quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A vida na dimensão do Espirito Santo


“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” – Gálatas 5:22 e 23(a)
Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador pessoal, adentramos a uma nova dimensão de vida. Muitas coisas para as quais éramos cegos tornam evidentes diante de nós. A nossa escala de valores é alterada ou em muitos casos chega mesmo a ser invertida. O que é doce fica amargo e que é amargo fica doce porque ocorre o real discernimento entre o bem e o mal. Brota em nós o sentimento sincero de que achamos o caminho de casa. Tudo isso numa pessoa chamada Jesus, que morreu na cruz absorvendo toda a nossa miséria e nos devolvendo a vida vitoriosa na ressurreição. As palavras de Paulo em 2 Coríntios 5:17 passa a ser uma realidade ímpar: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. E como presente desta nova vida recebemos a maravilhosa companhia do Espírito Santo que molda nossa caráter conforme o de Cristo, sendo nove as características principais. Dentre as muitas metáforas bíblicas, está essa, da ação do Espírito de Deus como partes de um fruto. 

Amor é o início ou a entrada neste mundo de bênçãos. Mas não é o amor humano, interesseiro, imediatista e de prazer físico. Mas o amor espiritual, essencial, edificante que vence o ódio e usa a linguagem de Deus.

Depois vem a alegria. E a alegria que o Santo Espírito produz não é a de gargalhadas, mas a profunda, que vem da alma. Que destrona a ingratidão e nos faz aconchegante.

paz é a seqüência. Como precisamos de paz! Não a paz legal, natural ou imposta. Mas a paz de espírito e do Espírito. A paz que serena as controvérsias equilibrando os ânimos. Que mostra a realidade das circunstâncias e nos adormece no leito da tranqüilidade. Com ela vencemos a ansiedade.

Para nos fazer vitoriosos vem a longanimidade ou a paciência. Com ela podemos suportar os momentos mais difíceis sem amargura. Ela nos faz superar o presente e acreditar no futuro. É esta virtude que nos leva a pensar e a repensar diante das confrontações, sendo um freio para a violência.

Passamos a desfrutar a benignidade. Neste texto específico benignidade é a bondade manifesta em palavras. Nossas palavras são sementes que produzem frutos imediatos. Toda violência é vencida quando a delicadeza é uma realidade e as palavras de ternura amenizam e vencem os traumas. O furacão do furor é desfeito nas palavras de benignidade.
  
Nos fazendo semelhantes a Jesus surge a bondade. Não a bondade feita para aliviar a consciência ou como um ato social. Mas a bondade generosa que vem do coração e materializa-se em alguma ajuda. Atitudes bondosas são investimentos concretos para o nosso futuro.
  
Moldando nosso caráter apresenta-se a fidelidade. Fidelidade expressa compromisso, retidão, zelo e alvo definido. Vêm do mesmo radical da palavra fé que é confiança e certeza. Mas não a fé verbalizada, mas a materializada por ações.

mansidão para controlar a nossa sensibilidade predomina nesta dimensão. A mansidão é a longanimidade permanente do caráter. A mansidão nos põe de joelhos diante de Deus e nos faz servos do próximo. E esta humilde tolerância é sempre cheia de suavidade.

E por último recebemos de presente o domínio próprio para dominar todo o nosso ser e nos dar a direção da vida. Nos colocar no devido lugar. Dar tempero às nossas atitudes. O tão sonhado autocontrole dos sentimentos e desejos é uma realidade na presença do Santo Espírito.

Tudo isso acontece num coração em que o Espírito do Senhor habita. Este Ser maravilhoso que veio do céu, transforma as nossas vidas e nos conduz à eternidade. Multipliquemos então as sementes desse delicioso doce fruto, hoje e sempre.
Pastor Elias Alves Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário