domingo, 21 de agosto de 2011

Encontrando-se com Deus


Nas páginas das Santas Escrituras encontramos tanto sobre a Oração. Patriarcas, Reis, Profetas, Apóstolos e muita gente simples oraram. Encontramos estes personagens orando em pé, assentados, ajoelhados, prostrados e até mesmo deitados. O fato é que venceram enfermidades, adversidades, catástrofes, guerras, a natureza, a própria morte, pela força da Oração. Mas o que é e como orar?
Oração é a forma mais completa de comunicação entre o homem e Deus. Não precisa ser longa, mas constante, perseverante. Não precisa ter palavras bonitas, mas tem que sair do coração. Não precisa ter postura definida, mas deve ser revestida de humildade. Não precisa ser programada, mas deve ser espontânea, livre. Não deve ser como uma troca, mas apenas como uma entrega. Não precisa Ter lugar específico, mas deve ser pela fé. Não precisas ser decorada, mas vivida. Não deve ser um ato de altivez, mas de submissão. Não deve iniciar com um propósito de recepção, mas de entrega total. Não precisa atingir e agradar as pessoas ao redor, mas o coração de Deus. Mas quais os elementos da oração?
Invocação. Deus o Pai deve ser invocado. Somos semelhança do nosso criador e somente Ele deve ser chamado. Assim como os objetivos dos rios é encontrar o oceano, nosso alvo deve ser Deus. É uma aproximação do eterno, do infinito.
Gratidão. O reconhecimento pela vida, pela sustentação, pelos bens, deve ser expresso. Quantos benefícios temos recebidos e a melhor atitude é a gratidão. Este sentimento nos faz dependentes da graça, da bondade e da misericórdia Divina. Resulta em louvor e alegria.
Confissão. Confissão é o reconhecimento do erro e a procura para não mais errar. Ao admitir que o pecado é mais forte do que nós, damos lugar ao amor e o sangue de Jesus e consequentemente a absolvição interior. Passamos a ter a oportunidade de andar de cabeça erguida.
Petição. Temos o direito de pedir, Jesus ensinou que deveríamos pedir para que a nossa vida fosse repleta de alegria - João 16.22.
Adoração. Glorificar e exaltar a Deus são objetivos da Criação. Adoração é desligar-se do terreno e unir-se ao Celeste, é esquecer-se do humano e invadir o Divino, é presentear com a essência de si mesmo a Supremacia de Deus, é não querer ver para crer, mas crer para ver.
Em nome de Jesus. Foi Jesus quem pagou o preço na Cruz. Ele é o único mediador entre Deus e o homem. O Advogado supremo. O Nome sobre todo nome. O Rei dos Reis. O Senhor dos Senhores.
Poucas são as coisas que não podem ser realizadas e precedidas pela oração e nenhuma coisa existe que não pode ser beneficiada quando deixada no altar de Deus. Como o Apóstolo Paulo, aconselhamos: Ore e ore sem cessar - I Tessalonicenses 5.17.
 Pastor Elias Alves Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário