quarta-feira, 10 de julho de 2013

Deixando o Espírito Trabalhar

Em: Devocionaisdiarios - via email

"Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo." (João 16:8)

- Por que o Espírito Santo veio ao mundo? - O que o Espírito Santo de Deus quer fazer na vida daqueles que não creem? O Espírito Santo está totalmente envolvido no processo de conversão a Cristo. Antes de sermos cristãos, foi Ele quem nos convenceu do nosso pecado (veja João 16:8).

Note que esse versículo não diz que o Espírito Santo irá convencer o não cristão sobre um pecado específico. Na verdade, Ele o quer convence-lo sobre o pecado de uma forma geral, sobre a causa, sobre a  raiz de todos os pecados.

Pode-se criar um sentimento de culpa em alguém. Ao tentar-se "ajudar" alguém no processo de conversão, as vezes fazemos com que as pessoas se sintam mal ou culpadas sobre algo. As mães normalmente têm uma habilidade especial nessa área. Mas somente o Espírito Santo pode realmente produzir a consciência de "culpa" numa pessoa, que a fará a perceber de fato o seu pecado.

Algumas vezes, participamos à certa altura do processo de conversão de uma pessoa. Ficamos impacientes e tentamos "dar uma mãozinha" ao Espírito Santo. Ao falarmos de Deus para alguém (um amigo, colega ou familiar), de repente ela se interessa e começa a fazer perguntas. Percebendo que estamos tendo progresso, começamos a tentar converter essa pessoa com as nossas próprias forças. Tentamos forçar o fechamento do trabalho que o Espírito Santo ainda está desempenando.

A melhor coisa que podemos fazer após compartilharmos a Palavra de Deus com alguém, é orar para que ela se enraíze. Devemos simplesmente fazer a nossa parte e deixar o resto nas mãos de Deus. Não precisamos forçar a barra. O Espírito Santo é quem irá convencer a pessoa.
Deixemos o Espírito de Deus fazer o Seu trabalho.