quinta-feira, 5 de maio de 2011

POR AMOR OU PELA DOR?

Pastor Elias Alves Ferreira


“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” - 2 Coríntios 5.17.
Todos nós temos o dever de posicionar em relação a Cristo: Sua vida, morte, ressurreição e vinda. Mas como as coisas espirituais são invisíveis, normalmente protelamos. Àqueles que se definiram por Jesus sabe que Ele representa: Vida, paz, alegria, amor, misericórdia, objetivo, segurança, liberdade, salvação... tudo!
Dois homens tiveram comportamentos diferenciados em relação a Jesus: Zaqueu e Paulo.
Zaqueu, conforme Lucas 19, teve o desejo de encontrar Jesus. Com este sentimento superou a dificuldade de ser de pequena estatura e se expôs ao ridículo subindo numa figueira brava. Em recompensa: foi reconhecido nominalmente por Jesus, teve o coração convertido, prometeu corrigir erros e teve o privilégio de pernoitar o Filho de Deus. Mas o que nos chama a atenção neste episódio é o que diz o versículo seis “E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente”. A versão tradicional enfatiza que tenha  “com muito gosto”. A isto chamamos conversão por amor.
Paulo teve um comportamento anterior totalmente oposto, de acordo com atos 7-9. Foi um implacável perseguidor de tudo que se relacionava a Cristo. Prendeu muitos Cristãos e apoiou integralmente a morte do primeiro mártir do Cristianismo, o Diácono Estevão. Nem por isso perdeu o privilégio de encontrar Jesus. Num dia em que realizava uma perseguição, no caminho de Damasco, teve um encontro dramático com o Senhor da Vida. Um resplendor de glória o envolveu e o derrubou no chão totalmente cego. Foi inquirido porque perseguia daquela forma, e humilhado perguntou quem és Senhor? Que tamanha surpresa foi ouvir a resposta: “... Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”. Atos 9.5. Rendeu-se ao amor de Cristo e foi, com certeza, o maior evangelista de todos os tempos. Porém a conversão de Paulo não foi a princípio pelo amor, mas sim pela dor.
Nestes dois irmãos do passado encontramos posicionamentos contrários. Zaqueu por amor e Paulo pela dor. É importante saber que Jesus jamais desiste de nós e sempre passa nas estradas das nossas vidas, no anseio de perceber uma resposta favorável dos nossos corações, para modificar a nossa história e reescrevê-la de acordo com a Sua vontade. Mas qual tem sido a nossa resposta: Sim ou não? Temos sido Zaqueu ou Paulo? Por amor ou pela dor? A resposta é nossa, porque a parte dEle foi feita a dois mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário