segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A benção sacerdotal


"O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz" - Números 6:24-26.
Se existe uma necessidade hoje, com certeza destaca-se a de ser abençoado por Deus. Não há nada de errado em ter este sentimento. O erro ocorre somente quando queremos mais as bênçãos, os presentes de Deus, em lugar da Sua pessoa. Mas se O Deus Eterno estiver em primeiro lugar, o próprio Cristo, antes de morrer e reviver por nós, nos exortou a pedir (Lucas 11.9-13, João 16.24).
Quando olhamos para a bênção sacerdotal no livro de Números, podemos ver não um povo ansioso por bênçãos e sim, um Deus desejo em abençoar. Nos versículos anteriores vemos o Senhor dizendo a Moisés que Arão como Sumo - Sacerdote, não deixasse de impetrar esta maravilhosa bênção sobre os filhos de Israel. Arão iniciou a ministração desta bênção e depois, todas as grandes reuniões solenes, pelas gerações seguintes não ficariam sem estas santas palavras. Quando mergulhamos nestas palavras descobrimos lindas promessas.
A bênção é tríplice, pessoal e centralizada no SENHOR (O grande Iavé, Todo-Poderoso, Absoluto e Infinito).
Começa com o Senhor nos dando o que precisamos e a proteção: “O SENHOR te abençoe e te guarde”. Ser abençoado significa ter vida longa e ser livre de qualquer mal. Ser guardado é poder ver pela fé que temos um Deus que observa e cuida de nós em todos os momentos. NEle somos guardados da maldade do mundo, de Satanás e do pecado. Nada no mundo físico ou espiritual nos atingirá sem a Sua permissão ou propósito.
Na segunda fase da bênção, passamos a receber a iluminação de Deus e Sua eterna misericórdia:“O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti”. Para desfrutar da glória, do brilho do rosto do Senhor, só mediante uma íntima comunhão com Ele. Este “brilho” é também “poder” para ministrar e viver. A misericórdia é a compaixão, o perdão incondicional e o favor imerecido.
Na terceira é última parte da bênção passamos a viver um estado de contemplação de Deus e uma segurança interior: “O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”. Podemos descansar quando descobrimos que Deus vigia e cuida de nós. Quando a Sua presença é real encontramos toda sorte de provisão. O mundo exterior e interior fica em perfeita harmonia. Nada é errado na presença de Deus. A verdadeira paz que é ausência de discórdia, ordem, serenidade, docilidade, segurança, retidão, unidade, descanso, torna-se real.
A bênção sacerdotal é Deus vivendo em nós e nós vivendo em Deus. Não seria isto um projeto completo para a nossa vida? Recebamos e vivamos esta bênção.
Pastor Elias Alves Ferreira

6 comentários:

  1. Amém! Uma benção o estudo da palavra. Obrigada Pastor, por me ajudar no entendimento da palavra. Creusa

    ResponderExcluir
  2. Amém! Como a palavra de Deus é linda!Nos acalma, nos refrigera e nos contempla a alma .Glórias a Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom pastor só queria saber em que ocasiãera dado a benção
    ou ela foi dada

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus q benção de estudo

    ResponderExcluir