segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A MARAVILHOSA LIÇÃO DE PEDRO MT. 14:22-32

Pedro era um pescador acostumado com água, e com ondas fortes. Era um homem destemido. Pedro foi o único que teve coragem de enfrentar aquele desafio...
Sempre que meditamos nessa historia quase sempre a conclusão é a mesma: o que levou Pedro a afundar foi a pouca fé, será mesmo que foi apenas isso? Será que Jesus conhecedor da natureza humana não sabia o tamanho da fé de Pedro? Será que não era conhecedor dessa fraqueza do discípulo para orientá-lo a que não fizesse aquilo se não poderia se afogar? Sim! Mas às vezes o Senhor quer nos ensinar algo, é que às vezes Deus nos permite passar por situações assim, ele permite que falhemos em algo que conhecemos ou “dominamos” muito bem, para mostrar o quanto dependemos dele e precisamos ser aperfeiçoados. O Senhor iria ensinar uma grande lição para Pedro e conseqüentemente para todos nós.
Veja só: ficamos impressionados com a ida de Pedro ao encontro de Jesus e quando Pedro está afundando, Jesus segura a mão dele, e o chama de homem de pouca fé. Agora eu fico a perguntar: se Jesus chamou um homem que teve a coragem de fazer o que ele estava fazendo (andando por cima das águas) de homem de pouca fé, do que ele mim chamaria! Então imagine a surpresa de Pedro quando ouviu isso do Senhor Jesus.

Por isso eu quero chamar a sua atenção para, mas três pontos importantes desta história: a oração, o estender a mão e a caminhada.
1 – A oração de Pedro (o clamor). A Bíblia diz que Pedro clamou dizendo: Senhor, salva-me (v.30).
Passar por dificuldades é normal, principalmente para cristãos, é assim desde o inicio da história do povo de Deus. O maravilhoso é que quando o crente em Jesus está no sufoco, sabe que pode contar com ele. Portanto o mais importante é clamar quando estiver afundado.
2 – Pedro estende a mão. A Bíblia diz que Jesus logo estendeu a mão e segurou-o (V.31), alem de clamar ao Senhor por ajuda devemos agir o nosso Deus é Deus acessível os que o busca verdadeiramente o encontra, Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir, Is 59:1. Mesmo que o contexto não diga que Pedro estendeu a mão e segurou a mão de Jesus, é óbvia que a resposta de Pedro foi essa: Pedro estendeu a mão e segura à mão de Jesus.
Uma pessoa que está sendo afogada enquanto não perde a consciência o que ela mais quer é algo em que possa se segurar para não morrer, Pedro encontrou a mão de Jesus e todos que estendem as mãos para ele pode encontrar ajuda, pode encontrar socorro.
Há muitas pessoas afundando sem ter quem lhes estendam a mão ou porque não querem estender a mão para serem ajudadas. O maravilhoso é saber que quando os que confiam no Senhor estão passando por momentos difíceis tem alguém com as mãos estendidas para ajudá-los. Importante também é ter humildade para estender a mão pra ser ajudado, (v.31).
3 – O ultimo ponto é a caminhada. A Bíblia diz que subiram juntos no barco (Pedro e Jesus), Jesus não subiu no barco carregando um homem desmaiado ou um corpo sem vida, não! Ele entrou no barco junto a Pedro que acabara de passar por uma grande experiência, (v.32).
A maior alegria do Senhor não é vê alguém caído para que ele possa carregar nos braços, a maior alegria do Senhor é nos vê de pé, é olhar para o lado e vê não apenas pegadas, mas sim vê você caminhado lado a lado com ele, porque do mesmo jeito que Pedro levantou e caminhou de volta ao barco e ali entrou juntamente com o Senhor, Deus quer ver você entrando na mansão celestial juntamente com o Senhor que virá buscar os seus escolhidos.
Muitos até clamam, pede ajuda e recebe, porque o nosso Deus é verdadeiro ele é fiel, Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á (Luc 11:10), porem alguns que contam com a mão estendida esquecem daquele que ouviu o seu clamor e lhe estendeu a mão.
Mas o maravilhoso é que Pedro caminha com Jesus, ele levanta e anda lado a lado com Jesus. Passamos por muitas dificuldades, as ondas, e os ventos fortes, as vezes podem até derrubar alguém, mas o cair é do homem de pouca fé e o levantar é do Senhor Jesus. O importante é dar as mãos a Jesus, levantar e caminhar com ele por toda vida.
Pois bem o importante nisso tudo é que Pedro não estava sozinho, ele não volta para o barco carregado por Jesus, ele volta caminhado por cima das águas e se no momento que Pedro inicia a sua caminhada até Jesus ele olhou para a tempestade, para as ondas e sentiu o vento forte, agora retorna com uma lição aprendida, agora ele não ira os olhos de Jesus.
Pedro aprendeu que mesmo sendo um “homem do mar” um pescador experiente que provavelmente já tinha enfrentado muitas tempestades, não era infalível precisava de ajuda era dependente de Deus.
Portanto devemos nos propor a aprender sempre, até naquilo que julgamos ter o “domínio”. Todos puderam vê quem é que tem todo o domínio sobre tudo e sobre todos, (Mt 14:33,35,36) O Senhor! Sejamos agradecidos a Deus por tudo que ele tem feito em nossas vidas, caminhemos sempre com Jesus, Pedro voltou salvo para o barco talvez os seus amigos não acreditassem quê isso poderia acontecer, mas puderam vê o poder de Deus a capacidade de Deus que vai muito alem do que pensamos. O importante é que a permanência de Pedro ao lado do Senhor lhe deu a certeza de vida eterna. Se Pedro morresse ali a vida dele estava garantida com Cristo, Pedro mesmo em outra situação declara: Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, João 6:68.

Pr. Carlos

27 comentários:

  1. A muitos equívocos nessa interpretação. .eu entendo que somos levados a interpretar por influência das muitas pregações ouvidas sobre esse texto...mas pesso com todo respeito e carinho q pense em alguns pontos..

    1- os discipulos viviam um grande problema
    2- jesus aparece pra resolver o problema dos discipulos..

    Diz o texto q eles se assustaram pensando ser um fantasma...Então jesus lança uma palavra, sou eu não tenham medo.....

    Aqui esta uma questão interessante..os discipulos, tirando pedro, ficaram com a palavra, pedro por sua vez não confiou na palavra e pediu evidência. . Estou sem tempo pra abordar todos os pontos desse acontecimento...mas como estou atarefado quero já lhe dizer q quando la no final jesus no dialogo com pedro diz: homem de pouca fé pq duvidaste? Ele não se refere ao momento q ele afundou..ele esta falando do momento em q ele não confiou na palavra....jesus não iria cobrar de pedro aquilo q não é da sua capacidade....fé serve pra vc acreditar em Deus e em sua palavra não importa a circunstância fique com a palavra....olha deixei de falar muitos detalhes..como por ex: a consequência dessa atitude na vida dos outros discipulos..etc.......respeito muito seu ponto de vista...eu diria pra pedro; em alguns momentos da vida qual o problema de ser apenas humano depender de Deus e aceitar o socorro? Abandonar o barco pra tentar fazer o q só Deus pode fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário se possível for gostaria de ler mais sobre isto.peço a gentileza de me enviar por imail;
      nikosantos2010@gmail.com

      Excluir
    2. Essa é uma visão muito interessante, porém, nos dias de hoje também tem muita gente falando em nome de Jesus sem a mínima preocupação se de fato é o Senhor que fala, simplesmente querem aplausos e preenchimento de ego. Somente Cristo poderia falar com autoridade e mandar que Pedro andasse sobre as águas. Coisa que nos nossos dias Deus fala conosco e nós também pedimos provas. Pedro ousado, não foi diferente, e se ele, Pedro, não cresce, iria entrar no mar revolto?

      Excluir
    3. Abandonar o barco, é sério isso ?

      Excluir
    4. A paz a todos!!
      Não consigo enxergar a Pedro nesse momento como alguém que abandonou o barco, e sim como alguém que buscou um abrigo seguro e invadir o sobrenatural de Deus. pois nos braços daquele que ele já conhecia e sabia que poderia lhe dar maior segurança do que aquela embarcação que a ele já nao estava tão segura, mesmo com toda experiência, vai existir momentos em nossas vidas, em que a as experiências não vão empedir de afundarmos com aquilo que já temos o hábito e a vasta experiência de praticar... pois não é a falta de fé que nos leva a afundar, e sim o excesso de confiança que depositamos em nós mesmos....não foi a toa que Pedro pediu provas de que fato era Jesus quem estava ali, a experiência daqueles homens era Grande, a confiança é que não estava mas neles, pois havia conhecido ao Mestre e andavam com ele, mas Jesus precisava permitir a eles que utilizassem agora, essa fé em se tratando de confiar nEle...até porque a distância deixada ou aplicada por Jesus, deveria ser bem longa, isso nos da entender por que eles não o conheceram, e certamente acima das condições humana, mas Jesus queria aprovar a fé daqueles homens e a sua confiança. Quando Ele disse homem de pequena fé, pois viu que Pedro por um momento perdeu o foco...pois sentiu o vento, o vento vai soprar muitas vezes, o medo, ele vai fazer parte a todos os momentos em que algo apavorante surgir, mas o que não podemos, É PERDER O ALVO POR QUALQUER MOTIVO QUE SEJA...MANTENHA O ALVO NELE...
      Só conta milagre quem desce do barco, quem fica!! vive a contar o testemunho dos outros. Viva seu próprio milagre...
      Pr.Sérgio Sodré.

      Excluir
  2. O estudo bíblico aprsetado, acrescentou subsídio ao meu conhecimento.
    O comentário também me fez refletir sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. O estudo bíblico aprsetado, acrescentou subsídio ao meu conhecimento.
    O comentário também me fez refletir sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. muito linda essa mensagem.... mas quero dizer tambem a respeito do medo
    o medo nos impede muitas vezes de alcançar o melhor do Senhor. Pedro foi Ousado, pois alem de ver e Ouvir Jesus quis ir até Ele. e quando Jesus disse vem Ele não pensou duas vezes foi, mas quando estava nas aguas vendo o mais incrivel e impossivel ao seu ser como homem toda a sua Ousadia começou a virar em medo, medo de se afolgar. Vejo nossos dias, que Deus nos da oportunidades, e nos motivas, mas muitas vezes não conseguimos seguir a frente por causa do nosso medo, medo de não da certo, aí vem a questão das palavras de Jesus, Homem de pouca fé... e é bem assim conosco, se temos a palavra e incentivo de Deus porque ter medo de obedecer? De cumprir o que Ele nos manda, muitos avaliam a vida de Pedro mas muitos vive o papel de Jonas, prefere se esconder, fugir do que obedecer, mesmo em meio a tempestade, mesmo que tenha que atravessar mar, confiar e obedecer a Deus é a unica forma de vencermos toda a tempestade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por sua.interpretação ,foi mt e
      sclarecedora para mim.

      Excluir
  5. A paz .. O estudo e o comentario da Jade sao coerentes. Creio que no meio da palavra cada um recebe de acordo com a sua necessidade e os pontos foram diferentes pq Deis da para cada um um pouquinho. a palavra de Deus se renova e é viva, cada um recebe como precisa.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Estudo muito edificante,
    Entendo que o Senhor esta a Procura de Homens e Mulheres que sejam Ousados, que decidam fazer aquilo que ninguém mais faz, O Barco Muitas das vezes representam nossa zona de conforto de comodismo, e é necessário sair dele, e Viver expericencias sobrenaturais como Pedro Viveu, por Isso Pedro Foi Tao Usado Cheio do Espirito Santo Realizou as mesmas obras e outras Maiores que Jesus por causa da sua Ousadia e Coragem, Não Somos Perfeitos assim como Pedro NAO era, falamos, Mais o Senhor Sabe nosso Coração, e tudo o que Ele Quer e que venhamos a Confiar nEle, e Dar Passos e ter atitudes ousadas como de Pedro, só Vamos Viver Experiencias assim quando decidimos fazer o que ninguém faz,
    Somente Pedro Teve a Experiencia de andar sobre as Aguas com Jesus, os outros que estavam no Barco não, porque somente Pedro ousou sair do Barco!

    ResponderExcluir
  8. A melhor parte ter Cristo no barco.

    ResponderExcluir
  9. muito edificante essa palavra, essa geração estar precisando de muitos pedros
    para povoar o céu e fazer a vontade do pai ao qual fomos chamados.

    ResponderExcluir
  10. NOSSA MUITO BOM OS COMENTARIOS DE TODOS AMEI MESMO Q O SENHOR CONTINUI ABENÇOANDO A TODOS AMEM

    ResponderExcluir
  11. Gostei gostaria de estudar sobre essa passagem

    ResponderExcluir
  12. Mesmo vindo de um pastor e não de um padre, foi bem abordado o evangelho

    ResponderExcluir
  13. Gente eu queria tanto entende a palavra de Deus ja tenho perdido a Deus

    ResponderExcluir
  14. muito bom aprendermos o sobre,natural isto e para aqueles ,vista mais vivemos,por fe.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite A Paz do Senhor JESUS, sou grata a Deus pela vida de vocês pois os diversos entendimentos expandiram o conhecimento na qual o SENHOR me dera referente esta passagem. E gostaria de deixar um pouco do que o SENHOR me dera.
    Vemos 3 visões diferentes do ocorrido, relatados em Mateus, Marcos e João. No livro na qual escreveu João no cap 6 vemos que após a multiplicação de pães e peixes a multidão vendo os feitos de JESUS vai querer arrebata-lo(levá-lo contra sua vontade) para faze-lo rei, não por quem Jesus era mais por conta dos milagres que ele operava, afinal a multidão aqui é um grande relato explícito de pessoas
    com propósitos terrenos, que estão em busca de algo que possa lhe satisfazer. Logo após a multiplicação vemos que Jesus ordena que os discípulos mudem de ambiente, afinal assim como Paulo nos relata em 1 coríntios As más companhias corrompem os bons costumes... Jesus conhecia o pensamento daquela multidão e jamais permitiria que os teus fossem corrompidos por isso Jesus os manda ir enquanto ELE mesmo os despede.
    Vamos um pouco mais adiante nesta passagem, vemos que Jesus não acalma a tempestade de imediato, e mesmo muitos deles sendo pescadores sabiam que em uma tempestade não há controle da embarcação pois quem a domina é a força da natureza. Mais o foco que quero vos trazer nesta noite é que, primeiro os discípulos que estão no barco veem Jesus, porém não reconhecem Jesus,e gritam com medo dizendo é um fantasma, claro afinal na lógica humana isso seria impossível, afinal a forma na qual Jesus se apresenta era totalmente inconvencional e eles jamais tinham visto algo igual( as vezes é assim na nossa vida, Jesus se mostra presente mais como muita das vezes desconhecemos a sua forma de agir não conseguimos enxerga-lo. (mais Jesus aqui quer desde já mostrar para seus discípulos que o propósito pelo qual ELE foi enviado não é terreno mais celestial!)
    Então vamos focar em 3 pontos
    1 eles veem Jesus mais não o reconhecem!
    2 Jesus vai dizer: Sou Eu Tende Bom Ânimo Não Temas; ouviram Jesus e ainda assim não o reconheceram, pois não vemos ali uma frase que nos mostre com clareza que eles o reconheceram afinal, só porque eles ficaram em silêncio enquanto Pedro falava não significa que eles estavam seguro de quem ali estava, afinal o medo era tanto que o único relato de Pedro andando sobre as águas será unicamente de Mateus. Então o 2 ponto que trago é que ouviram Jesus e não o reconheceram.
    3 ponto: Pedro vai dizer se és tu manda-me ter contigo sobre as águas... ELE não reconhece Jesus! Ele mostra através de sua fala sua duvida de forma explícita!!!

    Olhando estes 3 pontos vemos que eles viram Jesus e não o reconheceram,ouviram Jesus é ainda assim não o reconheceram, então emnqual ponto Jesus é reconhecido ?

    A resposta é simples Pedro vai começar a andar sobre as águas e perdendo o foco daquele na qual lhe chamara, e vendo as impossibilidades que lhe rodeiam,vendo que tudo aquilo não estava sobre seu domínio teve medo e começou a submergir...
    Porém quando Pedro está no fundo do poço ele então vai reconhecer Jesus, dizendo SENHOR SALVA-ME!!!
    Precisou Pedro chegar no fundo do poço para reconhecer Jesus!
    Mais aqui Pedro pode conhecer o propósito de JESUS que era de trazer vida no ambiente de morte, assim como vemos em João 8, só após todo o ocorrido é que os discípulos ir ao conhecer verdadeiramente quem é Aquele na qual estão a seguir ,pois dirão verdadeiramente és o Filho de Deus.
    Vemos em João 6 que após a experiência na qual somente Pedro vivenciou isso o trará mais força, pois enquanto muitos dos discípulos vao se dispersar após escutar Jesus dizer Ser O Pão Vivo que Desceu do Céu,Pedro vai dizer Pra onde iremos nós se só tu tens Palavra de VIDA ETERNA!!!!

    Até aqui deixo para meditação dos irmãos e que Deus abençoe a todos nós!

    ResponderExcluir
  16. Oi sou a que acaba de escrever acima... estava aqui ainda refletindo e deixo para meditação de todos... muitos dizem que Pedro foi corajoso de sair do barco. Mais a ordem de JESUS não foi pra entrará no barco? Jesus permitiu que Ele saísse sim, mais ao sair ELE vai ver o livramento de morte que ele vai vivenciar e quando Jesus o segura pela mão Jesus vai conduzi-lo ao local daonde ele não deveria ter saído que era o barco!.

    ResponderExcluir
  17. Eu coloquei nos comentários acima que eles viram, ouviram e não reconheceram Jesus, mais a verdade na qual o SENHOR acaba de falar ao meu coração é que eles passarem de andar com Jesus e ver todas as suas maravilhas, eles ainda assim não o conheciam! Mais após a tempestade a bíblia relata que ao escutar Jesus dizer ser o Pão Vivo que Desceu Do Céu,somente 12 vão permanecer. Então só os que conheceram verdadeiramente a Jesus permanecem!
    E não é que antes na multiplicação de pães e peixes sobraram 12 cestos afinal muitos são chamados mais poucos escolhidos.

    ResponderExcluir