terça-feira, 28 de novembro de 2017

A MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA DE JONAS E A SUA ORAÇÃO

“E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.  Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.  E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia, tornarei a ver o templo da tua santidade. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; os ferrolhos da terra correram-se sobre mim para sempre; mas tu livraste a minha vida da perdição, ó SENHOR, meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade. Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei; do SENHOR vem a salvação.  Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e ele vomitou a Jonas na terra. (Jonas 2:1-10)
No capítulo um, Jonas foge do Senhor.
No capítulo dois, Jonas ora ao Senhor.
No capítulo três, Jonas aceita vontade do Senhor e vai a Nínive.
No capítulo quatro, Jonas questiona a misericórdia do Senhor aos ninivitas.
Apresento os capítulos apenas para informar aos que não conhecem a história que ela não se resume ao conteúdo citado acima que se trata do capitulo dois. Contudo, ao ordená-los vejo que dá para você construir um ótimo sermão levando em conta essa estrutura progressiva.
Jonas ficou três dias e três noites no ventre de um grande peixe, por não aceitar a vontade de Deus.
Na sua angústia, Jonas clamou ao Senhor e o Senhor lhe ouviu.
Das profundezas, Jonas gritou e o Senhor ouviu a sua voz.
Jonas desceu até onde nascem as montanhas, ficou preso pelas algas como que pelos ferrolhos da terra, mas o Senhor livrou a sua vida da perdição.
Quando Jonas desfalecia, perto de perder a sua vida ele se lembrou do Senhor e a sua oração chegou até os ouvidos do Senhor lá no céu.
Jonas chegou à conclusão: os que buscam outros e não ao Senhor, perdem a oportunidade de desfrutar de sua misericórdia.
Então Jonas declara que com agradecimento ofertará ao Senhor, ele diz que o que prometeu, cumprirá, porque entendeu que do Senhor vem a salvação.
Acredito que depois de experimentar a maravilhosa graça do Senhor, Jonas não está disposto a ofertar apenas valores materiais, mas principalmente a sua  própria vida.
Que o Senhor desperte os que dormem o sono profundo do porão, para descobrirem que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos destruídos (Lamentações 3:22) pelas tormentas que abalam a nossa fé.
Pr. Carlos Azevedo
Postado primeiro em: A favor do Reino

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A NECESSIDADE DE AFIRMAÇÃO EM CRISTO JESUS


Resultado de imagem para cumprimentos com aperto de mãos
Apocalipse 22:7-21


7 Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. 8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.  E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.  10 E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque próximo está o tempo.  11 Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda.  12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.  

A aproximação da vinda de Cristo nos mostra um sinal muito claro de afirmação aos princípios de Deus por parte daqueles que tem convicção da sua decisão por Cristo. E uma estagnação dos que preferem a vida de impiedade, preferindo afirmar sua indiferença aos principio Sagrados de Deus. Que sinal é esse? É que o sujo suja-se mais e o santo santifica-se mais. Um crescente conformismo com tudo que é contrario à vontade de Deus. Embora, falamos tanto da degradação do mundo, não podemos negar que existe também uma afirmação muito forte por parte de cristãos verdadeiros em priorizar uma vida de santidade em Cristo Jesus.
11 Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda.  
No versículo 7 de apocalipse 22 há uma afirmação sobre a volta do SENHOR Jesus, ele diz: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Os verdadeiros filhos de Deus cumprem com as palavras da profecia do Senhor Jesus.
Essa diferença pode ser observada nos dias atuais.
A separação entre o ímpio e o justo se tornará tão evidente quanto um dia de sol, o joio não será mais confundido com o trigo. A diferença entre um e outro será manifesta. O justo continuará a praticar a justiça mesmo que isso lhe custe muito, mesmo que lhe traga prejuízos, mesmo que lhe custe a vida.
O justo não se conformará com as coisas desse mundo, não estará no “molde” dos padrões desse mundo, não fará acordos para usufruir das coisas do mundo dentro da igreja ou dentro da sua vida, o justo se manterá integro, separado santo, assim como santo é aquele que o chamou.
O justo viverá consciente de que viverá só pela graça até o fim, e de que só a vida de Cristo nele é a sua esperança.
Com a aproximação da vinda do Senhor, muitas coisas estão se definindo.
Os homens estarão tão obstinados que chegarão ao ponto da estagnação no pecado, não sentirão o mínimo desejo de reconhecer os seus erros e buscarem mudança.
O ímpio só se dedicará a impiedade. Talvez seja por isso que estamos vivenciando nesses últimos dias tantas coisas horríveis no mundo inteiro. As pessoas perplexas, com o sentimento de que não terá mais jeito, que as coisas estão caminhando daqui para pior. A sensação é de impunidade, que ninguém paga pelos erros cometidos e como consequência disso vem também o desejo de fazer justiça com as próprias mãos. O que isso lhes parece? Para mim é o claro sinal de que a volta de Cristo está cada vez mais perto.
Os dois lados da moeda. De um lado há uma tristeza pelo endurecimento dos corações que não querem dar lugar para que a palavra de Deus os transforme. Mas por outro lado, há uma certa alegria, ou melhor! Uma tranquilidade, por saber que o mal não atingirá os que optarem pelo caminho do Senhor. Isso porque estes estão avançando em sua santificação e não para a injustiça. A cada dia que passa as coisas se tornam mais claras como a luz da aurora, como diz Provérbios 4:18: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. E é por isso que em 1 Coríntios 13:9,10,  também diz: “porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado”. Haverá um dia em que independente da vontade de homens a vontade do Senhor se tornará plena em todos os sentidos, por que tudo que é imperfeito será desfeito para sempre.
Para os que servem a Deus com convicção, a luz da palavra do Senhor ilumina suas mentes para diferenciar entre o certo e o errado, entre o ímpio e o justo com muita facilidade. Enquanto os que optam pela sujeira do pecado vão cada vez mais se afirmando na injustiça e se contentando com sua condição, indo de mal a pior. Os que se afirmam em Cristo Jesus tem outro destino. Apocalipse deixa isso bem claro. Vamos reler o texto base? Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda”.  Afirmem que Jesus Cristo é o Senhor da sua vida, não se deixe estagnar no conformismo desse mundo, afirme e reafirme todo dia que Jesus Cristo é o Senhor, santidade nunca é de mais, se você é santo, santifique-se ainda mais.
Agostinho disse: “eu me confesso ser do número daqueles que, aprendendo, escrevem, e escrevendo aprendem”. Do número dos quais somos nós? Vamos continuar no numero daqueles que um dia ouvindo a palavra de Deus, aprenderam e aprendendo-a escreveram-na na tábua dos céus corações para viverem.

Carlos Azevedo é pastor na Convenção Ba.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

DEUS NÃO É PARCIAL COM A DESOBEDIÊNCIA

Se vocês, de fato, fizerem o que eu estou mandando, então os descendentes de Davi continuarão a serem reis. Eles continuarão a passar pelos portões deste palácio sentados em carros e montados em cavalos, junto com os seus oficiais e com o seu povo. Mas, se vocês não obedecerem às minhas palavras, então eu juro por mim mesmo que este palácio se tornará um monte de pedras. Sou eu, o SENHOR, quem está falando, Jeremias 22: 4,5 – NTLH. 
Onde quero chegar quando afirmo que Deus não é parcial com o desobediente?
Quero afirmar que Deus não é – Injusto; que julga ou analisa tendenciosamente; que age a favor ou contra (algo ou alguém) sem se importar com a verdade dos fatos: julgamento parcial.
Quero afirmar que Deus é – Justo; Que julga justamente; que age sem favorecer alguém em detrimento (sem prejuízo a outrem) de outra pessoa.
Embora muitos pensem que a graça lhes isenta de obedecerem ao que Deus lhes pede hoje nas Escrituras Sagradas, eu afirmo que Deus deseja sim, que todos ainda hoje, priorizem uma vida de obediência e submissão à sua vontade. Enganam-se os que pensam que Deus é parcial com aqueles que continuam a viverem sem se preocuparem com o que ele pensa, pois não só misericórdia faz parte da base do seu trono, mas também justiça e juízo, Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto, Salmos 89:14.
Veja a conclusão que chega Asafe no Salmo 73 por causa daqueles que prosperavam mesmo na desobediência (fim da pregação)
Não importa para quem seja ou em que tempo, falando para Israel dentro dos seus costumes há quase 1400 anos atrás, ou falando para cristãos dentro dos seus costumes nos dias de hoje, Deus continua sendo imparcial com a desobediência, ele não favoreceu nem favorecerá a um em detrimento do outro, o mesmo querer de Deus para o povo do passado é para o povo do presente.
Por tanto, Deus não é parcial, nem com os de ontem nem com os de hoje, ele continua esperando que tanto o seu povo quanto o mundo, se submetam à sua perfeita e agradável vontade. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, Romanos 12:2.
Deus é misericordioso, mas a sua misericórdia é iluminada pela sua justiça e ele não agirá sem que esse princípio seja levado em consideração. Ele nos deu a graça, mas a graça só será de graça se tivermos comunhão com Cristo Jesus, e ter comunhão com Cristo implica ser submisso à sua vontade. Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo, Efésios 1:11.
O texto que é a base para essa palavra inicia-se e termina com uma condição, 1 – Se…
Fizerem o que eu estou mandando;
Disso dependerá: a continuidade, da descendência, da prosperidade, do reinado, do trono, da nação.
2 – Se… Vocês não obedecerem… Isso resultará em: em destruição

POSTADO PRIMEIRO EM: A FAVOR DO REINO

A LAGRIMA DE UM PAI


IMG_20170515_193855

Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido".
Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. "Onde o colocaram? ", perguntou ele. "Vem e vê, Senhor", responderam eles.
Jesus chorou.
Então os judeus disseram: "Vejam como ele o amava! Mas alguns deles disseram: "Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse? João 11:32-36.
É muito triste a perda de um ente querido, principalmente de um filho. Maior tristeza é não ter certeza do que vai acontecer se vai encontrá-lo em algum tempo.
PARA ALGUNS A MORTE É O FIM DE TUDO
Quando voltava para casa naquela manhã, Deus mim deteve para entregar alguns folhetos com a mensagem de Deus. Ali me deparei-me com um pai desesperado, naquele momento nenhuma palavra poria consolá-lo.
As lagrimas rolavam em seus olhos como cascata de um rio, seus olhos  claros mais parecia uma brasa incandescente.
O que poderia aquele pai fazer pelo seu filho que jazia sem vida em um caixão? ...nada... Absolutamente nada! Apenas chorar.
O TITULO DO FOLHETO É UMA MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ – JESUS ESTÁ VOLTANDO
Tinha distribuído alguns dentro do carro na viagem de ida para a igreja em Palmas de Monte Alto e para os irmãos na igreja, pois era o lançamento do folheto. Mas naquela manhã indo da igreja para o ponto de carro para voltar à cidade de Guanambi, parei para entregar alguns folhetos naquele velório, ali considerei está realizando um evangelismo com a entrega desses folhetos. Varias pessoas receberão um folheto e uma delas foi o pai.
Dos folhetos que sobrarão que não foram muitos, um estava molhado com uma gota de lagrima daquele pai. Quando cheguei em casa, abrir o folheto, olhei, e em cima da  linha onde está “não existe nenhuma chance de salvação para os que morrem sem aceitarem a Jesus enquanto estão vivos”. No fim da frase em cima da palavra estão , caiu a lagrima daquele pai.
Em Atos 4:12, está escrito: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos
Meus amigos para os que não têm esperança, só lhes restam as lagrimas nesses momentos difíceis da vida. Mas para os que creem que Jesus morreu e ressuscitou, há esperança, existe algo mais que as lagrimas, mesmo em momentos de tristeza.
Para estes o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, Salmos 30:5.
GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCÊS ALGUNS VERSSICULOS QUE MOSTRAM QUE LAGRINAS PODEM PROPORCIONAR ALGO MAIS QUE TRISTEZA PELA PERDA DE UM ENTE QUERIDO
1 – Perdão de Deus, Salmos 6:6
2 – Clamor pelo livramento de Deus, Salmos 56:8
3 – Colhem alegria, Salmos 126:5
4 – Alcança misericórdia (uma nova oportunidade), Isaias 38:5
5 – revela o amor de Deus ao próximo, 2 coríntios 2:4
Sim! De volta ao assunto, eu tinha passado por ali no dia anterior e notei uma cobertura e um pouco de movimento, mas não percebi do que se tratava por que passei dentro de um carro. Com certeza desde o momento da noticia até aquela manhã aquele pai chorava sem parar e muitas perguntas sem respostas passavam pela sua mente...
Jesus no “velório de lazaro” disse:
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?João 11:25-26.Jesus com essas palavras não está pregando para lazaro, mas sim, para suas irmãs e pessoas presentes ali.
Jesus usa esse acontecimento para mostrar as pessoas que é preciso crer para viver eternamente. Primeiro ele diz que quem crê nele, mesmo que esteja morto viverá e todo aquele que vive e crê nele nunca morrerá.
Jesus não está dizendo que o vivo que crê não vai provar a morte natural, o que ele diz é que não perderão a chance de viver eternamente, não sofrerão a morte eterna.
As pessoas precisam refletir nesses momentos dolorosos para poder crer em Jesus e entender que a vida não tem sentido algum sem a aceitação de que só por meio dele é possível a verdadeira vida.
Essa foi a fé de Abraão, ele acreditou mesmo com toda a dor que a vida não acabaria com a perda do seu filho Isaque (riso) que no próprio nome já havia um misto de prazer, alegria e esperança (Gênesis 22:9-13).
Deus não permitiu que Abraão derramasse lagrimas, proveu um substituto para morrer no lugar de Isaque.  Deus em sua infinita graça proverá para os que confiam nele e em Jesus Cristo um momento de eterno esplendor.
Depois das densas trevas da morte um novo dia brilhará para seus filhos, aonde a morte jamais existirá e aonde ele dará fim à tristeza, enxugando toda lagrima. Lagrima derramada pela perda de um filho nada pode fazer, mas, lagrima derramada pelo arrependimento do pecado diante do PAI ETERNO essa tem grande recompensa, Apocalipse 21:4.
POSTADO PRIMEIRO EM: A FAVOR DO REINO

ASSIM DIZ O SENHOR

download
O texto a seguir é um desdobramento do Projeto Livro – Palavras de Deus – Série: Vivendo uma Nova experiência com Deus. Parte do Capitulo 4, (NÃO QUEBRE O PACTO).
A palavra que veio a Jeremias, da parte do SENHOR, dizendo: Ouvi as palavras deste concerto e falai aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém. Dize-lhes, pois: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Maldito o homem que não escuta as palavras deste concerto, que ordenei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Dai ouvidos à minha voz e fazei conforme tudo que vos mando; e vós me sereis a mim por povo, e eu vos serei a vós por Deus; para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de dar-lhes uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então, eu respondi e disse: Amém, ó SENHOR!  Jeremias 11: 1-5.
De acordo com a palavra em Jeremias 11:1-5, antes de qualquer coisa o povo deveria ouvir aquilo que foi acertado pelo Senhor. O acordo firmado por Deus com seu povo tinha o propósito de não só libertá-los do regime de servidão, mas também de dar-lhes o melhor da terra. Para isso o que ele esperava do povo era que ouvissem as suas palavras e as obedecesse.
Infelizmente muitos preferem viver na escravidão do pecado que se submeter ao jugo do Senhor, são rebeldes e desobedientes à voz de Deus. Não se preocupam que tal atitude de virarem as costas para Deus pode lhes trazer graves consequências. Maldito o homem que não escutar as palavras deste concerto; essa palavra foi dita para aquele povo, mas todos que seguem o mesmo caminho deles estarão sujeitos a ela.
Se a rebeldia traz consequências, a obediência em amor também. Deus lembra aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém que, fazendo conforme ao que ele mandava, eles seriam o seu povo e Ele seria o seu Deus, para que confirmasse o juramento feito aos seus pais de lhes da uma terra que manasse leite e mel.
Escutar a expressão: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, pode soar como um trovão, mas também pode ter o som de uma brisa mansa, depende de quem escutar, pois quem não deve não teme. Não importa se você é um filho rebelde ou um filho obediente, se hoje você ouvir a voz do Senhor teu Deus não endureça o seu coração, hoje é o tempo, o tempo de refletir sobre qual é o valor que você está dando para o Assim diz o SENHOR… Se você ainda tem se mantido em uma posição de relutância quanto às ordens do Senhor, ele te oferece subsídios para mudar. Ouça a suas palavras.
Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz,  não endureçais o vosso coração, Hebreus 3:7, 8.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.  Mateus 11:28-30.
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6.
“Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem viverão, João 5:24-25.
Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus. João 8:47.
“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha, Mateus 7:24-25.
Para os que querem viver unidos a Deus por toda eternidade não há outro pacto a fazer a não ser manter o que já foi firmado por Deus.
Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz nas suas costas dirá a você: “Este é o caminho; siga-o”.  Isaías 30:21.
Que o Senhor nos ajude sermos obedientes à sua voz, a abandonarmos as nossas vontades e atitudes mundanas e sermos dependentes da sua graça e poder.
PUBLICADO PRIMEIRO EM: A FAVOR DO REINO

segunda-feira, 1 de maio de 2017

O ENSINO E A PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS TRANSFORMA VIDDAS

Passamos por uma semana que para algumas pessoa era santa, as minhas perguntas são: como nós que servimos a um Deus Santo nos comportamos diante de tal celebração? Qual é o valor que esse costume tem para os que conhecem os bons costumes de Deus? Qual a relevância que esse costume tem para a nossa afirmação de fé cristã? Incorporar esse costume à nossa afirmação de fé cristã pode nos prejudicar de alguma maneira? Esse costume do qual estou falando é o de inserir à Páscoa dois elementos: coelho e ovo. A verdadeira páscoa tem haver com libertação, salvação, vida. O principal elemento dessa celebração é um cordeiro que com a sua morte simboliza o resgate de muitos que viviam em prisão. No AT cordeiros simbolizaram essa libertação, mas vindo Cristo, tomou o lugar desse símbolo, tornando se ele mesmo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sua morte nos libertou – A festa da páscoa era uma das mais importantes festas judaicas e uma celebração em memória de quando Deus livrou os israelitas da escravidão no Egito. Na verdade, o sacrifício do cordeiro da páscoa e o processo de marcar com sangue as ombreiras e as vergas da porta das casas para o anjo da morte passar pelas pessoas que estavam “cobertas pelo sangue” (Êxodo 12:11-13) é um lindo retrato do trabalho expiatório de Cristo na cruz. 
PORQUE COELHO E OVO
A HISTÓRIA – O coelho é um animal que simboliza fertilidade graças à sua intensa prática reprodutiva. Desde civilizações bem antigas, como a egípcia, a ligação entre coelhos e fertilidade, primavera, nascimento, etc., são estabelecidas. Na Europa, os povos germânicos, que habitavam a região norte– Atual Alemanha, possuíam uma crença sobre uma deusa chamada Ostara (deusa da fertilidade). O coelho era o símbolo do culto a essa deusa. Segundo a crença, tendo passado o inverno e tendo inicio a primavera – para eles época que simboliza o renascimento e a fertilização, os coelhos eram com frequência os primeiros a saírem das suas tocas e começarem a reproduzirem-se.
Aos coelhos, símbolos de Ostara, as tradições rituais germânicas associaram a pratica de entrega de ovos de aves pintados com tintas para as crianças. Eles realizavam como pretexto a caça ao coelho. No momento em que iam caçar o coelho, as crianças encontravam escondidos nos campos, os ovos pintados.
No período da idade média, o culto a Ostara e a estação da primavera logo passou a ser associado à ressurreição de Cristo, isso se deu diante da cristianização dos povos bárbaros. Com isso essa prática não foi abolida em sua totalidade dos costumes desses “novos cristãos”. A prática da entrega de ovos passou a ser relacionada, portanto, à Páscoa e não mais à deusa Ostara.
Nessas situações, a história é quase sempre a mesma, muda-se o objeto de adoração, mas os costumes quase sempre tendem a permanecer na cultura.
Se em algumas culturas Jesus for o objeto de adoração e os costumes adotados para adorá-lo forem outros diferentes dos que ele aprova qual o problema?
Vejamos algumas considerações:
ANTES DE ADORARMOS É IMPORTANTE CONHECERMOS AQUELE QUE É ADORADO conhecemos aquele que é digno de adoração bela sua biografia
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (João 5:39).
É preciso entender a doutrina que o adorado defende – Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mt 22:29).a falta desse conhecimento leva a uma adoração errada.
Não só o adorado é digno de veneração, mas também a sua doutrina – 
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.  Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas, (Mt 22:37-40).
Devemos amá-lo e amar a sua doutrina, Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! (Sl 119:97). Leiamos também os Vs: 1,103; Atos 17:11 (o costume dos bereanos). Bons costumes são aqueles que examinam a doutrina daquele que é adorado para se adequar à sua vontade.
Há algum perigo em não se praticar esse costume de obedecer ao ensino do Senhor Deus? Essa é a resposta do Senhor – O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Os 4:6). Devemos praticar os bons costumes de Deus porque assim nós seremos preservados, e também os nossos sucessores, que também aprenderão a respeitar e obedecer aos costumes de Deus.
Quando conhecemos e praticamos os bons costumes de Deus deixamos de ser ignorantes – e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:32.).  Quando nos tornamos praticantes dos costumes de Deus deixamos de viver no engano do mundo – Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos (Tg 1:22). Quem ouve e pratica os bons costumes de Deus é prudente e está protegido de determinados imprevistos futuro – Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia (Mt 7:24-26).
Portanto é importante entender que não basta apenas dizer que serve a alguém, não dar para servir a alguém sem o reconhecimento de quem ele é e do que lhe agrada, seja ele quem for. Em se tratando de Deus que é o único Senhor digo de ser adorado, isso se torna mais relevante ainda, por que precisamos dele para a preservação das nossas vidas. Sem a sua graça e misericórdia estaremos destruídos, e a nossa futura geração também se não entender isso.
Saber, conhecer e viver a vontade de Deus é o caminho da vida eterna – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim (Jo 14:6);
Feliz aquele que ouvir e praticar – Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem”(Jo 13:17).

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PARA QUE TANTA HUMILHAÇÃO


Resultado de imagem para HUMILHAÇÃO DE JESUS

EFÉSIOS 4:1-16

Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. V 10 – RC

Jesus foi exaltado pelo Pai, recebendo dele como filho obediente toda a autoridade e poder. Jesus também concedeu autoridade e poder aos homens. Mas Jesus também se humilhou se rebaixou, chegando até ao ponto de morrer e ser sepultado.

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Fp 2:8-11
A PERGUNTA É: PARA QUE TANTA HUMILHAÇÃO.
Existem pessoas que desqualificam Jesus como Deus porque não admitem um Deus que recebe ordem, mas Jesus não está recebendo ordem de  homens, Ele obedece à ordem do Pai e isso só o exalta mais inda, pelo fato de ser quem Ele é, e ter feito o que fez - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz, Fp2: 8.
Acho que os que pensam assim não entenderam o que aconteceu. Jesus veio ao mundo para que por meio da sua humilhação, fôssemos exaltados para a gloria do Deus Pai. Todo o mundo deveria reconhecê-lo como o Messias o enviado de Deus para salvação de todos e dar gloria ao Deus Pai.
Jesus foi o representante o embaixador do Deus Pai, logo quando se faz algo em nome de alguém a honra e gloria são para este alguém. É como se alguém passasse uma procuração a alguém idôneo para representá-lo, o beneficiário no final será aquele que lhe passou a procuração, a gloria é dele.
Tem pessoas que não conseguem entender como é que alguém pode se rebaixar tanto assim em favor de quem não merecia nada além da morte e outro receber a gloria. É assim mesmo, mesmo que esgotemos todo o papel e tinta do mundo, continua inexplicável, ou aceitamos o que esse Deus fez ou passaremos a vida toda em constante conflito.
Para você ficar mais impressionado ainda, Deus o exalta no momento em que Ele decide se humilhar - achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, Fp2: 8-9.
Deus queria nos salvar e não havia alguém capaz para fazer isso entre os mortais, só um divino poderia fazer, será que é difícil entender isso! Infelizmente para muitas mentes isso ainda é um tabu.
Sabendo Deus do orgulho humano não poderia ser diferente. Se alguns não conseguem conceber o simples fato de receber uma ordem do seu patrão que lhe paga o salário ou de um sujeito que tem um nível de escolaridade duas vezes mais baixo que o seus, como será que iriam encarar o fato de um sujeito chamado Calos qualquer, chegando sei lá de onde, com uma mensagem qualquer, lhes dissesse eu sou o teu salvador, vem e segue-me? Mesmo sendo Ele o SENHOR, não foi nada fácil a aceitação, quanto mais para o Carlos!
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam, João 1:11.
Baseando-me em Efésios 4:1-16 quero acrescentar mais alguns porquês para TANTA HUMILHAÇÃO.
1 – Querendo o nosso aperfeiçoamento, (V 12) ele veio para nos capacitar, nos tornar pessoas melhores para Deus, Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens (v 8).
2 – Para que a fé fosse única, até que todos cheguem à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (v 13), um crescimento espiritual. É Cristo vivendo em nós e nós vivendo Nele.
3 – Para que não sejamos inconstantes, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente (v 14). Não podemos viver sempre mudando nossa ideia a respeito daquilo que cremos porque alguém nos disse uma coisa diferente, ou habilmente nos mentiu, e fez que a mentira soasse como verdade - portanto a fé que Cristo espera que tenhamos deve está baseada nos ensinamentos que Ele nos dá pelas Sagradas Escrituras e por nenhum outro meio.
4 – Para sermos semelhantes a Ele (Vs 15-16) – invés de sermos pessoas inconstantes, seguiremos com amor a verdade em todo tempo - falando com verdade, tratando com verdade, vivendo em verdade - e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo, que é o Cabeça. O dom que Ele deu aos homens não pode ser utilizado de qualquer forma, devemos entender que ele veio, cumpriu todas as coisas, morreu, foi sepultado, ressuscitou, voltou ao céu e foi glorificado pelo Pai. E com isso libertou a muitos que estavam nas garras dos enganos de satanás e o dom que ele deu aos homens deve ser administrado debaixo da sua autoridade. Jesus é o SEHOR da igreja e das nossas vidas!
Devemos entender: ninguém foi tão humilhado como Ele, mas também ninguém foi tão exaltado quanto Ele. Ele é Deus! E todos, quanto os que o reconhecem quanto os que não o reconhecem, vivem e viverão debaixo dessa autoridade. Para a gloria de Deus Pai.

Pr. Carlos Azevedo – IAP GUANAMBI - BA

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A PROPOSTA DE DEUS PARA UMA NOVA VIDA


E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. Ap 21:5

A proposta de Deus exige uma mudança, não apenas de comportamento.
Geralmente sempre que se fala de mudança, se pensa também naquelas coisas que temos que abrir mão, coisas que sempre ficam para traz (mudanças de apartamentos, por exemplo).
Existem outros exemplos de mudança. Mudanças para um novo ano por exemplo. Existem pessoas que quando vai se aproximando o fim do ano já começam a fazer planos, é aquela mudança no próprio ambiente onde mora, é a mudança no guarda poupas, é na escola, no emprego, troca do carro, mudança de país, no comportamento e etc.
Eu quero dizer para você que quando Deus planejou a maior de todas as mudanças ele também pensou em novidades, ou seja, ele deseja o novo.
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Romanos 6:4.
Nesse caso nós somos o alvo de mudança para DEUS, lembrando-se da palavra do Senhor a João na ilha de Patmos que diz: “Eis que faço nova todas as coisas”, vamos fazer uma ligação com o que está escrito no final da primeira parte do capitulo 21 do apocalipse, no versículo 8? Está claro que o objeto de mudança e os tipos de mudanças que Deus tem em mente são totalmente diferentes dos nossos estereótipos. Geralmente os nossos conceitos de mudanças são mais no sentido externo ou de fora para dentro – por exemplo, mesmo que alguém diga “vou seguir tal tendência porque assim me sinto bem interiormente” (moda), não foi uma mudança de dentro para fora e sim, uma tendência, influencia do momento, aquilo que está em moda no momento influenciou a sua decisão para pensar em mudar. Veja a explicação abaixo como exemplo mais claro.
Um estereótipo de beleza são as noções predominantes da maioria de uma sociedade que determinam o que é considerado belo.
Os estereótipos de beleza vão sendo alterados com o tempo. Antigamente, estar acima do peso ideal era o estereótipo de beleza, porque transmitia a ideia de saúde, porque a pessoa tinha boa capacidade financeira e dinheiro suficiente para comer muito.
Mais tarde, o estereótipo de beleza é bastante diferente, sendo que a maioria das pessoas acha que ser bonito é estar dentro do peso considerado ideal, em forma física.
É claro que existem situações das quais queremos fugir desesperadamente, e se for possível fazer algo para modificar tal situação, iremos procurar os meios adequados para fazer, (saúde e família, por exemplo).
A mudança de ano traz para alguns não apenas as expectativas de uma mudança, mas às vezes algumas coisas de fato mudam para elas.
Nesse momento eu quero que você desvie o seu foco para uma mudança totalmente diferente que é apresentada aqui em apocalipse.
Você precisa entender que só existe uma forma das coisas se tornarem novas de fato. Segundo o relato do Senhor a João na ilha de Patmos, isso só será possível quando o mundo for outro (v.1). Logo quando o mundo for outro, todas as coisas incluindo o homem, também serão outros (Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia)
Antes de passar para as considerações finais, quero deixar claro que mesmo em se tratando de uma visão do apostolo João, é importante pensarmos no caráter daquele que é o transmissor dessas informações, ele diz para João o seguinte: “Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis” Ele é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Trata-se do Senhor Jesus. Veja como essa tradução descreve o V1: ENTÃO VI uma nova terra (sem oceanos), e um novo céu, porque a terra e o céu atuais haviam desaparecido. Imaginem esse mundo que conhecemos sem os oceanos, a primeira coisa que vem a minha mente é que Deus retirou as divisórias que separavam alguns povos e nações, nessa nova terra não existem mais fronteiras, as águas fugiram e os continentes se ligaram. Todos agora contam com livre acesso para um novo mundo. Algo já mais imaginado pelo homem, não é que apocalipse esta dizendo que na nova terra não haverá água. Isso é na minha forma de pensar, a descrição de um único mundo capaz de ser governado por um único governo. Algo realmente novo!
Conclusão:
Deus fará tudo novo independente de qualquer coisa, porque isso é a sua vontade.
O homem vivenciará algo realmente novo, um novo mundo nunca visto - a maior novidade nesse mundo será o seu governo. Eu ouvi um alto brado que vinha do trono, dizendo: "Atenção, a morada de Deus agora está entre os homens, e Ele morará com eles e eles serão o seu povo; sim, o próprio Deus estará entre eles, (v 3).
Não haverá mais motivos para desesperos - o sofrimento não levará mais as pessoas ao erro. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas, v 4. As primeiras coisas são as que vivemos hoje aqui nesse atual sistema de vida terrestre que o nosso Deus promete apagar.
A promessa feita será cumprida - (João 14:3) E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também, (Ap. v 5).
Jesus garante a sua palavra – Ele deixa claro que a fé nele nos dará confiança para esperar o tempo certo da verdadeira mudança. E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.  Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho, (v 6,7). Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono, (Ap 3:21). Como foi dito não podemos errar o alvo, do mesmo jeito que cada um de nós é o alvo de Deus, ele deve ser o nosso alvo também, faça como o apostolo Paulo: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:13,14
Amados enquanto o mundo for esse que temos nada será novo, pode o tempo passar e as pessoas realizarem suas mudanças. Mas a cada amanhecer tudo será do mesmo jeito as manchetes no radio, jornal, TV, internet e etc. serão sempre as mesmas. Você pode não chorar por você, mas vai ter que chorar pelo amigo, pelo parente, pelo mundo. E isso! nesse mundo nada é novidade.

A proposta de Deus não é de um ano novo – a proposta de Deus é de um mundo novo melhor. No qual eu e você tomamos parte de começar agora uma  mudança certa nas áreas certas de dentro para fora, que resulte para todos em uma nova vida em Cristo Jesus (I Co 5:17). Isso pode ser feito a qualquer momento.
Pastor Carlos Azevedo – IAP GUANAMBI - BA

