terça-feira, 24 de março de 2020

MISSÃO TRANSFORMACIONAL - SERIE IGREJA E A COMUNIDADE



SERVINDO ALÉM DAS QUATRO PAREDES - O EVANGELHO TRANSFORMADOR

E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. Atos 16:13-15

1. O EVANGELHO TRANFORMADOR ENCONTRA PESSOAS FORA DAS QUATRO PAREDES
          E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
Lídia morava em Tiatira, onde havia muitos judeus. Era uma bem-sucedida comerciante de púrpura (um tipo de tecido). Mais tarde, mudou-se para Filipos, cidade romana que não possuía muitos judeus ou sinagogas.
O que ela poderia fazer para praticar a sua fé? Estava em um lugar novo, desconhecido. Então Lídia resolveu juntar os judeus para orar em sua própria casa.

2. O EVANGELHO TRANSFORMASDOR COMPLETA A OBRA DO SENHOR JESUS
·         E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia
·         E o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
A Palavra afirma que o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. Ela então deu um passo adiante e agiu em sua nova fé. Lídia e sua família foram batizadas (Atos 16:15), e ela pediu que Paulo ficasse ali com eles.
3. O EVANGELHO TRANSFORMADOR DESPERTA PARA A VERDADEIRA FÉ
·         E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. Atos 16:13-15
Esta mulher, apesar de trabalhar muito e ser bem-sucedida no que fazia, não quis acreditar somente na força do seu potencial para ganhar dinheiro. Ela desejou ter fé no que Paulo pregava.
Quando Lídia se batizou, depois de ouvir as palavras de Paulo, simplesmente acreditou, sem restrições, sem medo e com muita fé.

4. O EVANGELHO TRANFORMADOR FORA DAS QUATRO PAREDES LIBERTA DA FALÇA FÉ
·         E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
·         Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. Atos 16:16-18
Depois disso, ao ir a mais uma reunião de oração, Paulo encontrou uma menina que tinha espírito de adivinhação (Atos 16: 16). E ela, possuída por um espírito e seguindo a Paulo e Silas, dizia que eles eram servos do Deus Altíssimo. O apóstolo, incomodado com a situação, se vira a ela e declara a sua libertação, o que acontece logo em seguida (Atos 16:17-18).

5. QUANTO MAIS TENTAM PARAR O EVANGELHO TRANSFORMADOR, MAIS VIDAS ELE TRANSFORMA – EM TODOS OS LUGARES, ATÉ NA PRISÃO.
·         E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. Atos 16:22-25
A libertação da jovem irritou o patrão da dela, que viu o fim do seu lucro através da adivinhação, o que resultou na prisão de Paulo e Silas (Atos 16:20-23). Foi neste acontecimento tão controverso que o cristianismo ganhou ainda mais força, pois na prisão aconteceu a conversão do carcereiro e os magistrados que os prenderam pediram desculpas pessoalmente a eles (Atos 16:29-33).
Onde Jesus fez suas maiores obras transformadoras de vidas?                                                        Pr. Carlos Azevedo