sábado, 28 de novembro de 2020

4. PARA VENCER A TRISTEZA BUSQUE A ALEGRIA QUE VEM DO ESPIRITO SANTO




Pr. Calos Azevedo

E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espirito Santo,... (Ts 1:6). 



Essa tribulação tem haver com a perseguição sofrida pelos que pregavam a Jesus que foi morto pelos pecados da humanidade. Foi diante desse contexto que a palavra chegou até os irmãos em tessalonica. Mas o maravilhoso é que mesmo diante de tal situação aqueles irmãos não temeram receber a palavra de Deus. 

Eles contaram com o Espirito Santo que lhes deu o animo necessário para não se deixarem abater diante desse contexto. Paulo lembra aos irmãos de tessalonica como foi difícil a introdução da palavra de Deus em Filipo. Ali havia irmãos que Paulo considerava amados e queridos, eram a alegria e coroa do apostolo (Fp 4:1). Mas também havia ali pessoas que Paulo comparava a cães, maus obreiros, dos quais Paulo aconselhou que se afastassem. Parece que esses eram os tais que procurava perverter o caminho do Senhor com preceitos que já não importavam para a vida dos cristãos da nova aliança. Um desses preceitos era a circuncisão que Paulo diz não ser mais importante, "porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espirito Santo, que não nos gloriamos na carne, mas sim em Jesus Cristo" (Fp 3:1-3). É por isso que o apostolo da inicio ao capitulo 4 dizendo: "Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados". Os irmãos de tessalonica a exemplo dos irmãos de Filipo são exemplos de que podemos sentir alegria mesmo diante das tribulações e das adversidades da vida. A alegria que vem do Espirito Santo ajuda a superar o sofrimento e nos prepara para recebemos aquilo que pode nos dá a verdadeira alegria, a Palavra de Deus. 

É verdade que quando enfrentamos situações como: injustiça, perseguição, ingratidão, inimizade, falta do material, amor, paz e tantas outras coisas, não temos motivos para sorrir. Portanto é ai que contamos com o auxilio do Espírito Santo. Ele nos ajuda lembrar onde está a verdadeira alegria. Embora tudo isso citado seja importante, não está nisso a verdadeira alegria, mas sim no Senhor. Veja o que diz o apostolo Paulo aqui: "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15:13). Deus é a nossa esperança maior, é ele que nos enche da verdadeira alegria e paz, porque a nossa confiança e esperança está nele. Tudo isso é produzido em nós pelo poder do Espirito Santo. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; (Romanos 14:17) Portanto, a  ultima a dica para vencermos a tristeza é buscarmos a alegria que vem do Espirito Santo, só ele pode nos proporcionar a verdadeira alegria.