LUGAR E ATITUDE DE CRISTO NO FINAL DA ERA DA IGREJA


Alguém disse: todo homem é senhor da casa de seu coração, a fortaleza cuja porta precisa abrir. Tem com tudo, a triste prerrogativa e privilégio de se recusar a abri-las.
Se o fizer, estará lutando cegamente contra a própria bem-aventurança, feito um conquistador miserável. Trech.
Cristo está fora da igreja nominal batendo educadamente à porta e convidando indivíduos a deixar a apostasia, a fim de ter comunhão com Ele.
A mensagem é para as igrejas nominais, essa, por exemplo, é para a igreja de Laodiceia, a sétima da lista do Apocalipse. 3:14-22.
É um alerta aos lideres de igrejas (ao anjo da igreja).
Quem da o alerta é aquele que foi glorificado pelo Pai, a testemunha fiel e verdadeira o princípio da criação de DEUS. Aquele que tem todo o conhecimento, (14).
O porquê do alerta – a apostasia da igreja e sua parcialidade com o pecado. Podemos pontuar: os descasos de lideres em cumprir com a vontade de Cristo e assim levando a igreja a se afastar dos princípios sagrados, tornando-se mais amantes do mundo que de Deus. (15)
O que ele vai fazer diante dessa frieza espiritual – lançar fora de si (16).
Pelo que podemos perceber, um dos problemas que está incomodando muito a Cristo é a ostentação, o orgulho, alto-suficiência e falta de humildade.
Por que abordar esse alerta de Jesus é importante, porque essa situação leva as pessoas a um estado de miséria que mesmo sendo ricas, tornam se pobres da maior riqueza, a graça de Deus. A cegueira espiritual na qual vivem os deixa descobertos dessa graça em estado de estrema vergonha como alguém que não consegue enxergar os defeitos que existentes em seu próprio corpo. Isso nos mostra como muitos estão enganados nesse tempo a cerca dos seus achismos, estão tão cegos que não enxergariam nem uma imensa tabua atravessada em seus olhos.
O conselho do Mestre – Para os que estão vivendo nessa triste situação Jesus mostra que o problema não pode ser resolvido de qualquer maneira. Só ele tem a solução mediante aos gestos de humildade dos necessitados.
1- Para o problema da pobreza é preciso fazer um investimento, mas esse investimento não pode ser realizado em um banco daqui da terra, precisa ser no “BCSJ“ (Banco Celestial do Senhor Jesus). Dele é preciso comprar algo valioso e verdadeiro – ouro provado no fogo e assim poder sair do estado de miséria em que se encontra.
2 – Para a falta de roupas adequadas que possam evitar a vergonha em que está, vai precisar ir a uma loja especial, “LJPS” Loja Jesus pureza Santa, a mais fina que existe, ela também pertence ao Senhor Jesus, ali deverá comprar as vestes vestidos brancos símbolos de pureza, simplicidade e santidade.
3 – Para o problema na visão existe apenas uma farmácia capaz de atender à necessidade destes pacientes, a “FJCP” Farmácia Jesus Cura o Pecador. Ali terá que comprar colírio para a cura da visão e voltar a enxergar corretamente.
Agora não se assuste quando abrir a sacola – porque nela só vai está uma coisa: a Bíblia Sagrada, a solução para os problemas de todo o mundo.
A igreja de Laodiceia nós mostra uma realidade atual, a influencia do mundo na igreja, essa é a causa dela está assim hoje, insubmissa ao seu Senhor. por isso com toda autoridade que tem sobre ela Ele diz: Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam V 19. É preciso deixar o orgulho e a autossuficiência de lado e ser humilde enxergando os graves defeitos que estão causando nojo no Senhor.
Se você ainda não entendeu como é possível adquirir tudo isso do Senhor Jesus já que não são bens dessa terra e sim celestial, eu vou te ajudar um pouco mais.
Vamos lembrar um pouco disso: Jesus veio à primeira vez, como representante do Pai para ensinar aos homens o caminho de volta ao sei reino celestial, porem em João 1:11 diz que ele foi rejeitado, é por causa dessa rejeição a ele que  a igreja está sendo descrita dessa forma em Laodiceia e também podemos descrevê-la da mesma forma nos dias de hoje.
Mas como ele mesmo diz Eu corrijo e castigo todos os que amo, ainda hoje ele está à procura de corações humildes que lhe receba em suas vidas. Ele próprio vem até você para lhe apresentar a maneira de você se redimir com ele, mesmo que a forma seja simbólica, ouro, vestido, e colírio, precisamos atentar para algo que está alem destes símbolos, ele sabe que o homem precisa da salvação, mas ele quer que entendam que ele não se adquire com as riquezas desse mundo, que não é a beleza exterior que adorna o homem para Ele, e sim uma vida simples e pura. Ele ainda quer que o homem entenda que pode está equivocada com o que vê nesse mundo de ilusão. Só a verdadeira visão pode conduzir o homem na direção certa e só Jesus pode dar. Jesus quer que o homem entenda que os olhos podem ser entradas do bem, mas que também podem ser entrada do mau - Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de você são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão Lucas 11:34.
Ele está batendo à porta de todos os que estão nessa condição, ele diz que se alguém tiver a humildade de ouvir e abrir a porta, ele entrará e estando com essa pessoa ele não cobrará por nada que ele oferecer. O prazer de Jesus é todos que estiverem de posse desse bem precioso façam bom uso dele, pois ele por si só é tudo isso que apocalipse apresenta simbolicamente. Todos que abrirem seus corações para aceitarem a sua palavra e viverem em sua comunhão terão a verdadeira vida, não serão mais enganados pelas falsidades desse mundo terão um tesouro como o ouro de excelente qualidade que só se encontra em Deus, terão vestes esplendorosas que nenhum dinheiro do mundo pode comprar, pois essas vestes dadas por Jesus cobre o pecado que tem deixado muitos descobertos diante de satanás levando os a perderem a graça de Deus. O mundo  cega e adoece a visão levando as pessoas à cegueira espiritual. Mas Jesus nos da a sua palavra para que os nossos olhos sejam abertos e curados.
Essa cegueira não deixa as pessoas verem que fazem parte de uma batalha constante, por isso vivem apegadas nas coisas desse mundo e se afastam de Deus.
Jesus disse que os que vencerem essa batalha ele vai conceder que se assentem com ele no seu trono, ele diz que isso vai acontecer como aconteceu com ele, que venceu e assentou-se com seu Pai em seu trono.
Jesus fala às igrejas por meio do Espírito ao apostolo João, para que nesses últimos dias aqueles que ouvirem essa mensagem não se percam, mas tenham a vida eterna.

Pastor Carlos Azevedo – IAP GUANAMBI - BA