quinta-feira, 5 de novembro de 2020

2. BUSQUE DESENVOLVER A ALEGRIA QUE VEM DO SENHOR

Carlos Azevedo

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos (Fp 4:4).

Sabemos que a vida não é feita só de flores, mas também de espinhos e em meio a espinhos também podemos nos alegrar, pois da fraqueza podemos tirar força.

Precisamos desenvolver uma fé que nos faça ter alegria constante, pois vivemos em dias difíceis onde o homem é tentado o tempo todo a confiar em si próprio. O aposto Paulo diz que era um dos que poderia gloriar em si mesmo por vários motivos, mas preferiu gloriar-se em Cristo Jesus. Ele diz que algumas coisas se tornaram como esterco para ele (Pp 3:3-8). Alguém que tem um passado do qual se arrepende porque não se sente tão feliz com ele, precisa muito desenvolver uma nova motivação para sorrir, a proposta é deixar tudo para traz e prosseguir para um novo propósito.

O apostolo encoraja os irmãos a não esmorecer, ele os conclama a estarem sempre alegres, mas não era um está simplesmente alegre, mas sim, estarem alegres no Senhor. O apostolo deixa claro no versículo 8 do capitulo 3 de Aos Filipenses que a sua alegria verdadeira é a excelência do conhecimento de Cristo Jesus.  Ele confessa que abriu mão de muitas coisas para ganhar a Cristo.  O apostolo Paulo foi um grande exemplo de alguém que sabia exercitar a sua alegria no Senhor, mesmo diante de grandes adversidades. Nesse contexto ele demonstra  uma incansável determinação em motivar os irmãos em Felipo  a sentirem a mesma coisa, a tê-lo como seu exemplo. No versículo 1 do capitulo 3 ele diz: Resta, irmãos meus que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. A alegria que vem do Senhor se desenvolve em nós quando diante das adversidades confiamos não na nossa justiça, mas na justiça que vem de Deus, pois a nossa verdadeira alegria vem do Senhor. Paulo diz que não queria ser achado por meio da sua justiça que vem da lei, mas por meio da que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, pela fé (Fp 3:9).  A segunda dica para vencer a tristeza é buscar está sempre alegre no Senhor.  Apesar de todas as adversidades continue exercitando a sua fé no Senhor, não desista, não deixe de crer. Leia a palavra de Deus, ore, e alegre-se sempre. Esse regozijo é alegrar-se sempre, isso porque Deus deseja que a nossa alegria seja completa, não baseada no que podemos ter nessa vida, mas no Senhor, no que ele é para nós. Disse Jesus: Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa (João 15:11 - NVI).


segunda-feira, 2 de novembro de 2020

1. PARA VENCER A TRISTEZA BUSQUE ESTÁ FIRME NO SENHOR

Pr. Carlos Azevedo                                                                                                            

  "estai assim firmes no Senhor amados" (Fp 4:1). 

Esse é um dos concelhos do apostolo aos amados irmão Filipenses naquele momento. Essa firmeza tem haver com uma segurança, uma solidez, uma estabilidade. Três qualidades muito buscadas nos dias de hoje, principalmente quando se trata de situações como: paz financeira e familiar. Dois campos extremamente sensíveis quando se trata do emocional. Contudo existem situações na vida que só existirá alegria se houver confiança no Senhor. Um bom exemplo foi a alegria sentida pelos Judeus em Ester 9:19, diante de eminente destruição a firmeza de uma rainha no seu Deus muda a historia de um povo. Só por Deus aquele povo pôde se alegrar. Quando Davi ora a Deus no Salmos  4:7 e é ajudado, ele recorda que aquela alegria era melhor que a alegria sentida por aqueles que se deleitavam na fartura  de trigo e de vinho.  Não existe maior alegria para o homem do que a tranquilidade de viver em segurança, principalmente nos dias de hoje. Melhor ainda quando essa segurança é o Senhor.

Como vemos nas palavras do Apostolo Paulo essa firmeza gera alegria. Deus nos criou assim, para sermos dependentes dele. Há uma lacuna no ser humano que nada nesse mundo poderá preencher. Como ser humano podemos sentir alegria, mas também podemos sentir tristeza. A ciência prova que Deus nos criou assim, dependentes, existem quatro hormônios em nosso corpo que precisam estar em harmonia, se houver desequilíbrio o nosso corpo sente.  São eles: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Alguns problemas provocados pelo desequilíbrio desses hormônios são: o estres, ganho de peso e mal humor.  Então a primeira dica para vencer a tristeza é está firme no Senhor. Confie no Senhor ele pode lhe ajudar com isso. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei (Salmos 28:7). 


O RETORNO

Queridos amigos que acompanham os conteúdos do Blog Estudobiblico.comJesus. Que as bênçãos do eterno Deus sejam para sempre com vocês.

Por algum tempo deixamos de postar no blog, mas nossa intenção é voltarmos às nossas atividades com mais frequência. Desde já queremos agradecer a todos vocês que sempre nos acompanhou e pedirmos que continuem nos dando esse apoio motivador para que daqui para frete possamos estar juntos com maior frequência e com bons conteúdos que possam ajudar e abençoar a vida de muitas pessoas.

Para o retorno às nossas atividades, convido vocês para acompanharem alguns postes que formarão ao  seu final um só material para reflexão baseado na palavra de Deus. O titulo é: Quatro dicas para vencer a tristeza. Decidirmos não publica-lo de uma só vez para que você possa fazer uma leitura rápida e nos dar o seu feedback imediatamente. Para que assim possamos nos avaliar e melhorar o nosso conteúdo.