terça-feira, 2 de novembro de 2010

PARA ENTENDER

O Dia de Finados foi inicialmente celebrado nos mosteiros dirigidos pelo abade Odilon de Cluny, no século 10.º. A celebração foi perpetuada pelos papas, mas somente no século 14 passou a fazer parte do calendário da Igreja Católica. A data que sucede ao Dia de Todos os Santos foi a escolhida. São concedidas indulgências aos que visitam os cemitérios e participam da missa na intenção dos mortos.

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro ela começa no dia 1.º e coincide com as tradições católicas. Além do México, a data também é celebrada em países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A Unesco declarou a festa Patrimônio da Humanidade.

- Como cristão entendo a dor de cada pessoa que perdem seus entes queridos. ficamos triste porque a morte não é algo natural em nossa vida. Deus nos criou para vivermos para sempre a morte apenas é a conseqüência do pecado. Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor. Rm 6:23


A Bíblia diz que aquele que morre já não tem parte nenhuma com as coisas dessa vida. portanto nada que fizermos vai diminuir ou acrescentar coisa alguma aos mortos. "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol". Eclesiastes 9: 5-6

A Bíblia diz também que eles não tem mais almas, e é exatamente por isso que estão mortos, Deus nos fez do pó da terra e nos deu vida a partir do seu sopro, "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente". Gn 2:7

Alma e espírito é a totalidade do ser, "O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida". Jó 33:4

Vou deixar algumas referencias Bíblicas para quem tiver interessee no assunto:

Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios. Sl 146 :4

Com setenta almas, teus pais desceram ao Egito; e, agora, o Senhor, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão. Dt 10:22

Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. Ec 18: 4

Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Mt 16: 26

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. At 2:41

Em todos esses casos, a "alma"se refere ao ser total.

Mas para aqueles que dormem no Senhor,..."o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". Rm 6:23

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Obama parabeniza Dilma por "vitória histórica"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou na tarde desta segunda-feira (1º) para a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, para parabenizá-la pela "vitória histórica" nas eleições deste ano.

Segundo informações divulgadas pela diplomacia norte-americana, Obama elogiou "o povo brasileiro por sua fé e compromisso com a democracia".

O presidente norte-americano também destacou a "excelente" relação entre Brasil e EUA, e demonstrou interesse em aprofundar essa cooperação e explorar novas áreas de colaboração.

A nota indica ainda que Obama disse a Dilma que espera encontrá-la em breve, e deseja que ambos trabalhem de modo conjunto em temas como energia limpa, crescimento global, reconstrução do Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e "outros temas de importância global".

Nota do Departamento de Estado

O Departamento de Estado dos EUA também emitiu uma nota a respeito das eleições no Brasil. Veja íntegra abaixo:

Parabenizamos a presidente eleita Dilma Rousseff por sua eleição. Também parabenizamos os milhões de brasileiros que exerceram seu direito de votar, tanto no primeiro turno, em 3 de outubro, como no pleito final, dia 31 de outubro. Esse processo eleitoral exemplar mais uma vez ilustrou o respeito brasileiro de longa data pelo governo democrático, pelos direitos civis e pelas liberdades individuais, valores que ambos partilhamos.

Aguardamos a oportunidade de trabalhar com a presidente eleita Dilma Rousseff para aprofundar nossa parceria e fazer avançar objetivos comuns que beneficiarão nossos povos e as Américas.

Fonte: eleicoes.uol.com.br:

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Missão Impacto 2011

O projeto “Missão Impacto 2011” que é uma parceira da Faculdade de Teologia Adventista da Promessa – FATAP e do Departamento de Missões e Evangelismo – DEME, tem como objetivo levar 40 alunos para a obra missionária por uma semana, nas seguintes capitais Sul Americanas: 10 alunos para Lima/Peru, 10 alunos para Buenos Aires/Argentina, 10 alunos para Assunção/Paraguai e 10 alunos para Santiago/Chile. Caso exceda o número de 40 inscrições, abriremos vagas para Santa Cruz de La Sierra/Bolívia e Bela Unión/Uruguai.


O projeto consiste de trabalhos voluntários dos alunos que, além de doarem seu tempo e talentos para obra de Jesus Cristo, custearão todas as despesas da viagem ida e volta, bem como hospedagem e alimentação. Esse valor está orçado entre R$ 1.000,00 (mil reais) e R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) por pessoa durante a semana.

A saída está prevista, com a graça de Deus, para o dia 17 de janeiro de 2011, do Aeroporto Franco Montoro, Guarulhos/SP, e retorno para o dia 24 de janeiro de 2011. Será uma semana de atividades que está distribuída da seguinte forma:


Dia 17/01/2011 – Chegada


Dia 18/01/2011:

Manhã: Devocional e evangelização nas casas;
Tarde: Evangelização nas casas;
Noite: Culto na igreja local.

Dia 19/01/2011:

Manhã: Devocional e evangelização nas casas;
Tarde: Evangelização nas casas;
Noite: Culto na igreja local.

Dia 20/01/2011:

Manhã: Passeio turístico direcionado;
Tarde: Passeio turístico direcionado;
Noite: Passeio turístico direcionado.

Dia 21/01/2011:

Manhã: Devocional e evangelização nas casas;
Tarde: Evangelização nas casas;
Noite: Culto na igreja local.

Dia 22/01/2011:

Manhã: Culto na igreja;
Tarde: Evangelização nas casas;
Noite: Conferência na igreja. Nessa noite estaremos distribuindo uma bíblia popular para todas as pessoas que aceitarem o estudo bíblico e nos visitar, além de comemorarmos os 79 anos da IAP, proclamando Jesus a outros povos.

Dia 23/01/2011:

Manhã: Devocional e avaliação do projeto;
Tarde: Visitação às pessoas que se renderão a Jesus Cristo e convite para o culto;
Noite: Conferência na igreja local e lançamento do PROJETO: MISSÃO IMPACTO 2012.

Dia 24/01/2011:

Despedia e retorno

Para essa importante atividade missionária que será desenvolvida, contaremos com dois meses de oração e jejum que os alunos e irmãos em geral estarão fazendo em prol desse trabalho.


Os alunos da FATAP, pastores, professores e esposas, estarão participando de uma campanha de incentivo realizada pela FATAP/DEME e estarão concorrendo a duas passagens ida e volta para um dos quatro países, com alimentação e hospedagem, e seguirão os seguintes critérios:


1. Alunos da FATAP matriculados em qualquer uma de nossas extensões que frequentarem a semana acadêmica nas quatro noites e assinarem a lista de presença até as 19:30 h. concorrerão na quinta feira, dia 28 de outubro de 2010, a uma passagem ida e volta, hospedagem e refeições. A passagem é intransferível. Somente o que for contemplado poderá usar o benefício.

2. Pastores, Professores e cônjuges que frequentarem as quatro noites da semana acadêmica e assinarem a lista de presença até as 19:30 h. concorrerão na quinta feira, dia 28 de outubro de 2010, a segunda passagem, com hospedagem e alimentação inclusas. Somente o que for contemplado poderá usar o benefício.

Mais informações com a secretaria da FATAP.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O IRMÃO EMPOLGADO

Um dia estava no ponto de ônibus de minha cidade, quando de repete chegou perto de mim um irmão todo empolgado. Dizia ele:
-Rapaz! Cheguei de São Paulo, estava participando de um congresso e lá foi ministrada uma palestra poderosa sobre seitas e heresias. Ele não parava de falar e falava e falava! Ate que ele chegou aonde queria:
- É tem um povo ai que fica com essa coisa de guardar sábado e coisa e tal... Ai você já sabe não é? Ele queria apenas me passar o recado que guardar o sábado é coisa de herege. Eu que até então apenas emprestava os meus ouvidos para aquele irmão abençoado tive que falar alguma coisa, pois ele havia "esquecido" que já tinha nos feito uma visita e que eu era guardador do único dia santo que existe nas Sagradas Escrituras, o Sábado o sétimo dia da semana.
Disse para ele: eu sou guardador do sábado! e fui explicar para ele o porquê. Em meio a nossa conversa, ele já meio constrangido acabei descobrindo que não era apenas sobre seitas e heresias que ele não tinha nenhum conhecimento, mas também sobre toda a Bíblia.
Era apenas um jovem muito empolgado, havia chegado de São Paulo e trazia com ele muita munição e precisava descarregar, eu fui o sorteado.
Esse é um breve relato verídico do que me aconteceu nesse dia no ponto de ônibus, fazia pouco tempo que eu tinha aceitado a Jesus como o meu salvador, aquelas palavras do irmão empolgado não saiam da minha mente. Então cheguei em casa peguei o dicionário e fui pesquisar as palavras.
Então naquele momento, creio que pelo Espírito Santo, escrevi algo tão simples mas que naquele momento foi como se eu estivesse escrevendo algo extraordinário. Vou compartilhar com você:
SEITA
Sistema ou doutrina que se afasta da crença geral, conjunto das pessoas que a seguem.
Opinião que se destaca de um copo de doutrina e é seguida por muitos; doutrina herética de algum teólogo celebre.
HERESIA
Doutrina contraria aos dogmas da igreja; ato ou palavra ofensiva a religião; blasfêmia, contra-senso; absurdo; disparate.
HEREGE
Pessoa que professa uma heresia, que professa idéias contrárias as geralmente admitidas, pessoas que não pratica os deveres religiosos (ateus).
Talvez você já tenha ouvido alguém pronunciar estas palavras e quem sabe até julgando a sua religião ou a de alguém.
Em nosso caso, eu digo que: se somos seita, somos por que aceitamos Jesus Cristo como o centro da nossa fé e a Bíblia como o livro cristocêntrico. Porque, a sua mensagem principal é a pessoa, e a obra de nosso Senhor Jesus Cristo.
Quando alguém diz: Religião tal é uma seita um grupo de hereges que pratica heresias, quando o que esse grupo faz é proclamar o nome de Cristo, deveria lê o que disse o Senhor Jesus:
Jesus perguntou:
– Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
– Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe. João 12:48-50
João disse:
– Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo.

Jesus respondeu:
– Não o proíbam, pois não há ninguém que faça milagres pelo poder do meu nome e logo depois seja capaz de falar mal de mim. Porque quem não é contra nós é por nós. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa. Marcos 9:38-41

Minha opinião:
1 - Crença geral: É a vontade do mundo, desta sim, devemos nos afastar.
2 - O corpo do qual fazemos parte é o corpo de Cristo
3 - O nosso teólogo celebre é Deus, e não o homem, porque tudo que o homem é e o que tem é por Deus.
4 - A base de nossa teologia e a Bíblia Sagrada com seus escritos inspirados pelo Espírito Santo.

Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. 2 Timóteo 3:16-17
Portanto: A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele. João 8:47

Muitos até ouvem, mas não a entendem, por isso fazem mal uso dela.
Herege é todo aquele que não faz a vontade de Deus e todo aquele que sabendo da existência de Deus e do seu amor, prefere amar o mundo e não a Deus. É todo aquele que encobre suas más obras e não vem pra luz do evangelho, pra que sejam reprovadas.

E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus. João 3:19-21

Graças a Deus vivemos na luz do evangelho de Cristo, já aborrecemos a roupa manchada pelo pecado, saímos das trevas e a palavra diz que aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. Portanto eu rogo a Deus pelos que ainda estão na escuridão da ignorância, para que vejam a luz de Cristo, e ouvindo as suas palavras entendam e as pratiquem para reprovarem as suas más obras e naquele grande dia serem glorificados com
Cristo que não faz acepção de pessoas, apenas do pecado.

Até aquele momento em que encontrei o irmão empolgado nunca tinha pensado nessas duas palavras. Hoje tenho um arsenal sobre o assunto, mas ainda não me preocupo com isso, fico com essa simples palavra que o Senhor me deu quando eu ainda não tinha conhecimento sobre o assunto.

Quando cheguei na igreja todo empolgado com a palavra que Deus me deu tratei de passar para os irmãos, ah! Não me lembro bem se ele estava lá nesse dia, mas tinha pessoas que o conhecia inclusive a sua namorada, mas não contei que estive com ele no ponto de ônibus apenas fiz as considerações sobre o assunto.

Cuidado com a empolgação viu!

Pr. Carlos Azevedo - IAP - BA