sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A grane missão de testemunhar de Cristo


A grande missão do Cristianismo é testemunhar sobre a pessoa de Cristo. Não é fácil entender e cumprir este dever. Mas todos que aceitam este desafio descobrem como é maravilhoso ser canal de bênçãos para os outros. Ver vidas e situações transformadas é uma grande aventura, aliás; indispensável para aqueles que experimentaram das alegres fontes da salvação.
Em Lucas 10 encontramos Jesus enviando setenta discípulos pregar o evangelho. Os detalhes muitos nos ensinam sobre esta nobre tarefa.
É uma ordem - “E depois disto designou o Senhor...” – V. 1 (a)
Companheirismo – “...e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois...” – V.1 (b). O trabalho em equipe sempre produz melhores resultados.
Sem distinção – “... a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir” – v.1 (c). 
Discernimento - “E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos...” - v. 2 (a) . A quantidade de pessoas a serem ajudadas espiritualmente é incontável. É preciso consciência pois omissão também é pecado.
Oração humilde - “...rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara” - v. 2 (b). É no descanso das palavras dirigidas ao trono da graça que os problemas são resolvidos.
Vigilância - “Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos” – v. 3. A inocência e a simplicidade devem ter limite. Nem toda aparência de fé condiz com a realidade.
Desprendimento – “Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas...” – v. 4 (a). Deus sempre cuidou das necessidades de quem anuncia as boas novas. Nosso olhar deve ser espiritual e não material.
Urgência – “...e a ninguém saudeis pelo caminho” – v. 4 (b). As saudações orientais eram demoradas e deveriam ser evitadas. Todo embaraço deve ser superado. O tempo é precioso para ser desperdiçado.
Abençoar – “E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós” – Vs.5 e 6. Da nossa parte, nossas mãos devem ser levantadas sempre para abençoar, para desejar coisas boas.
Empatia - “E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido” – vs.7 e 8. Os discípulos estavam sendo enviados dentro do território Israelita e não deveriam querer mais que as pessoas pudessem oferecer. Sentir as necessidades alheias contextualizando-as sempre nos faz bem, porque descobrimos quanto somos abençoados.
Ministrar o que possui – “E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus” – v. 9. Quem anda em comunhão com o Senhor sempre tem o que dar. Contribuir para a cura das pessoas é sempre um bem inestimável. Mas atenção: Nem sempre a cura é física. Os piores males são os espirituais.
Despreocupação quanto ao resultado - “Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou” – v. 16. A preocupação nossa deve ser a de anunciar as verdades do Reino. Os resultados pertencem exclusivamente a Deus.
A grande recompensa é a alegria – “E voltaram os setenta com alegria...” – v. 17(a).Proclamar as verdades eternas, ficar ao lado do Todo-Poderoso, defender as coisas corretas, resultam inevitavelmente num êxtase glorioso.
A grande vitória sobre o mal – “Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” – vs. 17 (b) - 20. As forças do mal lutam incessantemente contra os princípios do bem. No entanto, ao lado do Senhor somos mais que vencedores.
Que nada possa nos privar da alegria, da paz, do poder, da vida plena de Jesus.
Pastor Elias Alves Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário