quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Como Orar Corretamente?

Em: Devocionaisdiarios - via email
“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” (João 15:7)

Quando se trata de oração, algumas pessoas pensam de forma errada, que podem primeiro bolar um plano e depois pedir a Deus para fazê-lo acontecer. Acham que importunando bastante a Deus através da oração, Ele finalmente acabará cedendo.

Outros afirmam que se tivermos fé o suficiente, podemos ordenar qualquer que ela irá acontecer.
Ambos são conceitos falsos!

A força da oração não está em persuadir Deus a endossar o meu caminho; mas sim, buscar seguir o caminho de Deus.

-Você sabe qual é o segredo para se ter uma oração atendida? Alinhar-se à vontade de Deus e começar a pedir pelas coisas que Ele quer para sua vida. Jesus disse: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (João 15:7). Uma tradução literal desse versículo seria: “Se você se mantiver em comunhão comigo, e a Minha Palavra achar morada em seu coração, você pode pedir o que seu coração desejar e isto será seu."

Quando ouvimos esse versículo, imediatamente focamos na parte do pedir o que nosso coração deseja. Mas aqui está o "x" da questão: se você estiver em comunhão com Deus e a Sua Palavra encontrar morada no seu coração, as suas orações irão mudar. Não irá mais orar por coisas egoístas. Irá pedir por coisas que Deus quer que você tenha.

Lembre-se disso: o verdadeiro sentido da oração é alinhar a nossa vontade à vontade de Deus.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O Grande Vazio

Em: Devocionaisdiarios - via email

"Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil." (Eclesiastes 2:1)

É comum ler-se nos jornais ou nos noticiários de TV que mais uma celebridade foi internada para reabilitação, ou que outro cantor de rock sofreu uma overdose ou cometeu suicídio.

Temos dificuldade de entender como essas pessoas lindas, que parecem para nós tão perfeitas e felizes em suas fotos retocadas e em seu mundo de faz-de-conta, podem ter uma vida miserável. Mas, elas têm os mesmos problemas que nós. A diferença é que elas possuem um montão de coisas que gostaríamos de ter. O que não sabemos é que a quase totalidade delas acaba mais cedo ou mais tarde descobrindo o vazio e a futilidade dessas coisas.

O mundo oferece uma felicidade passageira que vai e vem, que depende inteiramente de circunstâncias pessoais. Se as coisas vão bem, você está feliz. Se as coisas vão mal, você está no fundo do poço. Mas Deus lhe oferece uma felicidade que se mantém independente das circunstâncias, que não vem do que você tem. Vem de quem você conhece. A Bíblia diz: "Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!" (Salmo 144:15).

O mundo convida-lhe a usar drogas, a fazer festas e a ficar bêbado.
- É onde a felicidade se encontra, alguns costumam dizer!
Mas Deus diz: "Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito" (Efésios 5:18).

- Você precisa de um substituto fajuto? Se assim for, você sentirá o imenso vazio. Talvez, como Salomão, você conclua que nada disso tem sentido algum. Tudo é vaidade. É como uma bolha que estoura no vapor. Essa é a conclusão a que todos chegarão um dia.
Em resumo: você pode apropriar-se da Palavra de Deus, ou aprender da maneira mais difícil.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Joio no Meio do Trigo

Em: Devocionaisdiarios - via email
"Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro." (Mateus 13:30)

Ananias e Safira tinham escolha: poderiam dar muito ou pouco para a igreja. Nada lhes foi exigido. Porém, decidiram agir como se estivessem dando muito, quando na verdade não estavam. Cometeram o pecado da hipocrisia.

A Bíblia diz também que eles mentiram para o Espírito Santo. Cometeram um pecado específico contra o Espírito de Deus. Ananias e Safira descobriram então que não se consegue enganar a Deus. É interessante observar que o nome Ananias significa "Deus é gracioso". Mas ele descobriu que Deus é também santo. O nome Safira significa "linda", mas o seu coração estava feio pelo pecado. É fácil condenarmos hoje Ananias e Safira pela sua desonestidade. Mas seria bom examinarmos também as nossas próprias vidas para ver se os nossos discursos estão apoiados em nossas práticas.

O diabo adora deturpar a verdade. Ele parece utilizar a política do: "Se você não pode vencê-los, junte-se a eles." Ele tem seu joio no meio do trigo. Existem falsos cristãos, falsos profetas, falsos pregadores, mestres e apóstolos. Há Ananias e Safiras em nossos bancos de igreja. Os Judas Iscariotes também estão por aí. Eles frequentam as mesmas igrejas que nós, vivem na mesma vizinhança e vão para as mesmas escolas que nós.

Mas chegará o dia em que Deus, que conhece todos os corações, vai separar o joio do trigo, o verdadeiro do falso. E somente Ele poderá fazer isto.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Você Quer Mudar de Vida?

Em: Devocionaisdiarios - via email

- Você alguma vez já desejou mudar de vida? 

Talvez você tenha feito escolhas no passado, das quais se arrependa hoje. É possível também que esteja sofrendo neste exato momento, as consequências dessas decisões anteriores.

- Há algum jeito de buscar ajuda? 

Na Bíblia, lemos a história de um homem que acreditava que se um anjo agitasse a água de um tanque e ele pudesse ser o primeiro a entrar na água, ele ficaria curado. Esse homem já estava esperando há 38 anos; e, nada. Ele era incapaz de se mexer. Talvez tenha ficado paralítico num acidente, não se sabe. Mas algo tinha acontecido em sua vida e causado este problema.

Às vezes, ficamos doentes simplesmente por vivermos num mundo pecaminoso. Doença e morte jamais fizeram parte do plano de Deus. Se Adão e Eva não tivessem pecado, não haveria doença e nem haveria velhice. Porém, noutras vezes, ficamos doentes por causa de nossos próprios erros.

Imagine a pessoa que se encheu de álcool a vida inteira. Um dia, o fígado para.
- Será que houve ligação entre o modo de vida que escolheu e o que lhe aconteceu fisicamente?
Certamente. 
Ou então a pessoa que se embebeda, pega o carro e se machuca num acidente?
- Não houve relação de "causa X efeito" entre o modo como vivia e o que lhe aconteceu? Claro que sim.
Imagine ainda alguém promíscuo sexualmente. Alguém que faz sexo fora do casamento frequentemente. De repente, descobre que contraiu HIV.
- Não há ligação direta entre o seu modo de vida e este terrível vírus que contraiu? É claro que sim.

Há sim, ligação entre o que fazemos e o que nos acontece. Isso não quer dizer que todo mundo com cirrose, que sofreu um acidente ou que contraiu o HIV chegou a isso por haver pecado. Na verdade, às vezes são vítimas do pecado alheio, como a pessoa que é atingida pelo motorista embriagado, ou a parceira fiel que contrai AIDS do marido infiel. Porém, temos que aceitar o fato de que para cada escolha que fazemos, há consequências. 

A Bíblia nos diz que há ocasiões em que Deus permite a doença - física e espiritual - para nos ensinar algo. Por exemplo: quando o apóstolo Paulo passou pela experiência do "espinho na carne", não foi por algum pecado em especial, pelo que se sabe. Mesmo assim, Deus permitiu esse sofrimento. Paulo pediu três vezes que Deus o removesse; mas a resposta de Deus foi: -"Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9). Isso sugere que Deus permite a doença para que ele possa nos mostrar algo que talvez de outro modo não enxerguemos. Às vezes, somos tão teimosos e orgulhosos que achamos que não precisamos de Deus. Então o Senhor nos chama a atenção; e, de repente, percebemos que precisamos d'Ele. 

Da multidão de doentes e pessoas sofrendo, aguardando que o anjo agitasse a água do tanque, Jesus escolheu um homem. Ele não pregou a todos. Ele não curou a todos. Ele foi até um indivíduo e lhe fez uma pergunta pungente e, de certo modo, inesperada: -"Você quer ser curado?" 

Ora, como se pode perguntar tal coisa para alguém nessa situação? Dificilmente ele iria responder: -"Não, eu gosto de ficar assim. É uma delícia. Fique assim você também."
Mas, o motivo pelo qual Jesus fez essa pergunta é porque nem todo mundo quer de fato melhorar. Nem todo mundo quer mudar de vida. 

Jesus pergunta ao homem: -"Você quer ser curado?" Em outras palavras: -"Você quer mudar de vida, não só física, mas também espiritualmente? Você está disposto a colocar-se, do jeito que você é, nas minhas mãos? Está pronto para que eu faça por você o que você não consegue fazer por si mesmo?" 

Enquanto acharmos que podemos dar um jeito nas coisas por conta própria, ou que vamos nos virar na vida por conta própria, não vamos chegar a lugar algum. Precisamos clamar a Deus e dizer: -"Senhor, não consigo fazer isso sozinho, por isso estou te pedindo que me ajudes. Estou pedindo que me perdoes". 

Se você chamar por Jesus Cristo, ele o perdoará. Se estiver disposto a afastar-se do seu pecado, romper inteiramente com o passado e começar a segui-lo, então verá acontecerem em sua vida, coisas que jamais imaginou.