segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ESTUDO 4 - A CONTEMPORANEIDADE DA IGREJA DO KERIGMA




Resumo do estudo feito pelo pastor Carlos Azevedo na IAP/GBI Setor Agreste 2 Região Bahia sobre O KERIGMA – REFLEXÃO SOBRE A MISSÃO DA IGREJA

São citados aqui trechos do livro marcos que pontilham o caminho: a história continua. São Paulo: GVC, 2002.

CONTEMPORANEIDADE IGREJA DO KERIGMA

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. Efésios 3:20-21
NOSSO VOO CHEGA AO BRASIL
I. INTRODUÇÃO COM VÍDEO RECORDANDO A REVOLUÇÃO
1930 – O BRASIL ENFRENTA UM DE SEUS PIORES MOMENTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS.
Os motivos que iniciaram o movimento datam de dois anos antes, quando a Revolução de 1930 depôs o presidente Washington Luís e impediu a posse do paulista Júlio Prestes. A entrada do gaúcho Getúlio Vargas à presidência pôs um fim na chamada política do café com leite (A política do café-com-leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha pelos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite), e desagradou as elites paulistas, representadas pelo Partido Republicano Paulista, o PRP, que viram não só o poder sobre a política brasileira ser perdido, como presenciaram também o então estado mais rico da federação ser submetido a um situação de submissão.
As pressões sobre Getúlio Vargas começaram. As forças políticas e econômicas de São Paulo exigiam uma nova Assembleia Constituinte, novas eleições e o fim do governo provisório.
ERA VARGAS QUE SE SEGUE POR 15 ANOS
O MUNDO ESTAVA EM UMA EBULIÇÃO QUE RESULTA COM A II GUERRA MUNDIAL DE 1939 – 1945.
II.NO BRASIL A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA - LUTAS FRUSTRADAS PARA ESTABELECER O GOVERNO DEMOCRÁTICO – O RESULTADO: SACRIFÍCIO DE MAIS DE 800 VIDAS, ESSE É UM PERÍODO ONDE VIDAS SÃO BANALIZADAS. (VÍDEO TRILHA DO FILME).
AS NOTICIAS ERAM A REVOLUÇÃO DE 1930 E UMA PEQUENA REFERÊNCIA PARA O SUICÍDIO DE SANTOS DUMONT
III. MAS OUVE UMA NOTICIA QUE NÃO ENTROU NOS ANAIS DA HISTORIA CONHECIDA NO PAÍS.
NESTE ANO DEUS QUIS INICIAR UM AVIVAMENTO PENTECOSTAL NA VIDA DE UM HOMEM
COMO TUDO ACONTECEU
ORAÇÃO RESPONDIDA
“Perguntei a Deus, dentro de mim mesmo: por que experiência tão gloriosa, que a Igreja de Jesus Cristo nos primeiros dias recebeu, cuja promessa não tem limite de tempo, lugar e pessoas, não era recebida, agora, pela Igreja cristã hodierna? Não obstante ser dito que a bênção de Abraão seria extensiva aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito?” (Gl 3:14).

“Ali, ajoelhado, perto de minha cama com as mãos e olhos erguidos aos céus, pedi a Deus, como quem conversava com a maior confiança de um filho a seu pai, que reciprocamente se estimam, que alegrasse minha alma e não me deixasse ser surpreendido pela morte em circunstâncias espirituais tão incertas”.
Depois dessa experiência maravilhosa, levantou-se e contou-a sua esposa, que lhe disse: “Só posso crer no que você diz. E o que vai fazer agora?” – “Se eu pregava necessidade do batismo no Espírito Santo, sem ainda o ter recebido, com maior convicção o farei doravante”. Abraçaram-se e choraram.
É incrível como Deus age! Nesse ano tão difícil...
VI. CONCLUSÃO:
Não somos a única igreja do kerigma – somos parte dela e temos lutado de acordoo com a nossa capacidade para continuar divulgando o kerigma cristão
Amados: foi nesse contexto que surgiu u ministério santo que tem apenas um papel na historia: glorificar a Deus por meio do evangelho do kerigma, independentemente do tempo e do espaço, com perseguições ou não em tempos bons ou em tempos maus, todos nós temos essa responsabilidade. A igreja não pode se deixar conformar com o tempo, ela continuar valorizando o seu papel que lhe foi delegado por Cristo, como disse João Augusto: vem, visita a tua igreja, Oh! Bendito Salvador! Sem tua graça, ela murcha. Ficará sem vigor. Vivifica, vivifica nossa alma oh! Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário