terça-feira, 19 de março de 2013

MANUAL DA ESPERA 5: PATERNIDADE 2


Por ALINY GOMES - Em: Eu Escolhi Esperar 

Semana passado falamos sobre os problemas da ausência paterna na vida das garotas. Hoje, vamos falar dos problemas da ausência paterna na vida dos rapazes. Talvez você se veja em algumas situações que vamos colocar aqui.







1)   Papel do Pai na vida da Moça 11/03 (Já postado)

2)   Papel do Pai na vida do Rapaz 18/03 (Já postado)

3)   Soluções para a ausência paterna 25/03 (Semana que vem).





Embora pareça que a mulher é a mais afetada com a ausência paterna, os rapazes também não ficam atrás. Não pense você garota que os rapazes não sofrem com a ausência paterna, sofrem sim. E pode ser até pior, por que a ausência do pai na vida do garoto pode fazer com que o rapaz leve para dentro da família que ele constituir essa ausência e reproduza isso lá dentro. Sendo dentro de casa, aquilo que seu pai foi (ou não foi).



 O que a ausência paterna faz na vida do rapaz? Além da ausência afetiva de um pai, esse rapaz também não terá dentro de casa uma referencia masculina a que seguir.

Se o pai for ausente fisicamente, significa que a referencia que esse garoto tem de líder da casa é a mãe. Se o pai for ausente no espírito, mesmo morando com a família, e um homem omisso, significa dizer que quem manda no marido e na casa é a mãe, e o pai não exerce sua função de homem do lar. De uma ou de outra forma, faltará para esse rapaz uma referência masculina a seguir de forma que ele construa uma família equilibrada.



 Filhos que não tem um homem como referencia do que é ser homem, terão sim tendência ao homossexualismo, ou a serem homens omissos dentro de casa. Aquele que é o pau mandado, que a mulher e o filho não respeitam. Aquele que não expressa seus sentimentos para não provocar discussões, apenas para manter-se em paz. Esse mesmo homem, omisso, irá também provocar revolta nos filhos nas próximas gerações, por que mesmo vendo injustiças serem cometidas dentro de casa, jamais se metem a fim de resolver as situações, ele gerará abandono e rejeição nos filhos, e esses problemas irão passando de geração e geração. Aquela velha história do que os filhos reproduzem o que veem os pais fazerem.



Você pai deve ser referencia para seus filhos homens e ser o protetor da sua filha mulher. Você filho e filha, deve perdoar seu pai pelo erros cometidos com você, a fim de que Deus os perdoe dos vossos pecados para que haja liberdade tal, que você tenha em um futuro próximo um relacionamento feliz.



Rapazes, como é seu relacionamento com seu pai? Coloque em uma folha de papel pontos positivos e pontos negativos. Se você não teve pai, não o conheceu, ou nunca se relacionou bem com ele, faça o mesmo. Ore sobre isso, colocando pra Deus tudo aquilo que você sente que lhe faltou e pedindo a Deus que te ensine a como ser um homem segundo o coração de Deus a fim de levar o amor D’Ele nessa terra.

Semana que vem iremos falar com rapaz e moças que tem problemas em seus relacionamentos paternos ensinando quais as soluções de Deus para a ausência paterna. Fica de olho.