quinta-feira, 28 de março de 2013

Pronto e Disposto


"Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: 'O senhor entende o que está lendo?'" (Atos 8:30)

"Diga-me, estava o profeta falando de si mesmo ou de outra pessoa?" Essa foi era pergunta que o dignatário etíope fez a Filipe. Foi muito importante o fato de Filipe conhecer a Bíblia. Se assim não o fosse, ele teria que responder: "Eu não sei. Posso responder mais tarde?" Mas, não. Essa não era uma oportunidade para ser desperdiçada.

É por isso que a Bíblia nos cobra constantemente de estarmos preparados para tais oportunidades. Paulo escreveu a Timóteo: "Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade." (2 Timóteo 2:15)

Filipe tinha se preparado para aquela oportunidade que lhe esperava. Assim também você deve se preparar para as oportunidades que podem estar esperando por você: hoje, amanhã, ou depois.

Descobri que quando pregamos o evangelho, seja para uma única pessoa ou para várias, a ferramenta mais poderosa que temos é a Palavra de Deus. Ao falar de sua Palavra, Deus disse:

"Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei". (Isaías 55:10-11)

Eu sei que a minha palavra pode retornar vazia, mas a Palavra de Deus, nunca.
Então, vamos aprender cada vez mais a Palavra de Deus. Vamos guardá-la em nossos corações e mentes. Assim, como Filipe, estaremos prontos para as oportunidades que Deus irá colocar em nosso caminho.
fonte:  Devocionais Diários via email - publicado primeiro em: Missão Alfa e Omega

segunda-feira, 25 de março de 2013

PASSEI NA PROVA!

Passei na prova
Por SIMONE MESSINA


Hoje quero compartilhar com vocês uma grande vitória que tive essa semana em minha vida e relacioná-la às provações que vivemos durante o tempo de espera. Todos nós passamos por diversos tipos de provas nessa vida que não só as da escola ou da faculdade, pois estas, comparadas as provas da vida são tão pequenas... As provas da vida são muito mais complexas porque não envolvem apenas um raciocínio lógico, mas envolvem sentimentos, circunstâncias, relacionamentos entre outros.

Nessa semana obtive, finalmente, minha aprovação na carteira de carro. Parece algo tão simples, mas posso dizer que foi uma das maiores provas da minha vida, demorei “apenas” sete anos para vencê-la, foi algo que custou-me muito, principalmente no esforço emocional.  Lembro-me quando fiz os primeiros exames práticos numa época bem difícil da minha vida, quando eu recém havia terminado um relacionamento que não era da vontade de Deus. Naquela época considero que eu era bastante imatura e quase sempre me deixava controlar por minhas emoções.  Continuei fazendo provas sem sucesso, então comecei a perguntar-me: Por que eu não conseguia algo que tantos conseguem? A resposta que Deus me levou a perceber era de que eu não tinha a maturidade emocional suficiente para passar naquele exame, pois a ansiedade, o medo de ser avaliada, o nervosismo eram emoções constantes em minha vida.

Se permitirmos sermos controlados por nossas emoções, jamais conseguiremos passar nas provas da vida, pois nossas emoções são inconstantes e nos levam a tomar decisões precipitadas ou até mesmo nos bloqueiam para algumas coisas. Na vida sentimental, a maturidade emocional é de extrema importância, por isso creio que Deus está nos provando nessa área para que possamos ser aprovados. Muitos de nós somos muito imaturos na área sentimental, queremos tudo para ontem, murmuramos por não ter alguém, nos deixamos levar pela ansiedade,  pela carência,  pela autopiedade, pelo medo e até mesmo pela angústia.

A pergunta que fica é: como vencer as próprias emoções? Isso é algo que cabe a cada um de nós. Temos o livre-arbítrio dado por Deus que nos dá o poder de decidir se iremos ou não ceder às nossas emoções. Não podemos controlar quando um sentimento surge, mas podemos controlar como reagiremos a este sentimento. Podemos dizer NÃO a ansiedade, a autopiedade, a raiva. Podemos escolher fazer o que é certo independente do que sentimos. Se estamos extremamente ansioso, podemos escolher não pecar, nem reagir com murmuração.  Ao invés disso podemos tirar o foco da nossa ansiedade e nos concentrar nas coisas que agradam a Deus.

Dominar as próprias emoções custa bem caro e não acontece de um dia para o outro. Demanda uma boa dose de perseverança e disciplina para levar nossos objetivos até o final. Quando nos propomos de todo o nosso coração e buscamos a ajuda do Espírito Santo, somos honrados de uma forma surpreendente. Não sei nem como explicar, mas quando entrei naquele carro para realizar a prova, num dia chuvoso, algo aconteceu, fui conduzida por Deus de uma forma tremenda e fui aprovada sem cometer nenhuma pontuação negativa. Glória a Deus!!!!

Tive que perseverar sete anos da minha vida para entender que eu poderia ter controle sobre minhas emoções e finalmente passar na prova.  Por isso, a aprovação na carteira de motorista significou para mim muito mais do que uma permissão para dirigir um carro, representou uma aprovação de  maturidade emocional e o principal: a aprovação de Deus em uma nova fase da minha vida.

 E você tem sido aprovado nas provas da vida ou tem se deixado controlar pelas emoções?

Muito melhor do que ser avaliado e aprovado por homens é ser aprovado por Deus!!!!

Que chegue o dia em que todos possamos olhar para trás e finalmente dizer: PASSEI 

NA PROVA!!!!

O HOMEM FELIZ

Por GUSTAVO PESTANA

Narra antiga lenda, que certa vez um rei adoeceu gravemente e à medida que o tempo passava seu estado piorava.

Os médicos tentaram de tudo, mas nada parecia funcionar. Estavam a ponto de perder a esperança quando a velha criada falou:

- Eu sei uma forma de salvar o rei. Se vocês puderem encontrar um homem feliz, tirar-lhe a camisa e vesti-la no rei, ele se recuperará.

Ao ouvir tal afirmativa, o rei enviou seus mensageiros a todos os cantos do reino a procura de um homem feliz.



Eles cavalgaram por todos os lugares e não encontraram um homem feliz. Ninguém estava satisfeito; todos tinham uma queixa a fazer.

"- Aquele alfaiate estúpido fez as calças muito curtas!" Ouviram um homem rico dizer.

- A comida está péssima, este cozinheiro não

consegue fazer nada direito!" Outro reclamava."

- O que há de errado com os nossos filhos?" Resmungava um pai insatisfeito.

- O teto está vazando!"

- A situação financeira está péssima"

- Será que o Rei não pode dar um jeito nessa situação?"

Essas e outras tantas queixas eram o que os mensageiros do rei ouviam por onde passavam.



Se um homem era rico, não tinha o bastante; se não era rico, era culpa de alguém. Se era saudável, havia uma sogra indesejável em sua vida. Se tinha uma boa sogra, a gripe o estava infelicitando. Enfim, naquele reino todos tinham algo do que reclamar.

O rei já tinha perdido a esperança de ficar bom, quando numa noite, seu filho cavalgava pelos campos e, ao passar perto de uma cabana ouviu alguém dizer:

- Obrigado Senhor! Concluí meu trabalho diário e ajudei meu semelhante. Comi meu alimento, e agora posso deitar-me e dormir em paz. O que mais poderia desejar, Senhor?



O príncipe exultou de felicidade por ter, finalmente, encontrado um homem feliz. Mandou que seus homens fossem até lá e levassem a camisa do homem ao rei e lhe pagassem o quanto pedisse.

Mas quando os mensageiros do rei entraram na cabana para despir a camisa do homem feliz, descobriram que ele era tão pobre que sequer possuía uma camisa.

Como diria Jesus: Quem tiver ouvidos que escute. Quem tiver olhos que veja.