segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Seis Passos para não pecar contra Deus e ter uma vida abençoada por ELE

Palavra de Deus nesse domingo dia 16/11/2014 na IAP Guanambi Setor Agreste 2 Região Bahia


Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar. DT 30:15-20
1 – PASSO: NÃO DANDO OUVIDO A NADA QUE POSSA LHE TIRAR DA PRESENÇA DE DEUS
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33
2 – PASSO: NÃO DUVIDAR DA PALAVRA DE DEUS - O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado. Provérbios 13:13
3 – NÃO OLHAR COM DESEJO PARA O QUE PODE LHE DESVIAR DO CAMINHO DE DEUS - “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. 1 Coríntios 10:23 - Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine... (1 Coríntios 6:12)
4 - NÃO DESOBEDECENDO A DEUS - Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Romanos 5:19 - Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22
5 - NÃO APRESENTANDO DESCULPA PARA O PECADO - E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:11-13
6 - VIVENDO OS ENSINAMENTOS DA PALAVRA DE DEUS - “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Sl. 119.
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8:11
Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior – JOÃO 5:14
 CONCLUSÃO: 
Amados: Temos consciência de que a nossa natureza é pecaminosa, (Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5), mas Deus nos deu O livre arbítrio, que quer dizer, o juízo livre, é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos. Podemos escolher pecar ou não pecar. O salmista Davi fez esta escolha: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Sl. 119.11
A bíblia fala dele (livre arbítrio), constantemente, um destes textos está aqui em Deuteronômio 30:19
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.
O livre arbítrio é de fato uma escolha do ser humano, ele pode sim escolher obedecer a Deus ou não, porem quando não obedecemos a Deus temos consequências muito ruins em nossas vidas, no versículo 19 diz que uma delas é a morte, mas no versículo 20 ela também diz que haverá prolongamento de dias quando escolhemos obedecer a Deus. Deuteronômio 30:19-20.

Escolha obedecer ao senhor, porque ele tem cuidado de você e da sua família, não de ouvido a nada que possa te desviar, nunca duvide da sua palavra, desvie o teu olhar do mal, não desobedeça nunca, reconheça os seus erros, e viva os seus ensinamentos a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário