sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um rio de bênçãos


“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” – Jesus – João 7.38.
 
Os rios ocupam um lugar especial na maioria das cidades e países. As grandes capitais do mundo cresceram às margens dos rios. A Bíblia também contém detalhes interessantes sobre os rios. Sendo principais o rio do Éden em Gênesis, o Jordão, e o rio da água da vida, em Apocalipse.
No meio de uma festa, no centro de Jerusalém, Jesus exclamou em alta voz, que se alguém nEle cresse, de acordo com as Sagradas Letras, do seu íntimo fluiria um caudaloso rio de águas puras. Muito podemos aprender com esta linguagem.
Os rios são símbolos de dinamismo e vida. A história justifica que a princípio, duas coisas básicas eles proporcionam: água e alimento. E hoje, através da evolução científica, além de ser um meio de locomoção, é retirada da força das águas a energia elétrica. O que temos a oferecer aos que estão ao nosso redor? Estamos sendo bênção ou maldição? Ponte que une ou muralha que separa? Assim falou o Apóstolo João: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” – 1 João 4.7 e 8.
Os rios são sempre vulneráveis. Eles podem ser envenenados por resíduos, assoreados por erosões ou vencidos por falta das chuvas. Nós também somos frutos do meio, daquilo que lemos e vemos. Se quisermos ter uma vida feliz, muitas coisas precisam compreendidas e filtradas. Vejamos as palavras de Jesus: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” – Mateus 7.13 e 14.
Os rios possuem a característica de purificação. A maioria do lixo é eliminada pela sua sinuosidade. As adversidades da vida, se bem entendidas, são para o nosso bem. O Apóstolo do amor orientou: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” – 1 João 1.9.
Os rios desviam sempre dos obstáculos intransponíveis e seguem o destino. Muitas situações exigem definição e confrontação, mas nem todas. Um grande número delas deve ser evitado, porque não leva a lugar algum. Devemos ter como exemplo a pessoa de Jó – “HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal” – Jó 1.1.
Os rios têm sempre um objetivo final, que é o oceano. E quando encontram, desaparecem os rios e permanece o oceano. Assim também devemos ter o objetivo de nos encontrar e nos perder definitivamente em Deus. Neste encontro desaparecerá a nossa identidade pessoal e prevalecerá a superior, a de Deus. Devemos ter como objetivo alcançar 1 João 3.2 “ Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”.
Deixemos o Senhor Jesus, o eterno vencedor pelo Seu sangue e Sua ressurreição, produzir em nosso íntimo esse rio de águas puras.
Pastor Elias Alves Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário