§ Invista em sua vida
devocional. É imprescindível que você ore a Deus, leia a Palavra dele e
interceda por teus alunos. Peça ao Espírito Santo para transformar os seus
alunos e fazê-los cada vez mais parecidos com Cristo.
§ Acesse o link:
http://portaliap.com.br/2015/03/slides-licao-cristaos-de-verdade/ faça o
download dos slides e utilize-os para enriquecer ainda mais a sua aula.
§ Utilize também os
comentários adicionais referentes à lição no link: http://portaliap.com.br/wp-content/uploads/2015/03/LB-311_Comentarios-Adicionais.pdf.
Os comentários adicionais para esse estudo são os seguintes: Testemunhas
boas ou más; Pesquisando sobre Gaio; Personalidade de
Diótrefes; Homens bons, embora imperfeitos.
§ A lição dessa
semana vai refletir sobre bons e maus exemplos, dentro da comunidade cristã, e
a necessidade de seguirmos os bons exemplos. Para a Introdução da lição,
assista com seus alunos o seguinte vídeo disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8mJfb2ogMFM ouhttps://www.youtube.com/watch?v=KFBKSLH3ZaM.
Esse vídeo vai enfatizar a importância do exemplo para o ser humano. Após
assistir esse vídeo debata com os seus alunos a respeito de como um bom (ou
mau) exemplo pode influenciar a nossa vida.
§ Assim que iniciar
o tópico “O que o cristão precisa entender” divida a sala em duplas e trios e
peça que respondam às seguintes perguntas numa folha de sulfite: “Quais são as
principais características e atitudes de alguém que é um bom exemplo para a
comunidade cristã? Como é o testemunho destas pessoas?” e “Quais são as
principais características e atitudes de alguém que é um mau exemplo para a
comunidade cristã? Como é o testemunho destas pessoas?”. Peça que os alunos
compartilhem suas respostas e compare-as aos testemunhos de Gaio, de Demétrio e
de Diótrefes.
§ Uma citação
interessante a respeito da importância do exemplo é a do escritor Manuel
Bernardes afirmou que: “Não há modo de mandar, ou ensinar mais forte, e suave,
do que o exemplo: persuade sem retórica, impele sem violência, reduz sem
porfia, convence sem debate, todas as dúvidas desata, e corta caladamente todas
as desculpas. Pelo contrário, fazer uma coisa, e mandar, ou aconselhar outra, é
querer endireitar a sombra da vara torcida”. Utilize essa afirmação para
ilustrar o tópico II, “O que o cristão precisa praticar”. Peça que seus alunos
reflitam e respondam se cada um deles tem sido um bom exemplo de cristão para
as outras pessoas e de que maneira podem influenciar outras pessoas com seus
exemplos. Essa é a pergunta que todos nós temos de responder: “Temos sido um
bom ou um mau exemplo para o Corpo de Cristo?”.
§ Para finalizar,
você pode fazer a seguinte dinâmica: Escreva algumas características que
demonstram um bom testemunho cristão em folhas de sulfite (uma característica
em cada folha). Escreva também algumas características que demonstram o mau
testemunho. Peça que alguns de seus alunos segurem uma folha dessas
características, mas não deixe que vejam quais são as características estão
segurando. Para os alunos que não estão segurando, peça que eles deem três
dicas para um membro que está segurando a folha sobre a característica que está
no seu papel. Fazer isso de um a um até que todos saibam qual é a
característica que está colada em si. Relacione a dinâmica com a seguinte
lição: todos nós temos que ser exemplo e darmos testemunhos positivos
do evangelho de Cristo. Tenho sido um bom ou mau exemplo? Nem sempre percebo
que tipo de testemunho tenho dado, mas certamente, as pessoas que estão à minha
volta vão perceber, assim como os outros alunos viram quais foram as
características que os seus irmãos estavam segurando. Deus chamou
a cada um de nós para ser bons exemplos que testemunhem com nossas vidas a
respeito de Cristo!
§ Ore com seus
alunos, para que possam continuar testemunhando de Cristo por meio dos seus
bons exemplos.