domingo, 29 de novembro de 2020

VENCENDO A TRISTEZA - CONCLUSÃO

 Pr. Carlos Azevedo

Se você está lutando para vencer as adversidades da vida sozinho, eu lhe convido a buscar ajuda. Você não está só, O Senhor é contigo. Se você já conhece o Senhor Jesus Cristo eu te convido a permanecer firme nele, não desista. Quero te lembra das palavras do Salmista Davi nos Salmos 28:7 ele disse: 




O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei


Se você não o conhece eu te convido a conhecê-lo. Como?  adquira uma Bíblia Sagrada, ore ao senhor pedindo ao Espírito Santo que lhe ajude a conhecê-lo e em seguida procure uma pessoa que possa lhe ajudar a ler a Bíblia. O Senhor disse: Tenho-vos dito isto, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vosso alegria seja completa (João 15:11). Deus quer que a sua alegria seja completa, por isso é preciso que você desenvolva em sua vida a alegria que vem do Senhor. A alegria que vem do Senhor se desenvolve em nós quando diante das adversidades confiamos não na nossa justiça, mas na justiça que vem de Deus, pois a nossa verdadeira alegria vem do Senhor. Para vencer a tristeza é preciso vencer o orgulho e o individualismo. Deus nos criou assim, para sermos dependentes uns dos outros. Não esqueça! Você não está só. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus (Filipenses 4:6). Mas não esqueça que a verdadeira alegria vem do Senhor por meio do poder do Espírito Santo.

Meus irmãos, chegamos à conclusão do tema Vencendo a tristeza por meio de quatro dicas que podem ser encontradas aqui no blog: (ALEGRIA NO SENHOR)

A primeira dica para vencer a tristeza é está firme no Senhor. Confie no Senhor, ele pode lhe ajudar com isso. O Senhor é a tua força e o teu escudo; nele você deve confiar de todo o teu ser, e você será socorrido e saltará de alegria, e com alegria terá prazer em louvar ao teu Senhor (Salmos 28:7).

A segunda dica para vencer a tristeza é buscar está sempre alegre no Senhor. Apesar de todas as adversidades continue exercitando a sua fé no Senhor, não desista, não deixe de crer. Leia a palavra de Deus, ore, e alegre-se sempre.

A terceira dica para vencer a tristeza é contar com apoio do próximo. Deus nos criou assim, para sermos dependentes uns dos outros. Comunique a tua aflição, a tua angustia, não só estenda a mão para ajudar, estenda a tua mão também para pedir ajuda.

Por ultimo vimos que para vencer a tristeza devemos buscar a alegria que vem do Espírito Santo, só no pai, filho e no Espírito Santo podemos encontrar a verdadeira alegria. 


sábado, 28 de novembro de 2020

4. PARA VENCER A TRISTEZA BUSQUE A ALEGRIA QUE VEM DO ESPIRITO SANTO




Pr. Calos Azevedo

E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espirito Santo,... (Ts 1:6). 



Essa tribulação tem haver com a perseguição sofrida pelos que pregavam a Jesus que foi morto pelos pecados da humanidade. Foi diante desse contexto que a palavra chegou até os irmãos em tessalonica. Mas o maravilhoso é que mesmo diante de tal situação aqueles irmãos não temeram receber a palavra de Deus. 

Eles contaram com o Espirito Santo que lhes deu o animo necessário para não se deixarem abater diante desse contexto. Paulo lembra aos irmãos de tessalonica como foi difícil a introdução da palavra de Deus em Filipo. Ali havia irmãos que Paulo considerava amados e queridos, eram a alegria e coroa do apostolo (Fp 4:1). Mas também havia ali pessoas que Paulo comparava a cães, maus obreiros, dos quais Paulo aconselhou que se afastassem. Parece que esses eram os tais que procurava perverter o caminho do Senhor com preceitos que já não importavam para a vida dos cristãos da nova aliança. Um desses preceitos era a circuncisão que Paulo diz não ser mais importante, "porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espirito Santo, que não nos gloriamos na carne, mas sim em Jesus Cristo" (Fp 3:1-3). É por isso que o apostolo da inicio ao capitulo 4 dizendo: "Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados". Os irmãos de tessalonica a exemplo dos irmãos de Filipo são exemplos de que podemos sentir alegria mesmo diante das tribulações e das adversidades da vida. A alegria que vem do Espirito Santo ajuda a superar o sofrimento e nos prepara para recebemos aquilo que pode nos dá a verdadeira alegria, a Palavra de Deus. 

É verdade que quando enfrentamos situações como: injustiça, perseguição, ingratidão, inimizade, falta do material, amor, paz e tantas outras coisas, não temos motivos para sorrir. Portanto é ai que contamos com o auxilio do Espírito Santo. Ele nos ajuda lembrar onde está a verdadeira alegria. Embora tudo isso citado seja importante, não está nisso a verdadeira alegria, mas sim no Senhor. Veja o que diz o apostolo Paulo aqui: "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15:13). Deus é a nossa esperança maior, é ele que nos enche da verdadeira alegria e paz, porque a nossa confiança e esperança está nele. Tudo isso é produzido em nós pelo poder do Espirito Santo. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; (Romanos 14:17) Portanto, a  ultima a dica para vencermos a tristeza é buscarmos a alegria que vem do Espirito Santo, só ele pode nos proporcionar a verdadeira alegria.

domingo, 8 de novembro de 2020

3. PARA VENCER A TRISTEZA É PRECISO BUSCAR APOIO

Carlos Azevedo

 " Ora, muito me alegrei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim"(Fp 4:10). 

" Ora, muito me alegrei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim"(Fp 4:10).

Deus é o nosso apoio maior porque só ele pode nos suprir daquilo que mais ninguém pode. Mas ele nos criou como ser humano, e isso também nos torna dependentes de outros. A Bíblia mostra que podemos nos alegrar muito quando somos apoiados pelo próximo. Muito me alegro no Senhor. O apostolo Paulo disse que se sentiu muito feliz com o apoio dos irmãos. Enquanto escreve para eles ele se alegra porque lhe vem à memoria o apoio recebido da parte desses irmãos.

Ele deixa claro que essa alegre lembrança não é uma alegria baseada no interesse de que os irmãos se sintam bajulados e com isso sempre lhe ajude em suas necessidades. Perceba isso quando ele diz: "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei está abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fp 4:11-13). O apostolo não está sendo arrogante ou orgulhoso o que ele quer é deixar claro que sua maior suficiência é o Senhor. Veja quando ele diz: Posso todas as coisas naquele que me fortalece (v.13). Mas ele revive essa alegria porque o que os irmãos fizeram foi sinal de que eram cristãos de verdade, foi bom o que eles fizeram, tanto que até hoje serve de exemplo para nós. Tomar parte na aflição alheia é um gesto de amor para com o próximo é uma atitude cristã, isso alegra também a Deus. Paulo destaca uma preocupação em especial desses irmãos Filipenses: "Bem sabeis também vós, ó Filipenses, que, no principio do evangelho, quando parti da Macedônia nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente" (v.15). Portanto a reciprocidade é muito importante. Essa expressão, dar e receber nos remete a unida cristã, algo que cria uma empatia que não nos deixa vivermos isolados. Muitos nesse mundo tão individual sofrem sozinhos em suas aflições, mas Deus nos ensina que somos criaturas dependentes, que devemos estender a mão para ajudar e também para receber ajuda. Recomendo que leiam essa sessão completa no capitulo quatro de Aos Filipenses, do versículo 10-23 e vejam a beleza desse agradecimento de Paulo aos irmãos  Filipenses daquela época. Então a terceira dica para vencer a tristeza é contar com apoio do próximo. Deus nos criou assim, para sermos dependentes uns dos outros. Comunique a tua aflição, a tua angustia, não só estenda a mão para ajudar, estenda a tua mão também para pedir ajuda.


quinta-feira, 5 de novembro de 2020

2. BUSQUE DESENVOLVER A ALEGRIA QUE VEM DO SENHOR

Carlos Azevedo

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos (Fp 4:4).

Sabemos que a vida não é feita só de flores, mas também de espinhos e em meio a espinhos também podemos nos alegrar, pois da fraqueza podemos tirar força.

