domingo, 12 de junho de 2011

Aida vazio?


“Tudo fez formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem...”. Eclesiastes 3.11
Muitas perguntas povoam a nossa mente. Porque nasci? Quem sou eu? Qual o meu objetivo nesta vida? A vida é somente isto? São pensamentos que muitas vezes pesam e alteram nosso comportamento.

O Rei Salomão também sofreu com estes sentimentos e concluiu que a vida não passava de uma grande vaidade. Que tudo não passava de um “correr atrás do vento”. O livro de Eclesiastes afirma que construiu casas e palácios, plantou vinhas, criou milhares de animais, teve incontáveis empregados, acumulou o maior tesouro pessoal e nacional. Pela sua capacidade de administração teve as fronteiras de Israel alargadas formando a maior configuração geográfica desse País, um verdadeiro império. E ainda assim, sentia um enorme vazio interior. A conclusão é que a felicidade não está na capacidade de ter e sim de ser. A verdadeira satisfação não é exterior, mas interior. Está em descobrir o verdadeiro amor. Não basta conquistar na terra se não for conquistado pelos céus. Não basta subir se primeiro não descer as escadarias da humildade. Não basta crescer se não aprender a viver como criança.

O sábio Salomão concluiu brilhantemente: “Tudo fez formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem...”. Eclesiastes 3.11. Em outras palavras, Deus criou o ser humano e deixou um lugar em sua existência que somente Ele pode preencher. Sem saber, todas as pessoas possuem o desejo inato de encontrar o seu Criador. Somente nEle é possível uma real e completa satisfação. Quantos infelizmente, não percebem isto e procura a felicidade em seus próprios caminhos. Não é por acaso que muitos se encontram em verdadeiros abismos psicológicos, físicos e espirituais. Ao invés de viverem, vegetam. São seres humanos que mais parecem animais. 

No entanto, outros descobrem como Paulo o verdadeiro sentido da vida: “... o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo”. Efésios 3.8. Jesus é rico em paz, amor, alegria, esperança, fé, libertação e salvação. Quem mais, por exemplo, pode fazer um convite universal com as seguintes palavras: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviareis”? Jesus é rico porque num instante da eternidade se fez gente como nós, traduziu os eternos desejos secretos do Pai e pagou o preço do resgate espiritual morrendo numa terrível cruz. E hoje, vivo para sempre, intercede para que todos seja Seu povo.

Basta somente um passo, uma atitude de fé, uma abertura do coração para que tenhamos a maior das experiências. Nossa mente e coração estão onde estiver nosso prazer, nosso tesouro. Nosso amor e alegria estão onde estiver nossa razão de viver. Mas tudo isso: Nosso prazer, nosso tesouro e nossa vida, devem repousar na pessoa maravilhosa de Cristo. Por que vazio se podemos ser cheios e viver em plenitude a graça e a paz do Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário