sexta-feira, 29 de maio de 2015

RESUMO DA LIÇÃO 7 PARA O DIJAP/GBI - NÃO SE DEIXE ENGANAR (ORIGINAL: NÃO SEJA INGÊNUO) (COM ORIENTAÇÕES P/ OPROFESSOR)





RESUMO DA LIÇÃO 7 PARA O DIJAP/GBI - NÃO SE DEIXE ENGANAR (ORIGINAL: NÃO SEJA INGÊNUO)



LIÇÃO 7 DO 2º TRIMESTRE DE 2015
NÃO SE DEIXE ENGANAR

 Sumário
INTRODUÇÃO................................................................................................ 1
HORA DE ESTUDAR A LIÇÃO....................................................................... 2
HORA DE PRATICAR A LIÇÃO ......................................................................3
TAREFINHA.................................................................................................... 4
HORA DE AGRADECER (oração com o professor).......................................  5
HORA DE COMPARTILHAR (crescendo em comunhão)...............................  6

LEITURA DO DIA: "Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte. 1º João 4:1
Objetivo
Você deve:
Examinar – o que está sendo ensinado por toda e qualquer pessoa
Observar – se o conteúdo do ensino é do Espírito Santo ou não
Saber - de onde vêm os profetas e seus ensinos
Introdução a historia Bíblica:
Hoje com graça de Deus vamos continuar o nosso turismo nas cartas do apostolo João. O tema de hoje é: NÃO SE DEIXE ENGANAR (TITULO ORIGINAL: NÃO SEJA INGÊNUO).
Vamos iniciar com um alerta! Veja o que está escrito em Mateus 7:15, “Cuidado com os falsos mestres que vêm disfarçados em ovelhas inofensivas, mas são lobos, e vão despedaçar vocês”.
Aqui Jesus nos adverte a ter cuidado com os lobos devoradores, quem são estes lobos? São falsos profetas, disfarçados de pessoas de bem. Eles fazem coisas impressionantes, eles pregam a palavra, escrevem livros, gravam CDs e DVDs e etc.
O problema é que quando comparamos o que eles falam com o que a Bíblia fala o resultado é bem diferente. É claro que nem todas as pessoas são falsos profetas, mas é preciso cuidado para não se deixar enganar.

I – Hora de estudar a lição

O apostolo João nos ensina que devemos examinar os ensinos para sabermos se eles são verdadeiros ou não.

 1. Não acredite em tudo – seja critico do ensino
O apostolo Paulo escreveu o seguinte: mas ponham à prova tudo o que for dito, para terem a certeza de que é verdade, e se for, então aceitem. Afastem-se de toda espécie de mal. (1 Tessalonicenses 5:21-22)  
Como verdadeiros filhos de Deus, devemos examinar e avaliar o ensino de toda e qualquer pessoa para não sermos enganados.
O ensino de João sugere que sejamos críticos. Ser critico não é reclamar de tudo achando que todos estão errados e só você está certo, ser critico aqui é aquele que examina que avalia, e que pensa antes de aceitar qualquer ensino como verdadeiro e correto.  
João diz que não devemos crê em qualquer um que ensina, “Amados, não creiam em qualquer mestre, mas examinem os mestres para ver se eles ensinam as verdades de Deus – grifo nosso. Tudo indica que João substitui a palavra mestre, ou seja, aqueles que ensinam “em nome” de Deus, pela palavra espírito, quando ele diz: ...examinem os espíritos... Um mestre pode ensinar o bem ou o mal. Por isso ele alerta para não acreditarmos em qualquer ensino. Devemos primeiro investigar ou analisar o que está sendo ensinado. Essa orientação vale também para aquilo que agente ouve falar, não podemos ir logo acreditando em tudo que se ouve por ai.
2. Não acredite em tudo - Observe o conteúdo do ensino
Nós já sabemos que temos de ter cuidado com os falsos profetas, que são os que ensinam heresias (falso ensino) e tem o espírito do anticristo, que é aquele que é contra Cristo que vai fazer guerra no ultimo dia. O apostolo diz que os falsos profetas já estão no mundo por isso temos que ter cuidado e observar bem o que está sendo ensinado.
O conteúdo do ensino só será aprovado se os que ensinam forem aprovados por Deus, é por isso que temos que conhecê-los. Veja o que diz os versículos 2 e 3 em 1ª João 4: E o meio para descobrir se a mensagem deles vem da parte do Espírito Santo é perguntar: Ela concorda realmente que Jesus Cristo, o Filho de Deus, tornou-se verdadeiramente homem com um corpo humano? Se for assim, então a mensagem vem de Deus. Senão, a mensagem não vem de Deus, mas sim de alguém que é contra Cristo, como o anticristo, acerca do qual vocês já ouviram falar que virá, e a sua atitude de inimizade contra Cristo já está espalhada pelo mundo.
Portanto João deixa claro que quando se faz uma observação cuidadosa no que eles dizem a respeito da vinda de Cristo logo já dá para saber se o ensino deles é de Deus ou não.
3. Não acredite em tudo - Observe de onde vem o ensino
Existem duas maneiras de descobrir se ensino é bíblico ou antibíblico. A primeira é estudando a Bíblia e a segunda é comparando as verdades da Bíblia com os ensinos dos falsos mestres. Se você crê que a Bíblia é a palavra de Deus então você vai ser capaz de chegar a essa conclusão, se um ensino que está sendo ensinado vem de Deus ou não. Logo você vai ser capaz de descobrir também se quem está ensinando está a favor de Cristo ou não.
Falando da origem dos que não pregam a verdade João diz: Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve 1 João 4:5, (NVI). Portanto de onde vem o os falsos mestres? Do mundo e de onde vem o seu ensino? Do mundo.
Quem está comandando o ensino dos falsos profetas é o anticristo, quem está comandando o ensino dos verdadeiros cristãos é o Espírito Santo. Por isso somos vencedores em Cristo Jesus. Meus filhinhos, vocês são de Deus e têm derrotado os falsos profetas. Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo. (1 João 4:4)

2 – Hora de Praticar a Lição

Quem são os vencedores em Cristo Jesus? Aqueles que têm o Espírito santo como o seu Mestre.

1. Não se deixe enganar: observe o que está sendo ensinado.                                                                                                                              
Não acredite em tudo que você lê na internet ou vê na televisão, não aceite o ensino de qualquer homem ou mulher com uma Bíblia na mão dizendo está falando pelo Espírito Santo.  Você não é obrigado a seguir os ensinamentos dessas pessoas. Veja o que diz 1ª João 4:1-BV: queridos amigos, não creiam sempre em tudo o que vocês ouvem, só porque alguém diz que é uma mensagem de Deus: examinem primeiro, para ver se realmente é. Porque há muitos falsos mestres por aí.
2. Não se deixe enganar: observe de onde vem o ensino.
Existem duas maneiras de descobrir de onde vem um ensino. A primeira é estudando a Bíblia e a segunda é comparando as verdades da Bíblia com os ensinos dos falsos mestres. Muitos crentes são enganados pelos falsos mestres porque não estudam a Bíblia. Precisamos ser como os irmãos da Bereia uma cidade dos dias dos apóstolos, ela agora tem outro nome. Esses irmãos toda vez que ouviam a pregação de Paulo corriam e pegavam as suas Bíblias para vê se Paulo pregava a verdade, (Atos 17:10-12). Eles são um bom exemplo para nós.
TAREFINHA:
1. Como verdadeiro cristão o que devemos examinar e avaliar? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Como verdadeiro Cristão o que devemos descobrir? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Como verdadeiro Cristão o que devemos observar? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hora de agradecer (oração com o professor)

Hora de compartilhar (crescendo em comunhão - apresentação no culto divino)

terça-feira, 26 de maio de 2015

INVISTA NO DIJAP

OLÁ MEUS QUERIDOS IRMÃOS PASTORES DA IAP. QUE A PAZ DE CRISTO SEJA CONVOSCO. OLHA! VAMOS INVESTIR NO FUTURO DA NOSSA IAP, INVISTA TUDO QUE PUDER COM A GRAÇA DE DEUS EM SEU DIJAP LOCAL. ELE É O FUTURO DA IGREJA SANTA QUE PROCLAMA O DEUS SANTO. SEI QUE A LUTA NESSE DEPARTAMENTO É GRANDE, MAS SAIBAM QUE O RESULTADO DESSE INVESTIMENTO É MUITO GRATIFICANTE. IMAGINE! VOCÊ QUE HOJE TEM EM SUA IAP 10 CRIANÇAS DE 8 ANOS, DAQUI A POUQUINHO ESTAS CRIANÇAS QUE SENDO BEM ALIMENTADAS, BEM DOUTRINADAS ESTARÃO DANDO NOVOS FRUTOS PARA O REINO DE DEUS, MAIS UM POUCO IREMOS VÊ: DIRETORES DE IGREJAS E DEPARTAMENTOS LOCAIS, DIÁCONOS E DIACONISAS, OBREIROS (A), MISSIONÁRIOS (A), PRESBITEROS E PASTORES, QUE BENÇÃO! MAS PARA QUE ISSO ACONTEÇA DE UMA FORMA CONSISTENTE, PRECISAMOS AINDA HOJE REPENSAR QUAL A IMPORTANCIA QUE ESTAMOS DANDO AO NOSSO DIJAP, QUANTO ESTAMOS INVESTINDO NESE QUE É O FUTURO DA PROCLAMAÇÃO DO DEUS SANTO. PENSE NISSO E COMPARTILHE ESSA MENSAGEM. PALAVRA DA CEB/DA IAP GBI - BA