segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Preparado para vencer!


Por Pr. Elias Alves Ferreira

“No dia da minha angústia clamo a ti, porque me respondes” – Salmo 86.7
De uma forma quase que automática, queremos atalho sem caminho, vitória sem luta, pódio sem competição, alegria isenta de qualquer dor. Mas feliz todo aquele que se prepara para o pior, para o dia da adversidade. As dificuldades nada mais são que momentos de atração para a Divindade, oportunidades de subirmos degraus. As flores cheiram docemente após a chuva, as vinhas produzem mais quando podadas e os Cristãos ficam melhor espiritualmente quando passam pelas tempestades da vida.
Davi, apesar de ser rei, ter em suas mãos as forças armadas e econômicas de seu País, encontrava-se preparado para os contratempos. Em seus palácios havia, não apenas proventos para a sustentação física, mas também espiritual. Sorria e cantava num abrigo preparado para as intempéries.
Aprendemos que são inevitáveis os momentos de tribulações. O Salmista expressa: “No dia da minha angústia”. As tribulações da vida existem porque somos imperfeitos, pecadores, habitamos num mundo imperfeito e sofremos ataques das forças do mal. Na Bíblia encontramos relatos de sofrimentos dos Patriarcas, Profetas, Nações, Apóstolos e Igrejas. E o nosso Salvador? Nasceu, cresceu, ministrou orou e morreu na cruz pelo mundo, sob as nuvens das aflições. O próprio Cristo alertou: “No mundo passais por aflições” João 16.33. Jamais, porém, devemos nos entregar ou desesperar diante das dificuldades. A decisão certa se chama preparo.
Aprendemos que a melhor alternativa diante das fatalidades é a oração: Diante das dificuldades, Davi ao invés de reclamar dizia “clamo a ti”. Se não houver preparo, no momento crítico, haverá blasfêmia, ódio, distanciamento, amargura, desespero e evolução do mal. Mas se a opção for a oração, haverá aprendizado, crescimento, união, agradecimento, louvor, adoração e docilidade. Orar é falar com Deus, dar licença para a Sua ação, tirar os olhos dos problemas e visualizar Deus, esquecer da terra e penetrar o Céu.
Aprendemos que podemos ter sempre uma nova experiência com Deus. “Porque me respondes”foi a certeza do coração de Davi. Devemos eliminar de nossas vidas as incertezas. Se for para o nosso bem e para a glória do Senhor, Ele responderá nossas súplicas. A grande maioria das dificuldades, principalmente no plano espiritual, foi conquistada pela morte e ressurreição de Jesus. Devemos descobrir que todo deserto trás um oásis da presença Celeste e nEle descansar. Ser um dependente, não um dependente químico, mas sim, um dependente da graça, do amor, do favor, da salvação, do sangue e do nome de Jesus Cristo. Este é segredo de uma vida vitoriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário