penetre o mais intimo do seu coração e não deixe que qualquer coisa o domine, o SEU coração é muito importante e não deve ser tocado por quem não cuidará de você.
Oro para que nesses dias o Senhor possa ajudá-lo a guardar o seu coração, mas que principalmente você decida guardá-lo em Jesus.