terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cinco das dez melhores escolas por área no Enem são de Minas Gerais

Em: ESTADO
Primeiro colocado é o Colégio Bernoulli - Unidade Lourdes, de Belo Horizonte; primeira escola de São Paulo a aparecer no ranking é o Colégio Vértice, que está em 5º lugar, com média 705,56

SÃO PAULO - No ranking de melhores colégios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta terça-feira, 26, cinco das dez escolas mais bem colocadas de acordo com a média das áreas de conhecimento são de Minas Gerais. O primeiro colocado no ranking de todo o País é o Colégio Bernoulli - Unidade Lourdes, de Belo Horizonte, com média de 722,15. Em seguida vem o Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga (MG), com média 720,89.

O terceiro colocado no ranking geral é o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que teve média 712,79 nas áreas de conhecimento do Enem (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). O São Bento é ainda o colégio com a maior nota na redação: 810,53.
A escola pública mais bem colocada é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa - Coluni, que teve média 706,22.
A primeira escola de São Paulo a aparecer no ranking é o Colégio Vértice, que está em 5º lugar, com média 705,56. Essa escola liderou o ranking geral até 2009 e depois perdeu o posto para o Objetivo Integrado nos anos seguintes.
O primeiro colégio estadual a aparecer no ranking geral de escolas por média é a Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETE São Paulo), em 53º lugar.
Confira abaixo o ranking das 50 melhores escolas do País no Enem 2012 por área de conhecimento:


1''''
MG''''
Privada''''
COLEGIO BERNOULLI - UNIDADE LOURDES''''
722,15''''
2''''
MG''''
Privada''''
COLEGIO ELITE VALE DO ACO''''
720,89''''
3''''
RJ''''
Privada''''
COL DE SAO BENTO''''
712,79''''
4''''
MG''''
Federal''''
COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI''''
706,22''''
5''''
SP''''
Privada''''
VERTICE COLEGIO UNIDADE II''''
705,56''''
6''''
MG''''
Privada''''
COLEGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA''''
695,88''''
7''''
BA''''
Privada''''
COLEGIO HELYOS''''
695,55''''
8''''
MG''''
Privada''''
COLEGIO MAGNUM AGOSTINIANO - NOVA FLORESTA''''
694,67''''
9''''
PE''''
Federal''''
COLEGIO DE APLICACAO DO CE DA UFPE''''
692,42''''
10''''
SP''''
Privada''''
COLEGIO ANGLO LEONARDO DA VINCI''''
692,07''''
11''''
RJ''''
Privada''''
COLEGIO SANTO AGOSTINHO - NL''''
691,24''''
12''''
RJ''''
Privada''''
COLEGIO SANTO AGOSTINHO''''
690,05''''
13''''
RJ''''
Privada''''
COLEGIO CRUZEIRO-CENTRO''''
689,80''''
14''''
GO''''
Privada''''
COLEGIO WR''''
689,43''''
15''''
RJ''''
Privada''''
COLEGIO IPIRANGA''''
686,87''''
16''''
SP''''
Privada''''
MOBILE COLEGIO''''
685,50''''
17''''
MG''''
Privada''''
COLEGIO SANTA MARCELINA''''
684,76''''
18''''
SP''''
Privada''''
ANGLO - LEONARDO DA VINCI COLEGIO''''
682,99''''
19''''
PI''''
Privada''''
CEV COLEGIO UNIDADE JOCKEY''''
681,94''''
20''''
SP''''
Privada''''
SANTA CRUZ COLEGIO''''
681,47''''
21''''
RJ''''
Privada''''
COLEGIO CRUZEIRO - JACAREPAGUA''''
681,25''''
22''''
SP''''
Privada''''
BANDEIRANTES COLEGIO EFM''''
680,91''''
23''''
RS''''
Federal''''
COLEGIO POLITECNICO DA UNIV FED DE STA MARIA''''
680,62''''
24''''
SP''''
Privada''''
ETAPA COLEGIO''''
679,60''''
25''''
RJ''''
Privada''''
COL ANDREWS''''
678,54''''
26''''
MG''''
Privada''''
COLEGIO SANTA CATARINA''''
677,79''''
27''''
SP''''
Privada''''
EMBRAER JUAREZ WANDERLEY COLEGIO''''
677,34''''
28''''
SP''''
Privada''''
SANTO AMERICO COLEGIO''''
676,63''''
29''''
RJ''''
Privada''''
CENTRO EDUC ESPACO INTEGRADO''''
676,45''''
30''''
SP''''
Privada''''
UIRAPURU COLEGIO''''
676,43''''
31''''
ES''''
Privada''''
CE LEONARDO DA VINCI''''
673,15''''
32''''
SP''''
Privada''''
ETAPA COLEGIO DE EFM''''
671,76''''
33''''
SP''''
Privada''''
PALMARES COLEGIO EFM''''
670,94''''
34''''
SP''''
Privada''''
PASTEUR LICEU''''
670,82''''
35''''
SP''''
Privada''''
AGOSTINIANO MENDEL COLEGIO''''
670,63''''
36''''
SP''''
Privada''''
COLEGIO ANGLO LEONARDO DA VINCI''''
670,47''''
37''''
PI''''
Privada''''
COLEGIO LEROTE LTDA''''
670,21''''
38''''
RJ''''
Privada''''
ESCOLA SESC DE ENSINO MEDIO''''
670,01''''
39''''
RJ''''
Privada''''
COL FRANCO BRASILEIRO''''
669,41''''
40''''
SP''''
Privada''''
OBJETIVO JUNIOR COLEGIO''''
668,34''''
41''''
RJ''''
Privada''''
ESCOLA DINAMIS LTDA''''
668,09''''
42''''
RJ''''
Privada''''
COL SAO VICENTE DE PAULO''''
666,66''''
43''''
MG''''
Federal''''
COLEGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE''''
666,49''''
44''''
SP''''
Privada''''
ITACA COLEGIO''''
666,37''''
45''''
MG''''
Privada''''
COLEGIO MARISTA DOM SILVERIO''''
666,19''''
46''''
ES''''
Privada''''
ESCOLA SAO DOMINGOS''''
666,13''''
47''''
PE''''
Privada''''
COLEGIO MOTIVO - UNIDADE II''''
665,60''''
48''''
SP''''
Privada''''
UNIDADE JARDIM''''
665,44''''
49''''
SP''''
Privada''''
INTEGRAL COLEGIO''''
665,33''''
50''''
SP''''
Privada''''
LEONARDO DA VINCI COLEGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO''''
665,19''''

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pagando o Preço

Em: Devocionaisdiarios - via email
"E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. 'Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?'" (Lucas 14:27-28)

Segundo o Evangelho de João, quando Jesus estava em Jerusalém durante a Páscoa,  muitos creram em Seu nome depois que viram os sinais que Ele fez. "Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos. Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem." (João 2:24-25)

Falando de forma popular: muitas pessoas creram n'Ele, mas Ele não acreditava nelas. Muitos acreditavam em Jesus, mas sua fé era superficial, baseada no momento e não num compromisso real. Assim, em contrapartida, Cristo não se comprometeu também com eles.

Há muita gente que diz querer seguir a Jesus e isso é bom. Mas esse compromisso será provado. Precisamos decidir seguir a Jesus não porque o nosso melhor amigo o segue, não pelo nosso namorado ou namorada o faz , não porque nossos pais o seguem; mas sim, porque nós próprios escolhemos seguir a Cristo.

Muitos podem ser pegos pela emoção do momento. É como assistir a uma cerimônia de medalha olímpica. Ao vermos alguém representando o seu país levantar-se naquele pedestal, recebendo uma medalha de ouro ao redor do seu pescoço, com sua bandeira e seu hino sendo enaltecidos ao fundo, podemos pensar: "Quero ser um campeão olímpico também. É isso que eu quero fazer." Mas não nos damos conta das horas, dias, meses e anos que estes atletas dedicam para uma competição dessas.

Ficamos empolgados com as cerimônias de premiação; mas, estamos dispostos a passar pelo treinamento? Estamos dispostos a pagar o preço? É o nosso compromisso com Ele e n'Ele? Estamos dispostos a ser verdadeiros seguidores de Jesus?



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Completamente Diferente

Em: Devocionaisdiarios - via email
"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17)

A conversão do oficial etíope em Atos 8 nos mostra o que acontece quando alguém se torna cristão. Uma mudança radical e imediata ocorreu na vida daquele homem. Ele foi transformado imediatamente de um ser vazio, infeliz e miserável num homem cheio de alegria.

Isso nos mostra a essência da vida cristã, servindo como um lembrete de que, quando alguém se torna cristão, não fica apenas um pouco melhor que antes. Sua vida não melhora apenas um pouco. O fato de tornar-se cristão muda uma pessoa completamente. Jesus descreveu isso como: “nascer de novo’. O apóstolo Paulo escreve: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17).

O que realmente ocorre quando uma verdadeira conversão acontece? De acordo com a Bíblia, há uma transformação das trevas para a luz, do poder do diabo para Deus.

Muitas pessoas (embora nem todas) têm uma experiência inicial com Deus de uma forma profunda. Outras não têm ideia de quão significativo é colocarmos a nossa confiança em Cristo. Quando eu pedi a Cristo para que entrasse em minha vida, não senti nenhuma emoção extraordinária e, por causa disso, pensava que Deus havia me recusado. Só mais tarde é que eu fui perceber o real significado daquilo que tinha feito.

Na verdade, isso nada tem a ver com as nossas emoções. As emoções não fazem parte do processo de conversão de uma pessoa. Ela se dá na área da razão pela decisão de mudança em nosso estilo de vida.
Se você realmente conheceu a Cristo, vai ser uma pessoa completamente diferente.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

COMO ESTUDAR UM TEXTO BÍBLICO

Deus usou palavras para comunicar sua vontade aos homens. Ele deu a algumas pessoas a tarefa especial de registrar suas palavras, que nós temos hoje no conjunto de livros que conhecemos como a Bíblia ou as Escrituras. Vivemos numa época privilegiada na qual estes textos transmitidos de Deus aos homens são facilmente acessíveis em qualquer idioma escrito. Quase todos nós temos oportunidades de adquirir uma Bíblia com pouco ou nenhum custo. Uma vez que adquirimos uma Bíblia, o que faremos com ela?

A coisa mais óbvia é ler o conteúdo, e a leitura bíblica deve fazer parte do nosso dia a dia. Mas além da leitura, é importante estudar a Bíblia, procurando entendimento dos livros, analisando a estrutura dos textos, procurando compreender as mensagens comunicadas ao leitor. Neste artigo, vamos focalizar algumas dicas práticas para ajudar no estudo de textos bíblicos. Vamos usar a primeira epístola de Pedro como exemplo, mas as mesmas dicas servem para o estudo de outros livros ou textos menores (capítulos, parágrafos, etc.).

1. Ler o texto várias vezes. Antes de começar a analisar detalhadamente, leia o texto várias vezes. Comece com a Bíblia que você usa no dia a dia. Se tiver acesso a outras versões das Escrituras, leia o mesmo texto nestas outras versões. Pela leitura repetida, você vai se familiarizar com o texto e vai desenvolver uma noção geral dos pontos principais desenvolvidos. Quando se usa várias versões, traduções um pouco diferentes podem esclarecer o sentido de algumas palavras ou expressões difíceis.

2.  Identificar assuntos e palavras chaves. Em cada leitura, você perceberá com mais facilidade as palavras repetidas e os assuntos frisados pelo autor. Em 1 Pedro, perceberá a ênfase na relação de pessoas santificadas com o Senhor, o contraste entre coisas temporárias e coisas eternas, encorajamento para pessoas que sofrem injustiças por causa da sua fé, etc. Ajuda anotar temas e palavras importantes, talvez em um caderno, para facilitar a compreensão das mensagens principais do texto.

3.  Analisar a organização do texto. Agora, entramos na fase de estudar realmente o texto. As etapas anteriores serviam como preparos, mas ainda não entramos no estudo mais detalhado do conteúdo. Na análise da organização, é fundamental prestar atenção na gramática, especialmente na pontuação do texto. Normalmente nós falamos e escrevemos em frases relativamente pequenas, talvez com uma média de menos de 30 palavras cada. Mas muitos textos bíblicos têm frases bem maiores, e não vamos entendê-los se não observar estas frases e sua estrutura. Na maioria dos casos, podemos ver a separação das frases pelos pontos finais (.), pontos de interrogação (?) ou de exclamação (!). A pontuação correta faz parte do trabalho dos tradutores, e geralmente eles tem feito bem nisso. Por esta razão, pode ter variações na pontuação de uma versão para outra, que podem nos dar motivos para pesquisar mais e entender estas diferenças.

É importante notar que as divisões em capítulos e versículos servem principalmente para facilitar a localização dos trechos, e não para mostrar bem a estrutura. Estas convenções são o trabalho de homens para ajudar, não são divisões inspiradas por Deus! Também deve observar que quase todos os subtítulos em negrito foram acrescentados pelos redatores das versões, e não fazem parte do texto original. Podem ajudar a entender a estrutura, mas também podem refletir as tendências teológicas dos redatores.

Olhando para o conteúdo, e não para as divisões dos versículos, poderia analisar a estrutura básica de 1 Pedro capítulo 1 desta forma:

● Saudação (1:1-2)

- Pedro escreveu esta epístola

- Escreveu para servos de Deus espalhados em regiões que ele identifica

● A esperança em Cristo (1:3-12)

- Em Jesus, Deus mostrou a misericórdia para nos dar esperança (1:3-5)

- Pela fé incorruptível, podemos suportar as aflições temporárias (1:6-9)

- Profetas e anjos queriam compreender as coisas que Deus revelou para nós (1:10-12)

● O procedimento de peregrinos santificados (1:13-21)

- Nosso entendimento do plano de Deus é a base da nossa esperança (1:13)

- Os filhos de Deus devem imitar sua santidade (1:14-16)

- Esta vida se baseia no sangue de Cristo, e não nas coisas passageiras deste mundo (1:17-21)

● A palavra permanente e eterna deve nos levar a amar de verdade (1:22-25)

4. Compreender as palavras usadas. Depois de enxergar a estrutura básica do trecho, é preciso compreender este texto. Obviamente, esta compreensão depende do vocabulário usado. Muitas das melhores traduções bíblicas empregam palavras que bem refletem o sentido das palavras originais que traduzem, mas algumas destas palavras não fazem parte do vocabulário cotidiano de muitos de nós. Se você não costuma ouvir e entender palavras como galardão, propiciação e imarcescível, precisará de um dicionário no seu estudo das Escrituras.

Para isso, há várias opções. Na maioria dos casos, um dicionário comum resolverá as dúvidas. Mas precisa lembrar que estes dicionários apresentam os sentidos das palavras no contexto atual, e não necessariamente seu significado no contexto bíblico. Por exemplo, as primeiras duas definições da palavra igreja no dicionário Aurélio Século XXI são “Templo cristão” e “Autoridade eclesiástico”, mas estes sentidos modernos da palavra não representam o seu significado nas Escrituras. No mesmo dicionário, os principais sentidos dados à palavra batismovem das tradições católicas e de usos derivados da palavra, e não do sentido da palavra grega assim traduzida no Novo Testamento. Um dicionário comum ajuda em muitos casos, mas nem sempre!

Para estudantes que querem mais clareza, há dicionários bíblicos que procuram apresentar melhor os sentidos das palavras bíblicas no seu contexto original. Algumas Bíblias incluem pequenos dicionários deste tipo entre os auxílios para o leitor. Alguns destes dicionários se baseiam nos idiomas originais usados para escrever a Bíblia (o Novo Testamento foi escrito no grego, e quase todo o Antigo Testamento, em hebraico). O Dicionário Vine é um bom exemplo deste tipo de auxílio. Alguns dicionários bíblicos são escritos num estilo enciclopédico, ou seja, apresentam artigos de explicação sobre os temas abordados, e não somente definições técnicas das palavras em si.

Estudantes mais avançados podem utilizar ainda outros recursos, como textos gregos e hebraicos e léxicos (um tipo de dicionário das palavras dos idiomas originais). Mas o uso correto destes auxílios exige algum entendimento das línguas originais, entendimento que poucos têm. Estudo dos idiomas usados para escrever a Bíblia pode esclarecer algumas coisas, mas não devemos imaginar que tal conhecimento seja necessário para compreender a vontade de Deus. Com um pouco de esforço, é possível encontrar e compreender traduções que transmitem bem a mensagem das Escrituras.

5. Compreender as frases completas. Quando entendemos todas as palavras numa frase, a compreensão do texto se torna mais fácil. Para entender uma frase, precisamos observar os elementos básicos da gramática (fazemos isso constantemente, mesmo sem saber como identificar por nome a função de cada palavra). É importante observar quem fala e para quem ou sobre o que. Devemos prestar atenção no tempo dos verbos, pois é muito diferente dizer “ela veio” ou “ela virá”.

6. Entender o conjunto de frases. Quando escrevemos, usamos palavras para fazer frases e juntamos algumas frases para fazer parágrafos. Normalmente um parágrafo explica um certo fato, tema ou argumento, juntando vários pedaços de informação. É comum um parágrafo levar a outro, assim desenvolvendo um assunto maior e mais complexo. Às vezes, estes parágrafos são bem organizados e fáceis de seguir. Em outros casos, precisamos ler várias vezes para compreender bem o ponto. Cada escritor tem seu estilo, e alguns são mais fáceis do que outros. Não é diferente na Bíblia. Encontramos alguns trechos bem organizados, e outros onde o autor se desvia de um ponto e insere outro assunto antes de voltar ao ponto original. O Espírito Santo, ao revelar as Escrituras, escolheu autores com características e estilos diferentes para comunicar a sua mensagem a leitores com diversos atributos. São motivos como estes que nos motivam a dedicar as horas necessárias para realmente estudar e buscar entendimento dos textos bíblicos. E cada minuto de estudo cuidadoso será bem investido!

Considere, como exemplo, 1 Pedro 2:11-17. Antes de chegar a este trecho, observamos a ênfase na santidade dos servos de Deus e a posição deles como o povo especial de Deus. Neste trecho, Pedro explica um tema já introduzido em 1:17 – o procedimento do santo povo de Deus durante o tempo aqui nesta vida terrestre. Os cristãos são cidadãos do céu, mas residentes deste mundo, e assim devem se ver como peregrinos e forasteiros. Como deve ser o comportamento destes peregrinos? Nestes versículos, ele responde a esta questão, enfatizando a pureza (2:11), o bom exemplo diante dos outros (2:12), o respeito para com as autoridades governamentais (2:13-14) e o tratamento de todos (2:15-17). Cada frase tem seu lugar no parágrafo, e o parágrafo faz parte do contexto maior da epístola toda.

7. Procurar entender o texto no seu contexto maior. É fundamental entender palavras, frases e parágrafos, mas o estudo não termina aqui. Quase todos os livros da Bíblia tratam de diversos assuntos, e assim os parágrafos se enquadram como partes do todo em cada livro. No exemplo citado acima, ele começou uma parte do livro em 1 Pedro 2:17 quando falou sobre o comportamento dos cristãos no mundo. Os parágrafos subsequentes, porém, continuam com aspectos mais detalhados deste tema, falando sobre o procedimento de servos, esposas, maridos, etc. A relação proposital entre estes trechos se torna evidente pelo uso de palavras como porquanto (2:21), porque (2:25), igualmente (3:1,7), finalmente (3:8), etc.

Ainda há mais um passo importante na consideração do contexto. Além do próprio livro, há outros livros da Bíblia que podem incluir informações relevantes. Quando consideramos as Escrituras como um todo, percebemos a importância de interpretar cada trecho de acordo com o resto da Bíblia. Pedro mesmo comentou sobre este fato quando comparou seus ensinamentos com os de Paulo (2 Pedro 3:15-16). Um trecho complementa o outro e facilita nossa compreensão.

Conclusão

Não é a minha intenção neste pequeno artigo apresentar um curso completo sobre análise de textos bíblicos. Com certeza, outros poderiam acrescentar outras sugestões valiosas. O propósito deste artigo é incentivar o estudo cuidadoso no qual cada leitor busca entender o que Deus tem revelado. Vamos cultivar hábitos de ler, estudar, meditar e aplicar as mensagens das Escrituras!

Por Dennis Allan
Fonte: http://estudosdabiblia.net/d188.htm