Precisamos desenvolver uma fé que nos faça ter alegria constante, pois vivemos em dias difíceis onde o homem é tentado o tempo todo a confiar em si próprio. O aposto Paulo diz que era um dos que poderia gloriar em si mesmo por vários motivos, mas preferiu gloriar-se em Cristo Jesus. Ele diz que algumas coisas se tornaram como esterco para ele (Pp 3:3-8). Alguém que tem um passado do qual se arrepende porque não se sente tão feliz com ele, precisa muito desenvolver uma nova motivação para sorrir, a proposta é deixar tudo para traz e prosseguir para um novo propósito.

O apostolo encoraja os irmãos a não esmorecer, ele os conclama a estarem sempre alegres, mas não era um está simplesmente alegre, mas sim, estarem alegres no Senhor. O apostolo deixa claro no versículo 8 do capitulo 3 de Aos Filipenses que a sua alegria verdadeira é a excelência do conhecimento de Cristo Jesus.  Ele confessa que abriu mão de muitas coisas para ganhar a Cristo.  O apostolo Paulo foi um grande exemplo de alguém que sabia exercitar a sua alegria no Senhor, mesmo diante de grandes adversidades. Nesse contexto ele demonstra  uma incansável determinação em motivar os irmãos em Felipo  a sentirem a mesma coisa, a tê-lo como seu exemplo. No versículo 1 do capitulo 3 ele diz: Resta, irmãos meus que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. A alegria que vem do Senhor se desenvolve em nós quando diante das adversidades confiamos não na nossa justiça, mas na justiça que vem de Deus, pois a nossa verdadeira alegria vem do Senhor. Paulo diz que não queria ser achado por meio da sua justiça que vem da lei, mas por meio da que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, pela fé (Fp 3:9).  A segunda dica para vencer a tristeza é buscar está sempre alegre no Senhor.  Apesar de todas as adversidades continue exercitando a sua fé no Senhor, não desista, não deixe de crer. Leia a palavra de Deus, ore, e alegre-se sempre. Esse regozijo é alegrar-se sempre, isso porque Deus deseja que a nossa alegria seja completa, não baseada no que podemos ter nessa vida, mas no Senhor, no que ele é para nós. Disse Jesus: Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa (João 15:11 - NVI).


segunda-feira, 2 de novembro de 2020

1. PARA VENCER A TRISTEZA BUSQUE ESTÁ FIRME NO SENHOR

Pr. Carlos Azevedo                                                                                                            

  "estai assim firmes no Senhor amados" (Fp 4:1). 

Esse é um dos concelhos do apostolo aos amados irmão Filipenses naquele momento. Essa firmeza tem haver com uma segurança, uma solidez, uma estabilidade. Três qualidades muito buscadas nos dias de hoje, principalmente quando se trata de situações como: paz financeira e familiar. Dois campos extremamente sensíveis quando se trata do emocional. Contudo existem situações na vida que só existirá alegria se houver confiança no Senhor. Um bom exemplo foi a alegria sentida pelos Judeus em Ester 9:19, diante de eminente destruição a firmeza de uma rainha no seu Deus muda a historia de um povo. Só por Deus aquele povo pôde se alegrar. Quando Davi ora a Deus no Salmos  4:7 e é ajudado, ele recorda que aquela alegria era melhor que a alegria sentida por aqueles que se deleitavam na fartura  de trigo e de vinho.  Não existe maior alegria para o homem do que a tranquilidade de viver em segurança, principalmente nos dias de hoje. Melhor ainda quando essa segurança é o Senhor.

Como vemos nas palavras do Apostolo Paulo essa firmeza gera alegria. Deus nos criou assim, para sermos dependentes dele. Há uma lacuna no ser humano que nada nesse mundo poderá preencher. Como ser humano podemos sentir alegria, mas também podemos sentir tristeza. A ciência prova que Deus nos criou assim, dependentes, existem quatro hormônios em nosso corpo que precisam estar em harmonia, se houver desequilíbrio o nosso corpo sente.  São eles: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Alguns problemas provocados pelo desequilíbrio desses hormônios são: o estres, ganho de peso e mal humor.  Então a primeira dica para vencer a tristeza é está firme no Senhor. Confie no Senhor ele pode lhe ajudar com isso. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei (Salmos 28:7). 


