sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Aspectos centrais do aconselhamento






A Bíblia mostra que não importa quem seja se rico se pobre bem conceituado na sociedade ou não, crente ou não, todos têm problemas. Os problemas são vários e muitas vezes as pessoas precisam de ajuda para resolvê-los. É aí que se faz presente a figura de um eficiente conselheiro, porque se o conselheiro não tem capacidade pra isso pode complicar mais ainda a situação da pessoa. Portanto  vamos está  discorrendo sobre alguns aspectos do aconcelhamento, para abordar  um pouco sobre o papel do conselheiro cristão.

Os objetivos do aconselhamento
O objetivo do aconselhamento realizado pelo conselheiro cristão é ajudar as pessoas a se “encontrarem” muitos estão perdidos em meio a tantas complexidades da vida, o aconselhamento deve levar essas pessoas a crescerem não só espiritualmente, mas também humanamente. Elas precisam de vida abundante no céu e na terra. Mas muitas pessoas passam por dificuldades nesse processo de crescimento e precisa através de um aconselhamento eficaz vencer essas barreiras, por tanto uma das metas do aconselhamento é levar a pessoa que tem uma visão destorcida da realidade à compreensão correta.
O relacionamento entre conselheiro e aconselhando
A escolha do local para uma boa conversa entre conselheiro e aconselhando é muito importante para evitar que aquele momento seja prejudicado, o aconselhando precisa se sentir a vontade. Outros três aspectos também são importantes nas relações: conselheiro e aconselhando. É preciso haver respeito pelo ser humano independentemente do seu modo de pensar. Nesse relacionamento não tem espaço pra hipocrisia, o conselheiro tem que ser sincero, não pode ter dupla personalidade isso prejudicará seriamente a sua imagem ante o aconselhando. É preciso haver empatia, que é a capacidade se identificar profundamente com a situação em que uma pessoa se encontra, é preciso amar a pessoa verdadeiramente.
As técnicas de aconselhamento
Existem pessoas que aconselham sem ter experiência para isso, em vez de ajudar pode complicar ainda mais a vida do aconselhando. Portanto existem técnicas que ajuda o conselheiro a desenvolver um excelente trabalho de aconselhamento. A técnica é importante porque da segurança ao conselheiro e faz com que tenha um grau de acerto muito melhor diante dos obstáculos do aconselhamento. Alem disso sendo bem aplicada faz com que o aconselhando confie no conselheiro.
É preciso técnica na atenção, no ouvir, no responder, no ensinar, e no saber filtrar tudo que ouve, mas diante de tudo isso o mais importante é orar a Deus pedindo sabedoria, orientação e perspicácia, através do Espírito Santo, para as pessoas encontrem não apenas respostas para suas perguntas e dilemas, mas alem disso crescimento moral e espiritual para a gloria de Deus.
O processo de aconselhamento
O aconselhamento tem começo meio e fim. Para que o processo de aconselhamento seja o mais produtivo possível é preciso se construir logo no inicio um bom relacionamento entre as duas partes envolvidas, aconselhando e conselheiro. O conselheiro precisa entender que cada caso é um caso porque as pessoas não são iguais, e nesse inicio de terapia o cuidado com a pessoa é fundamental. Essa é a faze do conhecimento mutuo e o momento em que o conselheiro deve aproveitar o máximo porque é uma faze de sensibilidade do aconselhado, onde ele está aberto a contar muitos dos seus problemas. Mas isso deve ser feito com respeito e sensibilidade. Tudo isso ajudará a construir um bom relacionamento para que mais a frente possam também planejar juntos um plano de ação pra desenvolver o que precisa ser feito.  O conselheiro deve apoiar o aconselhando animando-o e encorajando a colocar em pratica o que foi estabelecido, se algo não deu certo podem rever juntos o que deu errado e reavaliar o plano.
Nem sempre vai ser fácil esse processo de aconselhamento, e o final também nem sempre vai ser o que se esperava desde o inicio do processo, por tanto pra que o encerramento do processo de aconselhamento não fique tão longe daquilo que se esperava no seu inicio é importante que o inicie e o andamento seja construído em cima de um bom relacionamento para que o resultado seja satisfatório.
A as teorias de aconselhamento
Quanto às teorias cada um tem a sua, não existe uma teoria perfeita porque é um reflexo da personalidade de seu criador. Portanto as teorias são idéias de homens passivas de mudanças na medida em que são questionadas.
Já que não existe uma teoria correta, mas ao mesmo tempo reconhecemos que no processo de aconselhamento Jesus usou vários métodos e nós também precisamos de técnicas nesse processo o que fazer?  O melhor para o conselheiro cristão sempre é contar com a dependência de Deus, devemos contar com o Espírito Santo pedindo que ele aja através da personalidade de cada conselheiro capacitando-os pra ajudar outras pessoas de maneira mais eficaz.
A lei e o aconselhamento
As leis dos países regulam as atuações dos conselheiros profissionais para evitar assim certos abusos. No caso do conselheiro cristão, esse está isento de muitas das leis aplicadas aos profissionais da área, mas mesmo assim, a lei serve de termômetros para nós conselheiros cristãos, e é bom estarmos atentos quanto às leis do país para saber como e onde estamos liberados pra atuar para não corremos o risco de agir indevidamente e sermos processados.
Mas uma vez é importante lembrar que o conselheiro cristão é totalmente dependente do Espírito Santo de Deus para ser bem sucedido nessa área bastante difícil que é ajudar pessoas a encontrarem ajuda pra seus diversos problemas, que a graça de Deus nos ajude nessa tarefa.

Problemas de Família
Se a família cristã andar de acordo com o que Jesus tem ensinado, muitos dos problemas que hoje vemos, irá diminuir consideravelmente. O desajuste familiar é cada vez maior principalmente no meio cristão. Se com Jesus buscarem a solução para os seus problemas muito pouco precisarão de um conselheiro para ajudar em problemas cotidianos que devemos solucionar entre si. Porque os maiores problemas das famílias nos dias de hoje estão diretamente ligado ao tipo de relacionamento desenvolvido dentro do lar. Está faltando Deus no lar.
 O que a Bíblia diz sobre problemas de família
A Bíblia mostra que sempre ouve desajustes na família em diversas áreas. A Bíblia não esconde que grandes homens reis, patriarcas, tiveram graves problemas familiares. Apesar de não haver tantas instruções sobre como conduzir a família na Bíblia, o que está escrito principalmente no Novo Testamento é o suficiente, é a base, e se colocarmos em pratica a família será a benção que Deus espera, porque Deus constituiu a família para ser uma igreja, portanto podemos dizer que tudo que está escrito no Novo Testamento pode ser aplicado ao ensino familiar individualmente.
As causas dos problemas de famílias
Existem muitos obstáculos que impedem o bom relacionamento familiar, e para vencermos esses obstáculos é preciso habilidade para lidar com: comunicação, com intimidade, com regras, (é preciso haver equilíbrio), com o histórico da família, (a franqueza e a honestidade são imprescindíveis), com as metas para o futuro de cada um (principalmente para filhos) cada pessoa tem os seus ideais e desde que isso não seja prejudicial para si ou para terceiros deve ser respeitado, com os valores defendidos (os valores são importantes, mas é preciso haver flexibilidade) bom é que os valores estabelecidos pela palavra de Deus façam parte da nossa família.
Existem ainda três fatores que são obstáculos para um bom relacionamento familiar: não ter compromisso com a família, funções mal definidas, e falta de habilidade ambiental.
Em primeiro, não podemos nos isentar das nossas responsabilidades dentro da família, cada um tem o seu papel dentro da família e deve desenvolve sempre pensando no bem está de todos. Para isso é preciso tempo e motivação para ajudar na ora que surgirem os problemas.
Em segundo, é preciso resgatar os princípios e valores cristãos dentro da família. Deus criou homem e mulher e definiu o papel de cada um dentro da família, se hoje vemos famílias tão desajustadas com inversões de valores entre pais e filhos são porque os bons princípios das Escrituras Sagradas não estão sendo levados a serio. Quando resgatarmos esses valores, teremos famílias como Deus deseja.
Em terceiro, a família deve verdadeiramente está edifica em Cristo Jesus, só assim ela vai poder permanecer firme em um ambiente tão hostil ao padrão de família que Deus vê. Porque infelizmente a sociedade cada vez mais vê um modelo de família cada vez mais diferente daquele que Deus vê. Portanto mais uma vez digo que é imprescindível ter Jesus como a base da família, para que ela não desmorone quando vir às tempestades dessa vida e assim termos sabedoria para lidar com os problemas que chegam até a família.
Os efeitos dos problemas de famílias
Os efeitos de problemas de família acabam ficando evidente no comportamento dos membros da família, toda ação tem uma reação, se as coisas não vai bem entro do lar, certamente em um momento ou outro isso vem à tona, é um filho rebelde, um pai alcoólatra, ou uma mãe estressada e etc. para que isso se resolva e essa família encontre a paz que Deus deseja para todas as famílias, é preciso que aja um relacionamento baseado no amor sincero, pessoas que conversam que contam uma com as outras com, uma família compreensiva. Para que cresçamos na graça e no conhecimento do Senhor é preciso harmonia em nosso lar.
O aconselhamento de problemas de família
Existem muitas técnicas de aconselhamento de problemas de família, mas o apóia dos parentes, da igreja, e da comunidade nesse processo de aconselhamento familiar segundo especialistas são insuperáveis.
A família pode cooperar no processo terapêutico de aconselhamento familiar. Porem cabe ao conselheiro administrar muito bem esse processo porque pode ser que um membro da família possa atrapalhar muito mais que ajudar.
Muitos conselheiros preferem trabalhar com toda a família porque julga que o problema não é de uma só pessoa. Toda a família pelo menos os mais próximos estão envolvidos no problema juntamente com o “pivô” da situação, se todos não estiverem envolvidos no processo terapêutico fica difícil para o conselheiro detectar a raiz do problema já que a pessoa em tratamento está em um contexto familiar onde as problemáticas são diversas. O tratamento de toda a família vai proporcionar um ambiente saudável para o paciente, assim pode se evitar que aja a rejeição desta “nova” pessoa no seio família já que as pessoas mesmo sabendo que as coisas não vão bem se acostumam com a situação.  Portanto é preciso ser feito uma “desintoxicação do lar”. Não faz sentido tratar uma pessoa que tem um pai ou um filho ou uma mãe que é o agente causador do distúrbio daquela pessoa que está sendo tratado sem tratar juntamente com ela essas pessoas também. Seria como tirar uma pessoa de uma área que foi contaminada por um produto radioativo, tratá-la e depois levá-la de volta para a mesma área contaminada. Esse processo ajudará às pessoas a viverem em unidade no lar, apreendendo que mesmo sendo diferentes podem viver felizes no mesmo espaço.
Como evitar os problemas de família
Pra evitarmos problemas é preciso viver como família. Família não são apenas pessoas do mesmo sangue, são pessoas que vivem juntas em um contexto social e para que os choques causados pelas diferenças individuais sejam o menor possível é preciso observar o padrão de família aos olhos de Deus. Deus nos deu as Escrituras Sagradas pra ser o nosso padrão. É preciso que a família esteja sempre promovendo momentos que proporcione a unidade em família, aonde cada um possa conversar, falar dos seus problemas, preocupações e se alegrarem juntos. Existem bons livros de alto ajuda, mas o melhor é a palavra de Deus.
Os problemas familiares são vários e as pessoas atingidas também são as mais diversas. Nós que lidamos com famílias não conhecemos todas as situações, não podemos resolver todos os problemas, mas podemos pedir a Deus que nos capacite cada vez mais pra que dentro do contexto de cada um possamos ser usados para ajudar as famílias a serem mais felizes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário