domingo, 8 de janeiro de 2012

COMO CRIANÇA

"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai." - Romanos 8:15.

Duas coisas negativas estão nítidas neste texto: Escravidão e medo (temor). Em via de regra, escravidão gera medo e muitas são as situações que escravizam e torturam as pessoas: Ódio, violência, vício, desajuste social, doenças, ambições, derrotas, forças do mal.... e por conseqüência muito
medo: Medo de perder alguém querido, de sofrer, de não sobreviver às cobranças sociais, de arriscar, do escuro, de morrer e até mesmo de viver.

Mas para todo aquele que diariamente diz sim a Deus, não vive acorrentado e muito menos aterrorizado. As fobias imaginárias ou reais provocadas pela injustiça da vida, são vencidas. Momentos inesperados podem provocar medo, mas não cárceres definitivos.

O texto acima fala a pessoas que receberam um Espírito com "E" maiúsculo, ou seja, o Espírito Santo. Através de toda a Bíblia podemos ver a atuação do Espírito Santo: Na criação, sustentação, e renovação do universo; na vida de todos os Profetas e Apóstolos; na regeneração da humanidade e de uma forma
especial em Jesus: Sua humanização, vida, obras, morte, ressurreição e ascensão.

Este Ser Maravilhoso denominado Espírito Santo, autentica em nossas vidas, a adoção de Filhos de Deus, onde deixamos de ser tão somente criaturas.

Na dimensão de "Filhos" temos a oportunidade de chama-Lo de Pai, ou melhor ainda: de "Papaizinho" - (Aba, Pai). Papaizinho reflete relacionamento íntimo, dependência, pureza e carinho. E ainda mais, nos coloca na situação de sermos como crianças. Parece ilógico, mas Jesus não falou sobre o nosso
comportamento que deveria ter os pequeninos como padrão? - Mateus 18:3.

E pensando bem, você já encontrou alguma criança preocupada com o salário mínimo, com a eleição presidencial, com a globalização ou se vai sobreviver? Com certeza não, porque as crianças estão preocupadas em celebrar a vida.

Celebremos então intimamente a vida com o SENHOR!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

segredos para uma vida feliz

Felicidade é o maior desejo de todos. A grande batalha da vida é por este “estado de graça”. Mas para muitos felicidade é uma incógnita e perguntam: É possível ser feliz? O que é felicidade? Onde encontrá-la? As respostas e os segredos estão claros no manual por excelência, a Bíblia.
Começa com um encontro com o dono da felicidade chamado Jesus. Quando Ele veio ao mundo e deu a Sua vida na cruz, forneceu um elemento capaz de apagar os erros e deficiências do passado – O Seu sangue. Quando ressuscitou concedeu elementos para uma vida nova e dinâmica. Quando orientou acerca do Seu nome associou a fé.

O início da felicidade está num encontro com Cristo, mas a manutenção depende do nosso relacionamento com Deus e o próximo.

Devemos santificar os pensamentos: “Portanto, meus irmãos, encham as suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios: o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto.” – Filipenses 4.8 (BLH). Enchendo a nossa mente com coisas boas, com certeza, não apenas a nossa vida, mas o ambiente ao nosso redor, serão atingidos pelos raios da felicidade.

Precisamos santificar nossas palavras. O sábio Salomão disse: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” – Provérbios 25.11. No novo testamento encontramos a recomendação: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” – Colossenses 4.6.

Somos felizes quando fazemos outros felizes. Servir é indispensável. Jesus foi claro: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles...” – Mateus 7.12. Por outro lado, quando afastamos a amargura, o ódio e o ressentimento somos os primeiros a ser beneficiados.

A aceitação dos semelhantes, como eles são e o perdão incondicional, constituem-se elementos importantes para a felicidade. Com o coração magoado, nem mesmo uma simples oferta ou esmola tem sentido. Assim falou Cristo: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” – Mateus 5.23, 24. Quando não perdoamos, retemos os nossos pecados. O alerta é: “Se, porém não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” – Mateus 6.15.

No caminho da felicidade existe também a indispensável ponte da gratidão. Costumamos olhar para frente e esquecemos de olhar para trás. Normalmente pedimos muito e agradecemos pouco. Quando o nível de gratidão aumenta, percebemos que recebemos muito e que até desperdiçamos. É preciso também estar ciente de que a felicidade não está no “ter”, mas no “ser”.

Comunhão com Deus e o próximo, equilíbrio interior, gratidão e reconhecimento, são segredos essenciais para a felicidade. Seja feliz com você, o próximo e Deus.

fonte: http://www.soudapromessa.com.br/