O RETORNO

Queridos amigos que acompanham os conteúdos do Blog Estudobiblico.comJesus. Que as bênçãos do eterno Deus sejam para sempre com vocês.

Por algum tempo deixamos de postar no blog, mas nossa intenção é voltarmos às nossas atividades com mais frequência. Desde já queremos agradecer a todos vocês que sempre nos acompanhou e pedirmos que continuem nos dando esse apoio motivador para que daqui para frete possamos estar juntos com maior frequência e com bons conteúdos que possam ajudar e abençoar a vida de muitas pessoas.

Para o retorno às nossas atividades, convido vocês para acompanharem alguns postes que formarão ao  seu final um só material para reflexão baseado na palavra de Deus. O titulo é: Quatro dicas para vencer a tristeza. Decidirmos não publica-lo de uma só vez para que você possa fazer uma leitura rápida e nos dar o seu feedback imediatamente. Para que assim possamos nos avaliar e melhorar o nosso conteúdo.

terça-feira, 24 de março de 2020

MISSÃO TRANSFORMACIONAL - SERIE IGREJA E A COMUNIDADE



SERVINDO ALÉM DAS QUATRO PAREDES - O EVANGELHO TRANSFORMADOR

E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. Atos 16:13-15

1. O EVANGELHO TRANFORMADOR ENCONTRA PESSOAS FORA DAS QUATRO PAREDES
          E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
Lídia morava em Tiatira, onde havia muitos judeus. Era uma bem-sucedida comerciante de púrpura (um tipo de tecido). Mais tarde, mudou-se para Filipos, cidade romana que não possuía muitos judeus ou sinagogas.
O que ela poderia fazer para praticar a sua fé? Estava em um lugar novo, desconhecido. Então Lídia resolveu juntar os judeus para orar em sua própria casa.

2. O EVANGELHO TRANSFORMASDOR COMPLETA A OBRA DO SENHOR JESUS
·         E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia
·         E o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
A Palavra afirma que o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. Ela então deu um passo adiante e agiu em sua nova fé. Lídia e sua família foram batizadas (Atos 16:15), e ela pediu que Paulo ficasse ali com eles.
3. O EVANGELHO TRANSFORMADOR DESPERTA PARA A VERDADEIRA FÉ
·         E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. Atos 16:13-15
Esta mulher, apesar de trabalhar muito e ser bem-sucedida no que fazia, não quis acreditar somente na força do seu potencial para ganhar dinheiro. Ela desejou ter fé no que Paulo pregava.
Quando Lídia se batizou, depois de ouvir as palavras de Paulo, simplesmente acreditou, sem restrições, sem medo e com muita fé.

4. O EVANGELHO TRANFORMADOR FORA DAS QUATRO PAREDES LIBERTA DA FALÇA FÉ
·         E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
·         Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. Atos 16:16-18
Depois disso, ao ir a mais uma reunião de oração, Paulo encontrou uma menina que tinha espírito de adivinhação (Atos 16: 16). E ela, possuída por um espírito e seguindo a Paulo e Silas, dizia que eles eram servos do Deus Altíssimo. O apóstolo, incomodado com a situação, se vira a ela e declara a sua libertação, o que acontece logo em seguida (Atos 16:17-18).

5. QUANTO MAIS TENTAM PARAR O EVANGELHO TRANSFORMADOR, MAIS VIDAS ELE TRANSFORMA – EM TODOS OS LUGARES, ATÉ NA PRISÃO.
·         E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. Atos 16:22-25
A libertação da jovem irritou o patrão da dela, que viu o fim do seu lucro através da adivinhação, o que resultou na prisão de Paulo e Silas (Atos 16:20-23). Foi neste acontecimento tão controverso que o cristianismo ganhou ainda mais força, pois na prisão aconteceu a conversão do carcereiro e os magistrados que os prenderam pediram desculpas pessoalmente a eles (Atos 16:29-33).
Onde Jesus fez suas maiores obras transformadoras de vidas?                                                        Pr. Carlos Azevedo