COMPARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS





NOSSA REDE - VÁRIAS PÁGINAS QUE OFERECE INFORMAÇÃO E EDIFICAÇÃO AOS INTERNAUTAS QUE PASSAM POR AQUI


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

COMO GANHAR OS DE CASA SEM PALAVRAS




Imagem relacionada

A historia dos moabitas não é tão bonita, mas por meio de uma família hebreia, Deus por sua graça e misericórdia permitiu que uma mulher moabita fizesse parte da genealogia de seu Filho.
Os moabitas passaram a existir por meio do incesto cometido pelas filhas de Ló. Elas o embebedam e se deitam com ele, e assim cada uma teve um filho. O primeiro é Moabe, pai dos moabitas e segundo Ben-Ami, pai dos amonitas. (Gênesis 19.30-38). Ló era sobrinho de Abrão, por tanto esses dois povos eram aparentados com o povo hebreu, porem não comungavam da mesma fé.
A família hebreia usada por Deus é a família de Elimeleque que tinha como esposa Noemi e como filhos Malom e Quiliom.
O texto retrata a situação do povo em Judá naquela época: E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos. E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali. Rute 1:1-2.
Era o tempo dos juízes, que fora marcado por sucessivos declínios morais. Comentaristas cogitam a possibilidade de ser esse a causa da fome que o povo estava enfrentando em Israel, pois esse era um dos castigos prometidos por Deus caso o povo fosse desobediente.
Ali em Moabe casaram os filhos de Elimeleque com moabitas, e também ali morreram tanto Elimeleque, quanto seus dois filhos. Assim viúva e sem filhos é que Noemi resolve voltar para Judá depois de ficar sabendo que já havia comida naquelas terras (v.6).
Pois bem, depois de falar um pouco sobre a historia, vamos procurar entender onde estão os motivos para alegar que os de casa são ganhos sem palavras?
Diferente de muitos comentários e pregações que já li relacionados a essa historia onde o destaque maior fica para Rute e Boaz, a minha intenção mesmo que em poucas palavras é enaltecer a pessoa de Noemi como sendo o instrumento de Deus para que pudéssemos ler uma das mais nobres declarações do AT.
1 – Noemi passa quase dez anos com a sua família vivendo no meio de pessoas diferentes, pessoas que não adoravam o mesmo Deus que ela sem perder suas referências de fé. Com certeza Noemi foi fiel diante daquelas pessoas e também aos princípios do verdadeiro Deus (Ec.8:5), e com isso influenciou a vida das moabitas para que elas tivessem o desejo de segui-la. A convivência deve ter sido tão boa entre elas que choraram pela possibilidade de se separarem, (6-10). Elas devem ter visto em Noemi uma verdadeira serva do SENHOR.
2 – Noemi era uma mulher de coragem e fé, em meio à sua perda e mesmo muito abalada não teve medo de voltar para a sua terra sozinha e desamparada. Como sabemos ela havia perdido o seu esposo e os seus dois únicos filhos, (v.5). 
3 – Noemi também era uma pessoa humilde e altruísta. Ela reconhece o bem que tanto ela quanto os seus filhos receberam das noras, “Noemi disse às noras: Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos! O SENHOR permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar! Então Noemi se despediu das suas noras com um beijo. Porém elas começaram a chorar alto... (1:8-9). Noemi não foi egoísta, porque estando em uma situação tão difícil não desejou o mesmo para as suas noras, ela pensou no futuro daquelas duas mulheres, como se quisesse dizer: vocês não precisam sofrer o mesmo que está destinado a mim. pois seria muito difícil para Noemi sobreviver sem o marida e os filhos.
Naquele tempo as coisas eram bem diferentes de hoje, cada um tinha o seu papel bem definido no contexto familiar. O marido era o principal provedor da família, depois dele quem deveria assumir as responsabilidades era os filhos.
Mas Deus estava com Noemi, como pode está com todo aquele que for sábio em sua fé e em suas decisões. A sabedoria fazia parte da vida de Noemi com certeza! 
Noemi com certeza temia a Deus e por isso teve sabedoria para influenciar a vida de alguém ao ponto desse alguém segui-la para onde quer que ela fosse. Porque Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender Pv. 1:7. Noemi com o seu testemunho não mudou apenas a vida de uma pessoa, mas também o seu próprio destino foi mudado.
Noemi era uma mulher humilde, mas como serva de Deus tinha o principal para agradar a Deus e aos outros, sabedoria! “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento” Pv. 4:7.
O resultado é maravilhoso, Noemi ouviu algo que muitos de nós nunca ouvimos e que provavelmente nunca iremos ouvir. “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” 1:16,17.
Talvez com todo o esforço, alguns em meio aos seus parentes e amigos, possam conseguir algumas promessas, algumas lagrimas de emoção ou alguns beijos de despedida (Vs.10, 9,14), Porem Noemi obteve muito mais que isso.
Orfa escolheu o caminho mais fácil e conveniente, porem Rute teve uma atitude nobre e fez uma das declarações mais nobres já feitas por uma pessoa gentia no AT.
Que esse maravilhoso exemplo de Noemi possa ajudar muitos a serem sábios no trato com os diferentes e com os da sua própria casa, para que assim eles possam ser ganhos sem palavras.
Pr. Carlos Azevedo – IAP - Guanambi - BA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOS ACOMPANHE