quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vamos reconstruir!

Aprendemos sempre. No aprendizado diário da vida, o desafio é sempre o mesmo: praticar o que aprendemos. Sabemos que, quando alguém está em perigo, precisamos ter compaixão e ajudar, pois, como salvos em Cristo, não podemos ser indiferentes às necessidades do próximo; sabemos que existem situações na vida que, aos nossos olhos, são impossíveis de serem suplantadas; todavia, também sabemos que, se Deus
decidiu intervir para ajudar-nos, ninguém poderá impedi-lo.

A vida tem nos ensinado que, na realização de nossos projetos pessoais, não podemos realizar tudo sozinhos; precisamos buscar apoio, para enfrentar oposições, o que exige firmeza e sabedoria. Aprendemos que trabalhar em grupo é, indubitavelmente, eficaz; requer organização e perícia na distribuição das tarefas. E seguimos aprendendo. Olhamos para o que já passou, e o que vemos? Quantas experiências! Doces e amargas experiências. Momentos alegres e tristes. Quantas vezes desanimamos na obra de Deus por causa de oposições? Que fazer? Quantas vezes nos deparamos com situações graves de injustiças sociais!

Você já foi caluniado? Como reagiu? Se for, como deve reagir? Pense no alvo importante de sua vida que você acabou de conquistar. Como proteger e tornar duradouras as suas mais substanciosas conquistas? Imagine-se num momento bom da vida: as realizações materiais quase todas conquistadas. Contudo, nesse “melhor” momento da vida, percebe que o principal, a vida espiritual, está aos cacos. Que fazer? E quando olhar a sua vida e constatar que cometeu muitos acertos, mas, também, muitos erros, qual a atitude certa, para que possa se aprimorar?

A vida vai passando, e não para. Para vivê-la bem, é necessário compromissos sérios. Você já fez compromisso alguma vez? Sim? Conseguiu cumpri-los? Com Deus, há sempre uma nova oportunidade para recomeçar. Se você conseguir grandes vitórias, a quem atribuirá o mérito, o louvor, a honra? Quem deve ser louvado, no momento das suas grandes realizações?

Todas essas situações serão tratadas na série de lições deste trimestre, cujo título é: Vamos reconstruir!.
Através do estudo do livro de Neemias, Deus dá a você a oportunidade de olhar para a sua vida, avaliar tudo o que já fez ou deixou de fazer, ponderar sobre a riqueza acumulada pelo conhecimento diário, ver o nível de praticidade do saber, e, com fé em Cristo Jesus, seguir avante, firme e constante, sempre produtivo na obra do Senhor, em quem nossa vida não é vã.

Que Deus recompense os escritores. Que Deus use poderosamente os professores. Que Deus enriqueça espiritualmente os estudantes destas lições bíblicas. Que Deus ajude o seu povo a reconstruir sua vida e sua história. A Jesus Cristo, nosso eterno Salvador e Senhor, honra e glória, pelos séculos dos séculos. Amém!

Pastor José Lima de Farias Filho
Diretor Interino do DEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário