domingo, 25 de dezembro de 2016

O DIREITO E A JUSTIÇA DE DEUS

NÃO QUEBREM A ALIANÇA COM DEUS - Jeremias 22:1-30

Deus cobra das autoridades e do povo uma vida de retidão e justiça
Quando o direito e justiça prevalecem, a nação é preservada.
DIREITO – Uma linha reta; conforme a lei; faculdade legal de praticar um ato conjunto de leis ou preceitos que regulam as relações sociais;...
JUSTIÇA – Podemos dizer que é o que está de acordo com o direito. Enquanto que o direito observa as regras, as leis, a justiça observa a aplicabilidade das leis. Consiste em atribui a cada um a quilo que de direito lhe pertence. Ela pode premiar ou punir segundo o direito.
Onde queremos chegar com tudo isso? Dizer que Deus se preocupa com a justiça e o direito, embora muitos pensem o contrario.
Lembrando da expressão: Quando o direito e justiça prevalecem, a nação é preservada, lembramos também que o direito é a justiça de Deus sempre foi pela preservação do seu povo. O seu direito e a sua justiça lhe confere poder supremo para legislar, Se vocês, de fato, fizerem o que eu estou mandando, então os descendentes de Davi continuarão a serem reis. Eles continuarão a passar pelos portões deste palácio sentados em carros e montados em cavalos, junto com os seus oficiais e com o seu povo. Mas, se vocês não obedecerem às minhas palavras, então eu juro por mim mesmo que este palácio se tornará um monte de pedras. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.22: 4,5.
Um reino pode ser poderoso como for, mas se não for reto e justo segundo a vontade de Deus ele pode se tornar em nada. Porque assim diz o SENHOR acerca da casa do rei de Judá: Tu és para mim Gileade e a cabeça do Líbano; mas por certo que farei de ti um deserto e cidades desabitadas. 22:6.
Porque ele faz comparações com Gileade e com o Líbano – Gileade: Região montanhosa e florestal que ficava a leste do Jordão, (Gn 31:21) famosa pelo balsamo que produzia (Jr 8:22; Mq 7:14).
Líbano – Região formada por duas cordilheiras de montanhas localizadas ao longo da costa Síria, correndo de norte a sudoeste. Esses montes eram conhecidos pelos famosos cedros que foram usados na construção do templo de Salomão
Mesmo no tempo da graça os princípios de Deus continuam os mesmos, ele pode mudar a forma de aplica-los, mas os valores são os mesmos. Direito e justiça para Deus nunca vão mudar.
Não importa quem seja, se ele tivesse que falar para Israel dentro dos seus costumes e tivesse que falar para cristão dentro dos seus costumes nos dias de hoje, será que o seu direito e a sua justiça iria favorecer a um em detrimento do outro? Pois bem a graça tira de todos, o peso do sacrifício meritório daquela lei, (Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam Hebreus 10:1) pois como sabemos tal peso Jesus suportou por nós na cruz. Portanto a graça não livra quem quer que seja de serem obedientes de observar e cumprir com a justiça de Deus.
O que pode ser também observado em Jeremias 22:1-30 é que aqueles que não mantêm sua fidelidade aos princípios de Deus, perdem os seus direitos. Deus trata disso de modo justo.
VEJAMOS 3 EXEMPLOS
1 – Salum ou Jeoacaz; sobre ele diz: Povo de Judá, não chore pelo rei Josias, nem lamente a sua morte, mas chore amargamente por Jeoacaz, seu filho. Vão levá-lo, e ele nunca mais voltará, nunca mais verá a terra onde nasceu. Pois o que o SENHOR Deus diz a respeito de Jeoacaz, filho de Josias, que ficou no lugar do seu pai como rei de Judá, é o seguinte: —Ele foi embora daqui para sempre, para nunca mais voltar. Ele morrerá no país para onde o levaram e nunca mais verá esta terra.
 22:10-12. Esse foi levado cativo para o Egito onde morreu, sem voltar a sua terra natal, (muitos também não verão a pátria celestial).
2 – Jeoaquim; esse não conheceu a Deus, pois também não andou em retidão (13-22). Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos sem direito; que se serve do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário do seu trabalho; que diz: Edificarei para mim uma casa espaçosa e aposentos largos, e lhe abre janelas, e está forrada de cedro e pintada de vermelhão.  Reinarás tu, só porque te encerras em cedro? Acaso, teu pai não comeu e bebeu e não exercitou o juízo e a justiça? Por isso, tudo lhe sucedeu bem.  Julgou a causa do aflito e do necessitado; então, lhe sucedeu bem; porventura, não é isto conhecer-me? —diz o SENHOR.  Mas os teus olhos e o teu coração não atentam senão para a tua avareza, e para o sangue inocente, a fim de derramá-lo, e para a opressão, e para a violência, a fim de levar isso a efeito, 13-17. Muitos dizem conhecer a Deus, mas conhecer a Deus também é julgar retamente as causas dos necessitados de modo justo.
Este desde moço nunca deu ouvido à voz de Deus (21), portanto esse é o seu fim (19). Será também o fim de todos que hoje não ouvem a voz de Deus.
3 – Conias ou Jeoconias; 24-30. Esse foi levado para babilônia e lá morreu, nenhum dos seus filhos ocupou o seu lugar no trono de Davi. O seu sucessor foi seu tio Zedequias, o ultimo rei de Judá.
Para Deus não importa as patentes, os diplomas, se é vereador, prefeito, deputado, senador, governador, presidentes e etc. Deus tem prerrogativa.
Em Isaias 1:18, está escrito: Vinde, então, e argui-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. È ele que perdoa pecado e salva; Ele exalta; Porque, se, deveras, cumprirdes esta palavra, entrarão pelas portas desta casa os reis que se assentarão no lugar de Davi sobre o seu trono, em carros e montados em cavalos, eles, e os seus servos, e o seu povo, Jr 22:4.
O texto de Isaias não está dizendo que ele premia o pecado, veja o que ele diz aqui nos versículos 19 e 20 do mesmo capítulo de Isaias, Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz.  Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o SENHOR, falei.

Veja também o que ele diz no versículo 5 de Jeremias 22, Mas, se não derdes ouvidos a estas palavras, por mim mesmo tenho jurado, diz o SENHOR, que esta casa se tornará em assolação. Tudo está debaixo da vontade do soberano.
Hoje também somos um povo, uma nação e querendo ou não estamos debaixo do direito e da justiça divina, precisamos ouvir a voz de Deus se é que pretendemos prosperar na vida ou na morte. Porque o nosso galardão, (recompensa) depende do relacionamento que tivermos em vida com Deus.

Tudo isso porque ele é justo.
Pr. Carlos Azevedo - IAP DE GUANAMBI-BA

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

UM BREVE MOMENTO SEM INFORMAÇÃO

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. 
Eclesiastes 9:5

São muitos os comentários sobre o mundo dos mortos, aprendi com a Bíblia que a morte é cessação da vida e que tudo perece na morte. Sai-lhes o espírito, e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos. Salmos 146:4.

Já ouvir alguns comentários de que algumas pessoas morreram ou estiveram em plano intermediário e voltaram a viver. Dizem alguns que durante esse tempo viram algo ou até mesmo se relacionaram com alguém.
O meu propósito é testemunhar e compartilhar com vocês algo que me aconteceu.

Quando estava servindo ao Senhor como obreiro voluntario ainda na minha cidade, sofri um grave acidente quando cobria o salão da igreja recém-construída. A única coisa de que me lembro, foi algo como se estivesse desmaiando e tentando em vão me segurar em uma peça de madeira. Dai em diante não me lembro de mais nada que aconteceu, nem da queda nem de ser apanhado do local e ter sido levado para uma distancia de aproximadamente 100 metros onde voltei à vida depois de algum tempo. Quando voltei estava deitado no chão e algumas pessoas lavavam o meu rosto onde pelo que parece sofri a maior pancada. Após isso um carro foi providenciado e eu fui levado para um pronto socorro ainda desmemoriado parcialmente. A memória foi voltando pouco a pouco, mas quando cheguei ao pronto socorro que o medico me fez algumas perguntas, as respostas não eram muito claras, me lembro de que ao me perguntar, o que foi isso? Eu respondi: disseram-me que eu cair de um telhado. Graças a Deus minha memória voltou. Mas as únicas coisas das quais me lembro, é do antes e o depois, eu tenho um espaço de tempo na minha vida do qual eu não tenho nenhuma informação para dar a quem me perguntar. Durante esse tempo para me nada aconteceu, eu acredito que estive morto por um momento, tudo cessou por um momento, mas Deus decidiu que eu deveria viver, ainda não era a hora. 

Não ande atrás de movimentos – Busque a Jesus

João 5:1-15
Hoje existem muitas portas abertas, mas a verdadeira porta é Jesus e essa nunca estará fechada para aquele que a buscar.
Pensando nisso, eu quero falar para você que hoje existem muitos movimentos espalhados pelo mundo com promessas de uma vida melhor.
Tais movimentos oferecem desde alguns momentos felizes atrativos, terapêuticos onde muitos podem sentir-se conectados com os astros até mesmo propostas superatraentes aonde a proposta vai desde curas extraordinárias até uma completa reviravolta na vida financeira. De um simples mecânico a dono de uma rede de lojas de carros da noite para o dia. É claro que para isso existem os seus segredos, isso é algo tão espetacular que não é para qualquer um!
O versículo 3 do evangelho de João 5, diz que havia em um dia festivo  em Jerusalém , uma grande multidão junta a um tanque, chamado em hebreu de Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas.
Fique atento para a seguinte expressão: grande multidão (...) esperando o movimento das águas.
Parece que estou vendo os dias de hoje sendo descrito aqui, uma multidão de miseráveis desesperados correndo atrás de varias promessas lotando espaços ou viajando quilômetros e quilômetros em busca de milagres ou de qualquer outra coisa. Essa é a situação de muitos que ainda não experimentarão a força do verdadeiro movimento em suas vidas, o movimento que transforma. Esse movimento da uma nova vida e não tem como representante um homem ou uma razão social. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito, João 3:5,6. Deus é o próprio movimento na vida daqueles que vivem parados sem ação e já sem esperança. Não se deixe levar por movimentos criados por homens, levante-se tome a atitude de seguir o único que verdadeiramente pode mudar a sua vida.
Não ande atrás de movimentos duvidosos
O movimento acontecia em certo tempo e tinha uma proposta, cura (4).
A proposta do movimento era espetacular, nada mais, nada menos que um anjo, é! Um anjo viria para agitar a água... um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água... E curava qualquer enfermidade.
Faça uma ligação com os movimentos que você conhece, quando eles querem impressionar não é qualquer artista que serve, tem que ser aquele! Vamos pensar juntos em algo bem simples? Por exemplo, que graça tem programar aquele culto de milagres e chamar o pastor local para ministrar e orar pelas muitas pessoas que foram convidadas para receber a cura? É preciso trazer o homem de deus vindo de Brasília conhecido nacionalmente e quem sabe até internacionalmente por fazer grandes prodígios – mas deixe-me lembrar duma coisa, esse milagre espetacular tinha um porem: era só para o primeiro que entrasse na água, o movimento era especial mesmo, não era pra qualquer um. Pois bem, estava ali um homem que, havia 38 anos, se achava enfermo, (5). Esse homem espera a sua vez, uma oportunidade para ser feliz na vida ficando livre daquele mal.
É! Existe um ditado que diz: quem espera sempre alcança e a Bíblia diz que aquele que perseverar até o fim será salvo.
O texto diz que aquele dia era um dia de festa em Jerusalém, provavelmente esse fato aumentava o numero de visitantes e curiosos ali no tanque de betesda, (lugar de misericórdia) mas para o paralitico a situação era de quase solidão, até o momento nenhum daqueles ali tiveram compaixão dele. Provavelmente quando o Mestre se aproximou daquele lugar nem foi notado de imediato, às vezes os movimentos não deixam perceber a presença do Senhor, principalmente nas coisas mais simples da vida.
Ali quase que imperceptível algo acontece, o homem houve uma voz bem pertinho do seu ouvido para que o barulho da grande multidão não interferisse: Queres ficar são? Imagine que surpresa! 38 anos esperando por isso, agora ouve uma pergunta dessa. A resposta descreve a sua frustração, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim, (7).
E novamente naquele momento intimo com o Senhor ele ouve outra vez uma palavra: Levanta-te, toma tua cama e anda, (8).
Enquanto esse fato maravilhoso está acontecendo, muitos estão esperando pelo movimento, disputando o melhor lugar para ser o primeiro, fico imaginando quão grande era essa disputa – o que você faria se tivesse no lugar dessas pessoas sabendo que existia uma única chance para voltar a enxergar, andar e etc.?
Para quem está vivendo nesse desespero Jesus diz: Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou, João 6:27. Ali ao lado deles estava o enviado, mas o movimento não deixava enxergar. A distração era tanta que provavelmente só perceberam o que tinha acontecido quando o homem feliz da vida passou pelo meio deles carregando a sua cama em pleno dia de sábado, (5:8,9).
Enquanto que os movimentos desse mundo têm promessas limitadas para uma multidão carente das coisas dessa vida, Jesus que vai alem do que os olhos podem vê, ele da vida eterna para as multidões carentes e desesperadas por salvação.
Ele disse: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo, João 6:51.

Os donos do movimento logo ficaram sabendo que alguém tinha feito algo que não era de acordo com suas praticas e procuraram repreender o homem e saber quem foi esse que fizera tão coisa.  Então, os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama, (10).
Mas que o curou tinha autoridade - Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda, (11). Aquele que o curou não pertencia a nenhum movimento humano, nem gostava do que gosta os donos de movimentos desse mundo - Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda? E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão, (12,13).
O Senhor vai alem das intenções momentâneas e passageiras dos lideres de movimentos, ele se preocupa com o futuro daquele que recebe uma nova vida - Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior, (14).
A obra de Deus é salvar vidas para sua gloria e do Filho - E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara, (15).

Uma pessoa que teve sua vida transformada pelo Senhor vive para testemunhar do nome do Senhor e fazer com que muitos possam conhecê-lo
Independente do tempo que tenha levado para o homem receber a cura, ele estava ali para que Deus manifestasse a sua gloria.

Ele estava ali para que Jesus mostrasse a verdadeira misericórdia.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

AGRADECIMENTO


Queremos agradecer a todos os queridos amigos, visitantes do nosso blog. Hoje atingimos a marca de duzentas mil visualizações. Acreditamos que os conteúdos publicados aqui, é a causa dessa marca, temos em media oito mil visualizações por mês, pode não ser uma marca muito expressiva em comparação aos grandes blogs e sites de grande repercussão, mas para ESTUDO BÍBLICO.COM JESUS é algo muito importante, pois nosso conteúdo visa levar Jesus Cristo aos corações de muitas pessoas, por isso a nossa alegria é imensa. Saber que podemos no mínimo levar duas mil pessoas a ter um contato com a palavra de DEUS por mês é maravilhoso. Digo isso porque muitas das visualizações podem não deter as pessoas por tempo suficiente para uma relevante meditação, então dessas oito mil visualizações por mês, digamos que duas mil são bem aproveitada, isso é: para uma visão muito otimista como é a minha! Grato a todos,

Pr. Carlos Azevedo - Autor e administrador do ESTB.COM JESUS.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

COMO GANHAR OS DE CASA SEM PALAVRAS




Imagem relacionada

A historia dos moabitas não é tão bonita, mas por meio de uma família hebreia, Deus por sua graça e misericórdia permitiu que uma mulher moabita fizesse parte da genealogia de seu Filho.
Os moabitas passaram a existir por meio do incesto cometido pelas filhas de Ló. Elas o embebedam e se deitam com ele, e assim cada uma teve um filho. O primeiro é Moabe, pai dos moabitas e segundo Ben-Ami, pai dos amonitas. (Gênesis 19.30-38). Ló era sobrinho de Abrão, por tanto esses dois povos eram aparentados com o povo hebreu, porem não comungavam da mesma fé.
A família hebreia usada por Deus é a família de Elimeleque que tinha como esposa Noemi e como filhos Malom e Quiliom.
O texto retrata a situação do povo em Judá naquela época: E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos. E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali. Rute 1:1-2.
Era o tempo dos juízes, que fora marcado por sucessivos declínios morais. Comentaristas cogitam a possibilidade de ser esse a causa da fome que o povo estava enfrentando em Israel, pois esse era um dos castigos prometidos por Deus caso o povo fosse desobediente.
Ali em Moabe casaram os filhos de Elimeleque com moabitas, e também ali morreram tanto Elimeleque, quanto seus dois filhos. Assim viúva e sem filhos é que Noemi resolve voltar para Judá depois de ficar sabendo que já havia comida naquelas terras (v.6).
Pois bem, depois de falar um pouco sobre a historia, vamos procurar entender onde estão os motivos para alegar que os de casa são ganhos sem palavras?
Diferente de muitos comentários e pregações que já li relacionados a essa historia onde o destaque maior fica para Rute e Boaz, a minha intenção mesmo que em poucas palavras é enaltecer a pessoa de Noemi como sendo o instrumento de Deus para que pudéssemos ler uma das mais nobres declarações do AT.
1 – Noemi passa quase dez anos com a sua família vivendo no meio de pessoas diferentes, pessoas que não adoravam o mesmo Deus que ela sem perder suas referências de fé. Com certeza Noemi foi fiel diante daquelas pessoas e também aos princípios do verdadeiro Deus (Ec.8:5), e com isso influenciou a vida das moabitas para que elas tivessem o desejo de segui-la. A convivência deve ter sido tão boa entre elas que choraram pela possibilidade de se separarem, (6-10). Elas devem ter visto em Noemi uma verdadeira serva do SENHOR.
2 – Noemi era uma mulher de coragem e fé, em meio à sua perda e mesmo muito abalada não teve medo de voltar para a sua terra sozinha e desamparada. Como sabemos ela havia perdido o seu esposo e os seus dois únicos filhos, (v.5). 
3 – Noemi também era uma pessoa humilde e altruísta. Ela reconhece o bem que tanto ela quanto os seus filhos receberam das noras, “Noemi disse às noras: Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos! O SENHOR permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar! Então Noemi se despediu das suas noras com um beijo. Porém elas começaram a chorar alto... (1:8-9). Noemi não foi egoísta, porque estando em uma situação tão difícil não desejou o mesmo para as suas noras, ela pensou no futuro daquelas duas mulheres, como se quisesse dizer: vocês não precisam sofrer o mesmo que está destinado a mim. pois seria muito difícil para Noemi sobreviver sem o marida e os filhos.
Naquele tempo as coisas eram bem diferentes de hoje, cada um tinha o seu papel bem definido no contexto familiar. O marido era o principal provedor da família, depois dele quem deveria assumir as responsabilidades era os filhos.
Mas Deus estava com Noemi, como pode está com todo aquele que for sábio em sua fé e em suas decisões. A sabedoria fazia parte da vida de Noemi com certeza! 
Noemi com certeza temia a Deus e por isso teve sabedoria para influenciar a vida de alguém ao ponto desse alguém segui-la para onde quer que ela fosse. Porque Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender Pv. 1:7. Noemi com o seu testemunho não mudou apenas a vida de uma pessoa, mas também o seu próprio destino foi mudado.
Noemi era uma mulher humilde, mas como serva de Deus tinha o principal para agradar a Deus e aos outros, sabedoria! “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento” Pv. 4:7.
O resultado é maravilhoso, Noemi ouviu algo que muitos de nós nunca ouvimos e que provavelmente nunca iremos ouvir. “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” 1:16,17.
Talvez com todo o esforço, alguns em meio aos seus parentes e amigos, possam conseguir algumas promessas, algumas lagrimas de emoção ou alguns beijos de despedida (Vs.10, 9,14), Porem Noemi obteve muito mais que isso.
Orfa escolheu o caminho mais fácil e conveniente, porem Rute teve uma atitude nobre e fez uma das declarações mais nobres já feitas por uma pessoa gentia no AT.
Que esse maravilhoso exemplo de Noemi possa ajudar muitos a serem sábios no trato com os diferentes e com os da sua própria casa, para que assim eles possam ser ganhos sem palavras.
Pr. Carlos Azevedo – IAP - Guanambi - BA



quinta-feira, 17 de novembro de 2016

TEMOS MUITO PARA DAR


Esse texto mim levou a pensar em algumas situações em que vivemos no dia a dia de hoje. Tanto em relação ao comportamento dos cristãos, quanto ao comportamento das pessoas de modo geral no que diz respeito à forma de lidarmos com as necessidades alheias. Para podermos contextualizar esse fato que aconteceu a aproximadamente 1953, (levando-se em consideração que Atos pode ter sido escrito entre 62 ou 63 d.c), anos atrás na era cristã, eu vou iniciar lembrando com vocês duas situações do nosso cotidiano.



sexta-feira, 28 de outubro de 2016

UMA IGREJA VERDADEIRA AOS OLHOS DE SEUS






COMO DESCOBRIR SE UMA DETERMINADA IGREJA (UMA DENOMINAÇÃO) É VERDADEIRA AOS OLHOS DE DEUS
A PRETENSÃO NÃO É ESGOTAR O ASSUNTO, POIS PARA MIM, SERIA IMPOSSÍVEL, MAS REFLETIR SOBRE ESSA REVELAÇÃO DE DEUS PARA MIM.
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Apocalipse 12:17.
O TEXTO APOCALÍPTICO APRESENTA UM POVO EM ESPECIAL, UM POVO QUE GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO. COM CERTEZA ESSES REMANESCENTES SÃO OS QUE HOJE PERSEVERAM NA FÉ E NA OBEDIÊNCIA AO DEUS ETERNO, OS QUE NÃO NEGOCIAM A SUA FÉ, NÃO SÃO APENAS O POVO JUDEU, MAS TODO O POVO DE TODOS OS TEMPOS; QUE FORAM , SÃO, E SERÃO FIEIS A DEUS. E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. 2 Timóteo 3:12.
A VERDADEIRA IGREJA É SIM SOFREDORA, MAS AO MESMO TEMPO PODEMOS DIZER QUE ELA JÁ É GLORIOSA. PORQUE A VERDADEIRA IGREJA É SUBMISSA A CRISTO - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Efésios 5:27,
ATÉ AQUI A VERDADEIRA IGREJA É:
1 – PERSEGUIDA; PORQUE GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM O TESTEMUNHO DE CRISTO.
2 – A IGREJA É GLORIOSA, PORQUE O SENHOR JESUS É QUEM CUIDA DELA. PENSE NISTO!
PASTOR - Carlos Azevedo
Não perca a continuação... CURTA TAMBÉM FACEBOOK





quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PALAVRA DO DIA 2ª EDIÇÃO 6

COMO NÃO TRANSFORMAR PEDRAS EM PÃES

E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.
Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor.
E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado.
Lucas 4:13-15

É ASSIM QUE COMEÇA: SEDE-SE UM POUCO AQUI, UM POUCO ALI, E QUANDO MENOS SE ESPERA O ORGULHO JÁ TOMOU CONTA DA VIDA. UM DIA, JESUS FARIA USO DO SEU PODER PARA ALIMENTAR AS PESSOAS. AQUI HÁ UMA LIGAÇÃO COM FATO DELE NÃO TER USADO O SEU PODER PARA SE ALIMENTAR NO DESERTO. O JESUS QUE QUE TIVESSE SE ALIMENTADO NO DESERTO ALIMENTARIA A MULTIDÃO DE 5 MIL PESSOAS E SE DEIXARIA SEDUZIR PELO PODER SOBRE ELAS QUE ESSE ATO LHE DARIA. ENTÃO, A IDEIA DE SE SACRIFICAR NA CRUZ SERIA ANULADA. 
JESUS ESTAVA SOZINHO, SE TRANSFORMASSE A PEDRA EM PÃO, NINGUÉM VERIA. POREM PARA JESUS O CERTO É CERTO E O ERRADO É ERRADO; PARA ELE O QUE SE É NA SOLIDÃO, É O QUE SE É NA REALIDADE. QUANTOS POR AI, DIZENDO-SE DONOS DA VERDADE, NA LUZ É UMA COISA, E NA ESCURIDÃO, OUTRA.
HUMILDADE E INTEGRIDADE SÃO AS QUALIDADES QUE MAIS AJUDAM AS PESSOAS A CRESCEREM EM CRISTO JESUS; A AUSÊNCIA DESSAS QUALIDADES É O QUE MAIS PREJUDICA A IMAGEM DA FÉ AOS OLHOS DA SOCIEDADE.
NÃO TEMOS UM DEUS MORTO QUE DEIXOU UM LIVRO, MAS UM DEUS VIVO QUE CONTINUA FALANDO.
SE TODO DIA COMO PÃO PARA O SUSTENTO DA VIDA, PRECISO, DA MESMA FORMA, ESCUTAR TODOS OS DIAS AS PALAVRAS DE DEUS CONSTANTEMENTE ATUALIZADAS. PARA VIVER ESSA VIDA, A RECEITA DIVINA PARA A HUMANIDADE, É ESSENCIAL A ASSOCIAÇÃO DE ESCRITURA E POSTURA MEDITATIVA. AO FIM DA TENTAÇÃO O TEXTO DIZ QUE O DIABO AUSENTOU-SE DE JESUS, O PODER DO ESPIRITO SANTO ESTAVA COM JESUS, SUA ELE SE TORNOU CONHECIDO POR TODA A REDONDEZA É POR TODOS ERA LOUVADO. PRECISAMOS COMO NUNCA, DE TESTEMUNHOS DECRISTOCENTRICOS NOS DIAS DE HOJE. PENSE NISTO!
Pastor Carlos Azevedo - essa edição está foi baseada em um texto de Paul Freston (inglês, sociólogo, naturalizado brasileiro) publicado na Ultimato Ano XLIX . Nº361 Julho/Agosto 2016 - Pág. 57/58. (acompanhe esse tema até o fim). Fique atento para o próximo tema. Até mais!

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PALAVRA DO DIA 5, 2ª EDIÇÃO

LEVOU-O TAMBÉM A JERUSALÉM, E PÔ-LO SOBRE O PINÁCULO DO TEMPLO, E DISSE-LHE: SE TU ÉS O FILHO DE DEUS, LANÇA-TE DAQUI ABAIXO;
PORQUE ESTÁ ESCRITO: MANDARÁ AOS SEUS ANJOS, ACERCA DE TI, QUE TE GUARDEM,
E QUE TE SUSTENHAM NAS MÃOS, PARA QUE NUNCA TROPECES COM O TEU PÉ EM ALGUMA PEDRA.
E JESUS, RESPONDENDO, DISSE-LHE: DITO ESTÁ: NÃO TENTARÁS AO SENHOR TEU DEUS.
LUCAS 4:9-12
A PREOCUPAÇÃO DE JESUS EM VIVER DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS LHE DAR FORÇAS PARA PERCEBER E RESISTIR À TENTAÇÃO.
A TENTAÇÃO NÃO ERA DE COMER, OU SEJA, DE QUEBRAR O JEJUM, (JÁ ESTAVA NA HORA DE QUEBRAR O JEJUM), A TENTAÇÃO ERA DE USAR O SEU PODER COMO SE FOSSE UMA ESPÉCIE DE MÁGICA, COMO SIMPLES TÉCNICAS PARA REALIZAR SEUS DESEJOS; DE NÃO SUBORDINAR O EMPREGO DO SEU PODER AO PROJETO DE DEUS ENTRE OS HOMENS. PENSE NISTO!

Pastor Carlos Azevedo - essa edição está sendo baseada em um texto de Paul Freston (inglês, sociólogo, naturalizado brasileiro) publicado na Ultimato Ano XLIX . Nº361 Julho/Agosto 2016 - Pág. 57/58. (acompanhe esse tema até o fim). Não perca o próximo capitulo

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

PALAVRA DO DIA 2ª EDIÇÃO . 3


PALAVRA DO DIA 2ª EDIÇÃO
E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Lucas 4:5,6
Muitos têm dificuldades para entender ou aceitar que Jesus foi tentado (suas tentações foram reais e cruéis). Os momentos mais fortes de tentação estão nos dois extremos: ou quando já abrimos a porta e preparamos a nossa queda, ou quando estamos mais próximo de Deus, mais empenhado em sua busca.
Jesus podia cair, ele deve ter sentido uma grande vontade de aproveitar aquela oportunidade, que o seu ambiente lhe oferecia. Precisamos ver o Jesus humano, sofredor, ou o nosso cristianismo não terá valor.
O tipo de tentação sofrida por Jesus aqui:
Jesus é tentado a usar o seu poder como filho de Deus para os seus próprios fins, em vez de ser obediente ao Pai. A questão é: “já que você é filho de Deus e tem todo esse poder, o que você vai fazer como filho de Deus?”.
A resposta de Jesus nos diz: se Deus lhe deu um poder ou um talento, isso em si não importa. A questão é o que você vai fazer como vai usa-lo – para si ou para Deus? Pense nisso!
-Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha;
E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;
Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos.
Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.
Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.
1 Tessalonicenses 2:5-9

Pastor Carlos Azevedo - essa edição está sendo baseada em um texto de Paul Freston (inglês, sociólogo, naturalizado brasileiro) publicado na Ultimato Ano XLIX . Nº361 Julho/Agosto 2016 - Pág. 57/58. (acompanhe esse tema até o fim).


CURTA TAMBÉM NO FACEBOOK


sábado, 17 de setembro de 2016

SEMANA MISSIONÁRIA

DEPOIMENTO - Esse senhor veio três vezes durante a Semana Missionária. Por causa dele eu escrevi esse depoimento. Ele veio no segundo, no quinto e no sétimo, ultimo dia da Semana Missionária
“Como sal da terra combatemos a deterioração moral e espiritual no mundo”.
DEPOIMENTO
Veja como Deus nos coloca em situações que provam a nossa integridade diante daquilo que pregamos.
Estamos realizando A Semana Missionária (atividade que faz parte de um projeto local) e no primeiro dia o nosso tema foi: O Significado da Missão. Nessa noite algumas expressões foram: a igreja nasceu para anunciar de todas as maneiras, através do serviço do amor, testemunho, é voltada para os de fora (o mundo), a igreja torna o reino visível em todos os lugares para que o supremo proposito de Deus seja cumprido e etc.
Pois bem, no segundo dia o nosso tema foi: Onde se faz missão? Um dos pontos comentados foi que missão se faz na vida, somos testemunhas de Jesus, não podemos nos conformar com o mundo, somos sal e uma das características do sal é combater a deterioração. É a partir daqui que eu explico para você como foi que Deus provou a nossa integridade diante do que pregamos. Como disse estamos em uma semana de reflexão missionária (SEMANA MISSIONÁRIA), todas essas palavras e muitas outras soavam em nossos ouvidos, como por exemplo: “como sal da terra combatemos a deterioração moral e espiritual no mundo”. No meio da explanação do tema da noite entra um senhor mal vestido e mal cheiroso carregando um saco em suas costas, ele se assenta bem em minha frente, parei um pouco dei um tempo para que ele se ajeitasse na cadeira e enquanto ele ia se ajeitando segurando aquele enorme saco pensei: esse saco simboliza o pecado que a humanidade está carregando contendo todas as suas mazelas moral e espiritual. Então prosseguir e num determinado momento o homem se levantou e se dirigiu em direção à porta de saída, mas voltando-se pegou uma Bíblia que estava em uma das cadeiras e perguntou para uma irmã se aquela lhe pertencia e logo foi novamente em direção à saída levando com sigo o pesado fardo nas costas. Ai o Espírito me cobrou tudo que eu já havia dito até aquele presente momento. Nesse momento eu estava comentando sobre mais um dos pontos da noite, A missão se faz em igreja, parte do comentário dizia: “A igreja adora a Deus no culto publico e no – dia - a – dia, ela faz dos momentos de adoração uma oportunidade de recepcionar bem as pessoas e de edifica-las, a igreja adora a Deus em tudo que faz, pois se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado (1 Pd 4:11)”.
O que tínhamos para oferecer àquele senhor que adentrou pela porta com o seu saco de sofrimento nas costas? O programa da noite era quase exclusivo aos membros, pois sua temática era levar os membros a refletirem sobre o seu papel na missão, imaginem que para alguns membros já é difícil engajar-se dentro desse assunto, então o que dizer desse senhor ali na minha frente a me olhar e a balbuciar algo que eu não entendia por conta do seu estado?
Entendi o que Deus estava fazendo naquela noite! Aquele homem estava ali para provar que a missão se faz em qualquer lugar, em qualquer momento, com e a qualquer pessoa.
Quando finalmente ele estava com os pés quase do lado de fora, o Espírito me levou a chama-lo e eu o chamei, senhor! Senhor! E então ele se virou e eu perguntei o senhor deseja receber uma oração? Podemos orar pelo senhor? E ele voltou caminhando em minha direção e disse sim, estou com uma dor nas costas (mas sabemos que o problema dele era maior que uma dor nas costas) pedir que ele se ajoelhasse, ele ajoelhou-se e então clamamos pela vida daquele homem. A igreja fez missão e aquele homem seguiu o seu caminho.
Depois eu refletir com os irmãos sobre o que aquele homem poderia ter pensado se nós não tivéssemos quebrado o rito, por exemplo: “entrei naquela igreja e nem olharam para me nem falaram comigo, falaram tantas coisas, mas não fizeram nada por me”. Deus traz o inesperado para nos testar na pratica.
Foi uma experiência maravilhosa nesse segundo dia de reflexão, Deus seja louvado, a ele seja dada a honra e a gloria para sempre amem!

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

SEMANA MISSIONÁRIA NA IAP GUANAMBI

DEPOIMENTO
Veja como Deus nos coloca em situações que provam a nossa integridade diante daquilo que pregamos.
Estamos realizando A Semana Missionária (atividade que faz parte de um projeto local) e no primeiro dia o nosso tema foi: O Significado da Missão. Nessa noite algumas expressões foram: a igreja nasceu para anunciar de todas as maneiras, através do serviço do amor, testemunho, é voltada para os de fora (o mundo), a igreja torna o reino visível em todos os lugares para que o supremo proposito de Deus seja cumprido e etc.
Pois bem, no segundo dia o nosso tema foi: Onde se faz missão? Um dos pontos comentados foi que missão se faz na vida, somos testemunhas de Jesus, não podemos nos conformar com o mundo, somos sal e uma das características do sal é combater a deterioração. É a partir daqui que eu explico para você como foi que Deus provou a nossa integridade diante do que pregamos. Como disse estamos em uma semana de reflexão missionária (SEMANA MISSIONÁRIA), todas essas palavras e muitas outras soavam em nossos ouvidos, como por exemplo: “como sal da terra combatemos a deterioração moral e espiritual no mundo”. No meio da explanação do tema da noite entra um senhor mal vestido e mal cheiroso carregando um saco em suas costas, ele se assenta bem em minha frente, parei um pouco dei um tempo para que ele se ajeitasse na cadeira e enquanto ele ia se ajeitando segurando aquele enorme saco pensei: esse saco simboliza o pecado que a humanidade está carregando contendo todas as suas mazelas moral e espiritual. Então prosseguir e num determinado momento o homem se levantou e se dirigiu em direção à porta de saída, mas voltando-se pegou uma Bíblia que estava em uma das cadeiras e perguntou para uma irmã se aquela lhe pertencia e logo foi novamente em direção à saída levando com sigo o pesado fardo nas costas. Ai o Espírito me cobrou tudo que eu já havia dito até aquele presente momento. Nesse momento eu estava comentando sobre mais um dos pontos da noite, A missão se faz em igreja, parte do comentário dizia: “A igreja adora a Deus no culto publico e no – dia - a – dia, ela faz dos momentos de adoração uma oportunidade de recepcionar bem as pessoas e de edifica-las, a igreja adora a Deus em tudo que faz, pois se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado (1 Pd 4:11)”.
O que tínhamos para oferecer àquele senhor que adentrou pela porta com o seu saco de sofrimento nas costas? O programa da noite era quase exclusivo aos membros, pois sua temática era levar os membros a refletirem sobre o seu papel na missão, imaginem que para alguns membros já é difícil engajar-se dentro desse assunto, então o que dizer desse senhor ali na minha frente a me olhar e a balbuciar algo que eu não entendia por conta do seu estado?
Entendi o que Deus estava fazendo naquela noite! Aquele homem estava ali para provar que a missão se faz em qualquer lugar, em qualquer momento, com e a qualquer pessoa.
Quando finalmente ele estava com os pés quase do lado de fora, o Espírito me levou a chama-lo e eu o chamei, senhor! Senhor! E então ele se virou e eu perguntei o senhor deseja receber uma oração? Podemos orar pelo senhor? E ele voltou caminhando em minha direção e disse sim, estou com uma dor nas costas (mas sabemos que o problema dele era maior que uma dor nas costas) pedir que ele se ajoelhasse, ele ajoelhou-se e então clamamos pela vida daquele homem. A igreja fez missão e aquele homem seguiu o seu caminho.
Depois eu refletir com os irmãos sobre o que aquele homem poderia ter pensado se nós não tivéssemos quebrado o rito, por exemplo: “entrei naquela igreja e nem olharam para me nem falaram comigo, falaram tantas coisas, mas não fizeram nada por me”. Deus traz o inesperado para nos testar na pratica.
Foi uma experiência maravilhosa nesse segundo dia de reflexão, Deus seja louvado, a ele seja dada a honra e a gloria para sempre amem!