segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

PREGUE A PALAVRA

Publicado originalmente em Por Dentro da Bíblia:

INTRODUÇÃO:

Que a paz do Senhor seja contigo.

Hoje abordaremos o tema: “PREGUE A PALAVRA”. Acompanhe, por gentileza o texto de Rm 10:17, que diz:

Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

 A igreja primitiva, aquela da época dos apóstolos, crescia de modo espantoso. Este crescimento não acontecia em longo prazo, mas diário. E como isso era possível? Simples: As pessoas eram convencidas mediante a pregação da Palavra de Deus pelos cristãos.

A palavra, entretanto, não era exposta de qualquer maneira. Quem pregava, o fazia com ousadia e convicção. Mas isso não era fácil. Havia oposição e descrédito em relação às boas novas. Sobre isso Paulo disse em 1 Co1:23: nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos (1Co 1:23).

Gostassem ou não a semente do evangelho era plantada. Muitos eram convencidos a abandonar o pecado e a renderem-se a Cristo. A pregação é importante para convencer o pecador do pecado, da justiça e do juízo. Consideremos as seguintes atitudes em relação à pregação.

Em primeiro lugar,

Pregue a palavra considerando o seu propósito:

A pregação da palavra de Deus não é sem objetivo. Ela tem um propósito.  E qual seria este propósito? Seria o propósito da pregação entreter os crentes, já que estes muitas vezes chegam na igreja exaustos de uma dura semana de trabalho? Ou quem sabe seria o propósito da pregação exaltar o pregador, afinal, os púlpitos das igrejas são tão visados, não é mesmo? Ou, talvez, seria o propósito da pregação preencher a liturgia do culto, afinal, faz parte da tradição?
       
Na verdade, nenhuma dessas opções se constitui o verdadeiro propósito da pregação da palavra de Deus. Ela está acima de nós, do nosso vil desejo de entretenimento, do nosso ego e das tradições. O verdadeiro propósito da pregação é a salvação. É isso que diz o texto de Romanos 1:16: o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.
Se a palavra pregada não tiver o propósito de conduzir o pecador a salvação em Cristo, será como dar um tiro no escuro, ou seja, será vã.
               
Se eu sou um pregador sério, me preocuparei não com a minha promoção pessoal, mas com a salvação do ouvinte. É oportuno dizer isso porque hoje em dia muitos púlpitos estão infestados de pregações cujo objetivo é conduzir o ouvinte á ganância por prosperidade financeira.

Pergunto: Onde está a pregação do arrependimento enfatizada por João Batista? Ou o chamado à conversão conduzido por Pedro? Cadê a mensagem do Reino que Jesus pregou? Por que pouco se ouve a respeito de assuntos tão relevantes para a salvação nos púlpitos das igrejas? Precisamos resgatar o verdadeiro propósito da pregação em nossos sermões. Se não o fizermos Deus o cobrará de nós. O desejo dele é a salvação dos pecadores.

Em segundo lugar,

Pregue a palavra, dando-lhe prioridade:

A pregação nunca ficou em último plano na vida da igreja do primeiro século. Ao contrário, era prioridade seguida a risca por aqueles irmãos. Ao ler o livro de Atos com cuidado, você logo perceberá que a Palavra era pregada nas casas, nas prisões, nas sinagogas, e até nas margens dos rios.

E se a perseguição viesse? Não tinha importância, pois aqueles cristãos faziam questão de proclamar a Palavra em meio à situações adversas.

Portanto, não esqueça: pregar a palavra de Deus é nossa missão. Logo, é nossa prioridade. Se faço parte da igreja de Jesus, devo ser um agente do reino de Deus no mundo. Em outras palavras, eu o proclamo.

Se quisermos ver almas convencidas do pecado, da justiça e do juízo, precisamos fazer da pregação a nossa prioridade. O Mestre fez o mesmo em seu ministério e temos a obrigação de imitá-lo. Reflita a respeito.

Em terceiro lugar,

Pregue a palavra enfatizando o seu assunto: 

Qual é o assunto da pregação? Cristo, indiscutivelmente. Ele é o protagonista do evangelho. A glória só a ele pertence. Jesus, e não outro, é o motivo da pregação. É com ele que o pecador deverá ter um encontro a fim de mudar de vida, de uma vez por todas.

Saulo só se tornou nova criatura ao ter um encontro com o Salvador no caminho de Damasco. Não demorou e logo estava ele, proclamando a cerca de Cristo, a quem tanto perseguira. Cristo foi o centro da sua pregação. Tempos depois ele não pode deixar de testemunha a esse respeito. Disse ele em 1Co 2:2: ...decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. (1Co 2:2). Imitemos a este amado apóstolo fazendo de Jesus o assunto da nossa pregação.

Chegamos ao final deste sermão e lhe pergunto: terá a sua pregação a partir de agora o propósito de promover a salvação de vidas? Você fará dela a sua prioridade? Qual será o assunto nela abordado? Jesus? Que a sua resposta a estas perguntas seja positiva. Que o Senhor te abençoe. Amém.
                                               
 Ms. Jailton Sousa Silva

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A MORTE DE JESUS


A MORTE DE JESUS
Base Bíblica: ... que deu o se filho unigênito, João 3:16
JESUS CRISTO MORREU EM NOSSO LUGAR
Nesse estudo, você vai aprender que Deus, o Pai, nos aceita como seus filhos, através da morte de Jesus Cristo, o Filho Amado (Mateus 3:17; Efésios 1:6). Deus impõe essa condição porque todos os seres humanos se tornaram pecadores, se corromperam, se afastaram de Deus; como consequência disso, foram condenados à morte eterna (Romanos 3:23, 5:12). Mas por ser misericordioso (Lamentações 3:22), Deus planejou nos salvar, e já no Antigo Testamento colocou seu plano em ação, quando a santificação do povo se expressava através do sacrifícios de animais, símbolo da salvação em Cristo Jesus (Hebreus 9:11-12).
Entretanto, desde o Novo Testamento, não é mais necessário fazer esses sacrifícios, porque Jesus Cristo aniquilou o pecado pelo sacrifício de si mesmo na cruz (Hebreus 9:26). Assim é necessário apenas que confessemos os nossos pecados para que Deus, que deu seu Filho unigênito (João 3:16), venha nos  purificar de toda injustiça (João 1:9).
1 – APRENDENDO SOBRE A MORTE DE JESUS
Como aconteceu o aparecimento do único filho de Deus na terra?
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade... Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer, João 1:14,18.

λογος logos - do ato de falar
palavra, proferida a viva voz, que expressa uma concepção ou ideia, o que alguém disse, palavra, os ditos de Deus decreto, mandato ou ordem dos preceitos morais dados por Deus
profecia do Antigo Testamento dado pelos profetas, o que é declarado, pensamento, declaração, aforismo, dito significativo, sentença, máxima, discurso, o ato de falar, fala a faculdade da fala, habilidade e prática na fala,  tipo ou estilo de fala discurso oral contínuo – instrução, doutrina, ensino, algo relatado pela fala; narração, narrativa, assunto em discussão, aquilo do qual se fala, questão, assunto em disputa, caso, processo jurídico, algo a respeito do qual se fala; evento, obra, seu uso com respeito a MENTE em si razão, a faculdade mental do pensamento, meditação, raciocínio, cálculo, conta, i.e., estima, consideração conta, i.e., cômputo, cálculo
conta, i.e., resposta ou explanação em referência a julgamento
relação, i.e., com quem, como juiz, estamos em relação,
razão, razão, causa, motivo, Em João, denota a essencial Palavra de Deus, Jesus Cristo, a sabedoria e poder pessoais em união com Deus. Denota seu ministro na criação e governo do universo, a causa de toda a vida do mundo, tanto física quanto ética, que para a obtenção da salvação do ser humano, revestiu-se da natureza humana na pessoa de Jesus, o Messias, a segunda pessoa na Trindade, anunciado visivelmente através de suas palavras e obras. Este termo era familiar para os judeus e na sua literatura muito antes que um filósofo grego chamado Heráclito fizesse uso do termo Logos, por volta de 600 a.C., para designar a razão ou plano divino que coordena um universo em constante mudança. Era a palavra apropriada para o objetivo de João no capítulo 1 do seu evangelho.
Ver Gill ou “Jo 1.1”.
Com que finalidade o filho de Deus veio a este mundo?
O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

Ladrão - κλεπτης kleptes
Definindo a palavra ladrão de acordo com a Bíblia.

Defraudador: o nome é transferido para falsos mestres, que não cuidam em instruir homens, mas abusam de sua confiança para o seu próprio ganho.

Que profecia deveria se cumprir através de Jesus Cristo?
49 E Caifás, um deles, que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
50 nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo e que não pereça toda a nação.  
51 Ora, ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
52 E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos, João 11:49-52,
Agora, a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora, João 12:27.
Que fato angustiou Jesus, antes de sua crucificação?
19 Desde agora, vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.  
20 Na verdade, na verdade vos digo que se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou.  
21 Tendo Jesus dito isso, turbou-se em espírito e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.  
22 Então, os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem de quem ele falava.
23 Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.  24 Então, Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
25 E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
26 Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão,

Descreva os sofrimentos que Jesus passou, antes de morrer na cruz por nós:

1 Pilatos, pois, tomou, então, a Jesus e o açoitou.  
2 E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça e lhe vestiram uma veste de púrpura.
3 E diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas

17 E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota,  
18 onde o crucificaram, e, com ele, outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. João 19:1-3, 17-18.

Que evento poderoso aconteceu, depois da morte de Jesus, e por que é necessário que você creia nesta mensagem gloriosa de salvação?

11 E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro;  
12 e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14 E, tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.  
15 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni ( que quer dizer Mestre )!
17 Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.  
18 Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor e que ele lhe dissera isso. João 20:11-18.

REFLETINDO SOBRE OS SACRIFICIOS DE ISAQUE E DE JESUS CRISTO

Em Genesis 22:1-12, está escrito que Deus pediu a Abraão que sacrificasse o seu filho, Isaque,  no monte Moriá, Abraão o amava muito; mesmo assim, obedeceu a Deus: levantou-se pela madrugada, pegou a lenha do holocausto, colocou-a sobre os ombros de Isaque, tomou o material para acender o fogo, pegou o cutelo e saiu com seu filho e seus servos para o local determinado .
Esse evento dramático estava sendo ensinado na Escola Bíblica quando, de repente a professora foi interrompida por uma criança, dizendo: “Pare! Pare de contar esta historia, porque ela é muito triste” Mas, outra criança, disse: “Pode contar, as historias de Deus sempre acabam felizes; eu sei que ele não permitiu que Abraão matasse o menino; ao levantar o cutelo, Deus disse: “Não lhe faças nada, porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único” (Genesis 22:12).
Essa experiência ilustra o infinito amor de Deus por nós, com uma grande diferença: Isaque foi poupado por Deus, Jesus Cristo, não; ele foi crucificado em nosso lugar (Isaias 53:4-5).

A MORTE DE JESUS


A MORTE DE JESUS
Base Bíblica: ... que deu o se filho unigênito, João 3:16
JESUS CRISTO MORREU EM NOSSO LUGAR
Nesse estudo, você vai aprender que Deus, o Pai, nos aceita como seus filhos, através da morte de Jesus Cristo, o Filho Amado (Mateus 3:17; Efésios 1:6). Deus impõe essa condição porque todos os seres humanos se tornaram pecadores, se corromperam, se afastaram de Deus; como consequência disso, foram condenados à morte eterna (Romanos 3:23, 5:12). Mas por ser misericordioso (Lamentações 3:22), Deus planejou nos salvar, e já no Antigo Testamento colocou seu plano em ação, quando a santificação do povo se expressava através do sacrifícios de animais, símbolo da salvação em Cristo Jesus (Hebreus 9:11-12).
Entretanto, desde o Novo Testamento, não é mais necessário fazer esses sacrifícios, porque Jesus Cristo aniquilou o pecado pelo sacrifício de si mesmo na cruz (Hebreus 9:26). Assim é necessário apenas que confessemos os nossos pecados para que Deus, que deu seu Filho unigênito (João 3:16), venha nos  purificar de toda injustiça (João 1:9).
1 – APRENDENDO SOBRE A MORTE DE JESUS
Como aconteceu o aparecimento do único filho de Deus na terra?
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade... Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer, João 1:14,18.

λογος logos - do ato de falar
palavra, proferida a viva voz, que expressa uma concepção ou ideia, o que alguém disse, palavra, os ditos de Deus decreto, mandato ou ordem dos preceitos morais dados por Deus
profecia do Antigo Testamento dado pelos profetas, o que é declarado, pensamento, declaração, aforismo, dito significativo, sentença, máxima, discurso, o ato de falar, fala a faculdade da fala, habilidade e prática na fala,  tipo ou estilo de fala discurso oral contínuo – instrução, doutrina, ensino, algo relatado pela fala; narração, narrativa, assunto em discussão, aquilo do qual se fala, questão, assunto em disputa, caso, processo jurídico, algo a respeito do qual se fala; evento, obra, seu uso com respeito a MENTE em si razão, a faculdade mental do pensamento, meditação, raciocínio, cálculo, conta, i.e., estima, consideração conta, i.e., cômputo, cálculo
conta, i.e., resposta ou explanação em referência a julgamento
relação, i.e., com quem, como juiz, estamos em relação,
razão, razão, causa, motivo, Em João, denota a essencial Palavra de Deus, Jesus Cristo, a sabedoria e poder pessoais em união com Deus. Denota seu ministro na criação e governo do universo, a causa de toda a vida do mundo, tanto física quanto ética, que para a obtenção da salvação do ser humano, revestiu-se da natureza humana na pessoa de Jesus, o Messias, a segunda pessoa na Trindade, anunciado visivelmente através de suas palavras e obras. Este termo era familiar para os judeus e na sua literatura muito antes que um filósofo grego chamado Heráclito fizesse uso do termo Logos, por volta de 600 a.C., para designar a razão ou plano divino que coordena um universo em constante mudança. Era a palavra apropriada para o objetivo de João no capítulo 1 do seu evangelho.
Ver Gill ou “Jo 1.1”.
Com que finalidade o filho de Deus veio a este mundo?
O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

Ladrão - κλεπτης kleptes
Definindo a palavra ladrão de acordo com a Bíblia.

Defraudador: o nome é transferido para falsos mestres, que não cuidam em instruir homens, mas abusam de sua confiança para o seu próprio ganho.

Que profecia deveria se cumprir através de Jesus Cristo?
49 E Caifás, um deles, que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
50 nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo e que não pereça toda a nação.  
51 Ora, ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
52 E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos, João 11:49-52,
Agora, a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora, João 12:27.
Que fato angustiou Jesus, antes de sua crucificação?
19 Desde agora, vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.  
20 Na verdade, na verdade vos digo que se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou.  
21 Tendo Jesus dito isso, turbou-se em espírito e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.  
22 Então, os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem de quem ele falava.
23 Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.  24 Então, Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
25 E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
26 Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão,

Descreva os sofrimentos que Jesus passou, antes de morrer na cruz por nós:

1 Pilatos, pois, tomou, então, a Jesus e o açoitou.  
2 E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça e lhe vestiram uma veste de púrpura.
3 E diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas

17 E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota,  
18 onde o crucificaram, e, com ele, outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. João 19:1-3, 17-18.

Que evento poderoso aconteceu, depois da morte de Jesus, e por que é necessário que você creia nesta mensagem gloriosa de salvação?

11 E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro;  
12 e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14 E, tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.  
15 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni ( que quer dizer Mestre )!
17 Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.  
18 Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor e que ele lhe dissera isso. João 20:11-18.

REFLETINDO SOBRE OS SACRIFICIOS DE ISAQUE E DE JESUS CRISTO

Em Genesis 22:1-12, está escrito que Deus pediu a Abraão que sacrificasse o seu filho, Isaque,  no monte Moriá, Abraão o amava muito; mesmo assim, obedeceu a Deus: levantou-se pela madrugada, pegou a lenha do holocausto, colocou-a sobre os ombros de Isaque, tomou o material para acender o fogo, pegou o cutelo e saiu com seu filho e seus servos para o local determinado .
Esse evento dramático estava sendo ensinado na Escola Bíblica quando, de repente a professora foi interrompida por uma criança, dizendo: “Pare! Pare de contar esta historia, porque ela é muito triste” Mas, outra criança, disse: “Pode contar, as historias de Deus sempre acabam felizes; eu sei que ele não permitiu que Abraão matasse o menino; ao levantar o cutelo, Deus disse: “Não lhe faças nada, porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único” (Genesis 22:12).
Essa experiência ilustra o infinito amor de Deus por nós, com uma grande diferença: Isaque foi poupado por Deus, Jesus Cristo, não; ele foi crucificado em nosso lugar (Isaias 53:4-5).

A MORTE DE JESUS
Base Bíblica: ... que deu o se filho unigênito, João 3:16
JESUS CRISTO MORREU EM NOSSO LUGAR
Nesse estudo, você vai aprender que Deus, o Pai, nos aceita como seus filhos, através da morte de Jesus Cristo, o Filho Amado (Mateus 3:17; Efésios 1:6). Deus impõe essa condição porque todos os seres humanos se tornaram pecadores, se corromperam, se afastaram de Deus; como consequência disso, foram condenados à morte eterna (Romanos 3:23, 5:12). Mas por ser misericordioso (Lamentações 3:22), Deus planejou nos salvar, e já no Antigo Testamento colocou seu plano em ação, quando a santificação do povo se expressava através do sacrifícios de animais, símbolo da salvação em Cristo Jesus (Hebreus 9:11-12).
Entretanto, desde o Novo Testamento, não é mais necessário fazer esses sacrifícios, porque Jesus Cristo aniquilou o pecado pelo sacrifício de si mesmo na cruz (Hebreus 9:26). Assim é necessário apenas que confessemos os nossos pecados para que Deus, que deu seu Filho unigênito (João 3:16), venha nos  purificar de toda injustiça (João 1:9).
1 – APRENDENDO SOBRE A MORTE DE JESUS
Como aconteceu o aparecimento do único filho de Deus na terra?
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade... Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer, João 1:14,18.

λογος logos - do ato de falar
palavra, proferida a viva voz, que expressa uma concepção ou ideia, o que alguém disse, palavra, os ditos de Deus decreto, mandato ou ordem dos preceitos morais dados por Deus
profecia do Antigo Testamento dado pelos profetas, o que é declarado, pensamento, declaração, aforismo, dito significativo, sentença, máxima, discurso, o ato de falar, fala a faculdade da fala, habilidade e prática na fala,  tipo ou estilo de fala discurso oral contínuo – instrução, doutrina, ensino, algo relatado pela fala; narração, narrativa, assunto em discussão, aquilo do qual se fala, questão, assunto em disputa, caso, processo jurídico, algo a respeito do qual se fala; evento, obra, seu uso com respeito a MENTE em si razão, a faculdade mental do pensamento, meditação, raciocínio, cálculo, conta, i.e., estima, consideração conta, i.e., cômputo, cálculo
conta, i.e., resposta ou explanação em referência a julgamento
relação, i.e., com quem, como juiz, estamos em relação,
razão, razão, causa, motivo, Em João, denota a essencial Palavra de Deus, Jesus Cristo, a sabedoria e poder pessoais em união com Deus. Denota seu ministro na criação e governo do universo, a causa de toda a vida do mundo, tanto física quanto ética, que para a obtenção da salvação do ser humano, revestiu-se da natureza humana na pessoa de Jesus, o Messias, a segunda pessoa na Trindade, anunciado visivelmente através de suas palavras e obras. Este termo era familiar para os judeus e na sua literatura muito antes que um filósofo grego chamado Heráclito fizesse uso do termo Logos, por volta de 600 a.C., para designar a razão ou plano divino que coordena um universo em constante mudança. Era a palavra apropriada para o objetivo de João no capítulo 1 do seu evangelho.
Ver Gill ou “Jo 1.1”.
Com que finalidade o filho de Deus veio a este mundo?
O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

Ladrão - κλεπτης kleptes
Definindo a palavra ladrão de acordo com a Bíblia.

Defraudador: o nome é transferido para falsos mestres, que não cuidam em instruir homens, mas abusam de sua confiança para o seu próprio ganho.

Que profecia deveria se cumprir através de Jesus Cristo?
49 E Caifás, um deles, que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
50 nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo e que não pereça toda a nação.  
51 Ora, ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
52 E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos, João 11:49-52,
Agora, a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora, João 12:27.
Que fato angustiou Jesus, antes de sua crucificação?
19 Desde agora, vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.  
20 Na verdade, na verdade vos digo que se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou.  
21 Tendo Jesus dito isso, turbou-se em espírito e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.  
22 Então, os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem de quem ele falava.
23 Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.  24 Então, Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
25 E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
26 Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão,

Descreva os sofrimentos que Jesus passou, antes de morrer na cruz por nós:

1 Pilatos, pois, tomou, então, a Jesus e o açoitou.  
2 E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça e lhe vestiram uma veste de púrpura.
3 E diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas

17 E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota,  
18 onde o crucificaram, e, com ele, outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. João 19:1-3, 17-18.

Que evento poderoso aconteceu, depois da morte de Jesus, e por que é necessário que você creia nesta mensagem gloriosa de salvação?

11 E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro;  
12 e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14 E, tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.  
15 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni ( que quer dizer Mestre )!
17 Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.  
18 Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor e que ele lhe dissera isso. João 20:11-18.

REFLETINDO SOBRE OS SACRIFICIOS DE ISAQUE E DE JESUS CRISTO

Em Genesis 22:1-12, está escrito que Deus pediu a Abraão que sacrificasse o seu filho, Isaque,  no monte Moriá, Abraão o amava muito; mesmo assim, obedeceu a Deus: levantou-se pela madrugada, pegou a lenha do holocausto, colocou-a sobre os ombros de Isaque, tomou o material para acender o fogo, pegou o cutelo e saiu com seu filho e seus servos para o local determinado .
Esse evento dramático estava sendo ensinado na Escola Bíblica quando, de repente a professora foi interrompida por uma criança, dizendo: “Pare! Pare de contar esta historia, porque ela é muito triste” Mas, outra criança, disse: “Pode contar, as historias de Deus sempre acabam felizes; eu sei que ele não permitiu que Abraão matasse o menino; ao levantar o cutelo, Deus disse: “Não lhe faças nada, porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único” (Genesis 22:12).
Essa experiência ilustra o infinito amor de Deus por nós, com uma grande diferença: Isaque foi poupado por Deus, Jesus Cristo, não; ele foi crucificado em nosso lugar (Isaias 53:4-5).